Tudo correu bem. Brassagem com aumentos de temperatura sempre bem controlados, circulação e lavagem do grão sempre a abrir, a balança não ficou sem pilhas antes da pesagem e o telemovel tocou ás horas das lupulagens. Leveduras em boa forma e a maturação normal. Engarrafamento como sempre e a penosa espera.
Ao fim de 15 dias abri a primeira garrafa, é prática que faço sempre para perceber a evolução da cerveja. Mas qual foi o meu espanto quando nem pequeno "Shhhhh" fez ao tirar-lhe a carica. Nada de pánico, abre-se outra. O mesmo silêncio. Zero espuma no copo, zero gas.
Vai de puxar pela cabeça, recorrer aos manuais, e afins... lá encontrei alguém que dizia que há cervejas que podem precisar de mais algumas semanas do que as tradicionais 3 para que a carbonatação esteja decente. Descansou-me a alma mas não deixei de ficar a pensar que era estranho, afinal de contas não estava a fazer nenhum tipo de cerveja muito especial, era apenas uma receita própria inspirada no estilo "Hefe".
Mais uma semana e mais uma garrafa aberta.. Outra vez o silêncio... Uma coisa é precisar de mais tempo outra é ao fim de 3 semanas não ter começado ainda.
Fui ao meu diario de cervejeiro ver os meus apontamentos e estava lá tudo, pelos meus registos escritos não tinha falhado nenhuma etapa. Siga para os registos da mente. Comecei a reconstituir o meu dia de engarrafamento.
- Desinfecção de todo o equipamento.
- Fervura de 15 minutos da água para o priming.
- Arrefecimento da mesma para uma temperatura próxima da cerveja.
- Mistura cuidada.
- Ligeira espera para que haja uma boa diluição
- Siga...
E de repente... Vejo um pequeno recipiente encostado num canto com um guardanapo por cima... Insultei-me 3 vezes, levanto o guardanapo e lá estava o açúcar...
Fervi a água, arrefecia-a misturei-a na cerveja mas o açúcar ficou em terra

Entretanto contei o numero de garrafas, fiz as contas aos litros, voltei a calcular as gramas de açúcar e fiz um "preparado" de maneira a que, com uma seringa fosse buscar 0,010ml de liquido para cada garrafa de 0,33. A partir dai foi, uma a uma, abrir, "seringar", fechar, abrir, "seringar", fechar, abrir, "seringar", fechar... Vamos a ver no que dá, mas acredito que as cervejas irão ficar como se tivessem maturado no fermentador 5 semanas. Mais uns dias e abro a primeira.
(se alguém tiver uns tiros aos poste que queira partilhar, chutem