Resultado da minha primeira ALL GRAIN

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Resultado da minha primeira ALL GRAIN

Mensagempor seriuskiller » quarta mar 20, 2013 21:46

Ora bem, hoje abri a primeira garrafa da minha primeira All Grain. Foi uma cerveja de trigo. A receita foi:

2,4Kg de malte de Trigo
2,1Kg de malte Pale
110g de Malte Munich
40g de lúpulo hallertau hersbrucker - Fervura por 1h20
Levedura 3638 Bavarian Wheat - Starter de 1L

23L de mosto retirado +-
Filragem durante 3h30

Tempraturas:
20 min a 50º
13 min de subida
60 min a 67º
30 min de subida
10 min a 77

O.G. = 1,048
Alcool = 5,0%

Açúcar de primming= 8g por L

A cerveja apresenta uma cor opaca e clara. Bastante carbonatação e espuma persistente. O aroma é frutado, um pouco de banana e levedura. O sabor é a cerveja de Trigo, parecida como uma Erdinger. Penso que com mais corpo teria ficado mais interessante, mas está excelente para se beber num dia quente de verão, escorrega que é uma maravilha e tem um gosto muito bom, sem ser pesada. Penso que o mas parecido que bebi é uma Erdinger, sei que não é das mais conceituadas cervejas mas ainda assim é jeitosa. Penso que no processo de filtragem posso ter tirado mais que os supostos 23L, daí ter colocado +- 23. Como podem ver foram 3h30 a retirar líquido, mais o tempo para fazer a brassagem, o cansaço já era algum, pelo que me posso ter enganado nas contas. Talvez deva na próxima criar um sistema para que tal não volte a acontecer. Enfim, estou contente com o resultado está uma cerveja boa que me dá prazer beber.
Última edição por seriuskiller em domingo mar 24, 2013 18:27, editado 1 vez no total.

lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Re: Resultado da minha primeira ALL GRAIN

Mensagempor lupulado » quarta mar 20, 2013 21:58

seriuskiller Escreveu:Ora bem, hoje abri a primeira garrafa da minha primeira All Grain. Foi uma cerveja de trigo. A receita foi:

2,4Kg de malte de Trigo
2,1Kg de malte Pale
110g de Malte Munich
40g de lúpulo hallertau hersbrucker - Fervura por 1h20
Levedura 3638 Bavarian Wheat - Starter de 1L

23L de mosto retirado +-
Filragem durante 3h30

Tempraturas:
20 min a 50º
13 min de subida
60 min a 67º
30 min de subida
10 min a 77

O.G. = 1,048
Alcool = 4,8%

Açúcar de primming= 8g por L

A cerveja apresenta uma cor opaca e clara. Bastante carbonatação e espuma persistente. O aroma é frutado, um pouco de banana e levedura. O sabor é a cerveja de Trigo, parecida como uma Erdinger. Penso que com mais corpo teria ficado mais interessante, mas está excelente para se beber num dia quente de verão, escorrega que é uma maravilha e tem um gosto muito bom, sem ser pesada. Penso que o mas parecido que bebi é uma Erdinger, sei que não é das mais conceituadas cervejas mas ainda assim é jeitosa. Penso que no processo de filtragem posso ter tirado mais que os supostos 23L, daí ter colocado +- 23. Como podem ver foram 3h30 a retirar líquido, mais o tempo para fazer a brassagem, o cansaço já era algum, pelo que me posso ter enganado nas contas. Talvez deva na próxima criar um sistema para que tal não volte a acontecer. Enfim, estou contente com o resultado está uma cerveja boa que me dá prazer beber.

Boa!

E ao final do dia, nada mais interessa. Fizeste uma cerveja boa que te dá prazer beber!

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta mar 21, 2013 8:20

A fervura por exemplo era para ser 60 min, mas depois de deitar o lúpulo a fervura parou, pelo que deixei mais algum tempo para compensar.

GothTec
Beer Hunter
Registado: segunda mar 11, 2013 16:23

Mensagempor GothTec » quinta mar 21, 2013 11:30

Parabéns pela produção. Dá para tirares uma foto com ela no copo para ver o estado, a espuma, a cor, etc.?

In cervejae veritas
#1º Pilsen (grão) 10-03-2013
#2º Brewferm Diabolo (kit) - No fermentador
miguelbbm
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 12, 2012 19:43

Mensagempor miguelbbm » sexta mar 22, 2013 3:55

Parabéns! :D parece que está aí uma grande hefe-weizen! só uma pergunta, porque é que a filtragem demorou tanto tempo?

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » sexta mar 22, 2013 12:24

Basicamente recirculei durante uns 30 minutos até começar a ter um liquido limpido, depois foi retirar 23L de liquido, a uma velocidade de máquina de café. Demorou esse tempo todo.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta mar 22, 2013 13:41

em primeiro lugar parabéns pela cerveja!!
essa de 3:30 em filtragem parece-me estranho, só "fiz" uma vez all-grain num workshop e foi coisa de 5 minutos para tirar sem turvação e era 30L

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
miguelbbm
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 12, 2012 19:43

Mensagempor miguelbbm » sexta mar 22, 2013 21:05

seriuskiller Escreveu:Basicamente recirculei durante uns 30 minutos até começar a ter um liquido limpido, depois foi retirar 23L de liquido, a uma velocidade de máquina de café. Demorou esse tempo todo.

Isso é muita re-circulação! normalmente basta recircular 1 ou 2 litros e a cama de grãos fica assente. Qual foi o processo usado e usando o quê como filtro?

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » domingo mar 24, 2013 18:24

Como filtro usei um daqueles baldes com a rede em plástico branco no fundo, à venda em qualquer loja. Talvez o grão estivesse muito fino não sei, se alguém puder que meta uma foto do grão moido para eu ter uma ideia. Cá vai uma foto da dita cuja.

Entretanto mudei a % de alcool de 4,8 para 5%. O primeiro valor foi obtido medindo a densidade ao engarrafar, o segundo valor foi obtido com a densidade de 3 semanas de maturação na garrafa.
Anexos
Minha.jpg
Minha.jpg (179.35 KiB) Visto 8159 vezes

melon
Bebedor de minis!
Registado: domingo dez 16, 2012 19:05

Mensagempor melon » domingo mar 24, 2013 18:33

parabens pá ta toda jeitosa

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » domingo mar 24, 2013 18:38

Sim e o sabor também está bastante bom, mas ficou longe do que eu queria. Queria uma cerveja mais encorpada, "que apetece mastigar" como diz a minha namorada. Esta semana vou fazer outra e já vou corrigir algumas coisas. Vou fazer uma de trigo mais escura, dark weizenbock, estilo Erdinger Pikantus.

GothTec
Beer Hunter
Registado: segunda mar 11, 2013 16:23

Mensagempor GothTec » segunda mar 25, 2013 10:22

Mesmo tendo os 'defeitos' que dizes que a cerveja tem, a dita está com óptimo aspecto. Parabéns.

In cervejae veritas
#1º Pilsen (grão) 10-03-2013
#2º Brewferm Diabolo (kit) - No fermentador
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça mar 26, 2013 19:15

E apesar dos defeitos toda a gente quer acabar com ela! :(

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sábado mar 30, 2013 0:11

seriuskiller Escreveu:Como filtro usei um daqueles baldes com a rede em plástico branco no fundo, à venda em qualquer loja. Talvez o grão estivesse muito fino não sei, se alguém puder que meta uma foto do grão moido para eu ter uma ideia. Cá vai uma foto da dita cuja.

Entretanto mudei a % de alcool de 4,8 para 5%. O primeiro valor foi obtido medindo a densidade ao engarrafar, o segundo valor foi obtido com a densidade de 3 semanas de maturação na garrafa.

A moagem deve dar pouca farinha, e as cascas soltas do miolo.
Podes colocar uma foto dessa rede?

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » domingo mar 31, 2013 17:29

Isto são fotos da última que fiz, mas é parecido. Por acaso não tenho nenhuma foto do grão moído, mas os grãos ficam +- partidos em 4 ou em 8 bocados. Uma ideia que tive foi a de colocar mais 3 torneiras no fundo do balde, mas penso que não resolvia, já que o problema deve ser a velocidade a que escorre o líquido.

Coloco mais uma foto com o borbulhador, ao fim de poucas horas começou a fermentar violentamente e manteve-se assim por 3 dias. Quando digo violentamente é que parecia que estava em forte ebulição, alguma água até saiu pelo topo do borbulhador e entrou algum conteúdo do balde (provavelmente espuma) para ele. Cerca de 8 bolhas por segundo. A temperatura era cerca de 18 graus e agora que acalmou desceu para os 16.
Anexos
fer.jpg
fer.jpg (127.26 KiB) Visto 8111 vezes
filtragem.jpg
filtragem.jpg (163.97 KiB) Visto 8111 vezes

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda abr 01, 2013 8:42

Nesta segunda all grain já consegui diminuir o tempo do processo, em vez de 10 horas demorei umas 6,5 horas. Na filtragem em vez de 3,5 horas demorei 2h. Demorei menos porque comecei a retirar mosto mais cedo, porque o cereal vai compactando e cada vez fica mais difícil retirar líquido, os últimos 5 litros demoraram uns 30 minutos enquanto os primeiros uns 10. Uma coisa que posso fazer na próxima vez é filtrar usando um saco de musselina e depois fazer passar alguma água pelo cereal só para obter o total de líquido, mas entretanto posso colocar o mosto a ferver. Enquanto o mosto vai aquecendo filtro o resto do líquido que falta.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta abr 03, 2013 13:51

Podes estar a moer muito o malte, aquilo que me lembro é que as cascas devem estar inteiras mas soltas do miolo. Experimenta na próxima numa quantidade pequena primeiro.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta abr 03, 2013 16:10

Pois, não sei se o meu moinho permite moer dessa forma. O meu moinho é deste tipo
Imagem

O que vi é que para não deixar passar grãos sem serem moidos, tenho de apertar de forma a que os grãos sejam partidos em 4 +-

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta abr 03, 2013 16:16

Uma outra dúvida, tenho uma nova cerveja a fermentar, uma cerveja de trigo com vários maltes torrados. A cerveja vai estar à uma semana a fermentar no próximo fim de semana, estou a pensar se devo passar para um segundo balde de fermentação e deixe mais 2 semanas a fermentar ou deixo ficar onde está e dou mais uma semana de fermentação. O meu medo é que oxide a cerveja, até hoje nunca fiz esta 2ª fermentação. Por acaso tenho um cifão para fazer a transferencia e um segundo balde (o balde de filtragem, uso depois a tampa do balde de fermentação) para a 2ª fermentação.

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » quarta abr 03, 2013 16:18

Pelo que se diz aqui pelo fórum, será uma semana no fermentador primário, duas no secundário, e três na garrafa. Mas aguarda mais opiniões.

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta abr 03, 2013 16:41

Pois eu sei, mas tambem ouço falar em cerveja oxidada e até hoje nunca tive disso, tenho medo de passar a ter por estar a trocar de balde, quando o não trocar nunca me deu problemas. Mas prontos, há sempre uma primeira vez para tudo.

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta abr 04, 2013 8:25

seriuskiller Escreveu:Ora bem, hoje abri a primeira garrafa da minha primeira All Grain. Foi uma cerveja de trigo. A receita foi:
...
A cerveja apresenta uma cor opaca e clara.

Esta cor opaca que falava não era da cerveja, mas do facto de algum depósito ter passado para o copo... :oops:

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sexta abr 05, 2013 23:24

seriuskiller Escreveu:Pois, não sei se o meu moinho permite moer dessa forma. O meu moinho é deste tipo
Imagem

O que vi é que para não deixar passar grãos sem serem moidos, tenho de apertar de forma a que os grãos sejam partidos em 4 +-

Dá a parte do lado esquerdo da imagem serve para afinar o grau de moagem, aperta e vê como sai, dá menos aperto e vê assim vais verificando se é da moagem

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda abr 08, 2013 9:20

Eu sei que dá para ajustar, mas quando ajusto ou fica de maneira a que passam muitos grãos intactos (80%) ou então aperto mais um nadinha e os grãos saem partidos em 4 +-

Cacildo
Bebedor de minis!
Registado: terça out 23, 2012 19:54

Mensagempor Cacildo » segunda abr 08, 2013 15:33

Pessoalmente o que fiz quando comprei este moinho foi usar a rosca maior para dar a afinação geral que pretendia e depois uso as roscas mais pequenas (existem duas na zona da moagem propiamente dita) para afinações mais precisas.

Dá para ver neste imagem
Imagem

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda abr 08, 2013 23:40

Sim, a central não faz grande coisa, também afinei com as duas mais pequenas. Entretanto fiz uma mudança da minha ultima produção para um segundo balde de fermentação. Ao fim de 1 semana a gravidade passou de 1,072 para 1,032. Parece-me bem.

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça abr 16, 2013 12:56

Vou engarrafar a minha weizenbock e deu-me nas contas adicionar 8,85g de açucar por L. Não é um valor muito elevado?

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta abr 17, 2013 20:14

Se quiseres carbonação elevada não, para uma carbonação média 6g por litro é o usual

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta abr 25, 2013 11:31

Esta semana bebi mais umas garrafas da cerveja de trigo que fiz e acho que agora estão no ponto. A weizenbock está engarrafada e começo hoje a fazer a preparar próxima (preparar o starter), vai ser uma cream stout. Quanto à receita desta última ainda tenho de trabalhar mais um bocado no beersmith.

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta abr 25, 2013 11:56

Esta semana bebi mais umas garrafas da cerveja de trigo que fiz e acho que agora estão no ponto. A weizenbock está engarrafada e começo hoje a fazer a preparar próxima (preparar o starter), vai ser uma cream stout. Quanto à receita desta última ainda tenho de trabalhar mais um bocado no beersmith.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes