Arejamento - equipamento

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Arejamento - equipamento

Mensagempor d_pintassilgo » domingo mar 24, 2013 11:50

Bons dias a todos,

Gostava de saber um pouco mais sobre o processo que usam para o arejamento do mosto.

Até á data não temos usado nada para o arejamento, tem sido "á mão" com os 2 baldes e até ver sempre funcionou, mas não parece "grande negócio".

http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... rejamento/
Estava novamente a pensar comprar este Kit. Isto presta para alguma coisa? quanto tempo isto está a trabalhar dentro do mosto? (por exemplo para 20 / 50 litros)?

Como fazem esta fase do processo?

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: Arejamento - equipamento

Mensagempor seriuskiller » domingo mar 24, 2013 18:33

Eu uso exactamente isso. A bomba de ar é pequenita mas faz o trabalho. Vem com um filtro de ar que colocas na saída da bomba e com um tubo e uma pedra estilo a dos aquários. Talvez venha a comprar uma dessas pedras em aço inoxidável, quando tiver de substituir a que tenho. O filtro convem não molhar nunca e substituir de tempos a tempos. Normalmente deixo 30 minutos a arejar e aproveito o tempo para ir limpando as coisas, é melhor do que estar o mesmo tempo a mexer com uma colher, sempre aproveitas melhor o tempo e se fizeres uma all grain, nesta altura já não vais ter grande paciencia para estar ali a mexer.

miguelbbm
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 12, 2012 19:43

Mensagempor miguelbbm » segunda mar 25, 2013 4:16

Eu também tenho uma bomba semelhante a esta, mas por experiencia pessoal. apesar de ser aconselhável, não acho que seja necessário para a maior parte das cervejas correntes, a não ser que seja uma cerveja de alta gravidade. Tipo acima de 1,060. Abaixo disso tapo o fermentador, e agito violentamente o fermentador durante um bocado. Acho que é mais importante ter uma levedura em condições, isto é, com células suficientes para fazer o trabalho.

d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » quinta mar 28, 2013 21:32

Obrigado pelas opiniões :):)

Gostava de ouvir mais malta,.....

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » sexta mar 29, 2013 0:30

Boas,

Tenho lido boas opiniões sobre a utilização do efeito Venturi para arejamento, não sei se já ouviram falar.

Muito resumidamente, é um pedaço de tubo mais estreito que o restante, que fica a meio do tubo usado para a transferência do mosto, e que tem um furo. O mosto ao passar nesse tubo, puxa ar pelo furo devido à mudança de pressão, tendo bons resultados no arejamento. A maior parte do pessoal não usa, mas para os mais cuidadosos, podem por um filtro de ar no furo.

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
melon
Bebedor de minis!
Registado: domingo dez 16, 2012 19:05

Mensagempor melon » sexta mar 29, 2013 12:53

boa!!! nunca tinha conhecimento de tal parece uma ideia bem interessante

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça mai 07, 2013 23:13

KaYs3r Escreveu:Boas,

Tenho lido boas opiniões sobre a utilização do efeito Venturi para arejamento, não sei se já ouviram falar.

Muito resumidamente, é um pedaço de tubo mais estreito que o restante, que fica a meio do tubo usado para a transferência do mosto, e que tem um furo. O mosto ao passar nesse tubo, puxa ar pelo furo devido à mudança de pressão, tendo bons resultados no arejamento. A maior parte do pessoal não usa, mas para os mais cuidadosos, podem por um filtro de ar no furo.

Funciona e é usado mesmo por cervejeiros profissionais. O uso do filtro complica um pouco a coisa.

boas cervejas,

Fernando

Ambiorix
Beer Expert
Registado: domingo jan 27, 2013 19:46

Mensagempor Ambiorix » segunda mai 27, 2013 19:33

Creio já ter lido algures que se se fizer um furo com um alfinete na mangueira usada para transfegas, consegue-se esse efeito Venturi.
Este método é extremamente simples mas deixa-me a pensar na questão da higienização ... :-<>

Cheers !

PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...
romaor
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quinta mai 16, 2013 14:07

Mensagempor romaor » terça mai 28, 2013 16:15

Cerevisiae Escreveu:

Funciona e é usado mesmo por cervejeiros profissionais. O uso do filtro complica um pouco a coisa.

boas cervejas,

Fernando

Este gadget de efeito Venturi parece ser simples e fácil de construir
Anexos
the-wortwizard-500x500.jpg
gadget efeito venturi
the-wortwizard-500x500.jpg (7.29 KiB) Visto 5801 vezes

RR

#Fermentador: --
Garrafeira: APA parti-gyle 03/11/2018
Farol
https://www.facebook.com/Farol.CervejaArtesanal
romaor
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor romaor » terça out 29, 2013 9:31

Boas,

Alguém já utilizou agua oxigenada (hydrogen peroxide) para filtrar o ar injectado (através de bomba de aquário) no mosto para oxigenar / arejar (esquema em anexo) ?

Será boa técnica para eliminar potenciais odores e contaminações que porventura se propaguem através do ar injectado directamente da bomba de aquário?
Anexos
oxigenação.gif
morebeer.com/brewingtechniques/library/backissues/issue1.2/paris.html
oxigenação.gif (4.84 KiB) Visto 5769 vezes
Última edição por romaor em terça out 29, 2013 14:36, editado 2 vezes no total.

RR

Farol
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça out 29, 2013 12:31

Não faço a mais pequena ideia, parece boa ideia, é a mesma coisa que um cachimbo de água! Mas no cachimbo de água ainda vem fumo, o que significa que há partículas que não chegam a contactar com a água, estão em suspensão na bolha de ar.

jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

Mensagempor jlobo » terça out 29, 2013 22:35

bem eu não tenho nada para esse efeito, e ainda não tinha pensado muito nisso, mas agora que estão a falar nu assunto, as bombas de ar que se usam nos aquários não servem para esse efeito?

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » terça out 29, 2013 22:36

Penso que são as mesmas... têm só que estar desinfectadas, como é natural...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta out 30, 2013 12:40

Tens de ter um filtro de ar, coisa que custa 1,5€ mais coisa menos coisa, ou vais estar a meter na cerveja a porcaria que anda no ar.

romaor
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor romaor » quarta out 30, 2013 14:15

seriuskiller Escreveu:Tens de ter um filtro de ar, coisa que custa 1,5€ mais coisa menos coisa, ou vais estar a meter na cerveja a porcaria que anda no ar.

Pois é isso... as bombas de aquário têm filtro integrado (penso eu) mas parece que esse filtro não é nada de especial daí fazer passar o ar na solução oxigenada para reter quer impurezas quer odores. Presumo que as pedras difusoras deverão ser higienizadas - será suficiente inundar em chemipro? ou usam uma nova para cada batch?

RR

Farol
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » quarta out 30, 2013 18:03

romaor Escreveu:
seriuskiller Escreveu:Tens de ter um filtro de ar, coisa que custa 1,5€ mais coisa menos coisa, ou vais estar a meter na cerveja a porcaria que anda no ar.

Pois é isso... as bombas de aquário têm filtro integrado (penso eu) mas parece que esse filtro não é nada de especial daí fazer passar o ar na solução oxigenada para reter quer impurezas quer odores. Presumo que as pedras difusoras deverão ser higienizadas - será suficiente inundar em chemipro? ou usam uma nova para cada batch?

Também pensei que sim, mas segundo a oficina da cerveja:

http://oficinadacerveja.pt/products-pag ... rejamento/

"Atenção: A pedra cerâmica pode ser facilmente esterilizada com água quente ou lixívia. Nunca inserir em ChemiPro ou outro detergente"

romaor
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor romaor » quarta out 30, 2013 18:50

HAMR Escreveu:Também pensei que sim, mas segundo a oficina da cerveja:

http://oficinadacerveja.pt/products-pag ... rejamento/

"Atenção: A pedra cerâmica pode ser facilmente esterilizada com água quente ou lixívia. Nunca inserir em ChemiPro ou outro detergente"

Ah ok boa :):) ! tambem ja tinha lido que poderia ser fervida em agua durante 15mn para esterilizar.

RR

Farol
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quarta out 30, 2013 19:54

Essas de cerâmica no chemipro desfazem-me. Eu uso uma em aço inox e meto no chemipro.

machadotugado
O que é uma cerveja?
Registado: domingo out 27, 2013 21:52

Mensagempor machadotugado » sábado nov 02, 2013 0:09

Ola,bom eu tenho por habito fazer uns poucos de tubos de Venturi,por mes,no caso para adegas e talvez bem maiores que seria p a cerveja,na realidade é para oxigenar o produto em causa(vinho cerveja ou mais produtos) que seja nessecario ventilar para perder sabores cheiros ,exemplo do vinho quando tem um produto em excesso e o queremos atenuar...mas tudo é bem feito quando não temos falhas,a quando da oxigenação por norma temos que usar um gás neutro para o efeito,no vinho será um,na cerveja suponho que será outro,lançar ar (o tubo venturi tem uma entrada e uma saida,a meio tem uma curva para Lançar o oxigenio)sem ser inerte pode dar sarilhos.o q vejo é que a cerveja é bem mais frágil q o vinho a bactérias, fungos,se nao for gas inerte podera talvez oxidar a cerveja,acontece mt ao vinho branco,mt ar e muda de cor perde sabor textura ....

d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » segunda nov 18, 2013 22:09

seriuskiller Escreveu:Essas de cerâmica no chemipro desfazem-me. Eu uso uma em aço inox e meto no chemipro.

Como fizeste ou onde compras-te?

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » sábado dez 14, 2013 23:28

Comprei num site espanhol. Tienda cervecero ou algo assim.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes