Controlar excesso de espuma

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Melvins
O que é uma cerveja?
Registado: sexta nov 16, 2012 19:58

Controlar excesso de espuma

Mensagempor Melvins » sábado mar 30, 2013 0:56

Olá.

O nosso grupo de amigos andou a testar umas cervejas de kit da Mutons, mas tanto a Pilsner como a Irish Stout espumam muito na abertura da garrafa... que torna difícil de controlar e desperdiça alguma cerveja.

Há alguma forma de controlar a quantidade de espuma?

Obrigado

DBarrigas
Bebedor de minis!
Registado: quarta jan 09, 2013 16:25

Re: Controlar excesso de espuma

Mensagempor DBarrigas » sábado mar 30, 2013 18:35

quanto açucar puseram antes de engarrafar?

Melvins
O que é uma cerveja?

Mensagempor Melvins » quarta abr 03, 2013 20:06

DBarrigas Escreveu:quanto açucar puseram antes de engarrafar?

280 gramas antes de embalar e 2.5kg antes da fermentação. Isto para 65/69 litros. (3 latas)

DBarrigas
Bebedor de minis!

Mensagempor DBarrigas » quarta abr 03, 2013 20:42

tiveram cuidado com na desinfecção? garrafas e afins?
pode ter havido alguma contaminação...

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta abr 03, 2013 21:02

Boas.

O DBarrigas já apontou os principais motivos para o excesso de espuma numa cerveja. Eu desconfiava de uma possível infeção, causa de inúmeras gushers. Como presumo que não faças carbonatação forçada, o excesso de açúcar no priming pode ser outro motivo. Finalmente, se a tua cerveja não terminou o processo de atenuação, isto é, se ainda ficaram muitos açúcares fermentáveis quando a transferiste para as garrafas, a fermentação continuará forte e pode originar essa carbonatação excessiva.

Abraço,

Melvins
O que é uma cerveja?

Mensagempor Melvins » quarta abr 03, 2013 21:15

Obrigado, mas é possível ter apanhado uma infecção e aparentemente estar com bom sabor?

Sobre a espuma, ela sai logo mal a garrafa abre e continua durante algum tempo. Temos de meter logo no copo e só depois de 25cl servidos ela deixa de transbordar.

DBarrigas
Bebedor de minis!

Mensagempor DBarrigas » quarta abr 03, 2013 21:22

A quantidade de açucar que puseram foi de 4g/l e isso não faz o gushing que vos acontece... é possível que tenha acontecido o que o Bruno disse... podem ter engarrafado sem a fermentação estar completa. Em relação ao sabor, não sei, nunca tive contaminações... até agora :):)

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta abr 03, 2013 21:25

Certa
Melvins Escreveu:Obrigado, mas é possível ter apanhado uma infecção e aparentemente estar com bom sabor?

Certamente. Se de facto for uma infecção e o sabor ainda estiver bom, o meu conselho é que a bebas rapidamente, pois por certo irá envelhecer muito mal.

Curiosamente, li há não muito tempo um artigo sobre um estudo que identificou um microorganismo que infecta os grãos de cereal e que, não fazendo qualquer outra alteração à cerveja produzida com esses grãos, origina espumas loucas, mesmo em estilos de cerveja em que é expectável pouca ou nenhuma espuma.

Revê todo o teu processo de produção e vê se não ficou qualquer coisa por sanitizar. E da próxima vez: sanitizar, sanitizar, sanitizar. :wink:

Abraço,

DBarrigas
Bebedor de minis!

Mensagempor DBarrigas » quarta abr 03, 2013 21:37

bmxutos Escreveu:Certa
Melvins Escreveu:Obrigado, mas é possível ter apanhado uma infecção e aparentemente estar com bom sabor?

Certamente. Se de facto for uma infecção e o sabor ainda estiver bom, o meu conselho é que a bebas rapidamente, pois por certo irá envelhecer muito mal.

Vai ser complicado beber rápido 65lt... se precisares de ajuda diz :mrgreen:

lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Mensagempor lupulado » quinta abr 04, 2013 0:10

bmxutos Escreveu:Certa

Curiosamente, li há não muito tempo um artigo sobre um estudo que identificou um microorganismo que infecta os grãos de cereal e que, não fazendo qualquer outra alteração à cerveja produzida com esses grãos, origina espumas loucas, mesmo em estilos de cerveja em que é expectável pouca ou nenhuma espuma.

Bem, se alguém alguma vez desconfiar que lhe aconteceu isto ao malte avise por favor!! E já agora com a origem do malte e empresa que faz a maltagem :wink:

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta abr 05, 2013 19:34

O bendito artigo: http://www.crc.dk/flab/fusarium.htm

Abraço,

Melvins
O que é uma cerveja?

Mensagempor Melvins » sábado jun 01, 2013 16:33

Obrigado pelas respostas. Eu estive fora em Abril e ontem estava a ver com um dos meus "sócios" e provámos uma das pilsners que tinha esse problema. Agora já não espuma, mas o sabor parece estar pior.

A teoria da infecção ganha consistência com este dado, certo?

DBarrigas
Bebedor de minis!

Mensagempor DBarrigas » sábado jun 01, 2013 17:14

Muito provavelmente sim... têm de ter mais cuidado com a desinfecção na proxima ;) mas não desistam :)

Cumps,

DB

d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » quarta jun 19, 2013 12:30

Relativamente a infeções:

Se tiver na duvida de ouve ou não algum problema, mas a cerveja estiver "bebivel" podemos bebe-la na mesma á vontade, ou ainda nos pode fazer mal?

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta jun 19, 2013 14:03

Tenho um caso ainda mais estranho, fiz uma cerveja e engarrafei em garrafas de 0,5 e 0,75. As cervejas das garrafas pequenas não faz espuma. As garrafas grandes faz muita espuma, incluindo ao abrir e sabem muito a caramelo. No entanto foram todas engarrafadas do mesmo balde.

Petinati
O que é uma cerveja?
Registado: domingo jun 23, 2013 22:53

Mensagempor Petinati » sábado jun 29, 2013 15:18

seriuskiller Escreveu:Tenho um caso ainda mais estranho, fiz uma cerveja e engarrafei em garrafas de 0,5 e 0,75. As cervejas das garrafas pequenas não faz espuma. As garrafas grandes faz muita espuma, incluindo ao abrir e sabem muito a caramelo. No entanto foram todas engarrafadas do mesmo balde.

Acredito que isso ocorreu por conta do espaço de ar que havia nas garrafas.

As garrafas maiores tiveram mais ar, facilitando a fermentação e, as pequenas, menos espaço.

Minha recomendação é que encha um pouco menos as garrafas menores, mas posso estar falando besteira, se alguém souber, por favor me corrija.

ricardo valentim
Beer Hunter
Registado: quinta out 25, 2012 18:51

Mensagempor ricardo valentim » domingo jun 30, 2013 21:04

aproveitando este tópico, também estou com um problema na espuma. Nas de kit já tinha acontecido mas na ultima produção foi mais notório, tenho algumas cervejas bem carbonatadas outras um pouco menos e sem espuma nenhuma...

Usei garrafas todas iguais e cheias no mesmo ponto, o açúcar foi dissolvido em água e fervido, depois deitei dentro do balde de engarrafamento e por fim transferi a cerveja para o balde também (não mexi a cerveja depois da transfega para não oxidar). as garrafas foram lavadas e passadas na solução de oxipro, estando descontaminadas (tenho a certeza).

será de não ter mexido a cerveja no balde de engarrafamento? poderá ser das garrafas não estarem completamente secas da solução de oxipro?

já engarrafei há cerca de 1 mês e meio

boas fermentações,
Ricardo Valentim

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta ago 28, 2013 11:50

Como fizeste a adição de açúcar antes de engarrafar?

ricardo valentim
Beer Hunter
Registado: quinta out 25, 2012 18:51

Mensagempor ricardo valentim » quarta ago 28, 2013 12:52

seriuskiller Escreveu:Como fizeste a adição de açúcar antes de engarrafar?

juntei com um pouco de água e fervi, depois passei para o balde de engarrafamento, e deixei arrefecer, passando depois a cerveja...

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes