Maturação Pilsner Lager (tipo Urquell)

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
El_Zorro
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 21, 2012 21:11

Maturação Pilsner Lager (tipo Urquell)

Mensagempor El_Zorro » segunda abr 22, 2013 16:53

Boas pessoal.

As produções decorrem a bom ritmo e engarrafei hoje a minha primeira Lager. Surgiu-me entretanto uma dúvida...
Tenho ideia de ter lido algures que a maturação destas cervejas (Urquell, por exemplo) era realizada a temperaturas muito baixas, cerca de 1ºC. Mas isso processa-se em que fase?! Logo depois de engarrafar?

No meu entender, se uma Levedura Lager só está activa entre os 8º e os 15ºC, isso não irá parar a fermentação e consequentemente impedir a carbonatação da Cerveja?

Ou a maturação que li algures (n me recordo onde!) é após a carbonatação? De certa forma é o que eu faço com todas as minhas cervejas, que só coloco no frigorifico depois de pelo menos 15 dias à temperatura ambiente, precisamente para parar a fermentação...

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Re: Maturação Pilsner Lager (tipo Urquell)

Mensagempor Cerevisiae » terça mai 07, 2013 23:27

Viva,

A maturação a baixa temperatura, denominada de lagering ocorre após a fermentação e antes de engarrafar. De facto uma temperatura baixa irá limitar a actividade da levedura, mas nesta etapa em princípio a fermentação está completa. O objectivo é a clarificação natural da cerveja e dissipação de off-flavours da fermentação, como p.ex. H2S.

A carbonatação em garrafa (2ª fermentação) deverá ser conduzida à temp ambiente, embora possa deposi colocar as garrafas no frio para melhorar a sedimentação da levedura.

boas cervejas,

Fernando

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes