Kit Belga BrewFerm Triple

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Ambiorix
Beer Expert
Registado: domingo jan 27, 2013 19:46

Kit Belga BrewFerm Triple

Mensagempor Ambiorix » segunda abr 29, 2013 21:21

A aventura começou uma semana antes. Pensei, cerveja belga ? Candy Sugar ? Perfeito. Vou aprender a fazer candy sugar.
E assim o fiz. Nada de especial, adicionei a 500g de açucar a uma colher de sumo de limão, água até cobrir e .... lume ! :evil:
Não lhe mexi e ao fim de uma meia hora, estava no ponto de cor que queira. Verti para uma forma bem pintarolas e deixei arrefecer.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Dai 14 de Abril, lá fiz a Triple com o candi sugar. Tudo correu bem até que reparei que o meu termómetro não estava a funcionar correctamente. Por isso, não iria conseguir medir as temperaturas quer do fermento, quer do wort...
Decidi juntar o fermento, não a água a 25º mas sim a um pouco de wort, para se hidratar sem depois poder se dar um choque térmico :~~
Adiante.
Medida a Gravidade inicial de 1.062, nada mais poderia fazer senão fechar o fermentador e esperar.
Passado meio dia, já se notava o enchimento e quer-me parecer que fermentou fortemente no dia e meio seguinte. Só reparei pelo forte aroma a cerveja quando entrei na lavandaria passado esse tempo todo...
O certo é que não mais se viu grande actividade...
Quase a dei como morta... Cheguei a adicionar mais uma saqueta de fermento e nada.
Ontem fui ver o que ela tinha.
Fiz a transfega para o 2º fermentador e surpresa, até que estava boa...
Estranha, mas boa...
Gravidade medida 1.014, o que até agora, dará +- 6 % ABV.

E esta ein ?

Cheers !

PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...
LuisT76
Beer Hunter
Registado: domingo mai 05, 2013 9:12

Re: Kit Belga BrewFerm Triple

Mensagempor LuisT76 » terça mai 07, 2013 21:24

Boas!

Estou precisamente a fazer a minha primeira fermentação, e escolhi exatamente o mesmo kit, o Brewferm Triple.

Comigo está-se a passar exatamente o mesmo: grande atividade no fermentador durante as primeiras 48h e depois quase nula. Quer dizer, nota-se que continua a haver produção de gás mas muito pouco de cada vez.

Acho que vou deixar estar os 10 dias sem fazer mais nada e depois transfegar para o segundo fermentador mais uns 5 dias e só então engarrafar, adicionando mais um pouco de extrato de malte previamente.

Será que faço bem?

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » terça mai 07, 2013 21:51

Entretanto fui medir o teor alcoolico e julgo que estará em 5,8% pois a densidade inicial era 1,068 e agora está nos 1,024, isto tudo em 72h.

A cor está um pouco turva mas o aroma é de cerveja :)

Tb medi o tempo entre bolhas no borbulhador, e é superior a 2 minutos.

Será que devo passar para o segundo fermentador ou ainda é cedo?

Obrigado!

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça mai 07, 2013 23:17

Olá

talvez a temperatura fosse mto alta e a fermentação foi explosiva nos primeiros dias com um decaimento mto acentuado em seguida.

Espera alguns dias para ver se baixa dos 1,020

boas cervejas,

Fernando

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » terça mai 07, 2013 23:22

Cerevisiae Escreveu:Olá

talvez a temperatura fosse mto alta e a fermentação foi explosiva nos primeiros dias com um decaimento mto acentuado em seguida.

Espera alguns dias para ver se baixa dos 1,020

boas cervejas,

Fernando

Pois, acho que foi isso mesmo. A temperatura nas primeiras 48h não baixava dos 24ºC as vezes 25ºC, mas "explosivo" é mesmo o termo correto, estava a borbulhar intensamente, e agora parece que morreu...

Uma pergunta de newbie: ao medir a densidade é suposto deitar a cerveja fora, ou posso voltar a colocar no fermentador? :oops:

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça mai 07, 2013 23:28

por uma questão de segurança tendo em vista minimizar contaminações. não deves voltar a introduzir essa cerveja no fermentador

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » terça mai 07, 2013 23:30

Cerevisiae Escreveu:por uma questão de segurança tendo em vista minimizar contaminações. não deves voltar a introduzir essa cerveja no fermentador

Ok, obrigado! :wink:

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quinta mai 09, 2013 9:18

Não a deites fora. bebe-a :D

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quinta mai 09, 2013 20:14

Ambiorix Escreveu:Não a deites fora. bebe-a :D

Isso não!! :)

Estive agora a fazer a transfega para o segundo fermentador, e o aroma está espetacular. Só a acho um pouco turva...

Quanto ao AVB estimo que ande pelos 6%.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sábado mai 11, 2013 14:11

LuisT76 Escreveu:
Ambiorix Escreveu:Não a deites fora. bebe-a :D

Isso não!! :)

Estive agora a fazer a transfega para o segundo fermentador, e o aroma está espetacular. Só a acho um pouco turva...

Quanto ao AVB estimo que ande pelos 6%.

Se não estiver em condições de ser bebida, aproveita para cozinhados.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » segunda mai 13, 2013 9:10

Isso não porque ? Eu até as amostras que tiro para medir temperatura e gravidade bebo...
Vai-se tendo uma noção do que está para vir.

Engarrafei a minha Triple no passado dia 9. Acrescentei 72 g de açucar "fervido".
Não está grande espiga... Parece-me "gordurosa" e está com um final de boca amargo. Nota-se ainda a presença de açucares por fermentar. Estava castanho claro e um pouco turva (esteve 2 semanas a fermentar e 2 semanas a aclarar. Tinha pouco fundo/residuos.
Agora vem a espera :x

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » terça mai 14, 2013 19:24

Ambiorix Escreveu:Isso não porque ? Eu até as amostras que tiro para medir temperatura e gravidade bebo...
Vai-se tendo uma noção do que está para vir.

Engarrafei a minha Triple no passado dia 9. Acrescentei 72 g de açucar "fervido".
Não está grande espiga... Parece-me "gordurosa" e está com um final de boca amargo. Nota-se ainda a presença de açucares por fermentar. Estava castanho claro e um pouco turva (esteve 2 semanas a fermentar e 2 semanas a aclarar. Tinha pouco fundo/residuos.
Agora vem a espera :x

Boas!

Não tinha percebido que estavas a referir-te às amostras :)

A coisa não parece estar a correr muito mal... tive apenas um percalço com o 2º fermentador, estava a perder uma gotinha pela valvula e la fiquei sem 0,5l de cerveja... :<<<

De qq forma, a cerveja está limpida, o aroma e o sabor são do meu agrado, embora eu não seja um expert no assunto...

Uma pergunta: é possível a fermentação já ter terminado e mm assim continuar a borbulhar? Está +/- a borbulhar de hora a hora, talvez um pouco mais frequente, pois não tenho grande paciencia para estar à espera... :mrgreen:

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça mai 14, 2013 23:15

A regra para fermentar é 1 semana no primário,2 semanas no secundário e 3 semanas na garrafa. Com esses kits já fiz 2 semanas no primário e depois engarrafo, sem problemas. Depois dá as 3 semanas na garrafa, ou um mês.

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quarta mai 15, 2013 8:25

seriuskiller Escreveu:A regra para fermentar é 1 semana no primário,2 semanas no secundário e 3 semanas na garrafa. Com esses kits já fiz 2 semanas no primário e depois engarrafo, sem problemas. Depois dá as 3 semanas na garrafa, ou um mês.

Desculpa discordar. Para mim, não há regras assim rígidas pois existem muitos fatores que podem interferir na fermentação como por exemplo higienização, temperaturas, tipo de fermento, aditivos, etc.

No meu caso, normalmente tem sido como dizes para os kits da brewferm com fermentos Ale, excepto as 3 semanas na garrafa para mim são 6.
Nada como uma leitura de Gravidade especifica em 2 ou 3 dias consecutivos. Se as leituras se mantiverem, a fermentação terminou.

Cheers

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta mai 15, 2013 20:23

Ambiorix Escreveu:
seriuskiller Escreveu:A regra para fermentar é 1 semana no primário,2 semanas no secundário e 3 semanas na garrafa. Com esses kits já fiz 2 semanas no primário e depois engarrafo, sem problemas. Depois dá as 3 semanas na garrafa, ou um mês.

Desculpa discordar. Para mim, não há regras assim rígidas pois existem muitos fatores que podem interferir na fermentação como por exemplo higienização, temperaturas, tipo de fermento, aditivos, etc.

No meu caso, normalmente tem sido como dizes para os kits da brewferm com fermentos Ale, excepto as 3 semanas na garrafa para mim são 6.
Nada como uma leitura de Gravidade especifica em 2 ou 3 dias consecutivos. Se as leituras se mantiverem, a fermentação terminou.

Cheers

Ou seja, caso não haja alteração na densidade, quer dizer q esta na hora de engarrafar?

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quarta mai 15, 2013 21:44

Yep !

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta mai 15, 2013 21:59

Ambiorix Escreveu:Yep !

Pois. Hoje é o 3º dia que meço a densidade e está nos 1,020. Parece que a fermentação acabou mesmo.

Será que tenho que engarrafar já, ou posso esperar pelo fds?

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quarta mai 15, 2013 22:09

Se te dá + jeito faz no fim de semana . Não tem problema nenhum.

Cheers

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta mai 15, 2013 22:12

Ambiorix Escreveu:Se te dá + jeito faz no fim de semana . Não tem problema nenhum.

Cheers

Fixe. Estava cm algum receio que pelo facto de a fermentação acabar, o facto de ficar no fermentador mais uns dias pudesse afetar a carbonatação.

A carbonatação é uma segunda fermentação, certo? E da-se com as leveduras que ainda estão na cerveja?

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quarta mai 15, 2013 22:56

É isso tudo . Ainda tens fermento suspenso na cerveja para a 2a fermentação. Adiciona o açúcar, mexe e engarrafa !

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta mai 15, 2013 23:06

Ambiorix Escreveu:É isso tudo . Ainda tens fermento suspenso na cerveja para a 2a fermentação. Adiciona o açúcar, mexe e engarrafa !

Obrigado!!!

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quinta mai 16, 2013 9:15

Concordo que as regras não têm de ser rígidas, como disse já fiz de diferentes maneiras e resultou bem. Acho que quanto mais tempo estiver no balde melhor, mesmo que a densidade não se altere, continuam a ocorrer reacções por ali. O problema é que depois de 3 semanas no balde pode começar a fazer mais mal do que bem, porque a levedura no fundo do balde pode começar a provocar maus sabores, daí que ao fim de uma semana se passe a cerveja para um segundo balde, assim podes ter a cerveja a fermentar por 3 semanas sem riscos. As regras existem por alguma razão, não é porque alguém se lembrou.

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quinta mai 16, 2013 9:15

De nada, sempre às ordens ! 8)

Boa sorte para o engarrafamento, após adicionares o açucar tenta não oxigenar muito quando fores mexer e quando fores engarrafar.
Depois, controla-te na abertura das garrafas, pois quanto mais aguardares maior será a recompensa ! :)

Cheers

Cheers !

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quinta mai 16, 2013 9:19

seriuskiller Escreveu:Concordo que as regras não têm de ser rígidas, como disse já fiz de diferentes maneiras e resultou bem. Acho que quanto mais tempo estiver no balde melhor, mesmo que a densidade não se altere, continuam a ocorrer reacções por ali. O problema é que depois de 3 semanas no balde pode começar a fazer mais mal do que bem, porque a levedura no fundo do balde pode começar a provocar maus sabores, daí que ao fim de uma semana se passe a cerveja para um segundo balde, assim podes ter a cerveja a fermentar por 3 semanas sem riscos. As regras existem por alguma razão, não é porque alguém se lembrou.

Tens razão.
Mas para mim só existem duas regras :
- Extrema higiene ;
- Sem stress ;

Cheers

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » sábado mai 18, 2013 13:57

Acabei de engarrafar a minha primeira produção

Como era de esperar, não podia faltar um ou outro precalço, mas no fim tudo correu bem, espero... :mrgreen:

Agora é rezar para que se dê a carbonatação...

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » sábado mai 18, 2013 18:48

Parabéns Luís! :D

Se tudo correu bem, daqui a umas 6 semanas já sabes! Espero que sim, vai mandando novidades. A minha já está engarrafada fez quinta-feira uma semana e ainda nem lhe toquei. Faz o mesmo porque a paciência é compensada.
Até lá, vai ao supermercado e compra super bock abadia ou sagres boémia para amansar a curiosidade :mrgreen:

Hoje fiz a brewferm framboos... :):)
viewtopic.php?uid=4611&f=28&t=1990&start=0

Cheers

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta mai 22, 2013 21:11

Ambiorix Escreveu:Parabéns Luís! :D

Se tudo correu bem, daqui a umas 6 semanas já sabes! Espero que sim, vai mandando novidades. A minha já está engarrafada fez quinta-feira uma semana e ainda nem lhe toquei. Faz o mesmo porque a paciência é compensada.
Até lá, vai ao supermercado e compra super bock abadia ou sagres boémia para amansar a curiosidade :mrgreen:

Hoje fiz a brewferm framboos... :):)
viewtopic.php?uid=4611&f=28&t=1990&start=0

Cheers

6 semanas? Pensei que 2 bastavam... :(

Confesso que estou um bocado céptico quanto à fase da carbonatação... o paladar e o aroma ficaram 5*, mas não sei pq mas só acredito que a cerveja vai ganhar gás vendo!

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quinta mai 23, 2013 9:09

Caro Luis,

Se até aqui está tudo 5*, então a parte mais dificil está concluida. Agora é manter a higienização, adicionar o açúcar, mexer (sem oxigenar) e engarrafar. Vais ver que vais obter uma bela cerveja ! Não te esqueças que tens fermento em suspensão em numero mais que suficiente para carbonatar.
Sem stress. :):)

Cheers !

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quinta mai 23, 2013 18:26

Ambiorix Escreveu:Caro Luis,

Se até aqui está tudo 5*, então a parte mais dificil está concluida. Agora é manter a higienização, adicionar o açúcar, mexer (sem oxigenar) e engarrafar. Vais ver que vais obter uma bela cerveja ! Não te esqueças que tens fermento em suspensão em numero mais que suficiente para carbonatar.
Sem stress. :):)

Cheers !

Obrigado! Estou espectante! :) :):)

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » sábado mai 25, 2013 18:58

Fiquei mesmo muito surpreendido com o resultado final. Abri uma garrafa de 33 cl com duas semanas. Estava muito boa... tão boa que nem tempo tive para tirar uma foto. Fica para a próxima.
Uma bela ruiva !

Cheers

Cheers !

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes