Kit Belga BrewFerm Triple

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
LuisT76
Beer Hunter
Registado: domingo mai 05, 2013 9:12

Re: Kit Belga BrewFerm Triple

Mensagempor LuisT76 » domingo mai 26, 2013 7:36

Ambiorix Escreveu:Fiquei mesmo muito surpreendido com o resultado final. Abri uma garrafa de 33 cl com duas semanas. Estava muito boa... tão boa que nem tempo tive para tirar uma foto. Fica para a próxima.
Uma bela ruiva !

Cheers

Epa... o que tu foste fazer!! Agora vou ter q abrir uma para a semana... :mrgreen:

Parabéns!! :):)

Ambiorix
Beer Expert
Registado: domingo jan 27, 2013 19:46

Mensagempor Ambiorix » domingo mai 26, 2013 18:07

Obrigado :D

Aqui está o celebre dito popular : Olha para o que eu digo,não para o que eu faço. :mrgreen:

Cheers

Cheers !

PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...
LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » terça mai 28, 2013 23:01

Uma questão:

Se eu "hipoteticamente" ( :mrgreen: ) no final de uma fermentação, achasse que a cerveja estava com um ABV demasiado baixo e decidisse acrescentar açúcar para fermentar mais um pouco, o ABV final poderá ser calculado somando as quedas de densidade entre as duas fermentações?

Por exemplo:

di = 1.038
df = 1.008

ABV1 = (1.038-1.008)*131 = 3.93%

adiciono açucar => di = 1.028 ; df = 1.009

ABV2 = (1.028-1.009)*131 = 2.49%

ABVfinal = ABV1 + ABV2 = 6.42%

Está correto?

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta mai 29, 2013 9:25

Não me parece mal as contas, mas mais valia adicionar logo no início, porque já vias aí que não ia ficar com o álcool que querias. Acho que se adicionares depois a atenuação não vai ser tão alta

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quarta mai 29, 2013 9:27

LuisT76 Escreveu:Uma questão:

Se eu "hipoteticamente" ( :mrgreen: ) no final de uma fermentação, achasse que a cerveja estava com um ABV demasiado baixo e decidisse acrescentar açúcar para fermentar mais um pouco, o ABV final poderá ser calculado somando as quedas de densidade entre as duas fermentações?

Por exemplo:

di = 1.038
df = 1.008

Está correto?

É uma bela questão... mas não te sei responder.
Já tinha pensado nisso sem chegar a nenhuma conclusão. Acho que daria um excelente tópico.

Cheers

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta mai 29, 2013 18:58

Ambiorix Escreveu:
LuisT76 Escreveu:Uma questão:

Por exemplo:

di = 1.038
df = 1.008

Está correto?

É uma bela questão... mas não te sei responder.
Já tinha pensado nisso sem chegar a nenhuma conclusão. Acho que daria um excelente tópico.

Cheers

Já segui a tua sugestão :):)

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » sexta mai 31, 2013 20:12

Não resisti... Já foram duas para o frigorífico! :mrgreen:

Amanhã vai ser o grande dia...

Imagem

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » sexta mai 31, 2013 21:11

LuisT76 Escreveu:Não resisti... Já foram duas para o frigorífico! :mrgreen:

Imagem

((Party))

Hoje abri mais 33 cl e aqui fica uma foto
Imagem

Agora vejam a cor do candi sugar do primeiro post...

A prova foi positiva. Ainda pouco carbonatada, tipo cerveja inglesa, como eu gosto, gás fininho... :wink:
Cheira a caramelo e ainda se sente algum doce. Fim de boca amargo.
Não se sente o o sabor do alcool. Como costumo dizer, vai primeiro aos pés e depois é que sobe à cabeça. :))

(((())))

Cheers

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » sexta mai 31, 2013 22:48

Ambiorix Escreveu:
LuisT76 Escreveu:Não resisti... Já foram duas para o frigorífico! :mrgreen:

Imagem

((Party))

Hoje abri mais 33 cl e aqui fica uma foto
Imagem

Agora vejam a cor do candi sugar do primeiro post...

A prova foi positiva. Ainda pouco carbonatada, tipo cerveja inglesa, como eu gosto, gás fininho... :wink:
Cheira a caramelo e ainda se sente algum doce. Fim de boca amargo.
Não se sente o o sabor do alcool. Como costumo dizer, vai primeiro aos pés e depois é que sobe à cabeça. :))

(((())))

Cheers

Muito bom aspeto Ambriorix :):)

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » sábado jun 01, 2013 13:57

Acabei de abrir a primeira garrafa e... estou um pouco desanimado :)

Ao tirar a carica ouvi o gás a sair e pensei que tudo tinha corrido bem, mas ao encher o copo logo me apercebi que afinal a cerveja tinha ganho pouco gás, nem espuma fez...

Provei e efetivamente sente-se que a cerveja tem algum gás, não está "morta", mas apenas de uma forma muito ligeira.

Estive a rever os passos e não consigo perceber o que tera corrido mal. Tnha cerca de 7lt e adicionei 35g de açucar, ou seja 5g/lt. Tera sido pouco? Será que ainda vou a tempo de adicionar mais açucar?

cdmhb
Já saca as caricas fora!
Registado: sábado mai 25, 2013 14:54

Mensagempor cdmhb » sábado jun 01, 2013 15:52

LuisT76 Escreveu:Acabei de abrir a primeira garrafa e... estou um pouco desanimado :)

Ao tirar a carica ouvi o gás a sair e pensei que tudo tinha corrido bem, mas ao encher o copo logo me apercebi que afinal a cerveja tinha ganho pouco gás, nem espuma fez...

Provei e efetivamente sente-se que a cerveja tem algum gás, não está "morta", mas apenas de uma forma muito ligeira.

Estive a rever os passos e não consigo perceber o que tera corrido mal. Tnha cerca de 7lt e adicionei 35g de açucar, ou seja 5g/lt. Tera sido pouco? Será que ainda vou a tempo de adicionar mais açucar?

Não é por nada mas .... não terá sido um pouco cedo? Se começas-te no principio de maio e elas demoram até 6 semanas a ficarem prontas para o 1 teste, não te terás antecipado às contas?

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » sábado jun 01, 2013 20:56

cdmhb Escreveu:
LuisT76 Escreveu:Acabei de abrir a primeira garrafa e... estou um pouco desanimado :)

Não é por nada mas .... não terá sido um pouco cedo? Se começas-te no principio de maio e elas demoram até 6 semanas a ficarem prontas para o 1 teste, não te terás antecipado às contas?

Supostamente À 2a semana já deveria ter uma certa quantidade de gás e fazer boa espuma, como a do Ambriorix. No meu caso tem algum gás, mas zero espuma...

Lembrei-me de uma coisa: ao fazer o priming é suposto ferver o açúcar? É que só o dissolvi em agua quente, não fervi...

Estava a pensar em fazer o seguinte: abrir uma a uma e meter 1ml de uma solução açucarada em cada garrafa, de forma a introduzir cerca de 1 a 2 g/lt de açucar. Será que faço mal?

É que muito sinceramente a cerveja pareceu-me óptima de sabor, só é pena estar com tão pouco gás...

PS - poderá ser da temperatura? Tenho as garrafas nos arrumos pois achei que seria o local mais fresco da casa, mas como tem estado tanto calor nestes ultimos tempos...

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » domingo jun 02, 2013 20:14

Então pessoal, alguém pode dar uma ajudinha, plz? IA_=

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » domingo jun 02, 2013 21:05

Caro Luis,

Take it easy. Dá-lhe mais tempo.

LuisT76 Escreveu:
Supostamente À 2a semana já deveria ter uma certa quantidade de gás e fazer boa espuma, como a do Ambriorix. No meu caso tem algum gás, mas zero espuma...

Lembrei-me de uma coisa: ao fazer o priming é suposto ferver o açúcar? É que só o dissolvi em agua quente, não fervi...

Não deve ser esse o problema, mas deves sempre minimizar a possibilidade de contaminação. Se ferveres é sempre melhor. Mas depois demora mais tempo a chegar à temperatura de para misturares o fermento.
Se está com sabor a cerveja, não houve problemas nesta fase.

LuisT76 Escreveu:Estava a pensar em fazer o seguinte: abrir uma a uma e meter 1ml de uma solução açucarada em cada garrafa, de forma a introduzir cerca de 1 a 2 g/lt de açucar. Será que faço mal?

Again : Não deve ser esse o problema, mas deves sempre minimizar a possibilidade de contaminação. Eu acho que isso é uma manobra arriscada e bastante trabalhosa, mas se conseguires fazer o que te propões sem falhas, talvez, talvez vá resultar. Mas aí, vais ter que lhe dar ainda mais algum tempo.

LuisT76 Escreveu:É que muito sinceramente a cerveja pareceu-me óptima de sabor, só é pena estar com tão pouco gás...

PS - poderá ser da temperatura? Tenho as garrafas nos arrumos pois achei que seria o local mais fresco da casa, mas como tem estado tanto calor nestes ultimos tempos...

Convém que a temperatura esteja relativamente amena na primeira semana na garrafa. Depois pode ser guardada num local mais fresco, mesmo sendo Ale. Mas neste nosso nivel (de aprendizagem), não me parece que faça grande diferença, desde que não tenha estado a temperaturas extremamente altas ou extremamente baixas, o que penso que não tenha sido o caso.

Posto isto, aconselho-te a deixar a menina em paz mais algumas semanas e vai disfrutando a sua evolução em garrafa. Se deixares tudo como está tens mais vantagens :
Não vais contaminar a cerveja;
Ainda existe fermento vivo na garrafa, que por atenuação, vai aumentar a carbonatação e o diminuir a quantidade de "açucares";
Não tens mais trabalho nenhum. :)

Take it easy :):)

Cheers !

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » domingo jun 02, 2013 21:12

LuisT76 Escreveu:...Tnha cerca de 7lt e adicionei 35g de açucar, ou seja 5g/lt. Tera sido pouco? ...

Aqui está a lição a aprender. Se não gostas de tão pouco gás, para a próxima experimenta 6g / lt. Se não for suficiente, na próxima pões 7 g /lt, até chegares à tua medida preferida.
Podes experimentar outros açucares para priming. Eu, na minha preferida de sempre, a minha Bitter Lagger ( :) ), decidi utilizar extrato em pó na mesma quantidade que açucar e foi a melhor carbonatação que obtive, obviamente, para o meu gosto. Espuma fininha e pouca.

Ahhhhhhh. A beleza do homebrewing.

Cheers

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » domingo jun 02, 2013 21:26

Ambiorix Escreveu:
LuisT76 Escreveu:...Tnha cerca de 7lt e adicionei 35g de açucar, ou seja 5g/lt. Tera sido pouco? ...

Aqui está a lição a aprender. Se não gostas de tão pouco gás, para a próxima experimenta 6g / lt. Se não for suficiente, na próxima pões 7 g /lt, até chegares à tua medida preferida.
Podes experimentar outros açucares para priming. Eu, na minha preferida de sempre, a minha Bitter Lagger ( :) ), decidi utilizar extrato em pó na mesma quantidade que açucar e foi a melhor carbonatação que obtive, obviamente, para o meu gosto. Espuma fininha e pouca.

Ahhhhhhh. A beleza do homebrewing.

Cheers

A questão é que tem mesmo muito pouco gás... mal faz cócegas na garganta :(

Estou na duvida se acrescento um pouco de açucar ou não, pois não sei se daqui por umas 3/4 semanas estará satisfatório...

EDIT: não tinha visto o teu 1° post, Ambriorix. Acho que vou dar-lhe tempo entao :):)

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » segunda jun 03, 2013 18:50

LuisT76 Escreveu:Acho que vou dar-lhe tempo entao :):)

Fazes bem. Só tens a ganhar. :):)

Cheers !

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » domingo jun 09, 2013 21:28

Ambiorix Escreveu:
LuisT76 Escreveu:Acho que vou dar-lhe tempo entao :):)

Fazes bem. Só tens a ganhar. :):)

Cheers !

Ja abri mais umas quantas este fds e fizeram sucesso na familia!

Pouco gas é certo mas muito bom o sabor.

Entretanto engarrafei hj a wheat beer.

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quarta jun 12, 2013 20:16

Então valeu a pena a paciência ! :):)

Boa sorte para a wb ! Também engarrafei a framboos, mas na segunda... está descrito.

cheers

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta jun 26, 2013 20:25

Ja provei a minha wheatbeer (ainda agora acabei de beber uma :mrgreen: ) e está assim-assim...

Desta vez o gás ficou perfeito (usei 8g/l) mas não gostei muito do sabor, achei demasiado leve. Mas suponho que seja uma característica própria da wb.

Para a proxima gostava de testar uma lager, talvez uma pilsner, mas com este calor acho que nem vale apena tentar. Talvez no inverno...

E a Framboos, como está?

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » quinta jun 27, 2013 20:19

LuisT76 Escreveu:E a Framboos, como está?

A Framboos faz na próxima segunda 3 semanas em garrafa.
Com cerca de semana e meia abri uma garrafa de 25cl e fiquei agradavelmente surpreendido.
Não tinha nada do sabor a xarope que provei no engarrafamento estando já aceitavelmente "seca".
Dá-me a ideia que quer o aroma quer o paladar ainda vão melhorar... Têm espaço para isso.
Na cor, nota-se a cor da framboesa. Vamos a ver como desenvolve. Ainda é cedo.

Meti-me a fazer uma 2xtriple. E veio o calor ....... :shock:

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quinta jun 27, 2013 22:45

Ambiorix Escreveu:
LuisT76 Escreveu:E a Framboos, como está?

A Framboos faz na próxima segunda 3 semanas em garrafa.
Com cerca de semana e meia abri uma garrafa de 25cl e fiquei agradavelmente surpreendido.
Não tinha nada do sabor a xarope que provei no engarrafamento estando já aceitavelmente "seca".
Dá-me a ideia que quer o aroma quer o paladar ainda vão melhorar... Têm espaço para isso.
Na cor, nota-se a cor da framboesa. Vamos a ver como desenvolve. Ainda é cedo.

Meti-me a fazer uma 2xtriple. E veio o calor ....... :shock:

Ui... e então, fermentação explosiva?

Qual o kit que escolheste?

Eu a seguir estava tentado a fazer uma Kriek, mas pelo preço do kit e com este calor, acho melhor não arriscar...

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » sexta jun 28, 2013 9:08

LuisT76 Escreveu:Ui... e então, fermentação explosiva?

Nem por isso. Normal, apesar de estar a 25ºC.

LuisT76 Escreveu:Qual o kit que escolheste?

Dois kits de Brewferm Triple.

LuisT76 Escreveu:Eu a seguir estava tentado a fazer uma Kriek, mas pelo preço do kit e com este calor, acho melhor não arriscar...

Pessoalmente não gosto de cereja "processada" e também acho que não é a melhor altura para o fazer, a não ser que tenhas um sitio em casa que esteja sempre fresco (até 25ºC e já é muito).

Cheers !

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » domingo jun 30, 2013 15:56

Ambiorix Escreveu:
LuisT76 Escreveu:
LuisT76 Escreveu:Eu a seguir estava tentado a fazer uma Kriek, mas pelo preço do kit e com este calor, acho melhor não arriscar...

Pessoalmente não gosto de cereja "processada" e também acho que não é a melhor altura para o fazer, a não ser que tenhas um sitio em casa que esteja sempre fresco (até 25ºC e já é muito).

Cheers !

Pois... mas nesta altura, há algum tipo de cerveja que se possa fazer sem ter problemas? ))ooo

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » segunda jul 01, 2013 9:15

A não ser que tenhas um sitio em casa que esteja sempre fresco (até 25ºC e já é muito)...

Ontem aclarei a minha 2xtriple. Estava com 1,009 - 1,010 a 29ºC :shock:
O sabor era um tanto ou quanto alcoolico. Espero que fique bebivel...

Cheers !

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » segunda jul 01, 2013 20:04

Ambiorix Escreveu:A não ser que tenhas um sitio em casa que esteja sempre fresco (até 25ºC e já é muito)...

Ontem aclarei a minha 2xtriple. Estava com 1,009 - 1,010 a 29ºC :shock:
O sabor era um tanto ou quanto alcoolico. Espero que fique bebivel...

Cheers !

O que queres dizer com "aclarei", filtraste-a ou algo do género?

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça jul 02, 2013 11:04

Se calhar fez transfega para o secundário.

Ambiorix
Beer Expert

Mensagempor Ambiorix » terça jul 02, 2013 11:56

seriuskiller Escreveu:Se calhar fez transfega para o secundário.

Exacto !
Eu chamo-lhe aclaração. Dá menos trabalho escrever. :mrgreen:

Agora pensando melhor, pergunto : Aclaração não é uma das acções do fermento no wort ? Ou será atenuação ? :~~
É atenuação...

Cheers !

Cheers !

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » domingo set 15, 2013 22:58

A pedido do meu pai, comprei mais um kit desta para fazer para ele. Vamos a ver se corre tão bem como a primeira :)

HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » terça set 17, 2013 11:01

Bom dia,

Estou a pensar comprar uma triple para a minha 4ª cerveja.
No entanto como apenas faz 9 litros, estou a pensar em duplicar a receita porque é uma quantidade que dá para muito pouco tempo!! :)
Há alguma alteração a fazer ao colocar 2 kits ao mesmo tempo? Suponho que deva dobrar a quantidade de malte (neste caso estou a pensar no amber) e colocar as 2 saquetas de levedura... Correto?

Já agora, o que acham da wheat?

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes