Resultado da minha primeira produção em grão

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
GothTec
Beer Hunter
Registado: segunda mar 11, 2013 16:23

Resultado da minha primeira produção em grão

Mensagempor GothTec » quarta mai 08, 2013 12:59

Ora bem meus caros, a minha primeira produção em grão foi uma Pilsen (receita adquirida na Oficina da Cerveja) e o processo de fermentação /periodo foi o seguinte:
1ª fermentação - uma semana
2ª fermentação - 3 semanas
Engarrafamento (maturação e carbonatação) - 4 semanas

Aquando a abertura da garrafa, despejei para um copo de meio litro e vi que tinha feito bastante gás e espuma. Esta espuma não ficou muito consistente visto que em cerca de três minutos ela se dissipou completamente, no entanto, o gás na cerveja permaneceu sempre mas muito ao estilo de refrigerante (desculpem-me os termos de iniciante mas não sei como descrevê-los melhor).
Quanto ao sabor, achei-a agradável, bebível, um pouco aguada (será normal não achar tanto corpo) e um tanto doce ao início deixando depois um travo a amargor. Mas como não tenho termo de comparação, não sei quais os outros defeitos que possa ter.

Resultado final: Fiquei contente por ter conseguido produzir uma cerveja bastante agradável para se beber em dias de calor. Resultado positivo.
Última edição por GothTec em quinta mai 09, 2013 11:51, editado 1 vez no total.

In cervejae veritas
#1º Pilsen (grão) 10-03-2013
#2º Brewferm Diabolo (kit) - No fermentador
GothTec
Beer Hunter

Re: Resultado da minha primeira produção em grão

Mensagempor GothTec » quinta mai 09, 2013 11:50

Alguém me sabe dizer como fazer a carbonatação, de forma a que a espuma seja mais consistente?

In cervejae veritas
Cacildo
Bebedor de minis!
Registado: terça out 23, 2012 19:54

Mensagempor Cacildo » sexta mai 10, 2013 0:34

GothTec Escreveu:Alguém me sabe dizer como fazer a carbonatação, de forma a que a espuma seja mais consistente?

Sinceramente, se a quantidade de açúcar foi a suficiente, é dar-lhe tempo.

É costume falar-se da "regra do 1-2-3" Uma semana de fermentação, duas de maturação e três de carbonatação. Se é verdade que ao fim de 3 semanas a cerveja já apresenta os sabores e o gás suficientes para estar pronta a ser bebida, não é menos verdade que se beberes uma cerveja do mesmo lote ao fim de dois meses ou três, vais notar bastantes melhorias...

Contudo também depende do estilo de cerveja... a persistência e densidade da espuma é sempre variável.

GothTec
Beer Hunter

Mensagempor GothTec » sexta mai 10, 2013 10:22

Bom, ela esteve 4 semanas na fase de carbonatação, no entanto, ainda só bebi uma garrafa e o resto ainda está nessa fase para ver essas diferenças. Já li que com o tempo elas melhoram mas pensei que com 4 semanas ela tivesse uma espuma mais consistente.

A carbonatação fiz com 6gr/lt.

In cervejae veritas

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes