Final da brassagem acima dos 85º

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
PedroFigueiredo
Já saca as caricas fora!
Registado: terça fev 19, 2013 22:26

Final da brassagem acima dos 85º

Mensagempor PedroFigueiredo » quinta jun 13, 2013 22:23

Boa noite.

Na minha última produção de cerveja, por distracção, subi demasiado a temperatura da fase final da brassagem. Chegou aos 85º e demorou entre 5 a 10 minutos para baixar.

Terei estragado esta produção? O que acontece ao mosto a esta temperatura?

Cumprimentos e continuação de boas cervejas,
Pedro Figueiredo

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: Final da brassagem acima dos 85º

Mensagempor seriuskiller » sexta jun 14, 2013 14:38

Basicamente matas as enzimas e não tens mais conversão de amido em açúcar. Penso que a única solução nesse caso seria adicionar malte novo, com a temperatura mais baixa do mosto como forma de adicionar novas enzimas.

PedroFigueiredo
Já saca as caricas fora!
Registado: terça fev 19, 2013 22:26

Mensagempor PedroFigueiredo » domingo jun 16, 2013 18:31

A minha questão principal é se a cerveja se estragou.
Agradecia mais respostas para ficar bem esclarecido por favor.

Cumprimentos,
Pedro Figueiredo.

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » domingo jun 16, 2013 18:34

Já percebi, fizeste a brassagem completa e no fim quando ias subir para os 72 subiste até aos 85. Acima de uma certa temperatura podes começar a criar alguns maus sabores, daí não se subir acima dos 75 ou 76. Mas olha, continua com o processo para a frente e assim vais poder dizer melhor que ninguém se há problemas em subir a temperatura até aos 85.

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » domingo jun 16, 2013 19:04

Eu sou da opinião do seriuskiller, o açúcar que conseguiste retirar do grão na brassagem continua lá, por vezes pode ter um sabor mais amorgo e não ter mais problema nenhum.
Eu faço a minha brassagem por infusão, e no final desta acrescento água a 92ºC para parar o processo e não tenho tido qualquer problema, nem de sabor nem em termos de açúcar.
Quem sabe se não crias-te uma receita personalizada =)

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » quarta jun 19, 2013 12:21

Está tudo dito.
Já estavas no mashout isso vai fazer cerveja na mesma! :) pode é ganhar algum gosto diferente ou coisa assim.

De qualquer das formas, se acontecer isso durante o mash, tens como confirmar no final do mash se estragou a fornada ou não. Com a tintura de iodo podes confirmar se ainda há amidos a converter em açucares fermentáveis, e mesmo pela medição da densidade, podes também ver se correu bem.

(Acho que não disse nenhuma barbaridade :) !)

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta jun 19, 2013 14:21

d_pintassilgo Escreveu:Está tudo dito.
Já estavas no mashout isso vai fazer cerveja na mesma! :) pode é ganhar algum gosto diferente ou coisa assim.

De qualquer das formas, se acontecer isso durante o mash, tens como confirmar no final do mash se estragou a fornada ou não. Com a tintura de iodo podes confirmar se ainda há amidos a converter em açucares fermentáveis, e mesmo pela medição da densidade, podes também ver se correu bem.

(Acho que não disse nenhuma barbaridade :) !)

Muito bem dito, assino por baixo...andamos todos a apreder e a melhor coisa é que podemos chegar aqui e expor as nossas dificuldade e há uma excelente partilha de ideias, aprendemos todos mais um bocadinho.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta jun 20, 2013 14:45

PedroFigueiredo Escreveu:Boa noite.

Na minha última produção de cerveja, por distracção, subi demasiado a temperatura da fase final da brassagem. Chegou aos 85º e demorou entre 5 a 10 minutos para baixar.

Terei estragado esta produção? O que acontece ao mosto a esta temperatura?

Cumprimentos e continuação de boas cervejas,
Pedro Figueiredo

viva,

A temp chegou aos 85ºC no mash-out, certo ? nesse caso não entres em panico! A actividade enzimática já deveria estar terminada e garantidamente tu terminas-te-a. A principal conmsequência será a extracção de taninos da casca do cereal podendo conferir alguma adstringência à tua cerveja.
Não entres em stress fermenta e bebe. Se notares um pouco de adstringência, já sabes...

Boas cervejas,

Fernando

ricardo valentim
Beer Hunter
Registado: quinta out 25, 2012 18:51

Mensagempor ricardo valentim » sexta jun 21, 2013 18:58

aproveitando este tópico, eu nas duas produções all grain que fiz, ao fazer o teste da tintura de iodo este deu como se ainda não estivesse acabado a sacarificação, e durante a brassagem, ao ter alguma dificuldade com o controlo de temperatura é possível este ter atingido os 72º. o facto de atingir esta temperatura pode matar as enzimas? qual a temperatura máxima que elas suportam? o que é facto, é que na primeira, em que tive mais problemas com a temperatura, já está em fase de degustação e ainda ninguém se queixou dela...

acrescento ainda que na primeira a densidade estava dentro do esperado e na segunda esquecei-me de medir! <<<>>> <<<>>>

Cumprimentos,
Ricardo Valentim

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sexta jun 21, 2013 21:02

Boas Ricardo,

Por norma por volta dos 72 a 76 é quando se quer interromper a função das enzimas e passar à fervura. Ás vezes também me acontece chegar ao fim do tempo da brassagem e ainda me dar no teste que falta converter alguns açucares e eu deixo ficar mais um pouco, controlo a temperatura caso seja preciso aquecer mais um pouco a água e tento levar até ao fim o processo, mas lá por ainda te dar escuro na tintura não quer dizer que não haja açucares suficientes para fazer uma boa cerveja.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes