Dúvida ALL GRAIN

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

Dúvida ALL GRAIN

Mensagempor jlobo » segunda set 16, 2013 19:23

Versão da cerveja "La Trappe Quadrupel"

Deve beber-se a 9ºC.
Volume Final: 20 litros
Densidade Original: 1.098
Densidade Final: 1.024
Álcool provável: 9,5% Volume
Ingredientes:
Maltes:
- Malte Pilsner - 4,5 kg
- Malte Pale Ale - 1,90 kg
- Malte Aromático - 120 g
- Malte Biscuit - 120 g
- Malte Crystal - 450 g

Lúpulos:
- Brewers Gold - 28 g durante 90 minutos
- S. Golding - 14 g .....15 minutos
- S. Golding - 14 g........3 minutos

Outros:
- Açúcar Candy
- Irish Moss - 1 colher de sopa durante 15 minutos
- Especiarias:
Coentros - 1 colher de sopa 15 minutos
coentros - 1 colher de sopa 3 minutos
Casca de laranja amarga - 1 colher de sopa 15 minutos
Casca de laranja amarga - 1 colher de sopa 3 minutos
Levedura recomendada (não incluída):
- Top ou S04

Boas pessoal, esta e umas das receitas que eu gostava de experimentar, mas ainda não estou preparado para passar ao ALL GRAIN, é só uma dúvida que tenho e não gosto de ter dúvidas já que ando a pesquisar e a recolher todas as informações possíveis.
A minha dúvida e sobre os coentros, isto é as sementes de coentros ou e mesmo a erva que usamos na culinária? Como filtro depois as sementes? ou elas desfazem-se?
Já agora em relação ao açúcar Candy, posso substituir por açúcar normal? e quando adicionar esse açúcar?
Já agora o que é Irish Moss e para que serve?
Desculpem tanta dúvida, mas gosto de aprender e esclarece as dúvidas com os mais experientes.

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: Dúvida ALL GRAIN

Mensagempor seriuskiller » terça set 17, 2013 9:17

São as sementes, quando fizeres a transfega para o balde de fermentação não passas as sementes, assim como muitas outras coisas que ficam no fundo da panela. O açúcar podes substituir, vê se é candy normal ou castanho, já que esse adiciona um sabor diferente. Adiciona nos últimos 15 minutos. Irish Moss é una espécie de musgo/alga que é vendida seca e faz a cerveja ficar mais límpida, agregando a si partículas em suspensão.

jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » terça set 17, 2013 20:02

hum, ok obrigado pelas respostas, ja percebi mais um bocado, tb já estive a ver uns videos sobre o assunto...

jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » domingo set 29, 2013 22:41

Boas, pessoal tenho uma duvida como calcular a quantidade a usar de fermento em receitas que não tem incluído? tive a ver e tem vários tamanhos uns com 6g outros com 12g outros com 11,5. não encontro grande informação sobre este assunto...

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda set 30, 2013 0:28

lê o que diz a embalagem da levedura, mas para aumentar a quantidade podes fazer um starter!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
erebus
Já saca as caricas fora!
Registado: sábado jun 29, 2013 14:51

Mensagempor erebus » segunda set 30, 2013 12:18

Olá jlobo.

O Candy Sugar é basicamente açucar invertido (dextrose, neste caso é ligeiramente caramelizada). Podes fazer esse mesmo açucar em casa fervendo açucar de cana/beterraba normal (que é uma mistura de sucrose+fructose).

O açucar ao estar já invertido poupa trabalho à levedura que não tem que partir as cadeias de sucrose e fructose para as consumir.

Quanto à levedura e assumindo uma leva de 20L tens duas hipóteses:

- Fazes um starter de um dia para o outro.
- Usas duas saquetas em vez de uma (devidamente hidratadas durante 15-20m).

E porquê? Porque a Quad tem uma densidade inicial grande à brava e, como tal, tens de garantir o maior número possível de células viáveis.

Como regra de polegar pensa que em cervejas com densidade inicial até 1.050 usa uma saqueta. Para cima disso starter ou mais uma saqueta.

Sugiro starter já que habituas logo a levedura aos nutrientes do malte.

Prepara-te para uma fermentação violenta, se tiveres sistema com blow-off tube usa-o.

erebus
Já saca as caricas fora!

Mensagempor erebus » segunda set 30, 2013 12:29

Já agora: http://www.homebrewtalk.com/f12/how-mak ... gar-42786/

E o candi sugar, dependendo da cor obtida, providencia aromas de caramelo à cerveja.

jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » segunda set 30, 2013 19:16

Ok, obrigado pela ajuda, não tarda muito vou aventurar-me numa all grain, mas agora surgiu mais uma duvida, se usar o açucar candy na produção tenho tb de usar esse mesmo açucar no priming?
mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda, já consegui a minha primeira produção e ficou bastante bem, mas agora gostava de avançar para o all grain mas quanto mais pesquiso mais duvidas surgem... lol

erebus
Já saca as caricas fora!

Mensagempor erebus » segunda set 30, 2013 19:39

jlobo Escreveu:Ok, obrigado pela ajuda, não tarda muito vou aventurar-me numa all grain, mas agora surgiu mais uma duvida, se usar o açucar candy na produção tenho tb de usar esse mesmo açucar no priming?
mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda, já consegui a minha primeira produção e ficou bastante bem, mas agora gostava de avançar para o all grain mas quanto mais pesquiso mais duvidas surgem... lol

Não. O Candi Sugar usas como adição tardia (a 15m de acabar a fervura). Para o priming usas o que quiseres: açucar de cana, dextrose (açucar de milho), extracto de malte (na minha modesta opinião o melhor), etc. Tens depois calculadores (até online) para calcular o necessário em função do estilo.

Até que podias usar o Candi, mas para o trabalho que tens a fazer (ou preço se o comprares) não justifica.

Dúvidas são normais e salutares. Só quer dizer que queres ter atenção aos pormenores ;)

EDIT: Mais uma coisa... Sendo uma quad tens que deixar isso maturar bem na garrafa. Mínimo de umas 8 semanas para isso ficar minimamente decente.

Aconselharia 1-2 semanas de fermentação primária. 2-3 semanas de guarda no secundário e por fim 8-10 semanas na garrafa.

Não é uma boa receita para os impacientes :P mas vale a pena a espera. :D

Also, se por acaso a fervura levar o mosto abaixo dos 20L mete água (fervida ou mineral de um garrafão fechado) para repor o nível. Oxigenar bem e levedura lá para dentro.

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta out 02, 2013 14:03

erebus Escreveu:
jlobo Escreveu:Ok, obrigado pela ajuda, não tarda muito vou aventurar-me numa all grain, mas agora surgiu mais uma duvida, se usar o açucar candy na produção tenho tb de usar esse mesmo açucar no priming?

Não. O Candi Sugar usas como adição tardia (a 15m de acabar a fervura). Para o priming usas o que quiseres: açucar de cana, dextrose (açucar de milho), extracto de malte (na minha modesta opinião o melhor), etc. Tens depois calculadores (até online) para calcular o necessário em função do estilo.

Para a adição tardia também usas o que quiseres. A razão para adicionar um possível açucar nos últimos 15 min é para dar tempo de ferver e desinfectar mas não influenciar na fervura do lúpulo.

erebus
Já saca as caricas fora!

Mensagempor erebus » quarta out 02, 2013 18:00

seriuskiller Escreveu:
erebus Escreveu:

Para a adição tardia também usas o que quiseres. A razão para adicionar um possível açucar nos últimos 15 min é para dar tempo de ferver e desinfectar mas não influenciar na fervura do lúpulo.

Até podem ser só 10m, ou 20m. Ou até pode arriscar adicionar em xarope depois durante a guarda.

De uma forma genérica pode-se adicionar o que se quiser como adição tardia, mas neste caso, para ser fiel à receita belga usa o candi. Não é o que lhe apetecer.

Se não quer seguir a receita para ver como fica a receita como é suposto, bem... Aí até caramelo (ou outra coisa qualquer) lhe pode jogar lá para dentro...

jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » sábado out 19, 2013 15:32

Boas pessoal, alguém já usou o balde filtrante? tipo este http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... filtrante/, o que acham? será que funciona bem? é um preço um bocado elevado, em alternativa estava a pensar em usar um saco de brassagem, mas também e um pouco caro e já li algures que não e tão eficaz...

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » sábado out 19, 2013 16:36

Ontem consegui 77% de eficiência com o saco...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » domingo out 20, 2013 15:28

Gimleu Escreveu:Ontem consegui 77% de eficiência com o saco...

como calculas a percentagem de eficiência?
os sacos parece a solução mais fácil, mas será que cabe o malte necessário para uma receita de 20L?

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 14 visitantes