Algumas questões sobre a primeira vez a fazer cerveja

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Nuno19
Bebedor de minis!
Registado: sábado set 14, 2013 12:27

Algumas questões sobre a primeira vez a fazer cerveja

Mensagempor Nuno19 » quarta set 18, 2013 23:56

Olá a todos, entrei com mais uns colegas neste mundo e vamos começar amanhã. Tenho só umas perguntas se alguém me puder ajudar.

No engarrafamento posso usar cervejas de tara perdida? Pelo o que tive a ler não convém por serem de material mais fraco e puderem não aguentar a pressão. E as outras? Garrafas normais de 0,33 de super bock ou sagres? Ou sagres Radler?

Mandei vir caricas de um site português que indica para não desinfectar as caricas, mas em tudo o resto que vi diz pra se desinfectar tudo incluindo as caricas, alguém me pode iluminar nisto?

No kit que compramos vinha desinfectante, mas não me agrada muito por o material ter de lá estar 20min. Pelo o que tive a ver, o melhor seria o Star San pela rapidez, mas fica muito caro mandar vir de fora (dado que não encontrei nas lojas porruguesas), é melhor comprar o Star San ou comprar o oxi pro que está à vendas nas lojas portuguesas?

Quanto ao açúcar pra adicionar antes do engarrafamento para fazer a carburação natural, no livro que vinha no kit diz para não usarmos açúcar de cozinha, e pra usar dextrose, também não encontrei à venda em Portugal, mas encontrei os beer enhancer que supostamente faz a mesma coisa, devo usar isto ou açúcar branco como diz em algumas partes aqui no fórum?

Obrigado desde já.

Cumprimentos, Nuno

romaor
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quinta mai 16, 2013 14:07

Re: Algumas questões sobre a primeira vez a fazer cerveja

Mensagempor romaor » quinta set 19, 2013 9:45

Boas,

Eu tenho usado garrafas "normais" (preferencialmente escuras) e não tive até agora qq problema. Entretanto vai-se conseguindo arranjar garrafas melhores para o engarrafamento.

Até agora não sanitizei caricas e tb não tive qq problema. Tb já li sugerirem a sanitização das caricas mas nao o fiz.

Eu uso o oxi pro para sanitizar equipamento e garrafas e parece-me bastante bom dado que não obtive contaminação nas produções que já fiz.

Para o priming utilizo açucar branco de cozinha e tb já utilizei açucar amarelo. Fica ao teu critério. Qq opção é válida e cumpre com o objectivo principal que é carbonatar.

Em suma a palavra de ordem é SANITIZAR tudo o que entra em contacto com a cerveja. Cumprindo isto é meio caminho andado para se obter cerveja em condições.

RR

#Fermentador: --
Garrafeira: APA parti-gyle 03/11/2018
Farol
https://www.facebook.com/Farol.CervejaArtesanal
Nuno19
Bebedor de minis!

Mensagempor Nuno19 » quinta set 19, 2013 12:40

Obrigado pelas respostas, e já agora, qual a melhor maneira de desinfectar?

Meter água e desinfectante num balde meter as coisas lá dentro o tempo necessário (2 a 5 min no caso do chemi pro) e depois tirar, ou passar meter num balde, passar as coisas por água, e deixar a escorrer o tempo necessário (2 a 5 min no caso do chemi pro)?

romaor
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quinta mai 16, 2013 14:07

Mensagempor romaor » quinta set 19, 2013 13:59

Normalmente encho um fermentador com agua morna e a quantidade indicada de chemipro dissolvo com a colher e mergulho ai o equipamento. quando retiro nao passo por agua, ou deixo secar ou tento eliminar a maior parte antes de usar.
As garrafas mergulho tb ate nao caberem mais e dps coloco a escorrer ate ter tudo pronto pra engarrafar. Não as passo por agua dps de sanitanizar. o chemipro e um bom agente que seca bem sem ser preciso passar por agua.

RR

#Fermentador: --
Garrafeira: APA parti-gyle 03/11/2018
Farol
https://www.facebook.com/Farol.CervejaArtesanal
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » quinta set 19, 2013 14:55

Olá
Ainda só fiz 3 cervejas (a 4ª está a fermentar) em kit, portanto poderei dizer alguma coisa que não esteja completamente certa:

Tenho usado garrafas de cerveja usadas (tara perdida) que passo antes por água e antes de engarrafar, sanitizo-as.
Li que se deve apenas usar garrafas mais escuras, devido à iluminação, portanto as da Radler não aconselho.

Já li 2 teorias diferentes sobre desinfetar ou não as caricas. Uma é que a desinfeção pode estragar a borracha que estas têm para vedar corretamente a cerveja. Outra é que se deve desinfetar tudo que entra em contacto com a cerveja...
Eu já apanhei 2 cervejas minhas que não ficaram bem capsuladas e não ganharam gás... Não sei se é por ter desinfetado a carica... Neste ponto gostaria também de mais opiniões.

Como desinfetante penso que é opinião geral que o ChemiPro Oxi é um bom produto. Tenho-o usado sem problema.

O açúcar para o priming pode ser o açúcar branco normal. 5/l a 8g/l dependendo se preferes uma carbonatação forte ou mais fraca...
Para a fermentação é que se aconselha o uso de um açúcar mais forte, ou então extrato de malte (que penso que é o que a maior parte do pessoal faz).

Cumps

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sexta set 20, 2013 2:59

Olá a todos, entrei com mais uns colegas neste mundo e vamos começar amanhã. Tenho só umas perguntas se alguém me puder ajudar.

No engarrafamento posso usar cervejas de tara perdida? Pelo o que tive a ler não convém por serem de material mais fraco e puderem não aguentar a pressão. E as outras? Garrafas normais de 0,33 de super bock ou sagres? Ou sagres Radler?

Mandei vir caricas de um site português que indica para não desinfectar as caricas, mas em tudo o resto que vi diz pra se desinfectar tudo incluindo as caricas, alguém me pode iluminar nisto?

No kit que compramos vinha desinfectante, mas não me agrada muito por o material ter de lá estar 20min. Pelo o que tive a ver, o melhor seria o Star San pela rapidez, mas fica muito caro mandar vir de fora (dado que não encontrei nas lojas porruguesas), é melhor comprar o Star San ou comprar o oxi pro que está à vendas nas lojas portuguesas?

Quanto ao açúcar pra adicionar antes do engarrafamento para fazer a carburação natural, no livro que vinha no kit diz para não usarmos açúcar de cozinha, e pra usar dextrose, também não encontrei à venda em Portugal, mas encontrei os beer enhancer que supostamente faz a mesma coisa, devo usar isto ou açúcar branco como diz em algumas partes aqui no fórum?

Obrigado desde já.

Cumprimentos, Nuno

Viva,

Esquece a tua opinião! Só te vai confundir...
Desinfecta tudo e usa o Oxi-pro. Esquece o que les na WEB que não bate certo...
Dextrose é glicose (ou glucose)! É "carbonatação"! ("carburação" é o que acontece na minha mota)
Podes usar o açúcar branco, amarelo, castanho, etc...

Força com isso! :D

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Nuno19
Bebedor de minis!

Mensagempor Nuno19 » sexta set 20, 2013 13:26

Obrigado pelas respostas :)

Tenho outra dúvidas, eu tenho dois fermentadores, cada um tem o seu borbulhador.

Um é este Imagem
Este tem uns buraquinhos na tampa branca, e parece-me lógico ter para sair o que tem de sair por lá.

O outro é este Imagem
Este nao tem buraquinhos na tampa vermelha, isto é normal? nao deveria ter para deixar sair o gás?

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta set 20, 2013 14:07

Usa com a tampa vermelha (ela é vermelha porque assim é mais fácil de encontrar quando sai disparada do borbulhador por causa de uma fermentação violenta). :P

Tanto num como no outro, usa um pouco de líquido desinfectante (sem deixar cair na cerveja).

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Nuno19
Bebedor de minis!

Mensagempor Nuno19 » sexta set 20, 2013 14:23

ahaha ok =D
obrigado

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sexta set 20, 2013 15:08

O borbulhador de duas câmaras mais pequeno não tem "buracos" na tampa vermelha mas se olhares para dentro dela vais ver que ela nas bordas tem umas saliências e faz com que a tampa não fique mesmo encostrada ao plástico do borbulhador

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
Nuno19
Bebedor de minis!

Mensagempor Nuno19 » sábado set 21, 2013 12:34

Boas, já tenho a cerveja no fermentador desde a madrugada de quinta para sexta, mas estou a notar uma coisa e queria saber se era normal.
Quando a fechei depois de adicionar a levedura, o termomentro de cristais que colei no fermentador indicava 20º C, mas ontem à noite indicava 22ºC e agora está a indicar 24ºC, no entanto o termometro "normal" indica sempre 20ºC naquela zona. É normal a temperatura do fermentador estar a subir enquanto que a temperatura ambiente se mantem?

Edit: o borbulhador está a dar sinais.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado set 21, 2013 13:28

A levedura faz o seguinte:
Açúcares >> Álcool + CO2 + Energia

A energia faz aumentar a temperatura do fermentador porque o ar circundante não está suficientemente frio (não a dissipa).

Imagina se o fermentador era de 300 ou 3000 litros... :mrgreen:

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Nuno19
Bebedor de minis!

Mensagempor Nuno19 » sábado set 21, 2013 14:48

Hmm, ok :)
Eu tenho o fermentador na cave, mas hoje como está mais calor aquilo é capaz de chegar aos 25° C de temperatura ambiente. Será que é melhor por o fermentador dentro de um balde de água fria? Tipo banho Maria.
Obrigado pelo ajuda

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado set 21, 2013 14:56

Se 25ºC é demasiado quente, sim...

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sábado set 21, 2013 16:26

Isso depende um pouco da levedura que estas a usar, se for uma mauribrew ale ela aguenta muito bem essa temperatura porque o intervalo de temperatura dessa vai ate aos 32/35 C

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
Nuno19
Bebedor de minis!

Mensagempor Nuno19 » sábado set 21, 2013 16:43

Foi a que veio no kit IPA Bitter - Muntons Connoisseurs que comprei numa loja portuguesa

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado set 21, 2013 16:44

Isso não bem assim, Bruno!

Aguentar a temperatura é um assunto...
Tirar o melhor partido das características organolépticas é outro assunto!

Acho que quem faz cerveja pensa em tirar prazer ao bebe-la e não está preocupado com a velocidade a que o açúcar se transforma em álcool!

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sábado set 21, 2013 17:53

Não digo que n tenhas razão, mas tava so a dizer o que vem na ficha técnica do produto.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes