O Método BIAB - Brew In A Bag
-
- BeerMaster
- Registado: sábado dez 01, 2012 14:13
Re: O Método BIAB - Brew In A Bag
Normalmente meto uma garrafa de 1,5L no congelador uns 30 min antes de ir arrefecer o mosto. Como é uma garrafa fechada e nova não tem contaminantes lá dentro. Dá sempre para ajustar a densidade e arrefecer mais rapidamente aqueles últimos graus.
-
- Beer Expert
- Registado: domingo jan 27, 2013 19:46
Serius, disseste mesmo o q precisava de saber para a proxima ag. Quantidade de agua de brassagem e adicões seguintes para a fervura
obrigado

E os taninos ?seriuskiller Escreveu:...Escorre o liquido, adiciona mais 10L de água a 73 graus, dá uma mexida e espera mais 30 minutos. Volta a escorrer.

Cheers !
PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Nuno19 Escreveu:embora o risco seja muito pequeno, o metodo de adicionar água gelada ao wort quente, pode provocar off flavors a longo prazo, pesquisem por Hot side aeration
o que falas é a areação ou seja adicionar oxigenio ao mosto quente, ai sim podem criar off flavors mas se a adição de água reduzindo ao máximo a oxigenação do mosto não produz off flavors
-
- BeerMaster
- Registado: sábado dez 01, 2012 14:13
Ambiorix Escreveu:Serius, disseste mesmo o q precisava de saber para a proxima ag. Quantidade de agua de brassagem e adicões seguintes para a fervuraobrigado
E os taninos ?seriuskiller Escreveu:...Escorre o liquido, adiciona mais 10L de água a 73 graus, dá uma mexida e espera mais 30 minutos. Volta a escorrer.
A extracção de taninos só se verifica a mais de 77º. O facto de adicionares água a 73 graus liquidifica os açucares restantes e ajuda na sua extracção.
-
- Beer Expert
seriuskiller Escreveu:A extracção de taninos só se verifica a mais de 77º. O facto de adicionares água a 73 graus liquidifica os açucares restantes e ajuda na sua extracção.
Eu estava na tanga, mas aqui fica uma informação bem interessante.

Entretanto a espera continua. A carbonatação não está o que eu queria, já não está flat, mas não tem muito gás.
Quando a engarrafei fazia frio e frio tem estado.
Abanei as garrafas para tentar voltar a colocar fermento em suspensão e trouxe umas 5 para um sitio mais quente.
Aqui ficam umas fotos.

Cheers !
-
- Beer Expert
Pelo andar da carruagem, esta não chega à primavera 

Cheers !
Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes