Muntons Connoisseurs Pilsener

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
LuisT76
Beer Hunter
Registado: domingo mai 05, 2013 9:12

Muntons Connoisseurs Pilsener

Mensagempor LuisT76 » sábado nov 16, 2013 7:05

Boas,

Estava eu todo contente com o meu novo kit Connoisseurs Pilsner da Muntons, quando vou ler as instruções e a temperatura referida para a fermentação indicada é de 18 a 21ºC! :shock:

Aparentemente o fermento que vem com o kit será para fazer uma cerveja do tipo ale, e não Lager (Pilsener).

Terá sido um erro ou o kit é mesmo assim. É que esperei algum tempo para comprar este kit exatamente pelo facto de agora o tempo estar mais fresco...

Já alguém experimentou este kit antes?
Obrigado!

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Re: Muntons Connoisseurs Pilsener

Mensagempor Gimleu » sábado nov 16, 2013 10:21

Boas!

Já experimentei o kit 2 vezes e é optimo, bullet proof, com a cerveja a ficar impecável. Efectivamente não é uma pilsner, há-de ser uma pale ale... Mas não te vais arrepender...

Se por acaso tiveres uma levedura lager por perto, podes sempre experimentar e fazer de facto uma pilsner, embora não tenha a certeza de ser uma boa ideia...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » sábado nov 16, 2013 11:25

Gimleu Escreveu:Boas!

Já experimentei o kit 2 vezes e é optimo, bullet proof, com a cerveja a ficar impecável. Efectivamente não é uma pilsner, há-de ser uma pale ale... Mas não te vais arrepender...

Se por acaso tiveres uma levedura lager por perto, podes sempre experimentar e fazer de facto uma pilsner, embora não tenha a certeza de ser uma boa ideia...

Pois... se calhar é melhor não inventar!

Mas nao deixo de me sentir um pouco aldrabado... mandei mail para a loja, vamos ver o que dizem.

Mas será que com a temperatura que está (tenho cerca de 14-16ºC nos arrumos, será que a cerveja fermenta, ou será melhor colocá-la num lugar mais quente?

Pensei em fazer algo do genero colocar nos arrumos e se não fermentar trazela para dentro de casa, mas não sei se poderei estragar a cerveja, tipo as leveduras morrerem com o frio ou algo do genero...

Gimleu
BeerMaster

Mensagempor Gimleu » sábado nov 16, 2013 14:06

14 graus parece.me demasiadamente pouco para teres um bom resultado final. Aconselho.te a po.la aí nos 18C, tendo em conta qe ela aquece durante a fermentação, estando o mosto aí uns 2 graus acima da temperatura ambiente...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sábado nov 16, 2013 18:12

Foi a minha primeira cerveja feita por mim, quando efectivamente começou a ficar boa acabou!!!!
Dá-lhe tempo estilo 1 semana no primário 2 no secundário e mínimo 3 semanas em garrafa e vais ver que não ficas mal!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » sábado nov 16, 2013 20:14

14 a 16 ainda é alto para uma lager. No primário tem de andar próximo dos 10 para não ficares com os sabores frutados,só no fim do primário sobes para as temperaturas que tens e só por 1 ou 2 dias, depois disso a fermentação secundária é feita ainda com temperaturas ainda mais baixas, à volta de 5º, pelo que necessitavas de um frigorífico ou assim. Acho que fazer uma lager é mesmo para quem percebe muito da coisa, é muito mas fácil de errar, acho que não é coisa para fazer a partir de kits.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sábado nov 16, 2013 20:43

Pois mas esta é uma lager com levedura de ale!!!
A minha fermentou a 20º C!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » domingo nov 17, 2013 2:48

nogueiraf Escreveu:Foi a minha primeira cerveja feita por mim, quando efectivamente começou a ficar boa acabou!!!!
Dá-lhe tempo estilo 1 semana no primário 2 no secundário e mínimo 3 semanas em garrafa e vais ver que não ficas mal!!!

Acho que isso acontece em todas as minhas cervejas...
Eu bem que tento esperar...

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » domingo nov 17, 2013 7:15

Obrigado a todos pelas respostas :):)

Vou então ver se consigo colocá-la a fermentar num local quente, depois conto como foi!

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quinta nov 21, 2013 22:42

Agora fiquei confuso...

Recebi hoje resposta ao mail que mandei para a loja a perguntar sobre as leveduras:

No dia 16 de Novembro de 2013 às 07:01, LS escreveu:

Olá bom dia,

Obrigado pela resposta, entretanto já tinha passado por ai e acabei por trazer o Kit

Connoisseurs Pilsner da Muntons.

No entanto quando fui ler as instruçoes, a temperatura referida para a fermentação indicada é de 18 a 21ºC, ou seja aparentemente o fermento que vem com o kit será para fazer uma cerveja do tipo ale, e não Lager (Pilsener).

Terá sido um erro ou o kit é mesmo assim. É que esperei algum tempo para comprar este kit exatamente pelo facto de agora o tempo estar mais fresco...

Cumps,
LS

Já não sei que fazer...

Entretanto provei hoje a minha primeira IPA e gostei bastante! Talvez a melhor cerveja que fiz ate hoje :mrgreen:
Última edição por LuisT76 em sexta nov 22, 2013 21:37, editado 1 vez no total.

Gimleu
BeerMaster

Mensagempor Gimleu » quinta nov 21, 2013 22:51

Eu quase que arriscava que essa informação está errada... O primeiro kit que fiz foi exactamente esse, e usei a levedura que vem com o kit, e segui a instruções de temperatura. A cerveja ficou óptima, pelo que deduzo que a levedura é de Ale. O que tem lógica, dado que o kit é principalmente para quem está a começar, logo sem grande tempo nem paciencia para fazer uma lager (dado demorar semanas a fermentar).....

Digo eu.

Quando repeti o kit, já não lhe chamei pilsner mas sim simplesmente pale ale...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta nov 21, 2013 23:56

Não entres em stress, não sei porque mas quanto mais calmo estive a fazer cerveja melhor elas ficavam!!!
Antes de fazes esquematiza os passos todos e faz sem teres de pensar 2 vezes, caso aches que algo correu mal (toma notas) e depois colocas aqui e a malta ajuda!!!
Os kits são muito importantes para quem está a começar a fazer cerveja, visto serem mais perdulários que outras formas de fazer cerveja (all grain) e ajudam a treinar os passos de fazer cerveja!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » terça mai 27, 2014 22:44

Seis meses depois lá fiz a Muntons Connoisseur's Pilsner (questões neo-parentais só agora permitiram :) ), e para já tudo mais ou menos normal.

A OG foi de 1.040 e espero obter uma FG à volta dos 1.008.

A unica coisa que me parece diferente é o facto de a fermentação estar a ser mais "calma" que nas restantes cervejas que já fiz.

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » segunda jun 02, 2014 20:16

Estou um bocado preocupado...

Fiz a transfega para o fermentador secundario no sabado e parece que aactividade cessou por completo.

Será que já não há mais açúcar para transformar em alcool ou as leveduras morreram?

Devo engarrafar ou deixar estar?

Obrigado desee já pela ajuda.

HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » segunda jun 02, 2014 20:57

Faz uma medição de densidade... só aí é q consegues ter noção da evolução da fermentação.

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » segunda jun 02, 2014 21:40

HAMR Escreveu:Faz uma medição de densidade... só aí é q consegues ter noção da evolução da fermentação.

Quando fiz a transfega estava 1,008, ou seja o expectável no final da fermentação...

Que faço? Engarrafo ou deixo estar assim?

Gimleu
BeerMaster

Mensagempor Gimleu » segunda jun 02, 2014 21:42

Engarrafa!

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » segunda jun 02, 2014 21:51

Gimleu Escreveu:Engarrafa!

Epah... a meio da semana é complicado! Sera que da para esperar ate sexta?

Gimleu
BeerMaster

Mensagempor Gimleu » segunda jun 02, 2014 23:28

Dá, mal não lhe vai fazer... Desde que esteja tudo limpinho, é difícil alguma coisa estragar a cerveja...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » terça jun 03, 2014 6:39

Gimleu Escreveu:Dá, mal não lhe vai fazer... Desde que esteja tudo limpinho, é difícil alguma coisa estragar a cerveja...

O unico receio que tenho é que depois as leveduras não produzam o gás...

Gimleu
BeerMaster

Mensagempor Gimleu » terça jun 03, 2014 21:36

Não temas! Haverá "sempre" levedura suficiente para carbonatar...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta jun 04, 2014 10:33

LuisT76 Escreveu:Seis meses depois lá fiz a Muntons Connoisseur's Pilsner (questões neo-parentais só agora permitiram :) ),

Muitos Parabéns!!! ((Party))

Agora aproveita enquanto não anda de gatas, porque depois vai ser um perigo para o fermentador :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta jun 04, 2014 10:44

nogueiraf Escreveu:
LuisT76 Escreveu:Seis meses depois lá fiz a Muntons Connoisseur's Pilsner (questões neo-parentais só agora permitiram :) ),

Muitos Parabéns!!! ((Party))

Agora aproveita enquanto não anda de gatas, porque depois vai ser um perigo para o fermentador :):)

Hehehe Obrigado!

Mike
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta set 18, 2014 22:35

Mensagempor Mike » sexta set 26, 2014 13:55

LuisT76 Escreveu:
HAMR Escreveu:Faz uma medição de densidade... só aí é q consegues ter noção da evolução da fermentação.

Quando fiz a transfega estava 1,008, ou seja o expectável no final da fermentação...

E se não estivesse com 1.008? O que deveremos fazer para atingir esse valor?

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » sexta set 26, 2014 14:06

Mike Escreveu:
LuisT76 Escreveu:

E se não estivesse com 1.008? O que deveremos fazer para atingir esse valor?

Julgo eu que caso a fermentação termine, não haverá muito a fazer...

Entretanto aproveito para dizer que a cerveja ficou muito boa. Tirando a habitual garrafa que ficou mal rolhada, sairam impecáveis!

A próxima produção será talvez uma cidra.

Alberto
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta jun 19, 2014 21:01

Mensagempor Alberto » terça out 14, 2014 15:34

Boas malta,

queria apenas acrescentar que já fiz este kit com uma levedura "lager" (saflager S-23) e ficou excelente.

Aliás julgo que todos os kits da Muntons fermentam entre os 18º-21º.

Na altura que me iniciei nos kits o vendedor da oficina da cerveja disse-me que se podia fazer e em alguns casos os resultados eram surpreendentes.

Não estou a dizer para fazerem esta alteração ao kit, apenas estou a relatar a minha experiência.

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » terça out 14, 2014 22:13

Alberto Escreveu:Boas malta,

queria apenas acrescentar que já fiz este kit com uma levedura "lager" (saflager S-23) e ficou excelente.

Na altura que me iniciei nos kits o vendedor da oficina da cerveja disse-me que se podia fazer e em alguns casos os resultados eram surpreendentes.

Não estou a dizer para fazerem esta alteração ao kit, apenas estou a relatar a minha experiência.

E fermentou a essa temperatura com levedura lager? Pensava que essas leveduras fermentavam a temperaturas mais baixas...

Alberto
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta jun 19, 2014 21:01

Mensagempor Alberto » terça out 14, 2014 23:44

LuisT76 Escreveu:
Alberto Escreveu:Boas malta,

E fermentou a essa temperatura com levedura lager? Pensava que essas leveduras fermentavam a temperaturas mais baixas...

Fermentou na altura do inverno. 10/12 graus

Norby
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda set 29, 2014 12:51

Mensagempor Norby » quarta out 15, 2014 9:55

Boas,

Estou tambem a fazer uma Pislner, neste caso uma 'Muntons - Premium Pilsner', iniciei a fermentaçao ontem. Realmente a informaçao que vem no Kit é que deve fermentar entre os 18º-21º. Por acaso até está neste momento a uma temperatura de 19.5º C, talvez até uma temperatura optima segundo a 'formula'.

A minha confusão tem a ver com a informação na 'formula'. Pelo que tenho pesquisado as Pislner são consideradas Lagers que são cervejas de baixa fermentaçao, ou com fermentaçao a temperaturas mais baixas. E que são seguramente mais baixas que as que vem descritas na 'formula'.

Alguem pode acrescentar mais alguma coisa?

LuisT76
Beer Hunter

Mensagempor LuisT76 » quarta out 15, 2014 10:03

Norby Escreveu:Boas,

Estou tambem a fazer uma Pislner, neste caso uma 'Muntons - Premium Pilsner', iniciei a fermentaçao ontem. Realmente a informaçao que vem no Kit é que deve fermentar entre os 18º-21º. Por acaso até está neste momento a uma temperatura de 19.5º C, talvez até uma temperatura optima segundo a 'formula'.

A minha confusão tem a ver com a informação na 'formula'. Pelo que tenho pesquisado as Pislner são consideradas Lagers que são cervejas de baixa fermentaçao, ou com fermentaçao a temperaturas mais baixas. E que são seguramente mais baixas que as que vem descritas na 'formula'.

Alguem pode acrescentar mais alguma coisa?

Segundo apurei na Sovina, os kits "Lager" vêm sempre (ou quase sempre) com fermentos "Ale", por forma a ser possível fermentar as cervejas sem ter que recorrer a sistemas de refrigeração, sendo neste caso "falsas lager",

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes