Problema na elaboração??

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Lopez
O que é uma cerveja?
Registado: terça jan 21, 2014 21:29

Problema na elaboração??

Mensagempor Lopez » domingo mar 30, 2014 21:14

Boa noite, iniciei a prática de homebrewing à pouco tempo e como sou um iniciante nestas andanças acho que tive um problema na elaboração da minha primeira cerveja a partir de um kit.Para a minha primeira cerveja escolhi a Brewferm Diabolo, e segui todos os passos para a elaboração e também o timing de fermentação (segui os vossos conselhos e usei a regra de 1 semana dentro do 1ºfermentador e 2 semanas no 2ºfermentador, falta me agora só engarrafar e esperar mais 3 semanas).
A meu ver o problema vem da 1ªsemana de fermentação que devido a pouca temperatura(+- 17ºC) impediu a cerveja de crescer. No processo de elaboração o kit diz para juntar 5L de água ao kit e que no fim da fermentação este vai crescer e dar aproximadamente 9L, para meu espanto a cerveja está nos mesmos 5,5L do inicio da fermentação.
Gostaria muito que me ajudassem e tentassem esclarecer o que se passou de concreto para não dar aproximadamente os 9L??
Devo fazer já o engarrafamento(ainda vou medir o grau alcoólico para ver se está no ponto)??
Os melhores cumprimentos, Lopez.

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Re: Problema na elaboração??

Mensagempor Gimleu » domingo mar 30, 2014 21:30

Bem vindo ao mundo encantado da cerveja! :)

De facto, algo está mal... Na elaboração mas primeiramente no know-how. A fermentação não faz a cerveja crescer! Pelo contrário, à medida que o processo vai avançando, vão se perdendo litros... Portanto, não há razão para espanto. Se estavam 5,5L no início, no máximo estarão 5,5L no fim.....

Onde erraste foi provavelmente na quantidade de água que devias ter adicionado no início. Segundo me lembro do que diz no último kit que fiz, é dito para dissolver o kit em x quantidade de água e, depois, adicionar até atingir o volume-alvo, no caso os 9L.

É um erro fácil de resolver na próxima tentativa. :)

Assim, deverás ter uma cerveja com muito perto do dobro da densidade original, ou seja, uma pomada perigosa!

Boa sorte na próxima vez!

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » domingo mar 30, 2014 22:56

Exacto...
Não deves ter adicionado a primeira quantidade de água ao kit, pelo que deves ter algo extremamente forte e denso.
Chegaste a fazer medição de densidades?

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça abr 01, 2014 12:07

Claramente percebeste mal as instruções, para os 9L devias ter deitado 9L de água. A cerveja não vai surgir do nada. Agora provavelmente não vai fermentar toda. Acho que a solução passa por adicionar fermento novo e uns 4 L de água. Usa um fermento seco, misturado na água. Como não podes oxigenar isso tens de deitar uma quantidade maior de fermento, já que ela não vai reproduzir-se. Depois antes de engarrafar deitas mais 1L de água com o açúcar para a carbonatação.

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » terça abr 01, 2014 22:21

O mais simples será pegares em 4L de agua de garrafão, deitares la pra dentro uma saqueta de fermento e deixares ela estar um pouco, 20 mim, e dps deitares para dentro do balde fermentador onde ja tens a cerveja. Deita com uma altura de 40cm para as leveduras apanharem um bocado de ar porque senao vais estar a gastar dinheiro para nada porque deitar um microorganismo num ambiente sem oxigénio ele não vai fazer milagres.
Deixa ele fermentar mais que as duas semanas, mal não lher vai fazer...

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
Lopez
O que é uma cerveja?
Registado: terça jan 21, 2014 21:29

Mensagempor Lopez » sábado abr 05, 2014 3:06

Boas, obrigado pelas dicas de todos. É isso mesmo que vou fazer, colocar mais água e fermento e esperar mais uns tempos.
Os novatos por vezes precisam de errar para começar a fazer uma boa cerveja :) :)
Já agora Bruno podes me indicar que tipo de fermento usavas na minha situação? E já agora explicas me o porquê de fazer a mistura com 40cm de altura?
Os melhores cumprimentos.

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sábado abr 05, 2014 10:20

É passares de um balde para o outro o liquido e deixares cair de uma altura de 40xm para dares um pouco de oxigénio para as leveduras, porque senao vais deitar levedura e elas não vão ter condições para trabalharem.

Em relaçao a levedura deita uma básica normal, agora é mesmo so para chegar a gravidade certa para engarrafar.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sábado abr 05, 2014 15:46

Não te esqueças de dar mais tempo à cerveja no fermentador :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes