Ajuda no Kit da Muntons Premium Lager

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
twelve
O que é uma cerveja?
Registado: quinta mai 01, 2014 1:10

Ajuda no Kit da Muntons Premium Lager

Mensagempor twelve » segunda mai 26, 2014 11:57

Bom Dia
Iniciei-me no munda da Cerveja caseira nesta Sexta-feira. Comecei por fazer um Kit da Muntons Premium Lager com 1kg de extrato de malte.

Neste momento as dúvidas são algumas para não dizer muitas. :oops:

Ao fim de 4 horas de meter o mosto dentro do fermentador, cumprindo a receita à risca, o borbulhador já borbulhava que nem um doido (onde esta a temperatura esta no recomendado 19/20). O problema é que ao fim de 48Horas já quase que não tem actividade. Na receita diz que o mesmo deve estar 4 a 6dias no 1º fermentador. Que devo fazer? Será normal ao fim de tão pouco tempo a atividade do borbulhador cessar?

A outra dúvida é que na receita diz que no fim da atividade do borbulhador devo engarrafar e deixar 2 dias à temperatura ambiente, passando depois por 14dias a uma temperatura mais baixa.
Isto não estará a saltar o passo do 2º fermentador? Devo passar para o 2º fermentador durante os 10 dias e depois então engarrafar?

A segunda fermentação pelo que tenho lido é um estagio de limpeza da cerveja, onde se vão depositar células mortas de fermento (tipo “decantação”). Será que este passo pode ser ignorado nas cervejas de KIT?
Basicamente, sigo a receita do KIT à risca ou devo fazer a segunda fermentação?

Agradeço as vossas respostas, dado que queria ver se bebia algumas frescas e boas no fim deste trabalho todo. :D :lol:
Abraço

romaor
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quinta mai 16, 2013 14:07

Re: Ajuda no Kit da Muntons Premium Lager

Mensagempor romaor » segunda mai 26, 2014 12:15

Boas,

Normalmente, a maior actividade de fermentação ocorre durante as primeiras 48h pelo que parece normal o comportamento da fermentação que verificas. Não haver actividade intensa no borbulhador não significa que não esteja a ocorrer fermentação (em principio deves ter o nível do liquido no borbulhador sob pressão).

Os tempos "normais" de fermentação seguem a regra 1-2-3... uma semana no 1º ... duas semanas no 2º ... e três em garrafa. No entanto, isto é apenas uma indicação e não uma lei para cumprir à risca.

Essas variações que são indicadas devem estar, deduzo eu, relacionadas com o laggering que é próprio do estilo que estás a fazer e que está associado ao tipo de levedura com que estás a fermentar... Lager ou Ale? Deverás te certificar qual é e agir o mais próximo possível da zona de conforto dessa levedura em termos de temperaturas.

Este é apenas um contributo genérico, espero que ajude em alguma coisa...

Boa fermentação :):)

RR

#Fermentador: --
Garrafeira: APA parti-gyle 03/11/2018
Farol
https://www.facebook.com/Farol.CervejaArtesanal
twelve
O que é uma cerveja?

Mensagempor twelve » segunda mai 26, 2014 12:28

Romaor, desde já obrigado pela tua pronta resposta.

Segundo a informação que tenho este Kit de lager vem com uma levedura ALE que requer a temperatura de 18 a 20º. a temperatura esta OK
Sim o borbulhador esta sob presão e qualquer toque na tampa do fermentador faz com se soltem algumas bolhas.

Então basicamente o que me aconselha é com ou sem borbulhação aguardar o 7 dias? e depois mais 14 no 2º fermentador e 3 semanas na garrafa até tirar as primeiras caricas?

romaor
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor romaor » terça mai 27, 2014 9:07

Pois... não estarás a produzir uma verdadeira lager mas um estilo hibrido (sem qq problema!) já que a levedura é de fermentação alta.

Sim, esses tempos são aceitáveis. Para quem se inicia nestas lides cervejeiras, tal como eu, o melhor é começar com os parâmetros mais simples e depois ir evoluindo gradualmente. Mas parece-me bem assim. Na trasfega para o 2º fermentador se passar algum (não muito!) sedimento levedura que esteja no fundo também não tem problema já que a maior quantidade ficou retida no 1º fermentador.
Convém estar tudo bem limpo e higienizado e terás uma bela jola daqui a uns dias.

cumps

RR

Farol
texamt
Já saca as caricas fora!
Registado: terça mai 13, 2014 11:31

Mensagempor texamt » terça mai 27, 2014 10:01

Já agora para os iniciante...como eu... hehe.
Depois de passar as duas semanas no 2º fermemtador deverá ser feita passagem para um 3º balde para se juntar o açucar de fermentação e engarrafar correcto?

Abra

romaor
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor romaor » terça mai 27, 2014 15:02

Sem dúvida :):) . Preparas o priming, deitas no 3º recipiente e fazes a trasfega com o cuidado de nesta fase já não passar sedimento (porque ainda vai haver). Dps é passar de seguida ao engarrafamento

(!!!C)

RR

Farol
twelve
O que é uma cerveja?

Mensagempor twelve » terça mai 27, 2014 16:20

OK Pessoal

Vou deixar os 7 dias, 2ª fermentação mais 2 semanas e depois garrafa!!

Obrigado pela ajuda

Ambiorix
Beer Expert
Registado: domingo jan 27, 2013 19:46

Mensagempor Ambiorix » segunda jun 02, 2014 19:46

twelve Escreveu:OK Pessoal

Vou deixar os 7 dias, 2ª fermentação mais 2 semanas e depois garrafa!!

Obrigado pela ajuda

Fazes bem assim mas sempre sem descuidar na higienização. Se tudo correr bem e fores paciente vais ter aí uma bela bujarda para o verão que se avizinha, isto se chegar lá :D

No engarrafamento, ferves água (para higienizar) juntas com o açúcar do primming (6-8g / lt) e deixas a arrefecer.
Higienizas um fermentador e restante material que entre em contacto com a cerveja (sim já é cerveja) !
Eu uso um sifão automático * (...e recomendo) com a mangueira * pousada no fermentador * com a mistura do primming. Assim, na transfega, a cerveja não entra em contacto com o ar e é tranquilo.
Depois de tudo misturado é engarrafar.
Se tiveres, usa uma válvula de engarrafamento * na torneira * do fermentador que facilita bastante.
A ideia é não perturbar muito a cerveja.

No entanto, nas primeiras que fiz, não fiz assim. A primeira (Ambiorix), nem transfeguei para secundário nem para o primming pois só tinha um fermentador e ficou bem boa ! Tinha depósito ? Tinha.

Por isso, tiveres tudo como deve ser * e estiveres calmo, de uma forma ou de outra, vais conseguir fazer cerveja !

* - Higienizado :D

Cheers !

PS-Estas conversas dão-me cá uma sede ...
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta jun 04, 2014 10:35

Pessoal e lembrem-se RELAXEM!!!!
quanto mais relaxados estão melhor sai a cerveja (tem sido assim comigo, tirando as experiências)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
twelve
O que é uma cerveja?

Mensagempor twelve » quarta jun 04, 2014 12:16

nogueiraf Escreveu:Pessoal e lembrem-se RELAXEM!!!!
quanto mais relaxados estão melhor sai a cerveja (tem sido assim comigo, tirando as experiências)

:lol:
Pois é mesmo isso. Relaxar! que nestas fases de fermentação nao á mesmo mais nada para fazer

Abraço

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça jun 10, 2014 16:40

twelve Escreveu:
nogueiraf Escreveu:Pessoal e lembrem-se RELAXEM!!!!

:lol:
Pois é mesmo isso. Relaxar! que nestas fases de fermentação nao á mesmo mais nada para fazer

Abraço

Há tirar notas, assim quando provares a cerveja podes identificar (caso existam) onde podem acontecer os problemas

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes