Primeira Cerveja-Kit Ambiorix da Brewferm

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
fhff
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo mar 30, 2014 21:56

Primeira Cerveja-Kit Ambiorix da Brewferm

Mensagempor fhff » domingo jun 08, 2014 14:31

Boa tarde,

Comecei na quinta-feira a minha primeira cerveja! Ambiorix. Usei extracto de malte amber (500 g) e açúcar (cerca de 700 g). Consegui uma densidade inicial de 1.060, de acordo com receita. Na sexta-feira já fermentava (densidade de 1.050 cerca de 16 horas após inoculação), a cerca de 21º C. Não sei como é que se comportou no sábado e só vou voltar a vê-la amanhã, segunda, visto que não a tenho em casa.
Perguntas para as quais agradeço a vossa ajuda, visto que estou indeciso:

- Devo engarrafar assim que chegue aos 1.010 (densidade final), ou, antes de atingir os 1.010 (quando?), devo passá-la a limpo para um segundo fermentador e deixar acabar, até atingir os 1.010?
- Se optar por passar a limpo e, visto que a fermentação abranda e há menos libertação de CO2, devo passar a cerveja para um recipiente menor e manter atestado, para evitar problemas de oxidação ou a libertação de CO2 ainda é suficiente para manter a cerveja protegida, num balde de 30 litros (com 15 litros de cerveja)?

Obrigado pela ajuda. Deixo algumas fotos iniciais, que tentarei completar à medida que o processo decorrer.

Imagem

Imagem

Imagem

fhff
Já saca as caricas fora!

Re: Primeira Cerveja-Kit Ambiorix da Brewferm

Mensagempor fhff » terça jun 10, 2014 11:04

Uma actualização:

- ontem, segunda-feira, a densidade era de 1.017. Ou seja, a cinética de fermentação foi bastante rápida. Pensava que seria mais lenta, visto que a temperatura rondou os 21-22ºC. A fermentação está substancialmente mais lenta, agora.

A evolução Dens/Temp foi:

- Inoculação 5/Junho - 1.060-21ºC
- 6/Junho- 1.050-22ºC
-9/Junho (manhã) - 1.017 -22ºC
-9/Junho (tarde) - 1.015-22ºC

Provei a cerveja, na última medição. Notei notas de banana (não sei se serão aromas secundários produzidos pela levedura, à semelhança do que acontece na fermentação de alguns vinhos). A cor, ao contrário do que aparece na embalagem, não é escura, mas sim alambreada (amarelo torrado??).Pareceu-me uma cerveja relativamente amarga, mas como sou novato nestas andanças, não tenho grandes referências de comparação. A entrada de boca pareceu-me bastante suave. Como ando a ler um livro sobre cervejas e a aprender alguns conceitos, alguém sabe dizer-me, por exemplo, quantos IBU´s tem a Ambiorix? Queria começar a ter uma ideia destes valores e a compará-los com a sensação na prova.
Obrigado mais uma vez.

HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » terça jun 10, 2014 15:32

Olá
Parece-me que está a andar tudo bem!
Deixa no fermentador a cerveja durante uns 15 a 20 dias, ou então faz transfega.
Se fizeres transfega, haverá um maior risco de oxigenação/contaminação, mas à partida conseguirás uma cerveja mais limpa.

Sendo esta a 1ª cerveja, deixa tudo como está.

Essa cerveja é relativamente amarga para algo desse estilo, mas não sei te quantificar quantos IBU's terá. Talvez ande aí nos 25-35 tendo em conta o malte que possui...

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça jun 10, 2014 16:44

Enquanto a densidade não estabilizar deixa estar quieta!!
Assim que a densidade estiver igual 2 dias seguidos está fermentada!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
figasjunior
Bebedor de minis!
Registado: segunda fev 24, 2014 0:20

Mensagempor figasjunior » terça jun 10, 2014 21:53

Boas amigo!
Esse foi um grande kit para inciação. Em relação à passagem a limpo, não vi grandes diferenças nas cervejas que eu fiz, talvez um pouco menos turbidez....por isso nos kits não fiz nenhuma passagem a limpo, nas cervejas apartir de grão também só faço se me distrair e deixar passar muito trub (a borra grosseira se fosse vinho). Arriscas mais contaminações e oxidações desnecessárias. Mas sim se passares a limpo, aconçelho para um recipiente mais pequeno onde não deixes tanto vazio.
Em relação as medições de densidade e temp. também não faço com tanta frequencia como no vinho. O borbulhador acaba por ser uma boa referencia. Se borbulha está tudo bem! Faço no final da primeira semana, que normalmente coicide com o final de fermentação de grande parte das leveduras (1008-1011). Faço isso para não correr riscos de contaminação e para não ficar sem cerveja...porque deves voltar a enviar a cerveja da amostra para o fermentador novamente.

Os kits como já alguem disse são quase bullet proof, mas não arrisques. Não tens tanto alcool nem o sulfuroso para te proteger como no vinho e qualquer descuido é fatal na cerveja.

Abraço e fico à espera dessa cerveja.
Ps. já tenho mais algumas para um próximo encontro!

fhff
Já saca as caricas fora!

Mensagempor fhff » quarta jun 11, 2014 22:34

Obrigado a todos pelas respostas e ajuda.

Hoje foi o sexto dia de fermentação. Ainda há actividade no fermentador, embora muito menos intensa, como é natural. A densidade está a baixar lentamente (1014). Vou deixar mais uns dias e já optei por não trasfegar. Devo deixar clarificar no próprio fermentador, i.e. esperar uns dias após a densidade estabilizar e deixar que sedimente, ou devo engarrafar imediatamente?

Caro Figasjunior, por acaso deitei as amostras nas quais fiz as leituras de densidade de volta ao fermentador....fiz asneira....Tive o cuidado de higienizar a proveta e densimetro e não abri o fermentador....retirei o borbulhador e verti com a ajuda de um funil pequeno (higienizado)...o fermentador estava completamente saturado de CO2...espero não ter contaminado. Não resisti, visto que quis provar a cerveja à medida que a fermentação decorria...estava tão curioso que até provei o extracto do kit, puro, e o extracto de malte amber (pó)....
Vou dando noticias. Obrigado.

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sexta jun 13, 2014 12:33

Boas,

Essa parte de voltares a colocar as amostras de volta ao fermentador é que não deveria ter acontecido, o que sai fica cá fora lol

Para kits tão pequenos se provas/testes de medição tantas vezes daqui a pouco, quando ela estiver pronta a beber não vais ter quase nada lol, tens que descontrair mais um pouco. Da próxima já vai ser melhor vais ver.

Boas provas :):)

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » sábado jun 14, 2014 11:36

fhff Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas e ajuda.

Hoje foi o sexto dia de fermentação. Ainda há actividade no fermentador, embora muito menos intensa, como é natural. A densidade está a baixar lentamente (1014). Vou deixar mais uns dias e já optei por não trasfegar. Devo deixar clarificar no próprio fermentador, i.e. esperar uns dias após a densidade estabilizar e deixar que sedimente, ou devo engarrafar imediatamente?

Caro Figasjunior, por acaso deitei as amostras nas quais fiz as leituras de densidade de volta ao fermentador....fiz asneira....Tive o cuidado de higienizar a proveta e densimetro e não abri o fermentador....retirei o borbulhador e verti com a ajuda de um funil pequeno (higienizado)...o fermentador estava completamente saturado de CO2...espero não ter contaminado. Não resisti, visto que quis provar a cerveja à medida que a fermentação decorria...estava tão curioso que até provei o extracto do kit, puro, e o extracto de malte amber (pó)....
Vou dando noticias. Obrigado.

Sim, deitar a amostra lá para dentro novamente foi um erro. Fermenta uma semana, transfega, fermenta mais duas, transfega e engarrafa. No momento de engarrafar podes fazer a medição, com o resto que fica no fundo após a transfega. A densidade pode não variar e mesmo assim a fermentação não esta completa, umas 3 semanas é um bom tempo para fermentar tudo e ocorrerem mais umas reacções que melhoram o sabor. O problema é que a levedura que está no fundo pode estragar ao fim de tanto tempo, então é boa ideia ao fim de uma semana fazer uma transfega.

Abrir o fermentador também não é boa ideia, na industria eles enchem as tubagens com CO2 só para a cerveja não contactar com o ar, por isso quanto menos contacto melhor.

fhff
Já saca as caricas fora!

Mensagempor fhff » sábado jun 14, 2014 14:34

Ok. Já vi que fiz asneira. Não abri a tampa, apenas retirei o borbulhador. Deu-me ideia que o fermentador permaneceu sempre saturado. Mal pus o borbulhador ele acusou logo a pressão. Se houve contaminação.... :<<<

Obrigado a todos.

fhff
Já saca as caricas fora!

Mensagempor fhff » segunda jun 23, 2014 19:53

Entretanto, já engarrafei na passada quinta-feira (ou seja, 2 semanas após inoculação) Não pude deixar mais tempo, visto que durante duas semanas não poderia acompanhar a cerveja. A densidade estava estável a 1.010, sem actividade no borbulhador. A borra estava bem compactada no fundo e foi fácil trasfegar. Apesar de turva, claro, pareceu-me bastante bem. Obtive cerca de 13 litros. Agora é esperar....
Mais umas semanas e abro a primeira garrafa. Depois coloco umas fotos.
Cumprimentos

figasjunior
Bebedor de minis!
Registado: segunda fev 24, 2014 0:20

Mensagempor figasjunior » segunda jun 23, 2014 19:57

Não deves ter problemas! 1.010 é o normal nesses kits. Esse kit é boa, se consegires fazer a segunda fermentação a temperaturas relativamente baixas para esta altura, fica com um gás fino e uma espuma muito boa.
Guarda uma garrafa para o próximo jantar :D

fhff
Já saca as caricas fora!

Mensagempor fhff » segunda jun 23, 2014 19:59

figasjunior Escreveu:Não deves ter problemas! 1.010 é o normal nesses kits. Esse kit é boa, se consegires fazer a segunda fermentação a temperaturas relativamente baixas para esta altura, fica com um gás fino e uma espuma muito boa.
Guarda uma garrafa para o próximo jantar :D

Guardo com certeza! Abraço e obrigado.

fhff
Já saca as caricas fora!

Mensagempor fhff » terça jul 08, 2014 0:33

Pois é, finalmente provei esta minha primeira cerveja...e....gostei bastante. Fiquei bastante contente :lol:
Passaram praticamente 3 semanas desde o engarrafamento e a cerveja está em excelente forma. Sei que em principio irá melhorar com algum estágio o que me deixa ainda mais contente....já gosto bastante da cerveja, tal como está.
Boa espuma, apesar de desaparecer algo depressa, bom aroma e excelente boca, com um ligeiro amargor final e boa carbonatação. Apesar de não ter usado fermentador secundário (esteve apenas 2 semanas no primário e foi logo engarrafada), a cerveja está muito pouco túrbida como se pode ver na última foto e surpreendentemente transparente.
Excelente experiência que irei com certeza repetir. Obrigado pela vossa ajuda.

Imagem

Imagem

Imagem

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça jul 08, 2014 22:35

700g de açucar parece-me muito, para uns 12L ou lá o que é de cerveja. Pode ser uma das causas para o facto da espuma não se aguentar muito. Pessoalmente e por experiência própria, não aconselho a adição de açucares simples, acho que não dão nada de bom à cerveja (tirando para ganhar gás na garrafa). Acho melhor adicionar só extracto de malte.

fhff
Já saca as caricas fora!

Mensagempor fhff » terça jul 08, 2014 23:31

seriuskiller Escreveu:700g de açucar parece-me muito, para uns 12L ou lá o que é de cerveja. Pode ser uma das causas para o facto da espuma não se aguentar muito. Pessoalmente e por experiência própria, não aconselho a adição de açucares simples, acho que não dão nada de bom à cerveja (tirando para ganhar gás na garrafa). Acho melhor adicionar só extracto de malte.

Obrigado pela dica. Não pensei usar tanto açúcar. No início usei 500 g de extracto e 500 g de açúcar, para cerca de 14 litros de cerveja, mas a densidade inicial ficou aquém da prevista nas instruções. Adicionei mais 200 g para obter a densidade inicial de 1.060. Mas já agora, qual a razão do açúcar simples prejudicar a espuma? Que outros açúcares sugeres? Só extracto?
Obrigado pelo esclarecimento.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes