dúvidas antes do 1ºkit

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
light_in_tunel
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo fev 16, 2014 0:13

dúvidas antes do 1ºkit

Mensagempor light_in_tunel » sábado jun 21, 2014 11:43

Olá a todos,

Hoje vou dar iniciar a elaboração do primeiro lote de cerveja de kit. Será o Muntons Connoisseur Pilsner.

Há partida creio que tenho tudo coberto embora tenha 2 dúvidas:

-Vou usar apenas 1 fermentador - assumindo o depósito. No entanto, no final como devo adicionar a água fervida com açúcar para a carbonatação?

- Posso usar garrafas transparentes desde que fiquem tapadas (ou no escuro)? Por exemplo tipo estas do ikea http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/30213552/ ?

-Qual o tamanho da proveta para medir a densidade de uma amostra? É que só tenho o densímetro.

Obrigado

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: dúvidas antes do 1ºkit

Mensagempor seriuskiller » sábado jun 21, 2014 11:55

-Vou usar apenas 1 fermentador - assumindo o depósito. No entanto, no final como devo adicionar a água fervida com açúcar para a carbonatação?

Fermenta durante duas semanas, não ligues ao que vem escrito na embalagem. O melhor era fermentar uma semana, fazer a transfega para outro balde e fermentar mais duas. Se só tens um balde,
vais ter de adicionar a água com açúcar a esse balde, tenta distribuir o melhor possível quando deitares a água com açúcar por cima. Depois espera uns 15 minutos para garantir que fica misturado.

- Posso usar garrafas transparentes desde que fiquem tapadas (ou no escuro)? Por exemplo tipo estas do ikea http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/30213552/ ?

Podes, o objectivo é bloquear a luz. Quanto ás garrafas, não sei como são as do ikea, será que aguentam a pressão? Se vais comprar garrafas tens alternativas melhores, compra garrafas próprias para cerveja.

-Qual o tamanho da proveta para medir a densidade de uma amostra? É que só tenho o densímetro.

Se tens o densímetro é só olhar para ele. Vê o comprimento desde 1,010 até cá em baixo, esse é o mínimo dos mínimos. O densímetro fica com o nível da água na escala, como o mínimo que vais medir será perto de 1,010 tens de pelo menos ter uma coluna de água até aí.

light_in_tunel
Já saca as caricas fora!

Mensagempor light_in_tunel » sábado jun 21, 2014 23:20

Perfeito! Muito obrigado pelas respostas

Darei notícias quando as tiver

light_in_tunel
Já saca as caricas fora!

Mensagempor light_in_tunel » quinta jul 03, 2014 14:51

Alguém me pode ajudar com algo muito simples. Vou ver se compro uma proveta - quero desperdiçar o mínimo de cerveja. Alguém me sabe dizer a altura do densímetro?

Não o medi e agora não o tenho comigo por isso se alguém o puder fazer por mim agradecia.

Obrigado

HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » quinta jul 03, 2014 15:12

Para os densímetros normais, a proveta é esta:
http://www.lojadocervejeiro.pt/pt/elabo ... veta-.html

light_in_tunel
Já saca as caricas fora!

Mensagempor light_in_tunel » sábado jul 05, 2014 21:24

Obrigado. Numa garrafa de 33 a coisa tb funcionou.

Por último, mais uma dúvida:

Deverei ter em conta o facto de usar garrafas de tamanho diferente para o primming? Ou seja, como devo proceder para obter uma boa carbonatação se for engarrafar em garrafas de 25cl,33cl 50cl e 1l?

Muito obrigado

romaor
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quinta mai 16, 2013 14:07

Mensagempor romaor » terça jul 08, 2014 8:32

light_in_tunel Escreveu:Obrigado. Numa garrafa de 33 a coisa tb funcionou.

Por último, mais uma dúvida:

Deverei ter em conta o facto de usar garrafas de tamanho diferente para o primming? Ou seja, como devo proceder para obter uma boa carbonatação se for engarrafar em garrafas de 25cl,33cl 50cl e 1l?

Muito obrigado

Boas,

Para o priming as contas são feitas em x gramas/litro cerveja. Normalmente, entre 5-8gr/lt excedendo 8gr/lt haverá riscos associados pelo que é melhor prevenir que remediar.

RR

#Fermentador: --
Garrafeira: APA parti-gyle 03/11/2018
Farol
https://www.facebook.com/Farol.CervejaArtesanal
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta jul 11, 2014 10:44

A diferença é que em garrafas maiores necessitam mais tempo para atingir o mesmo nivel de carbonatação

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes