Carbonatação da cerveja

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
sergiocruz
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 01, 2007 12:07

Carbonatação da cerveja

Mensagempor sergiocruz » sábado abr 14, 2007 21:03

Vivam!

Estou a fazer a minha primeira cerveja a partir de um kit (Brewferm Triple). Depois de fermentar 10 dias, engarrafei a cerveja há 5 dias e adicionei a quantidade de açucar indicada. Hoje peguei em 2 ou 3 garrafas e dá-me ideia de que a cerveja não tem (ainda?) gás nenhum, ou quase nenhum.

Terá corrido alguma coisa mal? Qual a vossa opinião?

Obrigado e boas degustações!

Abraços.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » domingo abr 15, 2007 3:02

Viva Sérgio,

Acima de tudo, tens de ter paciência!
Isto é como na pesca... :D :D :D

Deixa passar mais duas semanas (no mínimo) e verás que tens uma bela Tripple.
Certifica-te de que as garrafas não estão num local frio. É necessário que a levedura não deixe de trabalhar.

E guarda algumas garrafas para provar daqui a um ano!
Podes ter belas surpresas...

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
hrguedes
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta jul 18, 2007 12:40

Carbonatação

Mensagempor hrguedes » domingo out 07, 2007 20:03

Olá Sérgio, tal como disse o ptlsousa, tens que ter calma. As leveduras de cerveja são seres microscópicos sensíveis e como qualquer microrganismo, tem de ter boas condições para crescer. Isso incluí fontes de açúcar (alimentos), humidade e temperatura. Se estas condições não lhe forem fornecidas é o mesmo que dizeres ao Obikwelu que ele tem que fazer o mesmo tempo nos 100 mts mas a saltar barreiras de 2 mts. Por isso, tens que ter em consideração o tipo de levedura que usaste e tenta manter essa temperatura desde o momento em que a engarrafas, grandes variações de temperatura fazem com que o seu metabolismo diminua e depois demora algum tempo para reactivar o que te faz perder logo 24h. Antes de abrires a próxima garrafa espera até aos 10 ou 15 dias.......já será algo mais interessante. Como é óbvio, este tempo varia com o tipo de açúcar que usaste.

Saudações cervejeiras,

Hugo

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda out 08, 2007 22:51

Caro Sérgio

Dá- lhe gás !!
ou seja, dá-lhe tempo.
A carbonatação depende de uma segunda fermentação que por vezes leva o seu tempo. Espera mais 1 ou duas semanas. Se continuar com pouco gás então está algo errado.

qual foi a dose de açúcar que usaste na carbonatação?

abraço,

Fernando

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda out 08, 2007 22:55

Bem, se de 14 de Abril até agora a cerveja não ficou com gás, não fico com muita esperança...

Talvez tenha sido toda bebida antes de refermentar.... :mrgreen:

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda out 08, 2007 23:07

OOPS

só agora é que reparei que o post original é de Abril ! :?

Caro Sérgio espero que entretanto a cerveja tenha ficado BOA

hrguedes
Já saca as caricas fora!

Mensagempor hrguedes » terça out 09, 2007 1:09

Pessoal, não interessa a data do post, interessa é que se responda..... :mrgreen:

Além disso quem vier ler estes post fica sempre a aprender qualquer coisa. :lol:

Abraço,

Hugo

sergiocruz
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 01, 2007 12:07

Mensagempor sergiocruz » terça out 09, 2007 17:59

Olá pessoal!

6 meses passados desde o meu post inicial, a situação é a seguinte: a cerveja não tem falta de gás. Pelo contrário faz MUITA espuma. Além disso o sabor é mau. Dá-me ideia que sabe demasiado a álcool. Só para terem uma ideia abri uma há 15 dias e tive que a pôr fora.

Serei eu que não sei apreciar uma Triple, ou (mais provável) que não sei fazer uma Triple nem recorrendo aos kits?

Abraços.

PS - Obrigado pelas vossas respostas. Vieram tarde, mas vieram! ;)

hrguedes
Já saca as caricas fora!

Mensagempor hrguedes » terça out 09, 2007 18:17

Olá Sérgio,

O sabor da cerveja pode ser alterado por várias razões (higienização, o tipo de levedura, os teus gostos, etc...), e por vezes à lotes que saem mesmo mal. Há dois meses fiz um que foi direitinho pela sanita abaixo.... :P

A quantidade de gás tem a ver com a quantidade de açucar que colocaste e o tipo de açucar. Para a próxima coloca menos. :D

Continua a fazer porque a prática é tudo. :mrgreen:

Abraço,

Hugo

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça out 09, 2007 19:34

hrguedes Escreveu:Há dois meses fiz um que foi direitinho pela sanita abaixo....

Vocês andam a fazer cerveja a partir de kits ou grão?
Já me aconteceu de uma cerveja ficar intragável.
Tinha sido feita a partir de um kit e água de garrafão (e não era da mais barata). Não percebi!
Ao fazer a cerveja sou obcecado pela higiene. Mas como foi o segundo ou terceiro Kit que fiz (e último sem contar com os que fiz para amigos :D ), não faz mal...

Sérgio, não desistas! É com os erros que se aprende...

Abraço,

P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
hrguedes
Já saca as caricas fora!

Mensagempor hrguedes » quarta out 10, 2007 0:00

Eu tenho feito sempre tudo de grão e extrato de maltes. O problema foi não ter "Irish Moss" para a sedimentação das proteínas do malte e por isso ficou intragável. :P

Abraço,

Hugo

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » quarta out 10, 2007 0:28

Olá Hugo,

as proteínas do malte não interferirão no sabor da tua cerveja. Acredita mais numa contaminação qualquer que levou a um mau sabor. Se fores capaz de dizer qual o sabor que realça mais, talvez até te possa dizer de onde veio a contaminação, ou pelo menos o que o causou.

Aromas/gosto como carne, sangue, cebola, vegetais podres, vómito de bebé, enfim, são termos muito usados em avaliação de cervejas. É muito normal um cervejeiro deparar-se com uma cerveja com travos de cebola ou de vegetais no aroma, e isso indicia muito da qualidade da higiene das instalações, matérias primas, levedura ou outros.

Por exemplo, um cervejeiro experiente, se tiver dois batches seguidos com sabor a carne, sabe imediatamente que existe um problema com a sua levedura, só para dar um exemplo.

Nota - O Irish moss têm uma função mais estética que organoléptica.

Brewmaster
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta out 10, 2007 1:19

Caro Hugo,

fico trispe por saber que a cerveja foi cano abaixo. Em 74 lotes de cerveja, a maioria entre 20-25 Litros de cerveja, ´só mandei três pelo cano:
- contaminação com bacterias lácticas. Estava boa para fazer pickles
- Excesso de sulfatos na correcção do PH. Fiquei com uma pilsen com um amargor demasiado áspero e agressivo
- Excesso de malte torrado numa stout. Parecia café com álcool e gás

Houve lotes excelentes e outros menos bons. Alguns acabaram por entrar em receitas tipo frango com cerveja.

Verifica a higienização, usa água sem cloro, etc. O irish moss só ajuda na clarificação, mais nada!

saudações cervejeiras,

Fernando

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta out 10, 2007 1:41

Já li, não recordo onde, que o "trub" (proteínas que sedimentam na fervura do mosto) se estiver presente na fermentação, favorece a acção das leveduras fornecendo o nutriente de que dependem, em maior abundância.

Por favor corrijam-me se estiver equivocado!

raquelmadera
O que é uma cerveja?
Registado: segunda nov 24, 2008 14:29

Tenho um Kit de Fermentação comprado na Itália Mr. Malt para

Mensagempor raquelmadera » segunda nov 24, 2008 14:42

Estou querendo verder um kit de fermentação que ganhei do meu sócio que veio da Itália, a marca é Mr. Malt, na Europa ele custa 70,00 Euros, estou vendendo abaixo do valor de mercado pq não estou cobrando a "importação", vendo por R$ 210,00 na caixa.
No site: http://www.mr-malt.it/
Tem todas as informações sobre o produto...
Se alguém tiver interesse, moro em Natal/RN.
e-mail: raquelmadera@matrix.com.br

Raquel Madéra

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes