Garrafas e Moinho

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
NFernandes
Bebedor de minis!
Registado: domingo jan 12, 2014 21:52

Garrafas e Moinho

Mensagempor NFernandes » quarta ago 06, 2014 11:43

Tenho a minha 1ª all grain engarrafada e à espera que as 4semanas passem.

Mas como estou impaciente, isto convém é ter sempre uma fornada a sair... assim tenho sempre umas cervejas prontas a beber. Nisto surgem me dois problemas.

1.º Garrafas. Até aqui (3 kits + 1 allgrain) engarradas em cervejas com tara da Sagres (sem relevos) e mais 30 garrafas de 0,75l de espumante adaptadas para flip top. Tenho lido quem engarrafe em garrafas com tara e sem tara e outros dizem que sem tara é para esquecer.
Alguém teve má experiência com garrafas sem tara, por exemplo da sagres? Eu desta vez engarrafei 2 sem tara à experiência.

2.º Moinho. Pelas minhas contas, fica-me barato comprar malte para duas receitas devido às quantidades e em grão inteiro. Solução para partir este malte, cerca de 6kg (vários maltes) sem moinho? Moinho barato, alguém tem conhecimento onde comprar?

Obrigado

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Re: Garrafas e Moinho

Mensagempor KaYs3r » quarta ago 06, 2014 12:21

Olá NFernandes

Quanto à primeira pergunta, eu também li que não se deve usar garrafas de tara perdida, por isso comprei garrafas da SB a 4 cêntimos cada, pelo preço a que ficam prefiro não arriscar. Mas vejo várias pessoas a usar.

A segunda pergunta, pelo que tenho visto não há moinhos baratos (pelo menos para o meu bolso ;)), há uns menos caros que outros, mas não sei se são bons. Acho que compras a partir de 70€, mas aguarda mais opiniões.

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
NFernandes
Bebedor de minis!
Registado: domingo jan 12, 2014 21:52

Mensagempor NFernandes » quarta ago 06, 2014 12:43

Eu comprei 2 grades de Sagres com tara no intermarché, cada grade ficou em 0,11€ ou 0,07€ não tenho certeza... mas se fosse sem tara a rapaziada amiga ajudava.

Si, 70€ ainda é € e custa dar de investimento, sabendo que o retorno é aceitável.

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » quarta ago 06, 2014 14:37

Sempre engarrafei em garrafas com e sem tara e não vejo grande problema...
Até hoje parti talvez 1 ou 2 a colocar a cápsula.

Moinho barato:
http://www.lojadocervejeiro.pt/pt/elabo ... orona.html

figasjunior
Bebedor de minis!
Registado: segunda fev 24, 2014 0:20

Mensagempor figasjunior » quarta ago 06, 2014 19:27

Boas!

Também tenho o mesmo "medo", normalmente as garrafas de tara perdida são mais fracas e podem não aguentar a fermentação em garrafa, mas o meu próximo lote vou testar umas tantas garrafas diferentes e depois dou opinião.

Quanto ao moinho, penso que podes pedir para te moerem o grão na maior parte das lojas e não fica assim tão caro, mas não tenho a certeza. Eu investi num moinho caro e adaptei um berbequim e não quero outra coisa agora :D

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta ago 13, 2014 15:54

Podes usar as garrafas sem tara para oferecer, pessoalmente nunca tive problemas

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Dreamjoy Blue
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta out 18, 2013 21:40

Mensagempor Dreamjoy Blue » sábado ago 23, 2014 23:29

Sempre usei garrafas sem tara, e ate hoje nem um problema. A não ser o retirar dos rótulos que é uma treta.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes