Densidade Original

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Densidade Original

Mensagempor ppedroso » segunda set 22, 2014 11:19

Olá a todos!
Esta é a minha primeira questão aqui no fórum e espero que não fique por aqui;)

Então é o seguinte (pergunta de newbie mesmo): já li em vários sítios que a Densidade Original deve ser medida após a fervura do mosto.
A grande dúvida que tenho é se deve ser medida após a fervura do malte ou no fim de todas as fervuras, ou seja, após a adição dos lúpulos, etc.

Queria saber a vossa opinião e se puderem ajudar eu agradeço!

Boas cervejas a todos!

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: Densidade Original

Mensagempor goaman » segunda set 22, 2014 12:17

Logo antes da inoculação da levedura, fazendo os devidos acertos se a temperatura não estiver a 20º. Ou seja, depois da fervura dos lupulos e demais aditivos/complementos/ingredientes.

ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Mensagempor ppedroso » segunda set 22, 2014 22:33

Goaman, muito obrigado pela ajuda.

Realmente suspeitava que fosse essa a resposta, no entanto, o que me faz mais sentido é que a Densidade Original fosse medida após a fervura do bagaço, porque é aí que o amido do malte é transformado em açúcares, certo? Já que após esse processo, todo o líquido já não iria modificar muito em termos de açúcar, não é (a não ser que adiciones algum açúcar nessa fervura...). Será por isso?

Já agora ficava a perceber melhor o porquê.

Aproveito também, para perguntar o seguinte: existe alguma forma de medir o grau alcóolico de uma cerveja após ela ter sido produzida sem sabermos a densidade original?

Obrigado!

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » terça set 23, 2014 1:06

Eu sou um noob aqui também, e o que estou a responder são leituras ainda frescas que tenho na cabeça.

Quanto ao tópico. O meu ponto de vista é mesmo o que acabaste por responder. Podem haver aditivos/complementos que alterem a densidade do mosto, daí a medição para saber a densidade original seja feita depois disso tudo, logo antes da inoculação. (desculpem se estou a dizer alguma barbaridade.... mas depois de tudo o que já li, isto faz-me perfeito sentido!!)

Medir o álcool (com os meios tradicionais que dispomos) sem a OG penso que não seja possível...

figasjunior
Bebedor de minis!
Registado: segunda fev 24, 2014 0:20

Mensagempor figasjunior » terça set 23, 2014 1:40

Durante as fervuras tambem existe evaporação, como tal concentração de açucares e aumento da densidade inicial, sendo assim deves fazer no final das fervuras todas e com as devidas correcções que o goaman disse anteriormente.
Com a densidade inicial e final chegas a um grau apróximado da cerveja. Sem isso pede a um laboratório de enólogia para te medir o grau....

miguelbbm
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 12, 2012 19:43

Mensagempor miguelbbm » terça set 23, 2014 1:52

Para todos os efeitos a densidade original é aquela medida imediatamente antes da inoculação. É a partir dessa densidade que a levedura vai trabalhar.

Contudo, pode ser conveniente fazer uma medição na altura após a separação do grão. Permite prever qual foi a eficiência da brassagem e qual será a densidade no final, já no fermentador (conhecendo-se os parâmetros do equipamento, como taxa de evaporação, se há lugar a adição de água já no fermentador para diminuir o volume na panela em adição se há desperdício devido a retirada do volume do hot break e/ou cold break, etc. E se as coisas estiverem fora do esperado proceder a medidas correctivas antes que seja tarde demais (nomeadamente se a densidade estiver abaixo, parar a lavagem do grão antecipadamente para não adicionar líquido já muito pouco denso ou aumentar tempo de fervura para diminuir volume de água).

Para esta medição, é importante misturar o mosto para que esteja homogéneo uma vez que, no ínicio da separação do grão, o líquido sai mais denso que no final. Além disso, o líquido muito quente introduz imprecisões muito grandes na leitura da densidade mesmo com correcção de temperatura, logo é melhor arrefecer a amostra.

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » terça set 23, 2014 12:04

Boas,

Deves medir sempre a densidade, tanto quando está a sair da brassagem como a seguir a fervura, todas são importantes.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
rui antunes
O que é uma cerveja?
Registado: sexta nov 21, 2014 1:05

Mensagempor rui antunes » sexta nov 21, 2014 17:07

Boas,

Não tenho nada a acrescentar em relação ao que foi dito sobre a densidade original... no entanto existe uma forma "caseira" de calcular um valor razoavelmente aproximado da densidade original de uma cerveja terminada... Para isso é necessario ter um refractometro e um densimetro. Experimentem este site:

http://www.northernbrewer.com/refractometer-calculator/

Eu experimentei uma vez e o valor da OG calculada por este metodo estava muito proxima da que medi antes de adicionar a levedura.

Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » terça nov 25, 2014 19:40

Na verdade se tiveres um densimetro e uma proveta podes medir a densidade original sem a necessidade de um refractometro, tens é de aplicar as correcções da temperatura.

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes