Carbonatação na garrafa correu mal?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Carbonatação na garrafa correu mal?

Mensagempor ppedroso » domingo out 12, 2014 22:45

Viva a todos,

Acabei de abrir a minha 1ª garrafa da Westmalle Tripel que fiz (a partir de grão é a 2ª cerveja que faço).

Estava tudo ok (cor, sabor e alcóol); no entanto a cerveja está sem gás praticamente nenhum. O que é que aconteceu?

À partida fiz tudo ok, antes do engarrafamento juntei 8 gramas de açúcar por cada litro dissolvido em água e coloquei no balde vazio, juntei a cerveja e só depois engarrafei.

Tenho dois indícios para achar que foi a carbonatarão que correu mal:
1º = As garrafas apresentavam alguma "humidade" 1 semana após terem sido engarrafadas, ou seja, as garrafas sem serem mexidas, notava-se no gargalo, no espaço que ficou vazio (entre a superfície da cerveja e a tampa) algumas gotas no vidro...não sei o que isto pode significar, mas aparentemente pareceu-me entrada de ar na garrafa, poderá ser?
2º = este factor que pode ter feito correr mal é a causa do 1º ponto: comprei um novo capsulador na Oficina da Cerveja. À partida melhor do que aqueles que vem nos Kits, até porque este é com base e aparentemente mais fiável. Pareceu-me até que fez bastante bem o seu trabalho até porque as caricas parecem estar mais bem fechadas do que com o capsulado do kit.

Alguém me consegue ajudar com isto?

Será que ainda posso fazer qualquer coisa para corrigir esta situação? Engarrafei a cerveja no dia 21 de setembro (ou seja, fez 3 semanas), será que devo esperar mais uns dias?

Obrigado às respostas que por ai vierem;)

ppedroso
Beer Hunter

Re: Carbonatação na garrafa correu mal?

Mensagempor ppedroso » terça out 14, 2014 8:05

Alguém consegue ajudar?

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » terça out 14, 2014 11:15

Mediste a densidade final? A que temperatura as tens armazenadas?

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » quarta out 15, 2014 9:29

Viva!
A densidade final foi de 1.036.
A temperatura a que está armazenada é a temperatura ambiente ou seja entre 20 a 24 graus.
Ontem abri 1 outra garrafa e pareceu-me que estava um pouco melhor,mas não muito diferente....serà que devo esperar mais alguns dias para ganhar algum gás a mais?

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta out 16, 2014 11:28

Bem podem ser várias coisas
-má capsulagem das garrafas: foi saindo o gás e não conseguiu carbonar solução_com o novo capsulador tentar fechar melhor as garrafas

-problema de carbonação: estiveram a temperaturas baixas solução_colocas as garrafas numa zona mais quente e dar mais tempo

Pode ter ocorrido as 2 opções anteriores com soluções descritas.

Se mesmo depois de tudo se mantiver igual, bem tens umas excelentes garrafas para cozinhados de cerveja :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
dgmr
Beer Hunter
Registado: quinta set 11, 2014 14:59

Mensagempor dgmr » quinta out 16, 2014 14:29

Em princípio será só a questão da carica e temperatura.
Mas também pode depender do tempo e temperatura que esteve no fermentador secundário. Quando se promove uma maturação mais prolongada no fermentador secundário é aconselhável fazer uma segunda inoculação de leveduras aquando priming/engarrafamento.

Quanto tempo esteve no fermentador secundário? E a que temperatura?

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » quinta out 16, 2014 14:44

A cerveja como a querias estará (a meu ver) comprometida, porem nem tudo é mau.

Acho que podes experimentar uma segunda carbonatação na garrafa.
Mede a densidade e,
Se tiver açúcar inocula leveduras (não tinhas leveduras)
Se não tiver açúcar volta a fazer o priming e adiciona leveduras à calda fria (a carica fechava mal)
Fecha tudo e espera.

2.ª alternativa
Bebe sem gás

Depois conta como foi.

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » quinta out 16, 2014 22:25

dgmr Escreveu:Em princípio será só a questão da carica e temperatura.
Mas também pode depender do tempo e temperatura que esteve no fermentador secundário. Quando se promove uma maturação mais prolongada no fermentador secundário é aconselhável fazer uma segunda inoculação de leveduras aquando priming/engarrafamento.

Quanto tempo esteve no fermentador secundário? E a que temperatura?

Pois, isto poderá então ser uma questão mais profunda do que eu pensava...
Desculpem o problema de newbie, mas eu não fiz fermentação secundária..... :oops: também julgo que não seja obrigatório fazê-la, ou estarei enganado?

Aquilo que fiz foi após as fervuras todas deixei no balde fermentador com as levedura durante uma semana a fermentar. Sim, esta cerveja fez apenas uma semana de fermentação apenas porque esteve durante 3 dias a borbulhar, mas após esse período parou por completo e decidi engarrafar.

O capsulador que usei julgo que seja o mais comum e usado por grande parte das pessoas:
http://oficinadacerveja.pt/products-pag ... 26-e-29mm/

Vou experimentar então medir a densidade, mas não percebi muito bem(Sorry, newbie again), com é que sei através da densidade se ainda hà açúcares ou não?

Obrigado mais uma vez.

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » quinta out 16, 2014 22:40

Quanto mais alta a densidade mais açúcares.

Antes do engarrafamento deve medir a densidade para ver se bate com a densidade final da receita. Se estiver acima deixas fermentar até atingir o valor ou não haver diminuição significativa.

Pelo que dizes o problema não foi falta de levedura.

Qual a densidade original e a actual?

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sábado out 18, 2014 11:27

Partindo do pressuposto que fermentou tudo inicialmente (não é obrigatório fazer secundário) e efectivamente era garrafas mal fechadas podes adicionar açúcar e voltar a fechar e ver se ganha gás

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » sábado out 18, 2014 16:41

ppedroso Escreveu:Viva!
A densidade final foi de 1.036.
A temperatura a que está armazenada é a temperatura ambiente ou seja entre 20 a 24 graus.
Ontem abri 1 outra garrafa e pareceu-me que estava um pouco melhor,mas não muito diferente....serà que devo esperar mais alguns dias para ganhar algum gás a mais?

Parece-me que está aqui o teu problema.
Por alguma razão as leveduras deixaram de fazer o seu trabalho. Provavelmente terão morrido ou ficado inativas.
1.036 é uma densidade demasiado alta para uma FG.
Por isso não terá havido refermentação em garrafa. Não havia quem fizesse esse trabalho...

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » sábado out 18, 2014 21:34

Hoje para medir a densidade actual da cerveja abri uma garrafa. Como não queria estar a gastar muita cerveja abri uma garrafa de 0,25cl (a única mini que tinha enchido) e acabei por ficar surpreendido porque saiu imenso gás...aliás, metade da cerveja saiu por fora mal abri garrafa.

Porque é que isto aconteceu? Foi porque o espaço como é menor, a cerveja carbonatou mais rapidamente?

Nota: a mini foi a última a encher, ou seja, foi cheia com a última parte do líquido que estava no balde fermentador. Será que a calda de açúcar que coloquei no balde fermentador ficou totalmente na base e não foi misturada e todo o açúcar acabou por ficar nas últimas garrafas que enchi?

Para responder às ultimas questões, a Densidade Final foi de 1.036. A Densidade Original foi de 1.046......sei que por estes indicadores por si só a "coisa" não correu bem, mas sinceramente acho que falhei na medição da Densidade Original, porque não deixei arrefecer o líquido para o densímetro medir correctamente a Densidade Original....(estamos sempre a aprender).

Neste momento medi a cerveja retirada da garrafa e está com uma densidade de 1.040.

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » domingo out 19, 2014 17:09

ppedroso Escreveu:Hoje para medir a densidade actual da cerveja abri uma garrafa. Como não queria estar a gastar muita cerveja abri uma garrafa de 0,25cl (a única mini que tinha enchido) e acabei por ficar surpreendido porque saiu imenso gás...aliás, metade da cerveja saiu por fora mal abri garrafa.

Porque é que isto aconteceu? Foi porque o espaço como é menor, a cerveja carbonatou mais rapidamente?

Nota: a mini foi a última a encher, ou seja, foi cheia com a última parte do líquido que estava no balde fermentador. Será que a calda de açúcar que coloquei no balde fermentador ficou totalmente na base e não foi misturada e todo o açúcar acabou por ficar nas últimas garrafas que enchi?

Para responder às ultimas questões, a Densidade Final foi de 1.036. A Densidade Original foi de 1.046......sei que por estes indicadores por si só a "coisa" não correu bem, mas sinceramente acho que falhei na medição da Densidade Original, porque não deixei arrefecer o líquido para o densímetro medir correctamente a Densidade Original....(estamos sempre a aprender).

Neste momento medi a cerveja retirada da garrafa e está com uma densidade de 1.040.

Inicialmente parece-me que o problema foi da levedura, DO de 1,046 e final de 1.036, claramente a levedura não fermentou tudo. Junta-lhe mais 8 gramas de açucar e tens uma quantidade enorme de matéria para fermentar na garrafa. Quanto tempo esteve a cerveja a fermentar no balde?

Porque razão as garrafas não ganharam gás? Ou não há levedura na garrafa ou as caricas estão a deixar sair o gás.

Porque razão a garrafa de mini tinha gás? Nessa garrafa a carica pode estar bem colocada. Também podem todas as caricas estarem ok e o problema ser da levedura, no caso da mini tiveste alguma infecção que esteve a fermentar o açúcar.

jorgeft
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 03, 2014 9:29

Mensagempor jorgeft » segunda nov 03, 2014 9:58

Quando se fala em fermentações terminadas tem por base as densidades e nunca o borbulhador deitar "bolhinhas" ou não, isso é meio caminho andando para teres sérios problemas com as garrafas.
O Segundário não é obrigatório nem essencial, depende muito de estilo para estilo e a finalidade como aspecto e ou sabor, existe uma grande discussão em relação a isso.
Se a garrafa estava mal selada deves também ter exposto a cerveja e provavelmente a esta hora já está contaminada/oxidada.

Se te posso deixar um concelho, digo-te para esperares e teres calma no homebrewing a paciência é uma virtude (custa eu sei, já fiz asneira por ter a mania das pressas).

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » segunda nov 03, 2014 14:57

Pois,realmente chego à conclusão que a fermentação não correu bem. Além de ter borbulhado apenas2 a 3 dias,é como dizes: a densidade é que diga quando a fermentação está finalizada e acho que foi ai que falhei,ou seja,quando parou de borbulhar,assumi que a fermentação tinha parado e não reflecti se a densidade que tinha após ter aberto o Balde fermentador era a correcta. Se tivesse analisado as coisas dessa forma,devia ter voltado a colocar mais levedura para reactivar a fermentação e assim aumentar a densidade.

Bom,estamos sempre a aprender.

Obrigado a todos pelas dicas.

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » segunda nov 03, 2014 20:23

Queres dizer para diminuir a densidade.

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » segunda nov 03, 2014 20:25

Queres dizer para diminuir a densidade.

Mas afinal o que acabaste por fazer?

Que tal ficou a cerveja?

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » segunda nov 03, 2014 22:32

dgmr Escreveu:Queres dizer para diminuir a densidade.

Mas afinal o que acabaste por fazer?

Que tal ficou a cerveja?

Ehehe, sim, para diminuir a densidade!

Acabei por não fazer nada,achei que se desse mais algum tempo, a cerveja poderia ficar melhor, neste caso, acho que com mais gás. Por isso deixei ficar na garrafa até agora. É que a cerveja está com bom sabor, e parece ter álcool. Mas como não tem gás acaba por ser um bocado intragável.

Sendo assim, acho que a vou usar basicamente para aprender a melhorar as minhas produções futuras e claro, tenho-a usado para fazer umas recitas, nomeadamente uma panacotta de cerveja, daqui :D

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » domingo dez 14, 2014 8:25

ppedroso Escreveu:Pois,realmente chego à conclusão que a fermentação não correu bem. Além de ter borbulhado apenas2 a 3 dias,é como dizes: a densidade é que diga quando a fermentação está finalizada e acho que foi ai que falhei,ou seja,quando parou de borbulhar,assumi que a fermentação tinha parado e não reflecti se a densidade que tinha após ter aberto o Balde fermentador era a correcta. Se tivesse analisado as coisas dessa forma,devia ter voltado a colocar mais levedura para reactivar a fermentação e assim aumentar a densidade.

Bom,estamos sempre a aprender.

Obrigado a todos pelas dicas.

Há muita coisa a acontecer para além da produção de álcool e CO2, é importante deixar a levedura em contacto com a cerveja mais tempo. Usa o método que se fala por aqui de 1 semana + 2 semanas + 3 semanas na garrafa. Há muitos sub produtos da fermentação com mau sabor que acabam por desaparecer se deixares a cerveja mais tempo no fermentador. A transfega ao fim de uma semana é para evitar que a levedura no fundo do balde morra e liberte as suas entranhas para a cerveja.

Eu já fiz uns 3 kits acho eu e nunca tive problemas, mas já ouvi dizer que ás vezes a levedura que vem nos kits não é grande coisa e pode não estar nas melhores condições.

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » sábado abr 11, 2015 18:59

Olá a todos!
Venho "desenterrar" este tópico porque voltei a ter o mesmo problema referido anteriormente:

Ou seja, nas 3 últimas cervejas que produzi, tem acontecido algumas garrafas estarem claramente sem gás e outras da mesma produção, mal as abro quase que explodem de tanto gás que têm é praticamente perco toda a cerveja dessas garrafas.

Nota-se claramente que o açúcar foi mal distribuído durante o engarrafamento. O que não entendo é o porquê disto estar a acontecer. O processo que uso para engarrafar é o normal, ou seja meto dentro dum balde a solução de açúcar dissolvida em água esó depois passo com a mangueira do sifão encostada à base do balde a cerveja fermentada, de forma a diminuir a oxidação e a misturar o açúcar com a cerveja. Depois disso e novamente com o sifão, vou passando a cerveja para cada garrafa.

Será que este processo não é o melhor?existe outro? Será que devo com uma colher sanificada mexer tudo após a mistura do açúcar com a cerveja?

Já pensei também que algumas garrafas estivessem contaminadas e por isso algumas pudessem dar este resultado. Mas não acredito que seja essa a razão, porque a última produção que fiz, engarrafei em garrafas novas e que nunca foram usadas (e sim, claro que as sanitizei na mesma).

Alguém me dá ajuda para produções futuras? E já agora, há alguma forma de poder ainda corrigir as cervejas que tenho com este problema?

Obrigado!

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » domingo abr 12, 2015 8:52

Eu ponho a solução com o açúcar directamente no fermentador e começo logo a trânsfega com o sifão. Nunca tive problemas...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo abr 12, 2015 11:04

Realmente é estranho...

Eu também ponho a "solução" directamente no fermentador, e depois utilizo o sifão para passar tudo para o balde de engarrafamento.
Será que estas a utilizar a quantidade adequada de açúcar?

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda abr 13, 2015 12:05

bem aquilo que te vou recomendar é para tentares eliminar possibilidades:
colocas a calda no balde e colocas a cerveja por cima (via sifão)
enches as garrafas e depois colocas metade na tua zona normal de refermentação
a outra metade coloca noutro local escuro.

Depois abres 1 garrafa de cada local ao mesmo tempo

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » segunda abr 13, 2015 13:53

goaman Escreveu:Realmente é estranho...

Será que estas a utilizar a quantidade adequada de açúcar?

Sim, em princípio sim!

Para uma Tripel de 25litros meti 7gramas de açúcar amarelo por litro, ou seja, 175gramas.

Para uma Milk Stout de 20litros meti 6gramas de açúcar amarelo por litro, ou seja, 120gr.

Acho que está correcto, não?

Vou tentar da próxima vez seguir o conselho do nogueiraf, mas o meu problema agora é que tenho sempre receio de ter uma bomba nas mãos, porque não consigo distinguir quais as çervjas com muito gás ou pouco gás, o que convenhamos, para oferecer a amigos não é uma grande prenda...lol

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » segunda abr 13, 2015 16:14

ppedroso Escreveu:Para uma Tripel de 25litros meti 7gramas de açúcar amarelo por litro, ou seja, 175gramas.

Para uma Milk Stout de 20litros meti 6gramas de açúcar amarelo por litro, ou seja, 120gr.

Acho que está correcto, não?

Aplicando as regras do BJCP...

Uma Tripel deve ter entre 1.9 a 2.4 volumes de CO2. Utilizando um valor (mais ou menos) intermédio (2.2 vol.) e imaginando que a fermentação ocorreu a uma média de 20ºC, a quantidade de açúcar para 25 litros seria 116 gramas.

Uma Milk Stout deve ter entre 2.0 a 2.4 volumes de CO2. Utilizando outra vez um valor intermédio (2.2 vol.) e imaginando que a fermentação ocorreu a uma média de 20ºC, a quantidade de açúcar, desta vez para 20 litros seria cerca de 96 gramas.

Partindo do principio que não me enganei nas contas, meteste açúcar a mais e acho que se encontrou o problema.

Para calcular o priming, utilizo ESTE calculador online. Outra coisa que faço é ferver o açúcar com 3x a quantidade de água, antes de arrefeçer a solução e adicionar ao balde.

Espero ter ajudado.

LuisT76
Beer Hunter
Registado: domingo mai 05, 2013 9:12

Mensagempor LuisT76 » segunda abr 13, 2015 17:40

ppedroso Escreveu:Olá a todos!
Venho "desenterrar" este tópico porque voltei a ter o mesmo problema referido anteriormente:

Ou seja, nas 3 últimas cervejas que produzi, tem acontecido algumas garrafas estarem claramente sem gás e outras da mesma produção, mal as abro quase que explodem de tanto gás que têm é praticamente perco toda a cerveja dessas garrafas.

Nota-se claramente que o açúcar foi mal distribuído durante o engarrafamento. O que não entendo é o porquê disto estar a acontecer. O processo que uso para engarrafar é o normal, ou seja meto dentro dum balde a solução de açúcar dissolvida em água esó depois passo com a mangueira do sifão encostada à base do balde a cerveja fermentada, de forma a diminuir a oxidação e a misturar o açúcar com a cerveja. Depois disso e novamente com o sifão, vou passando a cerveja para cada garrafa.

Será que este processo não é o melhor?existe outro? Será que devo com uma colher sanificada mexer tudo após a mistura do açúcar com a cerveja?

Já pensei também que algumas garrafas estivessem contaminadas e por isso algumas pudessem dar este resultado. Mas não acredito que seja essa a razão, porque a última produção que fiz, engarrafei em garrafas novas e que nunca foram usadas (e sim, claro que as sanitizei na mesma).

Alguém me dá ajuda para produções futuras? E já agora, há alguma forma de poder ainda corrigir as cervejas que tenho com este problema?

Obrigado!

Uma pergunta "out of the box":

Tu que garrafas usas?

Por acaso naquelas que ficam sem gás, não estarás a usar aquelas de deitar fora que são um desastre para caricar?

Eu só uso aquelas de "gola alta" que têm tara, pois as outras para além de nunca ficarem bem fechadas, são um perigo porque são menos resistentes que as outras (por algum motivo não têm tara) e são mais susceptíveis de rebentar.

cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Mensagempor cervejeiroanonimo » segunda abr 13, 2015 18:10

tive um problema parecida a uns tempos

e abri as garrafas e meti levedura tens e de ter balança digital das boas porque só leva 0.01g por garrafa de 75 cl

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » quarta abr 15, 2015 13:18

goaman Escreveu:
ppedroso Escreveu:

Partindo do principio que não me enganei nas contas, meteste açúcar a mais e acho que se encontrou o problema.

Para calcular o priming, utilizo ESTE calculador online. Outra coisa que faço é ferver o açúcar com 3x a quantidade de água, antes de arrefeçer a solução e adicionar ao balde.

Espero ter ajudado.

Obrigado pelas dicas. Poderá ser uma razão e posso realmente ter errado nisso, mas julgo que mesmo assim não iria explicar porque é numas garrafas tem muito gás e noutras pouco gás.
Ou seja, se o facto de ter metido açúcar a mais fosse a razão, à partida todas as garrafas teriam muito gás, e não é isso que acontece.

De qualquer modo, vou começar a usar esse calculador para fazer o priming.

Obrigado,

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » quarta abr 15, 2015 13:21

LuisT76 Escreveu:

Tu que garrafas usas?

Por acaso naquelas que ficam sem gás, não estarás a usar aquelas de deitar fora que são um desastre para caricar?

Eu só uso aquelas de "gola alta" que têm tara, pois as outras para além de nunca ficarem bem fechadas, são um perigo porque são menos resistentes que as outras (por algum motivo não têm tara) e são mais susceptíveis de rebentar.

Eu uso garrafas normais, de long neck ou gola alta, como preferires. E sem tara, claro. Inclusivé as últimas que engarrafei foi com garrafas compradas na loja da cerveja artesanal.

LuisT76
Beer Hunter
Registado: domingo mai 05, 2013 9:12

Mensagempor LuisT76 » quarta abr 15, 2015 14:05

ppedroso Escreveu:
LuisT76 Escreveu:

Tu que garrafas usas?

Eu uso garrafas normais, de long neck ou gola alta, como preferires. E sem tara, claro. Inclusivé as últimas que engarrafei foi com garrafas compradas na loja da cerveja artesanal.

Quando me refiro a "gola" alta não é ao pescoço da garrafa, mas sim à parte superior da mesma. Vê o ficheiro em anexo: à esquerda uma garrafa sem tara e à direita uma com tara. Eu nunca uso as primeiras, pois acontece-me diversas vezes ficarem mal fechadas e perderem o gás.
Anexos
Sem Título.jpg
Sem Título.jpg (32.48 KiB) Visto 7644 vezes

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes