água no malte ou malte na água?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
J.V
O que é uma cerveja?
Registado: terça nov 18, 2014 13:01

água no malte ou malte na água?

Mensagempor J.V » domingo jan 25, 2015 14:19

Boas . Tenho lido que se deve adicionar a água ao malte mas também já vi profissionais a juntar o malte à água. Alguém tem alguma ideia clara e "definitiva" sobre isto ou a diferença não é significativa?

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re: água no malte ou malte na água?

Mensagempor seriuskiller » domingo jan 25, 2015 18:58

Acho que não faz grande diferença, é uma questão de o que der mais jeito face ao material que tens. Se tiver uma geleira deito lá o malte e depois a água à temperatura que quero, numa panela eléctrica ou BIAB, primeiro aqueço a água até ao ponto que quero e depois junto o malte. Acho que quem "chegou primeiro" ao recipiente não é importante. A única coisa que sei é que se for para tratar a água com algum ácido se deve juntar o ácido à agua, mas por razões de segurança, se houver um salpico é de água e não de ácido concentrado.

A única questão que vejo é que se quiseres por exemplo ir logo para os 68 ou 69 graus a água terá de estar a uma temperatura mais elevada, para compensar a baixa temperatura do malte o que pode talvez danificar as enzimas, nesse caso juntar a água ao malte é capaz de ser um choque menor, porque a temperatura não aumenta assim tão rapidamente.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes