Há ma questão que já não é a 1ª vez que acontece. Não atinjo a densidade final esperada. No BJCP a densidade final de uma Russian Imperial Stout varia entre os 1.018 e 1.030 e passadas 2 semanas obtenho 1.032 após uma densidade original de 1.088. Deixei mais uma semanita e manteve-se os 1.032. A levedura utilizada foi fermentis S-33 e a temperatura de fermentação variou entre os 16-20ºC. A que se deve esta densidade? Levedura não indicada? Poucos açucares para fermentar?
Em desabafo, correu mal outra situação. Enganei-me nas contas... sim é estupido mas enganei-me e coloquei cerca de 10gr de açucar para o engarrafamento... deve sair explosiva

Depois para finalizar tinha intenção de engarrafar 48garrafas de .33l e o restante em garrafas de 0.75l e é então que surge algo que me tirou do sério. O capsulador não aperta as capsulas bem e na tentativa de forçar para que ficassem bem colocadas parto 3 garrafas, destruo mais umas 15 cápsulas e após 15garrafas cheias de .33l cheias desisto e engarrafo o resto em garrafas de 0.75l... Hoje foi um dia "não". Foi a forma de perceber que o barato sai caro...
Não desisto e já me preparo para tentar uma IPA