Russian Imperial Stout

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
NFernandes
Bebedor de minis!
Registado: domingo jan 12, 2014 21:52

Russian Imperial Stout

Mensagempor NFernandes » terça fev 10, 2015 23:42

Uma produção que correu bastante mal. Está engarrafada e não sei o que sairá.

Há ma questão que já não é a 1ª vez que acontece. Não atinjo a densidade final esperada. No BJCP a densidade final de uma Russian Imperial Stout varia entre os 1.018 e 1.030 e passadas 2 semanas obtenho 1.032 após uma densidade original de 1.088. Deixei mais uma semanita e manteve-se os 1.032. A levedura utilizada foi fermentis S-33 e a temperatura de fermentação variou entre os 16-20ºC. A que se deve esta densidade? Levedura não indicada? Poucos açucares para fermentar?

Em desabafo, correu mal outra situação. Enganei-me nas contas... sim é estupido mas enganei-me e coloquei cerca de 10gr de açucar para o engarrafamento... deve sair explosiva :lol: .

Depois para finalizar tinha intenção de engarrafar 48garrafas de .33l e o restante em garrafas de 0.75l e é então que surge algo que me tirou do sério. O capsulador não aperta as capsulas bem e na tentativa de forçar para que ficassem bem colocadas parto 3 garrafas, destruo mais umas 15 cápsulas e após 15garrafas cheias de .33l cheias desisto e engarrafo o resto em garrafas de 0.75l... Hoje foi um dia "não". Foi a forma de perceber que o barato sai caro...

Não desisto e já me preparo para tentar uma IPA :D

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: Russian Imperial Stout

Mensagempor goaman » quarta fev 11, 2015 0:09

Felizmente ainda não tive contratempos desse género, mas só acontece a quem mete a "mão na massa"!!!! Há que encarar como aprendizagem!

Quanto á minha opinião.
Acerca da gravidade final não atingida podem ter sido vários factores. A temperatura ter estado um pouco baixa não é, porque essa levedura funciona entre os 12-25°C e idealmente entre 15-20°C. Pode ter sido é pouca levedura para um lote com uma gravidade tão alta. Provavelmente eu tinha la metido 2 pacotes. Poucos açucares não pode ser, porque como a medição indica, eles estão lá.

Se não estou em erro, um pacote dessa levedura daria até gravidades de 18°P (1,072), dai que eu teria posto 2.

Meteste 10gr de açúcar por litro, ou 10gr no lote todo???

NFernandes
Bebedor de minis!

Mensagempor NFernandes » quarta fev 11, 2015 20:33

Sim, foi uma aprendizagem... agora vou ter de comprar dois, para ter um de reserva.
coloquei 10gr. por litro... se houver alguma cápsula mal apertada, de certeza que vai saltar.

obrigado

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » sexta fev 13, 2015 0:31

A que temperatura fizeste o mash? Se fizeste a temperaturas demasiado altas, podes ter criado açúcares não fermentáveis.
A S-33 tem também uma atenuação relativamente baixa (+- 70%).

Tiveste uma atenuação de 64% o que, com açúcares não fermentáveis além do que foi dito pelo goaman (pouca levedura para um lote "grande") podem ter levado a essa densidade final....

Relativamente ao excesso de carbonatação, daqui a 3 semanas começa a abrir uma e vê os resultados :)

NFernandes
Bebedor de minis!

Mensagempor NFernandes » sexta fev 13, 2015 16:14

A temperatura do mash foi de 66°C... mais coisa menos coisa. então deduzo que estou a fazer o mash a temperaturas altas. obrigado
HAMR como chegaste ao valor de 64% de atenuação?

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » sexta fev 13, 2015 20:17

65ºC - 67ºC é a temperatura habitual, pelo que não deve ter sido por aí.
Se tivesses feito um mash a 69ºC-70ºC, aí sim, penso que seria relevante.
Acredito que tenha sido levedura "curta" para uma cerveja desse "tamanho"...

Atenuação = (SG - FG) / (SG - 1)

NFernandes
Bebedor de minis!

Mensagempor NFernandes » sábado fev 14, 2015 22:20

Obrigado.
Já aprendi mais umas coisas. Thanks

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça fev 17, 2015 11:19

Pode ser muita coisa, tal como uma leitura mal feita sem as devidas correcções. Também os maltes que usas podem levar a mais açucares não fermentáveis. Pela diferença que é não vai ficar mal por isso.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes