Bom dia colegas cervejeiros, tenho uma pequena dúvida.
Estou a fazer uma produção de 200 litros weissbier e estou a usar 120 gramas de levedura. Não será muito?
Levedura
Re: Levedura
http://www.mrmalty.com/calc/calc.html - aí consegues calcular o valor da inoculação necessária
- Nucleum
- Beer Expert
- Registado: terça mai 06, 2014 2:35
- Untappd: Nucleum
para uma weissbier ajuda ter levedura liquida, ela produz muitos mais aromas... se for possivel...
Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
- goaman
- Amnesia Brewery
- Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
- Untappd: Goaman
- Contacto:
Nucleum Escreveu:para uma weissbier ajuda ter levedura liquida, ela produz muitos mais aromas... se for possivel...
Dizer isto é pouco... é uma diferença abismal!!!

- pedro.m.reis
- BeerMaster
- Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
- Contacto:
Concordo com o Rui no sentido que uma levedura líquida não tem nada a ver com qualquer levedura de "pacote"... Já experimentei várias e simplesmente não é a mesma coisa.
Agora, para 200L há que se fazer um starter jeitoso se for uma levedura líquida... uns 20L talvez?? Só fazendo contas.
Para usar uma levedura liofilizada, tipicamente são 0,5-1 gr / L de mosto logo 120gr parece-me adequado... Mas tou a falar de cor, nunca fiz nada do género
.
Agora, para 200L há que se fazer um starter jeitoso se for uma levedura líquida... uns 20L talvez?? Só fazendo contas.
Para usar uma levedura liofilizada, tipicamente são 0,5-1 gr / L de mosto logo 120gr parece-me adequado... Mas tou a falar de cor, nunca fiz nada do género

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.
Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
In wine wisdom,
In water bacteria.
Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
- Nucleum
- Beer Expert
- Registado: terça mai 06, 2014 2:35
- Untappd: Nucleum
pedro.m.reis Escreveu:Concordo com o Rui no sentido que uma levedura líquida não tem nada a ver com qualquer levedura de "pacote"... Já experimentei várias e simplesmente não é a mesma coisa.
Para usar uma levedura liofilizada, tipicamente são 0,5-1 gr / L de mosto logo 120gr parece-me adequado... Mas tou a falar de cor, nunca fiz nada do género.
O fabricante costuma dizer o volume medio a fazer com as 500 gramas dos pacotes. É so fazer uma estimativa e por um pouco mais se for uma cerveja com SG elevada
quanto as contas para starters, e puxando a brasa para a minha sardinha:
http://www.cerveja-magazine.pt/2015/04/ ... o-starter/
Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante