àgua a menos na cerveja

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
flipe5
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 19, 2015 21:37
Contacto:

àgua a menos na cerveja

Mensagempor flipe5 » sábado mai 02, 2015 2:09

Boa noite pessoal,

Sou relativamente novo por aqui e depois de bisbilhotar muito aqui pelo forum decidi fazer a minha primeira cerveja. Achava eu que estava já estava preparado depois de ter lido alguns tópicos do forum e alguns blogs mas saiu-me o tiro pela culatra.

Optei obviamente pelos kits e escolhi para primeira cerveja a pils, receita para 20 Litros com a adição de 1 kg extracto de malte.

Fiz tudo como as instruções. Nada de complicações. Nas instruções indicava primeiramente para usar 1L de água morna para lavar a lata com o malte. Depois para adicionar mais 2 Litros com o açúcar dissolvido, Mais 150ml com a levedura e por fim adicionar a água que esta na tabela de água e açucar das instruções e que indicava 16L. Ao ver essa tabela pensei eu que os 16 Litros fossem a água total a adicionar na cerveja toda. Então o que fiz foi adicionar 16L-1L-2L=13L achando eu que os restantes 4L estariam no malte inicial + o extracto de malte. A 1º fermentação foi feito num balde sem escala e sem torneira. Só agora ao fim de 8 dias da primeira transfega para o 2º balde (que este sim já tem escala e torneira) me apercebi que o nível está a 16 Litros e que falta água. E agora? É grave?

A minha questão é: Posso adicionar os 3 Litros de água que faltam agora passados 8 dias de fermentação? Que devo fazer?

Cumprimentos
Filipe Ferreira

cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Re: àgua a menos na cerveja

Mensagempor cervejeiroanonimo » sábado mai 02, 2015 8:43

flipe5 Escreveu:Boa noite pessoal,

Sou relativamente novo por aqui e depois de bisbilhotar muito aqui pelo forum decidi fazer a minha primeira cerveja. Achava eu que estava já estava preparado depois de ter lido alguns tópicos do forum e alguns blogs mas saiu-me o tiro pela culatra.

Optei obviamente pelos kits e escolhi para primeira cerveja a pils, receita para 20 Litros com a adição de 1 kg extracto de malte.

Fiz tudo como as instruções. Nada de complicações. Nas instruções indicava primeiramente para usar 1L de água morna para lavar a lata com o malte. Depois para adicionar mais 2 Litros com o açúcar dissolvido, Mais 150ml com a levedura e por fim adicionar a água que esta na tabela de água e açucar das instruções e que indicava 16L. Ao ver essa tabela pensei eu que os 16 Litros fossem a água total a adicionar na cerveja toda. Então o que fiz foi adicionar 16L-1L-2L=13L achando eu que os restantes 4L estariam no malte inicial + o extracto de malte. A 1º fermentação foi feito num balde sem escala e sem torneira. Só agora ao fim de 8 dias da primeira transfega para o 2º balde (que este sim já tem escala e torneira) me apercebi que o nível está a 16 Litros e que falta água. E agora? É grave?

A minha questão é: Posso adicionar os 3 Litros de água que faltam agora passados 8 dias de fermentação? Que devo fazer?

Cumprimentos
Filipe Ferreira

nao juntes mais agua vais ficar com uma boa cerveja menos quantidade nao a problema

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda mai 04, 2015 15:15

flipe5 em primeiro lugar pedia-te para fazeres a tua apresentação aqui

Não existe problema, o que vai acontecer é que a tua cerveja vai ficar mais forte e com maior sabor do que seria normal para o kit :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
flipe5
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor flipe5 » segunda mai 04, 2015 17:44

nogueiraf Escreveu:flipe5 em primeiro lugar pedia-te para fazeres a tua apresentação aqui

Não existe problema, o que vai acontecer é que a tua cerveja vai ficar mais forte e com maior sabor do que seria normal para o kit :):)

Apresentação feita ;)

A densidade inicial foi +/- a esperada. Medi cerca de 1.0415. Já fiz a transfega para clarificação num segundo balde. Pareceu-me que a cerveja estava muito escura e turva. Devo prolongar o tempo de clarificação devido a este percalço? Estava a pensar deixar entre 8 dias a 10 dias.

Obrigado pelas dicas.

Cumprimentos

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça mai 05, 2015 16:16

Não ela vai sempre ficar mais escura do que o esperado visto teres feito uma quantidade menor

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
flipe5
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor flipe5 » quinta jun 25, 2015 17:02

Boas Pessoal,

ao fim de algumas semanas e depois de todos os processos de clarificação, maturação e etc, a cerveja ficou boa. E já foi aprovada pelo nosso amigo André Nader que provou e gostou bastante. Ficou surpreendido por ser uma cerveja de kit ;) De facto a falta daqueles 3L de água não prejudicou em nada e até poderá talvez ter melhorado o sabor dela. Fica o feedback para caso aconteça a mais alguém. Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes