Arrefecimento do mosto!! Rapido?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Arrefecimento do mosto!! Rapido?

Mensagempor rxaves » quinta mai 07, 2015 1:39

Boas, fiz a minha primeira AG e depois de ter todos os passos mais ou menos entenidos, tudo correu dentro do normal (axo eu)... apesar de um pequeno contratempo na filtragem pois usei um filtro feito em casa ao estilo "bazooka" e acabou por nao resultar, mas como tinha um saco filtrante la me desenrrasquei de outras maneras...
A pergunta que vos quero fazer é em relação ao Arrefecimento do Mosto!
Temos de baixar a teperatura para cerca de 20º o mais rapido possivel, a minha duvida é quanto tempo aproximado é o "mais rapido possivel", pois eu tranferi o mosto para um balde fermentador e mergulhei o num balde maior com Agua + Gelo + Sal (o gelo foi bastante mesmo)... apesar de nao ter os timings apontados cerca de 40 minutos depois o mosto ainda tava a 35 40º e com a agua do balde a uns 11º....

Eram 20 litros de mosto!? quanto tempo se consideraria "o mais rapido possivel" neste caso?

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Re: Arrefecimento do mosto!! Rapido?

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta mai 07, 2015 8:05

rxaves Escreveu:Boas, fiz a minha primeira AG e depois de ter todos os passos mais ou menos entenidos, tudo correu dentro do normal (axo eu)... apesar de um pequeno contratempo na filtragem pois usei um filtro feito em casa ao estilo "bazooka" e acabou por nao resultar, mas como tinha um saco filtrante la me desenrrasquei de outras maneras...
A pergunta que vos quero fazer é em relação ao Arrefecimento do Mosto!
Temos de baixar a teperatura para cerca de 20º o mais rapido possivel, a minha duvida é quanto tempo aproximado é o "mais rapido possivel", pois eu tranferi o mosto para um balde fermentador e mergulhei o num balde maior com Agua + Gelo + Sal (o gelo foi bastante mesmo)... apesar de nao ter os timings apontados cerca de 40 minutos depois o mosto ainda tava a 35 40º e com a agua do balde a uns 11º....

Eram 20 litros de mosto!? quanto tempo se consideraria "o mais rapido possivel" neste caso?

a mim anda a demorar cerca de 50 minutos também 20 litros não deve influenciar muito o tempo de arrefecimento penso eu

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » quinta mai 07, 2015 9:50

Segundo o que li (sem experiência prática, porque a minha primeira AG ainda está a fermentar), um arrefecimento considerado bom é se conseguires fazê-lo até 30 min. Mas também se demorares mais não acho que seja mau, penso que o problema vai ser meramente estético. Eu também tive esse problema, e ando meio "preocupado" com o facto da minha cerveja poder sair muito turva. Estou a pensar agora na etapa final da fermentação em fazer um cold-crash, ou seja, imediatamente antes de engarrafar (certificando-me que a fermentação está completa) meto-a no frigorífico uns dois dias no mínimo com a temperatura entre 0º e 5º com uma solução de gelatina sem cor e sem sabor para assentar algumas proteínas em suspensão. Mais uma vez alerto que não tenho experiência prática, só estou a tentar ajudar com base no que leio. :)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » quinta mai 07, 2015 10:56

Keep it simple Pedro...
é a tua 1ª cerveja e estas a por tantas variantes que podem correr menos bem, que depois não vais saber qual afectou em quê a tua cerveja. As primeiras cervejas devem ser o mais simples possíveis para se treinar todo o processo, consolidar técnicas de limpeza, etc.

Mais tarde vais perceber o porque de eu ter escrito isto...

Abraço e boa sorte.

Quanto ao arrefecimento, quanto mais demorar, mais existe risco de contaminação. Eu consigo arrefecer em cerca de 15 a 20 minutos 20L de mosto.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta mai 07, 2015 11:09

goaman Escreveu:Keep it simple Pedro...
é a tua 1ª cerveja e estas a por tantas variantes que podem correr menos bem, que depois não vais saber qual afectou em quê a tua cerveja. As primeiras cervejas devem ser o mais simples possíveis para se treinar todo o processo, consolidar técnicas de limpeza, etc.

Mais tarde vais perceber o porque de eu ter escrito isto...

Abraço e boa sorte.

Quanto ao arrefecimento, quanto mais demorar, mais existe risco de contaminação. Eu consigo arrefecer em cerca de 15 a 20 minutos 20L de mosto.

Vou seguir o conselho. Queria que saísse logo uma "pomada" boa, daí estar preocupado em melhorá-la. :D
Achas o dry hopping também muito ambicioso para a minha fase? Digo isto, porque li que o lúpulo tem algumas propriedades que faz com que seja dificilmente contaminado, ou seja, deve haver pouco risco nesse passo.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » quinta mai 07, 2015 11:11

Sim, não deve haver problema em relação a contaminação, até porque já existe álcool na equação.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta mai 07, 2015 11:16

goaman Escreveu:Sim, não deve haver problema em relação a contaminação, até porque já existe álcool na equação.

Thanks! :):) Abraço!

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Mensagempor rxaves » quinta mai 07, 2015 13:21

Obrigado pelas respostas, fico mais descansadp... espero bem que a minha primeira AG nao contamine ia ser uma grande desilusão :(

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta mai 07, 2015 14:22

Se tiveste cuidado com a limpeza e sanitização, vai correr tudo bem! Evitar abrir muitas vezes já é um bom começo para prevenir isso! :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta mai 07, 2015 14:57

Relaxem ambos!!!
Se é a primeira cerveja que fazem e ainda por cima AG façam o mais simples possível e se ficar bebível EXCELENTE!!!!

A malta não anda a carregar na tecla do mantenham simples porque sim, é que se não sair bem, é normal tentar procurar o que correu mal, e se colocam muitas variáveis é impossível saber o que foi :):)

Com o meu chiller 20L demoram cerca de 20:00 a chegar aos 20 e poucos graus

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta mai 07, 2015 17:10

já fiz bastantes cervejas de grão e com o meu tempo de arrefecimento a variar de 40 a 50 min nunca tive contaminação e quanto a ficar mais turva e possível mas pouco se nota

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça ago 25, 2015 10:03

Eu uso uma serpentina de arrefecimento em inox e é bastante rápido, tipo 15 minutos. Para acelerar ainda mais, faço a cerveja de forma a ficar um pouco mais densa que o desejado e no fim despejo 1,5L de água bem gelada, de forma a arrefecer mais rápido ainda.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quarta ago 26, 2015 10:21

seriuskiller Escreveu:Eu uso uma serpentina de arrefecimento em inox e é bastante rápido, tipo 15 minutos. Para acelerar ainda mais, faço a cerveja de forma a ficar um pouco mais densa que o desejado e no fim despejo 1,5L de água bem gelada, de forma a arrefecer mais rápido ainda.

Isso é altamente! Esse método tem alguma contrapartida que se saiba?

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quinta ago 27, 2015 10:05

pedrovieira41 Escreveu:
seriuskiller Escreveu:Eu uso uma serpentina de arrefecimento em inox e é bastante rápido, tipo 15 minutos. Para acelerar ainda mais, faço a cerveja de forma a ficar um pouco mais densa que o desejado e no fim despejo 1,5L de água bem gelada, de forma a arrefecer mais rápido ainda.

Isso é altamente! Esse método tem alguma contrapartida que se saiba?

Na industria faz-se assim, o mosto na fervura é mais denso e depois é diluído em água, por questões de economia de energia. A única contrapartida que me lembro é que a extracção dos ácidos do lúpulo não vão ser tão bons, mas nada que deitar umas gramas a mais não resolva. Normalmente meto uma garrafa de água de 1,5L nova e fechada no congelador, quando estou nos últimos 20 minutos da fervura. Depois quando estou a arrefecer e sinto que a cerveja já está quase à temperatura ambiente (coloco a mão na mangueira de retorno da água de arrefecimento e na panela) abro a garrafa e despejo para a panela com cuidado (pela parede da panela) para não remexer os detritos no fundo. Espero mais uns minutos e envio para o fermentador.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes