JABT Escreveu:Boas.
Já recebi o material e sábado é o dia D
Tenho uma dúvida. Como faço para higienizar o balde e a colher de cervejeiro? Encho o balde de desinfetante? 30 litros? Coloco apenas alguns litros (5, por ex.) tapo-o e rodo-o? Neste caso o tempo de contacto com o desinfetante é suficiente? Pego num pano e lavo o balde com o desinfetante? Aplico esta mesma técnica para a colher? Ou há outra forma de o fazer?
Gostaria de começar a abrir garrafas a partir de 5 de julho. Que acham deste plano (relembro que é uma Brewferm Wheatbeer):
30/mai - Elaboração;
10/jun - Transfega para 2ª fermentação;
14/jun - Engarrafamento;
5/jul - Primeira prova.
Como é óbvio o plano depende da velocidade de fermentação (espero que esta se faça a cerca de 22%), pois o engarrafamento só será feito dia 14/jun se tiver atingido a densidade final prevista.
Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.
Eu a higienização faço com cerca de 5 litros no balde, agua morna e chemiproOxi, coloco no balde com tampa e de tempos em tempo dou uma mexidela por todo o balde (agito o balde de 5 em 5 minutos durante pelo menos meia hora) e em kits sempre tive boas cervejas... se por acaso usas starsan pulverizas todo o balde de 2 em 2 minutos varias vezes e depois deixas secar...
Atenção convem lavares o balde com um pano ou esponja previamente, com agua e qualquer detergente neutro sem cheiros ou entao o liquido da loiça serve mas passa sempre umas boas vezes por agua limpa senao corres o risco de deixar sabores extranhos ou cheiros na cerveja...
Limpeza com sabao neutro e Pano ou exponja (nada de esfergões ou objectos que risquem o balde, Chemipro Oxi em 2 a 5 litros de agua (depende tambem da quantidade de chemipro que compraste) colocas borbulhados na agua com tampa fechas o balde e agitas varias vezes durante uns 20 minutos30/mai - Elaboração;
10/jun - Transfega para 2ª fermentação;
14/jun - Engarrafamento;
5/jul - Primeira prova.
Vais aguentar???? É a tua primeira cerveja!Simplifica um pouco, eu o ultimo que fiz foi algo do genero:
1º dia de manha- Elaboração ( a noite ja fermentava)
8º dia - Verifiquei densidade e como estava em 1008 fiz a transfega para outro fermentador temperatura mais baixa possivel (faço apenas para clarificar a cerveja)
12º dia - Engarrafaei deixei garrafas a temperatura ambiente
16º dia - Abri uma para ver se tava a carbonatar embora nao tenha a carbonatação normal ja da para ter uma noção se ta a correr bem (ponho sempre 3 ou 4 garrafas de 20cl (tipo mini) para testar), como ja tava com uma carbonatação aceitavel para 4 dias, coloquei todas no frigorifico.
25º dia - Abri a 1º e tava excelente...
Penso que tu podes saltar o passo de transfega e fazer algo do genero:
30/mai - Elaboração;
6/7 jun - se a fermentação ja tiver quase nula e a densidade nos 1008 ou até 1010 egarrafar e deixar garrafas a temp. ambiente;
13/jun - garrafas no frigorifico;
> 24/jun - Primeira prova.
Teras uma boa cerveja apenas um pouco mais turva, tudo depende da paciencia que tenhas, eu pelo menos recordo me que no primeiro kit paasava a vida a lhar para o borbulhador, a cada passo media densidades (era uma mini que estragava cada vez que o fazia)... só na 2ª vez tive a paciencia de esperar e fazer tudo direitinho... Penso que o importante para a primeira cerveja é perceber tosos os passos e fazer tudo direitinho e provavelmente teras sempre pequenos acidentes...