Devo começar agora?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
JABT
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 18, 2015 13:26

Devo começar agora?

Mensagempor JABT » terça mai 19, 2015 19:22

Boas.

Tenho lido muita informação sobre a elaboração de cerveja em casa, incluindo muitos dos tópicos deste fórum.

Como se costuma dizer, quanto mais sei mais dúvidas tenho, de tal forma que me questiono se nesta altura do ano, principalmente aqui no Algarve, é oportuno começar, tendo em conta as temperaturas altas que cada vez mais se fazem sentir.

Estava a pensar produzir a cerveja na casa do meu sogro - é boa companhia também para a beber :) - numa pequena cave que no fim-de-semana passado estava a 20ºC.

Tenho receio que a temperatura ambiente da cave suba aos 23/24ºC e que provoque problemas na fermentação/carbonatação.

Qual a vossa opinião? Devo começar agora ou esperar o outono?

Há algum tipo de cerveja mais recomendado para fermentar a estas temperaturas?

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Re: Devo começar agora?

Mensagempor brunosoliveia » terça mai 19, 2015 19:28

Boas,
É sempre uma boa altura para se fazer cerveja. O problema das temperaturas pode ser ultrapassado por utilização de leveduras australianas ou neozelandesas, elas aguentam bem temperaturas mais elevadas e fazem muito bem o seu trabalho.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » terça mai 19, 2015 20:46

Obrigado Bruno Oliveira.

Eu estou a pensar começar pelos Kits. As leveduras já vem no Kit, certo?

Se posso utilizar outras leveduras, pergunto onde posso comprar essas leveduras? Não as encontrei nas lojas portuguesas na net!

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » terça mai 19, 2015 22:42

Para comprar pra "agora", o Gonçalo tinha dessas leveduras no site.
Se for com mais tempo consigo arranjar.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta mai 20, 2015 10:31

Com temperatura a 20º podes fazer cerveja, mais alto eu não arrisco :):)
Existem várias tecnicas que pode usar para manter a temperatura mais baixa, como uma bacia com água e colocas lá dentro o fermentador, como a massa aumenta muito não é tão fácil a subida ou descida da temperatura. No caso de mesmo assim for subindo, podes colocar umas garrafas congeladas para fazer descer a temperatura ;)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » quarta mai 20, 2015 10:50

Este tópico também me interessa bastante!

Eu tenho temperaturas a 21º na minha cave e infelizmente para a cerveja o tempo aqueceu ligeiramente! Não sei o impacto que vai ter lá, não será nada dramático mas pode alterar qualquer coisinha. Acham que devia tentar baixar isso? Eu por acaso pensava que até aos 22º não era mau, daí estar despreocupado, mas depois do que aqui li, se calhar vou reconsiderar.
Eu engarrafei ontem a minha primeira (que até cheirava e sabia razoavelmente bem!), estou preocupado é com as bomb bottles!

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta mai 20, 2015 11:00

Isso varia consuante a cerveja que queiras fazer e leveduras a usar, se fizeres uma de trigo, usando levedura da fermentis e quiseres os aromas a banana, tens que a fermentar no mínimo aos 24

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quarta mai 20, 2015 11:14

E a parte da maturação na garrafa?

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quarta mai 20, 2015 21:08

Obrigado pela vossa ajuda.

Vou avançar, mesmo arriscando temperaturas acima dos 20º. Na pior das hipóteses meto o fermentador num banho de águia fresquinha :)

Vou encomendar o equipamento e dois kits de cerveja. Estou a pensar numa Brewferm Wheatbeer e numa Brewferm Abdij. Que acham? É adequado para as primeiras fermentações e para esta época do ano? O site diz que a Brewferm Abdij requer uma longa maturação. Quer dizer que não a devo beber logo?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Mensagempor rxaves » quinta mai 21, 2015 0:46

JABT Escreveu:Obrigado pela vossa ajuda.

Vou avançar, mesmo arriscando temperaturas acima dos 20º. Na pior das hipóteses meto o fermentador num banho de águia fresquinha :)

Vou encomendar o equipamento e dois kits de cerveja. Estou a pensar numa Brewferm Wheatbeer e numa Brewferm Abdij. Que acham? É adequado para as primeiras fermentações e para esta época do ano? O site diz que a Brewferm Abdij requer uma longa maturação. Quer dizer que não a devo beber logo?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

As minhas experiencias em KITs sempre foram satisfatórias, e com fermentações a rondar os 20º, a maturação penso que deve ser feita n fermentador a uma temperatura cerca de 3º a 5º normalmente (falo apenas do que li) penso que fermentas 1 semana normal, depois 2 semanas em secundário a temperaturas baixas e 3 semanas em garrafa, eu nao te aconselhava nos primeiros kit uma cerveja que requer grande maturação pois a tendência (falo por mim) é estar impacientee esperar um total de quase 2 meses não é muito agradael nos primeiros KITs, a WheatBeer é boa escolha e como vem ai o verão, um kit de pilsner de 20 litros cai muito bem é levesinha e fresquinha, então se ganhares coragem e inventares um pouco eu fiz uma pilsner com Mel (substitui parte do açucar pelo mel fervido antecipadamente num pouco de agua) e ficou uma pilsner de mel muito agradavel e fresca para o verão....

Um conselho que eu apenas comecei a usar no 2 ou 3º kit, coloca alguns garrafoes ou a agua que usares no kit no frigorifico no dia anterior, assim que colocares no fermentador ajuda bastante a ter o mosto abaixo dos 20º...

Mas o que interessa é arrancar e que tenhas bons resultados... vais adorar... Boa sorte :) e manter a calma é o segredo :)

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quinta mai 21, 2015 13:27

Obrigado, rxaves.

Adorei essa do mel. Certamente irei utilizá-la no futuro. Quais as proporções que utilizaste? Metade/metade? A substituição pelo açúcar faz-se de forma direta? Ou seja, substituo 500g de açúcar por 500g de mel?

Vou seguir o teu conselho e não encomendar a abadia. Estava a pensar numa India Pale Ale. Estou desejoso de beber cervejas diferentes a um preço satisfatório. Uma pilsner não será uma cerveja tipo "carlsberg"? Ou tipo a imperial que bebemos nos cafés?

Boa ideia essa de colocar a água no frio.

Vou encomendar o material hoje :)

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quinta mai 21, 2015 14:44

JABT Escreveu:Obrigado, rxaves.

Adorei essa do mel. Certamente irei utilizá-la no futuro. Quais as proporções que utilizaste? Metade/metade? A substituição pelo açúcar faz-se de forma direta? Ou seja, substituo 500g de açúcar por 500g de mel?

Vou seguir o teu conselho e não encomendar a abadia. Estava a pensar numa India Pale Ale. Estou desejoso de beber cervejas diferentes a um preço satisfatório. Uma pilsner não será uma cerveja tipo "carlsberg"? Ou tipo a imperial que bebemos nos cafés?

Boa ideia essa de colocar a água no frio.

Vou encomendar o material hoje :)

Foi uma boa cerveja, e isso que nao saiu perfeita a nivel de carbonatação para o meu gosto... eu usei pela vez de 1kg de açucar usei 750kg de açucar mascavado e 500g de mel, fervidos previamente em agua, saiu uma pilsner de mel muito boa, fresquinha com um sabor a mel (nao é quele sabor doce do mel) muito boa...

Quanto ao kit que escolheres é como te disse eu pessoalmente no verao gosto de fazer kits levezinhos, tu escolhe ao teu gosto :)

E relaçao a que a pilsner é semelhante a uma imperial de um café... so te digo isto Mesmo sendo os primeiros KITs não vais precisar de grande coisa para fazer uma cerveja muito melhor que uma imperial de café ou as tipicas que encontramos nos cafés...

25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta mai 21, 2015 19:52

segue a velha máxima bola para a frente mão na massa

23-24º e na boa as leveduras que venham nos kits aguentam bem ate 25º

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quinta mai 21, 2015 23:07

Encomenda feita. Agora começa a primeira espera. 8)

Obrigado pelo vosso apoio.

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quinta mai 21, 2015 23:52

JABT Escreveu:Encomenda feita. Agora começa a primeira espera. 8)

É isso mesmo... ;) já agora por que kits te decidiste?

Vais correr tudo bem e como muito acontece te como a mim que na minha primeira all grain fiz um belo vinagre de cevada... mas os kits sao a prova de quase tudo ;)

Boas fermentações...

25L allgrain
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sexta mai 22, 2015 10:29

Só uma pequena sugestão: quando utilizarem mel, certifiquem-se que a concentração é a mesma, caso contrário não têm controlo sobre as quantidades.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta mai 22, 2015 11:09

pedrovieira41 Escreveu:Só uma pequena sugestão: quando utilizarem mel, certifiquem-se que a concentração é a mesma, caso contrário não têm controlo sobre as quantidades.

Não sei bem ao que te referes com concentração se a quantidades de mel ou a concentração do mel em si, eu como foi mel caseiro de um amigo nao fazia ideia da concentração do mesmo em relação a açucares, por isso mesmo substitui o kg de açucar por 1.250 entre mel e açucar mascavado isto porque era um kit de 23 litros...

25L allgrain
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sexta mai 22, 2015 12:39

rxaves Escreveu:Não sei bem ao que te referes com concentração se a quantidades de mel ou a concentração do mel em si, eu como foi mel caseiro de um amigo nao fazia ideia da concentração do mesmo em relação a açucares, por isso mesmo substitui o kg de açucar por 1.250 entre mel e açucar mascavado isto porque era um kit de 23 litros...

Refiro-me à concentração do mel em si. Eu li isso algures, mas no teu caso como é adicionado no processo de fabrico não há grande problema. A vantagem é que se quiseres replicar a receita com rigor, precisas de saber isso, creio eu. O pior é mesmo se fizeres a carbonatação na garrafa com mel, visto a que sua fermentabilidade é variável, não consegues prever o resultado. Estive à procura de uma boa fonte para te mostrar, mas não consigo encontrar, já li isso há uns meses e honestamente não me lembro integralmente do que dizia, por isso posso até estar a dizer meia asneira. :)
Os cervejeiros mais experientes são mais indicados para te ajudar nisto, mas talvez o densímetro dê para o efeito, não?
No meio do que andei a ler agora, deixo aqui também algumas informações que retive:
- priming com mel não deixa praticamente sabor nenhum a mel (talvez dê características subtilmente diferentes, mas pelo que tenho lido, o pessoal não utiliza muito nesta etapa porque não vê vantagens);
- ferver o mel vai eliminar uma parte das suas propriedades.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta mai 22, 2015 13:04

pedrovieira41 Escreveu:
rxaves Escreveu:Não sei bem ao que te referes com concentração se a quantidades de mel ou a concentração do mel em si, eu como foi mel caseiro de um amigo nao fazia ideia da concentração do mesmo em relação a açucares, por isso mesmo substitui o kg de açucar por 1.250 entre mel e açucar mascavado isto porque era um kit de 23 litros...

Refiro-me à concentração do mel em si. Eu li isso algures, mas no teu caso como é adicionado no processo de fabrico não há grande problema. A vantagem é que se quiseres replicar a receita com rigor, precisas de saber isso, creio eu. O pior é mesmo se fizeres a carbonatação na garrafa com mel, visto a que sua fermentabilidade é variável, não consegues prever o resultado. Estive à procura de uma boa fonte para te mostrar, mas não consigo encontrar, já li isso há uns meses e honestamente não me lembro integralmente do que dizia, por isso posso até estar a dizer meia asneira. :)
Os cervejeiros mais experientes são mais indicados para te ajudar nisto, mas talvez o densímetro dê para o efeito, não?
No meio do que andei a ler agora, deixo aqui também algumas informações que retive:
- priming com mel não deixa praticamente sabor nenhum a mel (talvez dê características subtilmente diferentes, mas pelo que tenho lido, o pessoal não utiliza muito nesta etapa porque não vê vantagens);

Sim eu pesquisei tambem sobre isso, recordo que vi algures que a concentração de açucares fermentaveis do mel é de cerca de 92%... Pro isso comensei um pouco. Quanto ao priming nao resulta mesmo, eu fiz isso nessa cerveja e a carbonatação ficou demasiado forte para o mu gosto e isso que simplesmente usei aprox. 7 gramas por litro...
Mas com tudo isso o resultado foi mesmo bom, eu gostei muito embora tivesse um pouco de carbonatação a mais...
A fervura do mel fiz por precaução porque tambem li que se devera fazer e retirar a espuma que ele faz durante a fervura (que realmente é muita espuma)...

Mas como tudo nao passa de experiencias e aprendizagem valeu a pena...

25L allgrain
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » sexta mai 22, 2015 13:22

rxaves Escreveu:
JABT Escreveu:Encomenda feita. Agora começa a primeira espera. 8)

É isso mesmo... ;) já agora por que kits te decidiste?

Vais correr tudo bem e como muito acontece te como a mim que na minha primeira all grain fiz um belo vinagre de cevada... mas os kits sao a prova de quase tudo ;)

Boas fermentações...

Optei por uma branca "Brewferm Wheatbeer" e uma "Brewferm India Pale Ale".

Tenho poucos conhecimentos sobre os diversos tipos de cerveja.

Estive nos EUA no verão passado e fiquei deliciado com as cervejas que por lá bebi. Fiquei com alguns nomes na cabeça, como Samuel Adams e Brooklyn. Pedia lager e normalmente bebia cervejas de cor laranja acastanhada umas vezes mais claras outras mais escura.

Gosto também de cervejas como 3 Monts, Erdinger, Franziskaner e umas que aparecem no LIDL de produção caseira de nome Abbaye de Crespin e outras do mesmo produtor de que não me lembro do nome.

Vou ter de aprender para poder escolher no futuro. Fico muito grato se me puderem dar algumas dicas.

Cumprimentos

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sexta mai 22, 2015 14:29

rxaves Escreveu:
pedrovieira41 Escreveu:

Sim eu pesquisei tambem sobre isso, recordo que vi algures que a concentração de açucares fermentaveis do mel é de cerca de 92%... Pro isso comensei um pouco. Quanto ao priming nao resulta mesmo, eu fiz isso nessa cerveja e a carbonatação ficou demasiado forte para o mu gosto e isso que simplesmente usei aprox. 7 gramas por litro...
Mas com tudo isso o resultado foi mesmo bom, eu gostei muito embora tivesse um pouco de carbonatação a mais...
A fervura do mel fiz por precaução porque tambem li que se devera fazer e retirar a espuma que ele faz durante a fervura (que realmente é muita espuma)...

Mas como tudo nao passa de experiencias e aprendizagem valeu a pena...

Opá agora ri-me com a tua frase na assinatura, não tinha visto há bocado! :))
Mas lá está, se tem resultado para o teu paladar, é continuar a fazer! :):)

JABT Escreveu:
rxaves Escreveu:
JABT Escreveu:Optei por uma branca "Brewferm Wheatbeer" e uma "Brewferm India Pale Ale".

Tenho poucos conhecimentos sobre os diversos tipos de cerveja.

Estive nos EUA no verão passado e fiquei deliciado com as cervejas que por lá bebi. Fiquei com alguns nomes na cabeça, como Samuel Adams e Brooklyn. Pedia lager e normalmente bebia cervejas de cor laranja acastanhada umas vezes mais claras outras mais escura.

Gosto também de cervejas como 3 Monts, Erdinger, Franziskaner e umas que aparecem no LIDL de produção caseira de nome Abbaye de Crespin e outras do mesmo produtor de que não me lembro do nome.

Vou ter de aprender para poder escolher no futuro. Fico muito grato se me puderem dar algumas dicas.

Cumprimentos

Dentro do que descreveste, a Wheatbeer parece-me uma boa escolha, vais apanhar algumas similaridades com a Erdinger e Franziskaner. E para adicionar, vais beneficiar do sabor a banana que a levedura deve produzir, típico no estilo dessa cerveja, devido à temperatura a que vais fermentar. A IPA é um género de cerveja que eu adoro e os americanos também. Não sei se já estás ambientado, mas há muita gente que não se enquadra muito bem com elas, inicialmente. Têm um cheiro tropical intenso (que eu adoro) e deixam um certo amargo no fim (umas mais, outras menos).
Se fosse para eu beber, são duas excelentes escolhas para este tempinho quente! :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » domingo mai 24, 2015 20:04

Por acaso estava a fazer um recap no livro e deparei-me mesmo com o que estava com dificuldades em arranjar fontes para corroborar o que eu disse:

How To Brew (John Palmer)
Capítulo 20.3: Uso do Mel
"A proporção de água no mel varia de lote para lote, por isso é difícil saber quanta fermentabilidade é representado por uma determinada gravidade ou por volume. O único recurso é diluí-lo numa quantidade conhecida de água e medir com um densímetro ou refratómetro."

Pelo que depreendo do texto é que se o mel for do mesmo tipo, basta diluí-lo até à concentração desejada e aí saberemos que a sua fermentabilidade é igual à da anterior utilização.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quinta mai 28, 2015 23:43

Boas.

Já recebi o material e sábado é o dia D :D

Tenho uma dúvida. Como faço para higienizar o balde e a colher de cervejeiro? Encho o balde de desinfetante? 30 litros? Coloco apenas alguns litros (5, por ex.) tapo-o e rodo-o? Neste caso o tempo de contacto com o desinfetante é suficiente? Pego num pano e lavo o balde com o desinfetante? Aplico esta mesma técnica para a colher? Ou há outra forma de o fazer?

Gostaria de começar a abrir garrafas a partir de 5 de julho. Que acham deste plano (relembro que é uma Brewferm Wheatbeer):
30/mai - Elaboração;
10/jun - Transfega para 2ª fermentação;
14/jun - Engarrafamento;
5/jul - Primeira prova.

Como é óbvio o plano depende da velocidade de fermentação (espero que esta se faça a cerca de 22%), pois o engarrafamento só será feito dia 14/jun se tiver atingido a densidade final prevista.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sexta mai 29, 2015 11:49

Boas! Deves estar em pulgas como eu estava no meu primeiro dia!! :D

Em relação à higienização do balde não te sei dizer porque comecei por fazer lotes de 5L e ainda não me mudei para os 20L. E Com os de 5L eu encho-os na totalidade. O tempo de contacto aconselhado depende do agente que estejas a usar. Chemipro OXI que é o meu, aconselha-se no mínimo 2-5 min. Starsan sei que é menos (creio que 1 minuto). A colher e outros materiais semelhantes eu coloco-os todos dentro da solução sanitizante. Ela não deve caber toda mas não interessa, vai trocando de posição. Se tiveres a falar da colher que vais usar para a fervura, nessa altura como tu chegas aos 100º aprox, não há risco de contaminação e acabas por desinfetar a colher também ao colocá-la no mosto.

Em relação à tua agenda, acho que talvez não fosse preciso fazeres já transfega para a 2ª fermentação, é só mais um risco de oxidação e contaminação e como estás a começar não há necessidade. E as vantagens não são nada que um principiante como eu e tu nos devemos preocupar (na minha opinião). Devo-te dizer que ainda não fiz nenhuma, sempre fiz single fermentation. O que eu faço sempre (não sei se é o que os mais experientes te aconselham mas tem resultado) é tentar descobrir quando a fase atenuativa termina (ou seja, a fase de fermentação vigorosa, em que a tua levedura consome a grande maioria dos açúcares disponíveis) que pode durar 2 dias ou uma semana. Eu regulo-me nessa fase pelo borbulhador e registo o dia em que o borbulhador volta a abrandar (aproximadamente 3-4 borbulhas por minuto). Após isso, marco esse dia e conto duas semanas para a frente, para a levedura consumir o resto dos açúcares e limpar alguns subprodutos que vão eliminar off flavors e clarear a cerveja. Antes de terminarem as duas semanas (dois dias antes), começo a retirar a primeira amostra para medição de densidade. E faço isso nos dois dias subsequentes à mesma hora. Se a densidade não alterou, engarrafo. Para provar a cerveja, pelo menos 10 dias se não aguentares de curiosidade, mas prova só uma, deixa as outras maturar por três semanas. Uma agenda "à minha maneira" seria:

Supondo que a fase atenuativa durou três dias:

30/Mai - Elaboração
02/Jun - Término da fase atenuativa (Marcar dia e contar duas semanas para a frente)
14/Jun - Primeira medição de densidade
15/Jun - Segunda medição de densidade
16/Jun - Terceira medição de densidade e Engarrafamento (caso já esteja estável)
26/Jun - Prova preliminar (Se não aguentares de curiosidade)
07/Jul - Prova... Ou provas, se tiver muito boa :D

Good luck!

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » sexta mai 29, 2015 13:02

Obrigado, Pedro Vieira.

Pelo que percebi, o método que utilizas implica deixar a cerveja no fermentador pelo menos 17 dias. Tenho lido por este fórum que o fermento acumulado no fundo pode morrer e deixar mau sabor. O próprio Kit aconselha 10 dias de fermentação e depois engarrafar.

Nunca te aconteceu ficares com esses maus sabores? A que temperaturas (as mais altas) tens fermentado com esse método?

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta mai 29, 2015 13:07

JABT Escreveu:Boas.

Já recebi o material e sábado é o dia D :D

Tenho uma dúvida. Como faço para higienizar o balde e a colher de cervejeiro? Encho o balde de desinfetante? 30 litros? Coloco apenas alguns litros (5, por ex.) tapo-o e rodo-o? Neste caso o tempo de contacto com o desinfetante é suficiente? Pego num pano e lavo o balde com o desinfetante? Aplico esta mesma técnica para a colher? Ou há outra forma de o fazer?

Gostaria de começar a abrir garrafas a partir de 5 de julho. Que acham deste plano (relembro que é uma Brewferm Wheatbeer):
30/mai - Elaboração;
14/jun - Engarrafamento;
5/jul - Primeira prova.

Como é óbvio o plano depende da velocidade de fermentação (espero que esta se faça a cerca de 22%), pois o engarrafamento só será feito dia 14/jun se tiver atingido a densidade final prevista.

Eu a higienização faço com cerca de 5 litros no balde, agua morna e chemiproOxi, coloco no balde com tampa e de tempos em tempo dou uma mexidela por todo o balde (agito o balde de 5 em 5 minutos durante pelo menos meia hora) e em kits sempre tive boas cervejas... se por acaso usas starsan pulverizas todo o balde de 2 em 2 minutos varias vezes e depois deixas secar...
Atenção convem lavares o balde com um pano ou esponja previamente, com agua e qualquer detergente neutro sem cheiros ou entao o liquido da loiça serve mas passa sempre umas boas vezes por agua limpa senao corres o risco de deixar sabores extranhos ou cheiros na cerveja...

Limpeza com sabao neutro e Pano ou exponja (nada de esfergões ou objectos que risquem o balde, Chemipro Oxi em 2 a 5 litros de agua (depende tambem da quantidade de chemipro que compraste) colocas borbulhados na agua com tampa fechas o balde e agitas varias vezes durante uns 20 minutos

30/mai - Elaboração;
14/jun - Engarrafamento;
5/jul - Primeira prova.

Vais aguentar???? É a tua primeira cerveja!

Simplifica um pouco, eu o ultimo que fiz foi algo do genero:
1º dia de manha- Elaboração ( a noite ja fermentava)
8º dia - Verifiquei densidade e como estava em 1008 fiz a transfega para outro fermentador temperatura mais baixa possivel (faço apenas para clarificar a cerveja)
12º dia - Engarrafaei deixei garrafas a temperatura ambiente
16º dia - Abri uma para ver se tava a carbonatar embora nao tenha a carbonatação normal ja da para ter uma noção se ta a correr bem (ponho sempre 3 ou 4 garrafas de 20cl (tipo mini) para testar), como ja tava com uma carbonatação aceitavel para 4 dias, coloquei todas no frigorifico.
25º dia - Abri a 1º e tava excelente...

Penso que tu podes saltar o passo de transfega e fazer algo do genero:

30/mai - Elaboração;
6/7 jun - se a fermentação ja tiver quase nula e a densidade nos 1008 ou até 1010 egarrafar e deixar garrafas a temp. ambiente;
13/jun - garrafas no frigorifico;
> 24/jun - Primeira prova.

Teras uma boa cerveja apenas um pouco mais turva, tudo depende da paciencia que tenhas, eu pelo menos recordo me que no primeiro kit paasava a vida a lhar para o borbulhador, a cada passo media densidades (era uma mini que estragava cada vez que o fazia)... só na 2ª vez tive a paciencia de esperar e fazer tudo direitinho... Penso que o importante para a primeira cerveja é perceber tosos os passos e fazer tudo direitinho e provavelmente teras sempre pequenos acidentes...

25L allgrain
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta mai 29, 2015 13:08

Segue o básico:

1>2>3

1 semana no primário,
2 semanas no secundário,
3 semanas em garrafa para carbonatar.

Não há o que enganar nem dificultar. Medes a gravidade antes de inoculares a levedura, e antes de engarrafar, para saberes a % ABV.

É básico!

BTW, a clarificação numa Hefeweizen não é necessária... é suposto ser turva.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sexta mai 29, 2015 17:07

JABT Escreveu:Obrigado, Pedro Vieira.

Pelo que percebi, o método que utilizas implica deixar a cerveja no fermentador pelo menos 17 dias. Tenho lido por este fórum que o fermento acumulado no fundo pode morrer e deixar mau sabor. O próprio Kit aconselha 10 dias de fermentação e depois engarrafar.

Nunca te aconteceu ficares com esses maus sabores? A que temperaturas (as mais altas) tens fermentado com esse método?

No exemplo acima eu utilizo 17 dias efetivamente, mas não olhes para isso dessa maneira. são 3+14. Em que os 3 são variáveis e será necessário uma análise da tua parte, ou seja, verificar o borbulhador diariamente até te aperceberes que a fermentação vigorosa parou (como disse acima, 3-4 borbulhas por minuto). A componente fixa serão as duas semanas subsequentes de acondicionamento.

Em relação à autólise da levedura, pelo que tenho lido e opiniões de pessoas mais experientes, não é nada que te devas preocupar quando as tuas fermentações são, no seu total, inferiores a 3 semanas. Eu só provei a minha primeira ainda e sem carbonatação (está na garrafa a maturar) e pelo que tenho lido, a autólise deixa um trago horrível que até os mais distraídos conseguiam identificar. Se realmente for assim, não ocorreu na minha primeira. As seguintes que fiz também vão seguir o mesmo método. Acho que principiantes como nós não devem complicar muito para já e há cervejeiros inclusive que acreditam que só se deve fazer a trasfega caso haja um motivo forte (fermentações longas, se quiseres adicionar alguma especiaria para dar sabores, etc), caso contrário estaremos só a expor a cerveja à oxidação e contaminação.

Eu em minha casa fermento a 20, 21 graus, mas estou com uma weiss a fermentar em que esteve nos primeiros dias a 24. Deixei-a em casa de um amigo de propósito para atingir essas temperaturas. O estilo que pretendes até beneficia de temperaturas mais altas, pois produzirá ésteres que vão dar um travo a banana que é característico no género (isto se a levedura for apropriada para o estilo). De resto, a desvantagem de fermentar a altas temperaturas é a produção de diacetil, que na fase de acondicionamento (as duas semanas após a fase atenuativa) a tua levedura vai consumir grande parte delas. Mais do que 24 nunca fiz, mas deve sair cerveja na mesma e o importante é consolidares processos, não preocupares-te com isso para já. :)
Ah, e não te assustes se nos primeiros dias ela esteja um bocado mais alta do que tu esperavas, a atividade da levedura faz com que só por si ela possa aumentar um par de graus.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sexta mai 29, 2015 17:15

Ah e mais uma coisa: As instruções dos kits, parece-me que eles simplificam em demasia para não desencorajar as pessoas, porque como já deves ter reparado, a cerveja requer bastante paciência. :) Confia antes nas opiniões da malta experiente daqui do fórum, que sairás melhor servido. :):)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » sexta mai 29, 2015 22:47

Pedro Vieira, mais uma vez muito obrigado pela tua ajuda.

rxaves, percebi o método de higienização, vou tentar aplicá-lo. Também gostei do teu exemplo, não foge muito do que pretendo e até consigo antecipar a prova e certamente o consumo :)

goaman, a minha intenção é efetivamente seguir por norma o método 1, 2, 3. Parece-me ter lógica. Não o vou utilizar nesta primeira fermentação porque quero começar a abrir garrafas a partir de dia 5 de julho. Se errar, sempre tenho a desculpa de ser a primeira vez :) Tenho outro Kit, uma IPA que essa sim seguirá à risca esse método (espero ser suficientemente paciente).

Vou continuar a ponderar as várias hipóteses. Dar-vos-hei feedback depois.

Mas sobretudo amanhã vou tentar manter a calma e seguir à risca a checklist que encontrei algures aqui no forum e adaptei ao meu caso concreto.

Obrigado a todos.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes