Devo começar agora?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: Devo começar agora?

Mensagempor goaman » sexta mai 29, 2015 22:54

Sem stresses amigo... Vai correr tudo bem Não compliques o que é simples.
Os Sumérios já faziam disso na Mesopotâmia á 6 mil anos... Tranquilo... :):)

rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Mensagempor rxaves » sábado mai 30, 2015 0:25

Força nisso... Depois conta como correu :)

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » sábado mai 30, 2015 1:20

Boa sorte!! :):)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
JABT
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 18, 2015 13:26

Mensagempor JABT » segunda jun 01, 2015 1:08

Caros cervejeiros, muito obrigado pelo apoio.

A coisa podia ter corrido pior, mas seria difícil :(

Fui meticuloso na higienização e por aqui penso que correu bem, não fosse ter jogado água a ferver para cima de um termómetro de vinho e este ter rebentado.

Lição nº 1 - Não colocar um termómetro debaixo de água a ferver.

A preparação do mosto podia ter corrido melhor. Não fui cuidadoso e quando dei por mim estava com cerca de 1/2 litro de água a mais.

Lição nº 2 - Ter cuidado a colocar a água.

Terminado o mosto, com a pressão, a torneira começou a verter, não por estar mal apertada, mas por algum tipo de defeito. Vou comprar outra e tentar devolver aquela. Nessa altura já não tinha desinfetante preparado, pelo que optei por despejar o mosto para o alguidar onde estava o material desifetado, o qual também tinha higienizado. Depois de substituir a torneira, voltei a colocar o mosto no balde de fermentação.

A seguir fui medir a temperatura do mosto e verifico que estava a cima dos 30º C. Utilizei 3 litros de água a ferver, 6L de água que tinha colocado na noite anterior no frio e o resto em água natural.

Lição nº 3 - Diluir o açúcar em apenas um litro de água (reduzindo assim em 1 litro a água a ferver) e colocar 2 garrafões de água no frio 2 dias antes.

Tive de atrasar a introdução da levedura, para arranjar à pressa um reservatório e umas poucas cuvetes que tinha congeladas a ver se conseguia baixar a temperatura do mosto. Mesmo assim, às 14 horas tive de misturar a levedura a 26ºC, após espera de uma hora de arrefecimento, quando a temperatura ideal é de 20ºC.

Quando tirei a amostra para medir a densidade inicial, obtive o resultado de 1044 a 24º, quando a indicação do folheto é de 1052.

Não obstante todas estas peripécias, às 21 horas o borbulhador cantava :)

Mas não estou confiante no resultado. Receio alguma contaminação (só por sorte não acontecerá) e não consigo perceber a diferença de densidade. Cerca de 1/2litro, no máximo 3/4L a mais de água pode provocar essa diferença? Quais poderão ser a consequências de partir com uma densidade inferior?

Tirei algumas lições para as próximas fermentações, pois para desistir o Sr. Murphy terá de se esforçar muito mais :)

Um abraço a todos.

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » segunda jun 01, 2015 13:59

JABT Escreveu:Caros cervejeiros, muito obrigado pelo apoio.

A coisa podia ter corrido pior, mas seria difícil :(

Fui meticuloso na higienização e por aqui penso que correu bem, não fosse ter jogado água a ferver para cima de um termómetro de vinho e este ter rebentado.

Lição nº 1 - Não colocar um termómetro debaixo de água a ferver.

A preparação do mosto podia ter corrido melhor. Não fui cuidadoso e quando dei por mim estava com cerca de 1/2 litro de água a mais.

Lição nº 2 - Ter cuidado a colocar a água.

Terminado o mosto, com a pressão, a torneira começou a verter, não por estar mal apertada, mas por algum tipo de defeito. Vou comprar outra e tentar devolver aquela. Nessa altura já não tinha desinfetante preparado, pelo que optei por despejar o mosto para o alguidar onde estava o material desifetado, o qual também tinha higienizado. Depois de substituir a torneira, voltei a colocar o mosto no balde de fermentação.

A seguir fui medir a temperatura do mosto e verifico que estava a cima dos 30º C. Utilizei 3 litros de água a ferver, 6L de água que tinha colocado na noite anterior no frio e o resto em água natural.

Lição nº 3 - Diluir o açúcar em apenas um litro de água (reduzindo assim em 1 litro a água a ferver) e colocar 2 garrafões de água no frio 2 dias antes.

Tive de atrasar a introdução da levedura, para arranjar à pressa um reservatório e umas poucas cuvetes que tinha congeladas a ver se conseguia baixar a temperatura do mosto. Mesmo assim, às 14 horas tive de misturar a levedura a 26ºC, após espera de uma hora de arrefecimento, quando a temperatura ideal é de 20ºC.

Quando tirei a amostra para medir a densidade inicial, obtive o resultado de 1044 a 24º, quando a indicação do folheto é de 1052.

Não obstante todas estas peripécias, às 21 horas o borbulhador cantava :)

Mas não estou confiante no resultado. Receio alguma contaminação (só por sorte não acontecerá) e não consigo perceber a diferença de densidade. Cerca de 1/2litro, no máximo 3/4L a mais de água pode provocar essa diferença? Quais poderão ser a consequências de partir com uma densidade inferior?

Tirei algumas lições para as próximas fermentações, pois para desistir o Sr. Murphy terá de se esforçar muito mais :)

Um abraço a todos.
Normal a primeira vez nunca corre como o esperado...
O termometro rebentou!? bem em kit nem faz muita falta o termometro, mas de certeza que nao usaste a agua onde o termometro rebentou...
Trocaste a torneira! De certeza que desinfetaste o fermentador novamente...
A OG é um pouco mais baixa! se colocaste a quantidade de agua um pouco a cima do volume final é normal, usas te a quantidade de açucar correcta? e "lavaste" bem a lata onde vinha o extrato!?

Simplifica um pouco o processo! os kits sao resistente a quase tudo menos a uma má higiene! e a "unica" coisa que se tem de fazer é "amolecer" o extrato para diluir bem em agua...
Pelo que sanitizar tudo! por a lata em banho maria durante un 15 minutos, colocal um pouco de agua morna no fermentador diluir lá o extrato, diluir num pouco de agua quente (fervida) com açucar e juntar ao extrato, adicionar agua fria enquanto se meche e até ter os litros finais é mais que suficiente, a levedura colocar mesmo em cima do mosto e fechar o fermentador com airlock... se fizeres assim dificilmente teras um mosto acima dos 30º (temperatura maxima)... e nao corres riscos de rebentar termometros... a torneira se colocares antes uns 5 litros de desinfectante no fermentadores aproveitas e verificas sempre se tem fugas e assim...

Mas se ja fermenta é bom sinal! com 1044 se chegar aos 1008 tens uma cerveja com aprox. 5º o que para o estilo está bem...

Eu recordo que no meu primeiro kit nao retirei o papel da Lata, e quando ia retirar a lata da panela para colocar no fermentador o papel desfez-se e caiu me a lata na bancada da cozinha, que mesmo caindo de pé apenas ganhei uma leve queimadura e um pouco de extrato perdido... fiquei em panico tive um OG mais baixa que o esperado mas o resultado foi bom igual :)

25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » segunda jun 01, 2015 14:42

O termómetro rebentou penso que no momento em que iniciei a desinfeção. Só me apercebi já tinha o mosto feito, pois apenas tinha a ponta partida. Utilizei a água para efeitos de higienização.

Não voltei a desinfetar o fermentador. Apenas desinfetei a torneira com um pouco de desinfetante que ainda tinha. Ou seja utilizei o mesmo fermentador que já estava desinfetado.

Juntei 750g de açúcar, como diz no Kit. A lata ficou limpinha :)

A higienização foi feita com todo o cuidado. Depois comecei a ter os percalços e a fiz vários atentados à higiene do mosto. Como disse, se não tiver problemas de contaminação é uma sorte imensa!

A lata esteve em banho maria 15 minutos. utilizei 1L de água a ferver para retirar todo o mosto da lata. Diluí 750g de açúcar em 2L de água, fervi-a e coloquei no fermentador. Misturei bem. Adicionei 5L de água do garrafão (à temperatura ambiente) e mais 6L de água refrigerada. Acabei com mais um pouco de água à temperatura ambiente. Fui mexendo ao longo.

Coloquei a levedura em cima do mosto e mexi vigorosamente.

O mosto a mais de 30º no fim da sua preparação deve-se certamente a ter utilizado 3L de água a ferver, 6L a cerca de 20º e outros 6L a cerca de 10º.

Penso que fiz o procedimento que descreves, com exceção dos percalços e da temperatura da água que juntei para retirar o resto do concentrado da lata e com o açúcar.

Pergunto: Posso utilizar 2L de água engarrafada para diluir o açúcar sem necessidade de a ferver?

Não percebo o problema da torneira. Tive os 5L de desinfetante no fermentador e a torneira não cedeu. Só depois com o mosto.

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » terça jun 02, 2015 22:44

Boas.

58 horas após a inoculação da levedura, o borbulhador continua com boa atividade. As paragens são curtas e muito espaçadas no tempo. Ou seja, parece que o processo de fermentação continua forte.

Tendo em conta as atribulações da elaboração, continuo a achar que se a cerveja ficar boa, será mesmo muita sorte.

Cumprimentos,

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta jun 05, 2015 23:18

JABT Escreveu:Boas.

58 horas após a inoculação da levedura, o borbulhador continua com boa atividade. As paragens são curtas e muito espaçadas no tempo. Ou seja, parece que o processo de fermentação continua forte.

Tendo em conta as atribulações da elaboração, continuo a achar que se a cerveja ficar boa, será mesmo muita sorte.

Cumprimentos,

Relax :)

25L allgrain
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » sábado jun 06, 2015 13:44

Boas.

Tenho mantido a calma, mas acompanhado o processo com "todo o carinho" :)

Estou a ficar esperançoso de que a cerveja não tenha sido contaminada.

Seis dias depois da elaboração o borbulhador mantém atividade, embora com paragens mais longas.

A temperatura ambiente tem estado a 23º, por isso tenho o fermentador dentro de uma caixa com água, a qual vou refrigerando de forma a manter cerca de 20º.

Será que depois de todas as peripécias a cerveja vai ficar bebível?

Seria a chamada "sorte de principiante" :)

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » segunda jun 08, 2015 20:51

JABT Escreveu:Boas.

Tenho mantido a calma, mas acompanhado o processo com "todo o carinho" :)

Estou a ficar esperançoso de que a cerveja não tenha sido contaminada.

Seis dias depois da elaboração o borbulhador mantém atividade, embora com paragens mais longas.

A temperatura ambiente tem estado a 23º, por isso tenho o fermentador dentro de uma caixa com água, a qual vou refrigerando de forma a manter cerca de 20º.

Será que depois de todas as peripécias a cerveja vai ficar bebível?

Seria a chamada "sorte de principiante" :)

Aproveita e retira uma amostra e mede a densidade... depois podes sempre provar e ver que te parece, sera uma cerveja sem gaz e com um sabor "verde" mas dará para veres se tem algum sabor nao desejado, principalmente sabores azedos ou vinagre ou assim...

25L allgrain
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quarta jun 10, 2015 13:23

Boas.

Depois de muito refletir, optei por não fazer a trasfega para o segundo fermentador. Depois das peripécias da elaboração, não quero aumentar ainda mais o risco de contaminação.

A ideia é prescindir deste passo intermédio e fazer o engarrafamento no próximo domingo, dia 14. Tendo em conta que a elaboração foi feita no dia 31 de maio, fica exatamente com 14 dias de fermentação.

As instruções do Kit falam em 10 dias de fermentação e efetivamente hoje não me apercebo de haja atividade. Certamente haverá mas o nível de fermentação deve estar mesmo muito baixo.

Optei por não retirar amostra para verificar a densidade e verificar aroma e sabor. Tenho o fermentador dentro de água e por 4 dias penso que não vale a pena estar a correr riscos.

Tenho no entanto a seguinte dúvida: tendo em conta que o nível de fermentação é mesmo muito baixo, devo manter a temperatura nos 20º, deixá-la à temperatura ambiente (cerca de 23º) ou baixá-la ainda mais, tipo temperatura de um frigorífico (6º).

Agradeço desde já as vossas opiniões.

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » sexta jun 12, 2015 19:33

Desculpem, mas tenho mais uma questão:

Certamente não terei no fim exatamente 15L de cerveja, pois na trasfega para o balde de engarrafamento deverá ficar alguma no balde de fermentação e certamente deveria ter em conta esse desperdício para calcular a quantidade de açúcar para preparar o priming que deverá ser de 7g por litro de cerveja.

Alguém tem ideia da quantidade de cerveja resultante da trasfega (não fiz 2ª fermentação) de um balde de 30L utilizando sifão?

Também não tenho ideia da quantidade de água que devo utilizar para preparar um priming de cerca de 100g de açúcar.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta jun 12, 2015 22:22

É impossível saber ao certo a quantidade de desperdício que vais ter. Depende de muitos factores. Mas faz as contas com um valor aproximado... certamente consegues ver a quantidade de levedura que esta depositada no fundo do balde. Mede com régua e subtrai ao total (o balde tem medição de volume certo?). Vai dar um valor muito aproximado.

Quanto á açúcar, utilizo 3X a quantidade de água para o priming.

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » sábado jun 13, 2015 12:51

Obrigado Rui Bento.

Vou fazer o priming com 100g de açúcar. Dá 7,1g/L se no fim ficarem 14L de cerveja. E vou utilizar 0,3L de água.

Isto se a cerveja estiver boa.

Amanhã dou notícias.

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » domingo jun 14, 2015 18:28

Caros cervejeiros,

Apresento-vos o relatório do dia de hoje:

Após duas semanas no fermentador, o objetivo hoje era proceder ao engarrafamento, caso a cerveja apresentasse a densidade prevista no Kit e um mínimo de qualidade.

Relembro que a elaboração não correu bem e que tive de tomar alguns procedimentos que aumentaram dramaticamente o risco de contaminação (ver post com relato da elaboração). Por este motivo, estava muito descrente quanto à possibilidade de vir a engarrafar este lote.

A fermentação iniciou cerca de 6 horas após a elaboração e manteve-se com atividade no borbulhador durante 10 dias em Banho-maria a cerca de 20º. Nos últimos 3 dias deixei de refrigerar a água e admito que a temperatura tenha subido até à temperatura ambiente (23º). Na véspera do dia previsto para o engarrafamento (ontem) retirei o fermentador do Banho-maria e coloquei-o no local de onde iria ser feita a trasfega.

Hoje, a primeira coisa que fiz foi retirar, pela torneira, uma amostra da cerveja para análise. Visualmente mostrou-se de cor amarela esbranquiçada, formou espuma ao correr para a proveta e viam-se bolhas de ar muito pequenas em movimento. Ao olfato, apresentava um aroma agradável, mas pouco intenso, a cerveja (não sou capaz de fazer melhor descrição). Não consegui sentir o cheiro do álcool.

Seguidamente fui medir a densidade, o que não se mostrou tarefa fácil pois a espuma manteve-se de forma persistente. Após aguardar soprando a espuma, cheguei aos 1.010 previstos nas instruções do Kit.

Próximo passo: prova gustativa. Sabor agradável, embora pouco intenso, com um travo adocicado e com pouco sabor a álcool.

Acreditem: Não me continha em felicidade. Já tinha formatado na minha cabeça que iria deitar a cerveja ralo abaixo.

Passei pois para a fase de higienização, com todo o cuidado e pormenor e depois a preparação do priming (100g de açúcar em 0,3L de água a ferver), colocando-o no fundo do balde de engarrafamento.

Fiz a trasfega com sifão automático e foi mais fácil do que imaginava. No fundo do balde de fermentação ficou apenas uma pasta creme clara e menos de meio litro de cerveja com aquilo que me pareceu ser levedura a boiar. Alguma desta levedura passou para o balde de enchimento. Não mexi a cerveja com a colher de cervejeiro pois pareceu-me que a mangueira ainda enrolada no fundo provocou um movimento circulatório na cerveja que permitiu uma mistura homogénea da calda de açúcar.

Após esperar cerca de 10 minutos, procedi ao enchimento com a válvula colocada na torneira do balde de enchimento. A válvula de enchimento é de facto uma invenção extraordinária, seja pela sua simplicidade seja pela facilidade de utilização. Não imagino o que seria este procedimento sem uma válvula de enchimento.

No fim consegui encher 16 garrafas de 0,75L, 4 de 0,5L e ainda ficou uma de 0,5L a meio. Ou seja 14,25L.

Agora é esperar duas semanas para abrir a garrafa que ficou a meio e esperar que não tenha havido qualquer contaminação e que a cerveja ganhe gás.

Abraço a todos.

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » domingo jun 14, 2015 18:49

Faltou-me o cálculo do volume alcoólico.

AVB=(1.044-1.010)*131=4.5%

Se a medição inicial do volume esteve correta, a cerveja ficou com menos meio ponto percentual de álcool, o que bate certo com a análise sensorial.

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo jun 14, 2015 19:41

Parabéns! É uma emoção abrir a 1ª garrafa! Depois conta!!!

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda jun 15, 2015 14:27

Deixaste arrefecer a calda»?

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » segunda jun 15, 2015 19:06

Não deixei arrefecer a calda. Não tinha noção de ter de o fazer :shock:

Pode pôr em causa a carbonatação?

Ainda não tinha descoberto nenhum erro no procedimento de ontem. Espero que este não seja fatal!

jorgeft
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 03, 2014 9:29

Mensagempor jorgeft » segunda jun 15, 2015 23:41

Não acho que haja grande mal, uns 80 graus diluídos em cerveja que esteja a 20 não vai ter grande influência.
Pelo menos nunca tive problemas

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » terça jun 16, 2015 0:12

Agora já sabes, na próxima convém arrefecer.
Idealmente não devem haver grandes diferenças de temperaturas quando se junta o priming á cerveja.

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » terça jun 16, 2015 13:38

Rui Bento e Jorge,

Obrigado pela vossa ajuda.

Pelo que percebo, em princípio a cerveja não estará em risco. No entanto se a carbonatação não correr como espero, muito provavelmente a motivo terá sido eu ter matado uma quantidade significativa de levedura aquando do contacto da cerveja com a calda a escaldar e até esta ter baixado para temperaturas mais amenas.

Faz todo o sentido deixar arrefecer o mosto. Já alterei a minha Check List.

Aproveito para agradecer ao Necas, que disponibilizou no post viewtopic.php?f=29&t=2316&hilit=check uma excelente check list, a qual adaptei para o meu caso.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta jun 17, 2015 15:01

Já nem me lembrava dessa check-list!!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quarta jun 17, 2015 22:32

Uma check list excelente para tótós, como eu :)

Por algum motivo inexplicável, os dias passaram de repente a ser mais longos, e não é por estarmos perto do solstício de verão.

É a chamada tempestade perfeita. Faltam 11 dias para a primeira prova e quase outros tantos para entrar em férias. Junta-se a fome com a vontade de comer... Ou será a sede com a vontade de beber?

Vou ser forte! Não vou vacilar! Só no domingo dia 28 colocarei uma garrafa (ou melhor meia, aquela que ficou a meio) no frio e na segunda dia 29 provo-a.

Depois conto-vos :)

Um abraço.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta jun 18, 2015 13:14

Já me perdi em relação à tua agenda, mas prova logo uma passados 10 dias em garrafa! Eu morria de curiosidade, fiz isso com todas as minhas e vou continuar a fazer. Já dá para teres uma noção bem clara do que vai sair! :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta jun 18, 2015 14:37

JABT Escreveu:Vou ser forte! Não vou vacilar! Só no domingo dia 28 colocarei uma garrafa (ou melhor meia, aquela que ficou a meio) no frio e na segunda dia 29 provo-a.

Depois conto-vos :)

Um abraço.

Atenção que ao provares a meia garrafa o nivel de carbonação não é o mesmo das outras garrafas!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quinta jun 18, 2015 20:23

pedrovieira41 Escreveu:Já me perdi em relação à tua agenda

Pois é normal. A agenda já teve tantas alterações:
Previsto: 30/mai - Elaboração; Executado: 31/mai - Por motivos alheios à minha vontade!
Previsto: 10/jun - Transfega para 2ª fermentação; Não executado. Como a elaboração correu tão mal, preferi não aumentar o risco de contaminação.
Previsto: 14/jun - Engarrafamento; Executado como previsto.
Previsto: 5/jul - Primeira prova. Prevejo agora uma primeira prova passadas 2 semanas - ou então passados 10 dias :) - por ser uma garrafa que ficou a meio - vai sentir-se menos gás, certo? A verdadeira prova será dia 5 de julho, se me aguentar :)

Tenho mais uma dúvida: Devo colocar as garrafas no frigorífico durante a terceira semana? Ou mantenho-as à temperatura ambiente de cerca de 22º?

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » domingo jun 21, 2015 2:34

JABT Escreveu:
pedrovieira41 Escreveu:Já me perdi em relação à tua agenda

Pois é normal. A agenda já teve tantas alterações:
Previsto: 30/mai - Elaboração; Executado: 31/mai - Por motivos alheios à minha vontade!
Previsto: 10/jun - Transfega para 2ª fermentação; Não executado. Como a elaboração correu tão mal, preferi não aumentar o risco de contaminação.
Previsto: 14/jun - Engarrafamento; Executado como previsto.
Previsto: 5/jul - Primeira prova. Prevejo agora uma primeira prova passadas 2 semanas - ou então passados 10 dias :) - por ser uma garrafa que ficou a meio - vai sentir-se menos gás, certo? A verdadeira prova será dia 5 de julho, se me aguentar :)

Tenho mais uma dúvida: Devo colocar as garrafas no frigorífico durante a terceira semana? Ou mantenho-as à temperatura ambiente de cerca de 22º?

Deixa três semanas à temperatura ambiente, se as puseres no frigorífico vais parar a atividade da levedura, pois elas vão hibernar.
Sim acho que vais sentir menos gás!
Se engarrafaste a 14, dia 24 abre mas é uma e conta aí ao pessoal como ficou! :):)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » sábado jun 27, 2015 11:33

Caros colegas cervejeiros - já me posso autointitular cervejeiro :)

Seguindo a sugestão do Pedro Vieira, ontem abri a garrafa de 1/2 litro que tinha ficado a meio no engarrafamento, partilhando a prova com três amigos que me ajudaram nas notas da prova. Confesso que estava com receio da cerveja não ter criado gás. Por isso, quase num ritual, peguei no abre-garrafas e muito lentamente comecei a separar a cápsula da garrafa.

O som prolongado do gás a sair foi inequívoco. A cerveja tinha gás, o primeiro teste estava passado com distinção :)

A seguir, a curiosidade de ver a cor e se tinha espuma. Verti a cerveja de forma cuidadosa, com o copo deitado. A cerveja mostrava-se loira, não muito dourada, um pouco turva, com espuma branca e abundante (que se revelou muito persistente) e com o gás muito vivo no copo. Confesso que estava entusiasmadíssimo :)

No nariz apresentava um aroma agradável a cerveja, com toques doces e frutados. O paladar veio confirmar estes predicados, realçando um sabor ativo, com toques de citrinos e também de tremoço.

Ao contrário do que esperava, a cerveja não se mostrou verde, mas sim redonda, com um sabor muito agradável. Não se sente o álcool, mas também não se sente a sua falta. Na realidade, consideramos que está uma cerveja muito equilibrada.

Vai ser difícil mantê-la na garrafa. Vou tentar disciplinar-me, mas só depois de hoje partilhar, com mais uns amigos, uma de 0,75L que já coloquei no frio :) Dar-vos-ei notícias desta segunda prova.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sábado jun 27, 2015 12:43

JABT Escreveu:Caros colegas cervejeiros - já me posso autointitular cervejeiro :)

Seguindo a sugestão do Pedro Vieira, ontem abri a garrafa de 1/2 litro que tinha ficado a meio no engarrafamento, partilhando a prova com três amigos que me ajudaram nas notas da prova. Confesso que estava com receio da cerveja não ter criado gás. Por isso, quase num ritual, peguei no abre-garrafas e muito lentamente comecei a separar a cápsula da garrafa.

O som prolongado do gás a sair foi inequívoco. A cerveja tinha gás, o primeiro teste estava passado com distinção :)

A seguir, a curiosidade de ver a cor e se tinha espuma. Verti a cerveja de forma cuidadosa, com o copo deitado. A cerveja mostrava-se loira, não muito dourada, um pouco turva, com espuma branca e abundante (que se revelou muito persistente) e com o gás muito vivo no copo. Confesso que estava entusiasmadíssimo :)

No nariz apresentava um aroma agradável a cerveja, com toques doces e frutados. O paladar veio confirmar estes predicados, realçando um sabor ativo, com toques de citrinos e também de tremoço.

Ao contrário do que esperava, a cerveja não se mostrou verde, mas sim redonda, com um sabor muito agradável. Não se sente o álcool, mas também não se sente a sua falta. Na realidade, consideramos que está uma cerveja muito equilibrada.

Vai ser difícil mantê-la na garrafa. Vou tentar disciplinar-me, mas só depois de hoje partilhar, com mais uns amigos, uma de 0,75L que já coloquei no frio :) Dar-vos-ei notícias desta segunda prova.

Pela descrição, parece-me bem! :) E agora a tendência é para melhorar!

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes