Devo começar agora?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Re: Devo começar agora?

Mensagempor rxaves » sábado jun 27, 2015 15:34

JABT Escreveu:Caros colegas cervejeiros - já me posso autointitular cervejeiro :)

Seguindo a sugestão do Pedro Vieira, ontem abri a garrafa de 1/2 litro que tinha ficado a meio no engarrafamento, partilhando a prova com três amigos que me ajudaram nas notas da prova. Confesso que estava com receio da cerveja não ter criado gás. Por isso, quase num ritual, peguei no abre-garrafas e muito lentamente comecei a separar a cápsula da garrafa.

O som prolongado do gás a sair foi inequívoco. A cerveja tinha gás, o primeiro teste estava passado com distinção :)

A seguir, a curiosidade de ver a cor e se tinha espuma. Verti a cerveja de forma cuidadosa, com o copo deitado. A cerveja mostrava-se loira, não muito dourada, um pouco turva, com espuma branca e abundante (que se revelou muito persistente) e com o gás muito vivo no copo. Confesso que estava entusiasmadíssimo :)

No nariz apresentava um aroma agradável a cerveja, com toques doces e frutados. O paladar veio confirmar estes predicados, realçando um sabor ativo, com toques de citrinos e também de tremoço.

Ao contrário do que esperava, a cerveja não se mostrou verde, mas sim redonda, com um sabor muito agradável. Não se sente o álcool, mas também não se sente a sua falta. Na realidade, consideramos que está uma cerveja muito equilibrada.

Vai ser difícil mantê-la na garrafa. Vou tentar disciplinar-me, mas só depois de hoje partilhar, com mais uns amigos, uma de 0,75L que já coloquei no frio :) Dar-vos-ei notícias desta segunda prova.

Agora vem a parte mais dificil do processo!!! Conseguir que as garrafas durem até a proxima estar pronta jajajajaja

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
JABT
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 18, 2015 13:26

Mensagempor JABT » segunda jun 29, 2015 13:00

Boas.

No sábado sempre abri uma garrafa de 0,75L flip top. No essencial, a apreciação é a mesma, com algumas diferenças:

A cerveja tinha menos gás, que se notou logo na abertura mas também resultou em menos atividade no copo, menos produção de espuma e, claro, ao beber também se sentiu uma cerveja menos viva, mas não morta.

Também na cor achei alguma diferença, embora não consiga perceber o porquê. A cerveja mostrou-se mais alaranjada. Ou seja, em vez de uma loira um pouco esbranquiçada, estava uma loira alaranjada.

O sabor mostrou-se um pouco menos redondo e pareceu-me com menos corpo, ou seja enquanto que a primeira garrafa (ou melhor 1/2 garrafa) parecia uma cerveja pronta a beber, esta achei-a um pouco verde, com necessidade de desenvolver em garrafa.

No próximo fim-de-semana, haverá a abertura de mais uma, essa já com 3 semanas de fermentação.

Aliás, o próximo será um fim-de-semana em grande, com o Alameda Beer Fest aqui em Faro.

Será que o evento contará com a presença de algum dos ilustres cervejeiros deste fórum? Seria uma excelente oportunidade para nos conhecermos pessoalmente.

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » segunda jul 27, 2015 20:13

Boas, caros cervejeiros.

Não mais dei notícias sobre a Brewferm Wheatbeer. Devo dizer que ficou tão boa que já quase não tenho garrafas. De qualquer forma estou a guardar para poder beber passado 1 mês (já o próximo fds), 2 meses e 3 meses.

Entretanto no passado dia 19 coloquei uma IPA a fermentar. Mais uma vez correu mal com a torneira. Desconfio que o facto de a desinfetar com água quase a ferver deve estragar as vedações da torneira. Numa próxima vou evitar o contacto da torneira com água tão quente. Mais uma vez andei a trasfegar o mosto para resolver o problema da torneira.

E mais uma vez a temperatura final do mosto ficou mais alta do que devia (28º) e a densidade ficou aquém do desejado. Em vez dos desejados 1.065, obtive 1.055. Penso que o mosto estaria a cerca de 26/27º quando fiz a medição. Será que a temperatura acima dos 20º tem assim tanta implicação na densidade? O densímetro em água apresenta 1.000, pelo que não parece ser problema do densímetro. Faço a lavagem da lata do mosto com água quente e apenas desperdiço poucos vestígios.

Alguém tem uma ideia do que pode provocar esta diferença entre a densidade prevista e a densidade registada?

No próximo sábado é dia de engarrafamento, espero eu!

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » terça jul 28, 2015 10:00

Boas,

Porque não desinfetas com Chemipro Oxi? É o ideal, nem precisas de passar por água no final.

Quanto à densidade, 1.055 a 26º equivale a 1.057, com a correção da temperatura. Não te preocupes muito com as diferenças de densidade, não vai ser esta diferença que te vai estragar a cerveja.

:):)

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quarta jul 29, 2015 13:33

KaYs3r Escreveu:Boas,

Porque não desinfetas com Chemipro Oxi? É o ideal, nem precisas de passar por água no final.

Quanto à densidade, 1.055 a 26º equivale a 1.057, com a correção da temperatura. Não te preocupes muito com as diferenças de densidade, não vai ser esta diferença que te vai estragar a cerveja.

:):)

Eu desinfeto com Chemipro Oxi, mas devo ter lido em algum sítio que deveria misturar o pó em água a ferver. Posso utilizar água morna ou fria?

Quanto à densidade inicial, sei que ficar abaixo não inviabiliza a cerveja, mas terá certamente efeitos ao nível do AVB. Ainda tenho de descobrir o que estou a fazer de errado para que, pela segunda vez, a densidade fique bastante abaixo do previsto.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço.

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » quarta jul 29, 2015 14:16

Boas,

Se bem me lembro, recomendam usar água morna, não é preciso água a ferver.

Quanto à densidade, estás a usar as quantidades correctas de água?

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quarta jul 29, 2015 22:17

Nas próximas vezes não vou ferver a água.

No primeiro lote excedi um pouco a linha dos 15 litros, pensei que fosse por isso. Mas neste, fiquei aquém da linha dos 12L para ver se teria sido esse o problema do primeiro lote, mas mesmo assim a densidade ficou aquém.

Francamente desconfio da leitura. A temperatura justifica uma pequena parte do problema. Faço a leitura da seguinte forma:
Retiro, pela torneira, uma amostra para a proveta que veio no Kit. Coloco o densímetro agitando-o para que liberte algumas bolhas de ar que possa ter e faço a leitura. Penso que não estou a fazer nada de errado, até bebo o mosto que sobra no fim :)

Desconfiado do densímetro, fiz o teste com água e o resultado foi 1.000. Será que mesmo assim pode estar descalibrado?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quinta jul 30, 2015 14:14

JABT Escreveu:Boas.

No sábado sempre abri uma garrafa de 0,75L flip top. No essencial, a apreciação é a mesma, com algumas diferenças:

A cerveja tinha menos gás, que se notou logo na abertura mas também resultou em menos atividade no copo, menos produção de espuma e, claro, ao beber também se sentiu uma cerveja menos viva, mas não morta.

Também na cor achei alguma diferença, embora não consiga perceber o porquê. A cerveja mostrou-se mais alaranjada. Ou seja, em vez de uma loira um pouco esbranquiçada, estava uma loira alaranjada.

O sabor mostrou-se um pouco menos redondo e pareceu-me com menos corpo, ou seja enquanto que a primeira garrafa (ou melhor 1/2 garrafa) parecia uma cerveja pronta a beber, esta achei-a um pouco verde, com necessidade de desenvolver em garrafa.

No próximo fim-de-semana, haverá a abertura de mais uma, essa já com 3 semanas de fermentação.

Aliás, o próximo será um fim-de-semana em grande, com o Alameda Beer Fest aqui em Faro.

Será que o evento contará com a presença de algum dos ilustres cervejeiros deste fórum? Seria uma excelente oportunidade para nos conhecermos pessoalmente.

Também já me aconteceu ficar com cervejas distintas dependendo se estavam em garrafas de 0,5 ou 0,75. No caso foi uma Dunkel e as garrafas grandes tinham um sabor mais forte a caramelo! Agora faço tudo em garrafas 0,5 para uniformizar o resultado final.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes