AllGrain esperada! Resultado: Vinagre! HELP ME

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

AllGrain esperada! Resultado: Vinagre! HELP ME

Mensagempor rxaves » quarta mai 20, 2015 16:42

Depois de varios KIT com bom resultado decidi fazer a primeira allgrain, Transformei um barril em Panela, arranjei uma serpentina (de uma maquina de imperial) para arrefecimento um saco de brassagem (feito em tecido voal) e puz maos ao trabalho.

depois de tudo limpinho e desinfectado fiz a primeira tentativa... Mas como ainda nao tinha a serpentina e o saco para BIAB tive alguns contratempos na filtragem ( a bazoca nao resultou) e no arrrefecimento do mesmo assim dei inicio a fermentação embora com poucas esperanças... o resultado foi que ao 3 ou 4 dia de fermentação retirei uma amostra e o cheiro era mau, parecido com vinagre, um dia depois o cheiro aumentava e decidi entao deitar fora pois nao sou adepto de vinagre....

Na 2ª tentativa e analisando todo o processo arranjei uma serpentina para o arrefecimento, um saco para fazer metodo BIAB, e limpei tudo direitinho mais que uma vez, tive imenso cuidado com arejamento do mosto quente, com a limpesa de tudo, devo dizer que tudo "correu bem" arrefeciemtno raido, saco filtrante com bom resultado, obtive um mosto "limpo" com boa densidade e coloquei entao no fermentador usando S04 diretamente no mosto (era o que dizia na embalagem) no dia seguinte tinha uma actividade interessante, mas ao 3º dia retirei uma amostra e voltava a ter o cheiro a "vinagre", nem qeria acreditar que tinha de novo contaminaçao, cheguei ate a pensar que o cheiro pudesse desaparecer, mas agora passado 5 dias era impossivel, aquilo parecia tudo menos cerveja...

O meu problema é que nao consigo identificar onde posso errar, ou seja o processo de fermentação ja conhecia e tenho bons resultados com kit's, o resto do processo fiz (embora pelo resultado parece me que nao) tudo direitinho, temperaturas controladas, higiene, da 2ª vez usei até agua engarrafada pois da primeira tinha usado agua de poço artesanal ( que por acaso até tem um PH um pouco baixo e é muito Ferrea) usei entao agua engarrafada, fiz smotura de 90 min, e fervura de 90, adicionei lupulos direitinhos, da 2ª vez em sacos de musselina...

Não sei o que osso estar a fazer de errado... e pouca infiormação tenho sobre a contaminação em qe o mosto se torna vinagre... temperaturas de fermentação é igual a que fazia com os kits entre 16º (noite) a 20º (dia) no maximo (fementadores dentro de um armario)....

da 2ª vez acho que até exagerei na higiene do barril e da serpentina, pois o barril ja tinha sido utilizado para armazena vinho, eu troquei a torneira e limpei limpei e limpei o barril, (entre as varias vezes que limpei colocava agua com chemipro oxi durante un 15 min no barril...

Alguma ideia do que posso estar a fazer mal?

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
Luis Eleuterio
Gíria Craft Beer
Registado: terça mai 27, 2014 13:19
Untappd: Luis Eleuterio

Re: AllGrain esperada! Resultado: Vinagre! HELP ME

Mensagempor Luis Eleuterio » quarta mai 20, 2015 18:29

É óbvio que estás com uma contaminação acética, ou seja não é o processo mais sim a higiene, do que tu escreveste eu diria logo de caras que o problema estava no barril ou no fermentador. Se for no barril soda cáustica/ álcool etílico são as formas mais baratas de eliminares bactérias acéticas, se for no fermentador e se é de plástico, tens duas opções lixo ou lume. Mas lembra-te que pode ser nas mangueiras, borbulhador, densimetro, termómetro, sifão, qq coisa mesmo, e quando se contamina uma, normalmente contaminam-se todas as que se usam em seguida...

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quarta mai 20, 2015 18:54

Luis Eleuterio Escreveu:É óbvio que estás com umafaço ominação acética, ou seja não é o processo mais sim a higiene, do que tu escreveste eu diria logo de caras que o problema estava no barril ou no fermentador. Se for no barril soda cáustica/ álcool etílico são as formas mais baratas de eliminares bactérias acéticas, se for no fermentador e se é de plástico, tens duas opções lixo ou lume. Mas lembra-te que pode ser nas mangueiras, borbulhador, densimetro, termómetro, sifão, qq coisa mesmo, e quando se contamina uma, normalmente contaminam-se todas as que se usam em seguida...

Ou seja como contaminou a primeira vez esse fermentador (plastico) vai contaminar sempre... no barril soda caustica? Pois eu pelo que li vi que a causa seria higiene... e foi por isso que da 2a vez lavei tudo muito bem umas 3 vezes varias vezes com chemipro oxi e no Bday com álcool 70...
mas peli que sugeres a bacteria resiste a isto? Ou seja fermentadores e todo material plastico que usei com para o lixo e soda caustica no baril e serpentina...
E os sacos de musselina e saco de brassagem?

25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta mai 21, 2015 8:25

rxaves Escreveu:
Luis Eleuterio Escreveu:É óbvio que estás com umafaço ominação acética, ou seja não é o processo mais sim a higiene, do que tu escreveste eu diria logo de caras que o problema estava no barril ou no fermentador. Se for no barril soda cáustica/ álcool etílico são as formas mais baratas de eliminares bactérias acéticas, se for no fermentador e se é de plástico, tens duas opções lixo ou lume. Mas lembra-te que pode ser nas mangueiras, borbulhador, densimetro, termómetro, sifão, qq coisa mesmo, e quando se contamina uma, normalmente contaminam-se todas as que se usam em seguida...

Ou seja como contaminou a primeira vez esse fermentador (plastico) vai contaminar sempre... no barril soda caustica? Pois eu pelo que li vi que a causa seria higiene... e foi por isso que da 2a vez lavei tudo muito bem umas 3 vezes varias vezes com chemipro oxi e no Bday com álcool 70...
mas peli que sugeres a bacteria resiste a isto? Ou seja fermentadores e todo material plastico que usei com para o lixo e soda caustica no baril e serpentina...
E os sacos de musselina e saco de brassagem?

não vai contaminar sempre no fermentar desinfecta muito bem com chenipro oxi ou starsun eu desinfecto a minha panela a minha serpentina os sacos de brassagem e os de musselina tudo com chenipro oxi e nunca tive problemas

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta mai 21, 2015 10:39

o que vai ferver convém estar minimamente limpo, mas ai não está o problema!!!
-Como fazes o arrefecimento do mosto? Explica o processo completamente
-como fazes a passagem do mosto para o fermentador?

Uma achega: Deixa de mexer no fermentador ao fim de 3 dias!!!! deixa-o estar 7 dias sem mexeres!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » quinta mai 21, 2015 10:54

Tens visto moscas da fruta na area? Se nao tiveres o fermentador muito bem fechado, hermenticamente fechado com a unica saída a ser o borbulhador, elas entram e levam bacterias e outras leveduras nas patas e estragam isso tudo...

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quinta mai 21, 2015 11:48

Nucleum Escreveu:Tens visto moscas da fruta na area? Se nao tiveres o fermentador muito bem fechado, hermenticamente fechado com a unica saída a ser o borbulhador, elas entram e levam bacterias e outras leveduras nas patas e estragam isso tudo...

Que eu desse conta não... e os varios kit que fiz sempre correram bem... e ja foram bastantes...

nogueiraf Escreveu:o que vai ferver convém estar minimamente limpo, mas ai não está o problema!!!

Uma achega: Deixa de mexer no fermentador ao fim de 3 dias!!!! deixa-o estar 7 dias sem mexeres!!!

Eu da 2ª vez até usei chemipro oxi no material de fervura...
quanto ao processo de arrefecimento eu fiz o seguinte (e foi so da 2ª vez que tinha serpentina) a 15 ou 20 min do fim da fervura coloca a serpentina na panela, ao chegar ao fim da fervura abri a torneira e deixei arrefecer coloquei o testo da panela e ia verificando a agua de saida da serpentina com o termometro, assim que a agua começava a sair a uns 25º dei uma leve mechida na serpentina, passado uma meia hora retiro um pouco de mosto pela torneira e verifico a temperatura, se tiver cerca de 20º antes de retirar a serpentina usua para mecher o mosto e fazer uma especie de whirlpool e retiro a serpentina, espero 5 minutos e abro a torneira para o fermentador, nao uso mangueiras nem nada, deixo cair o mosto para arejar... depois coloco levedura e fecho o fermentador com airlock...

eu a 2ª ainda esta a fermentar a densidade baixa muito lentamente comparado com a actividade do borbulhador e o cheiro continua presente (nao me atrevo a provar) o mosto esta bastante turvo... e o fermentador ja tem perto de 1 cm de fundagem branca que se nota perfeitamente...

desde já um obrigado pelas vossas respostas...

25L allgrain
cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta mai 21, 2015 19:49

rxaves Escreveu:
Nucleum Escreveu:Tens visto moscas da fruta na area? Se nao tiveres o fermentador muito bem fechado, hermenticamente fechado com a unica saída a ser o borbulhador, elas entram e levam bacterias e outras leveduras nas patas e estragam isso tudo...

Que eu desse conta não... e os varios kit que fiz sempre correram bem... e ja foram bastantes...

nogueiraf Escreveu:o que vai ferver convém estar minimamente limpo, mas ai não está o problema!!!

Eu da 2ª vez até usei chemipro oxi no material de fervura...
quanto ao processo de arrefecimento eu fiz o seguinte (e foi so da 2ª vez que tinha serpentina) a 15 ou 20 min do fim da fervura coloca a serpentina na panela, ao chegar ao fim da fervura abri a torneira e deixei arrefecer coloquei o testo da panela e ia verificando a agua de saida da serpentina com o termometro, assim que a agua começava a sair a uns 25º dei uma leve mechida na serpentina, passado uma meia hora retiro um pouco de mosto pela torneira e verifico a temperatura, se tiver cerca de 20º antes de retirar a serpentina usua para mecher o mosto e fazer uma especie de whirlpool e retiro a serpentina, espero 5 minutos e abro a torneira para o fermentador, nao uso mangueiras nem nada, deixo cair o mosto para arejar... depois coloco levedura e fecho o fermentador com airlock...

eu a 2ª ainda esta a fermentar a densidade baixa muito lentamente comparado com a actividade do borbulhador e o cheiro continua presente (nao me atrevo a provar) o mosto esta bastante turvo... e o fermentador ja tem perto de 1 cm de fundagem branca que se nota perfeitamente...

desde já um obrigado pelas vossas respostas...

quanto ao processo parece-me tudo bem mesmo

eu por via das duvidas eu metia o fermentador na maquina de lavar no máximo de temperatura com detergente na boa depois limpava e passa muita agua e fazia a sanatização e desenfecao a a ver no que da

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta mai 22, 2015 0:18

quanto ao processo parece-me tudo bem mesmo

eu por via das duvidas eu metia o fermentador na maquina de lavar no máximo de temperatura com detergente na boa depois limpava e pa agua e fazia a sanatização e desenfecao a a ver no que da

A mim a parte que mais me ta a custar é fazer a outra tentativa e estragar tudo de novo... é que alem do desperdício de ingredientes tempo e € ( atenção que li e vi muita coisa sobre gente a fazer cervja e ninguem frisou que se tarda muito tempo mesmo... eu comecei as 9 da manha ate as 20:30) para obter um vinagre... e o pior e nao fazer ideia do que esta errado...

25L allgrain
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta mai 22, 2015 0:47

São muitas horas realmente... eu demoro actualmente umas 6/7 horas, ja a contar com a limpeza do equipamento... mas vais conseguir fazer em menos tempo com o habito.

Como o Luis disse, essa contaminação é certamente da higiene e não dos procedimentos. Posto isto, eliminamos tudo até á etapa de arrefecimento, porque a fervura já matou tudo o que tinha a matar. Temos então como possíveis causas apenas os fermentadores (atenção ás torneiras, são um foco de contaminações), ou alguma levedura selvagem que ande no ar do local onde estas a passar a cerveja para o fermentador.
Compra um fermentador novo, lava isso como deve ser, e na altura de passares o mosto da panela para o fermentador, passa para outra divisão da casa (se puderes).

just my 2 cents...

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta mai 22, 2015 12:08

goaman Escreveu:São muitas horas realmente... eu demoro actualmente umas 6/7 horas, ja a contar com a limpeza do equipamento... mas vais conseguir fazer em menos tempo com o habito.

Como o Luis disse, essa contaminação é certamente da higiene e não dos procedimentos. Posto isto, eliminamos tudo até á etapa de arrefecimento, porque a fervura já matou tudo o que tinha a matar. Temos então como possíveis causas apenas os fermentadores (atenção ás torneiras, são um foco de contaminações), ou alguma levedura selvagem que ande no ar do local onde estas a passar a cerveja para o fermentador.
Compra um fermentador novo, lava isso como deve ser, e na altura de passares o mosto da panela para o fermentador, passa para outra divisão da casa (se puderes).

just my 2 cents...

Ou seja descarto a panela mesmo sendo lá que arrefeço o mosto? digo isto porque tou com desconfianças que seja do barril...

25L allgrain
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta mai 22, 2015 12:34

A meu ver, a fervura mata a "bicharada" toda. Daí não é de certeza.

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta mai 22, 2015 12:39

goaman Escreveu:A meu ver, a fervura mata a "bicharada" toda. Daí não é de certeza.

Hummm vou ganhar coregem para a 3ª tentativa... entao o melhro é arranjar um fermentador novo...

25L allgrain
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » sexta mai 22, 2015 13:09

Só mais uma coisa! tenhop lido sobre desinfectantes tipo soda caustica strasan e assim e sempre diz que nao se deve usar em cobre e metais suaves ou aço macio....

Ou seja nao devo usar isso no barril!? ou posso usar, a minha serpentina de arrefecimento é feita com uma serpentina de uma maquina de imperial (não é cobre mas aço inox) posso usar esses produtos, aço inox é metal suave ou aço macio!?

fiquei um pouco confuso...

25L allgrain
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta mai 22, 2015 19:06

Eu só uso starsan e utilizo em todo o lado, incluindo na serpentina (inox também).

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda mai 25, 2015 14:26

Se colocas a serpentina na fervura está resolvido o problema ai!!!
Faz o seguinte, enche o fermentador com chemipro, mergulha a tampa e borbulhador tambem, quando tiveres pronto para colocar o mosto esvazias o fermentador, tendo o cuidado de fazer passar o chemipro pela torneira.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » segunda mai 25, 2015 19:42

Este é efetivamente um dos maiores problemas nas contaminações acéticas.
Se tens a certeza que está tudo desinfetado, tenta não deixar as panelas e fermentadores abertos (ou se os deixares, tenta colocar uns panos por cima) de forma a evitar que alguma mosca da fruta, que é atraída pelo açúcar, entre no fermentador.

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » terça mai 26, 2015 20:06

nogueiraf Escreveu:Se colocas a serpentina na fervura está resolvido o problema ai!!!
Faz o seguinte, enche o fermentador com chemipro, mergulha a tampa e borbulhador tambem, quando tiveres pronto para colocar o mosto esvazias o fermentador, tendo o cuidado de fazer passar o chemipro pela torneira.

Gostei desta ideia... durante esta semana devo tentar mais uma vez...

Vou trocar de sitio, vou desinfectar tudo com starsan e chemiproCaustic, vai ser impossivel haver "vida" ali...

25L allgrain
pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mai 28, 2015 14:12

O teu fermentador tem torneira?
Se sim, tens que primeiro desmontar e limpar bem a torneira, incluido um "banho" numa solução qq.
Não consegues sanitizar nada se não estiver bem limpo.
De resto, como já foi dito, essa infeção é tipicamente resultado das condições ambientais, específicamente o local da tua brewspot. Tem correntes de ar? poeiras? moscas? etc...
Depois é não mexer no fermentador os primeiros dias...
Se não tiveste problemas na tua fase de "kits" analilsa o que mudaste para a fase de allgrain, o local é o mesmo? A panela em si não creio ser o problema visto que ferve. A serpentina também ferve... Eu analisava o que entra em contacto com o mosto após a fervura (tubos, filtros, torneiras, colheres, etc). Se o fermentador tem riscos substitui. Alias, eu comprava um novo só por descargo de consciência :).

Boa sorte para a tua 3ª tentativa!

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quinta mai 28, 2015 19:16

pedro.m.reis Escreveu:O teu fermentador tem torneira?
Se sim, tens que primeiro desmontar e limpar bem a torneira, incluido um "banho" numa solução qq.
Não consegues sanitizar nada se não estiver bem limpo.
De resto, como já foi dito, essa infeção é tipicamente resultado das condições ambientais, específicamente o local da tua brewspot. Tem correntes de ar? poeiras? moscas? etc...
Depois é não mexer no fermentador os primeiros dias...
Se não tiveste problemas na tua fase de "kits" analilsa o que mudaste para a fase de allgrain, o local é o mesmo? A panela em si não creio ser o problema visto que ferve. A serpentina também ferve... Eu analisava o que entra em contacto com o mosto após a fervura (tubos, filtros, torneiras, colheres, etc). Se o fermentador tem riscos substitui. Alias, eu comprava um novo só por descargo de consciência :).

Boa sorte para a tua 3ª tentativa!

Sim ja desmontei todo o fermentador limpei com esponja nada de esfregões e deixei em chemipro Caustic... vou fazer em outra habitação pois foi das poucas coisas que mudaram em relação aos kit, e estou a pensar usar 2 fermentadores, tenho um garrafao de vidro, axo que vou fazer uma receita pequena de uns 12 litros e colocar 4 litros no garrafao de vidro e o resto no fermentador normal, so ainda nao sei bem como fazer com as leveduras, pois nao queria esar a usar 2 pacoques de levedura...

25L allgrain
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » terça jun 02, 2015 2:01

UMA DUVIDA nova!

Até que ponto todo este problema não pode vir do termometro!?
Pelo que tenho andado a pesquisar as varias rampas de temperatura na mostura se a temperatura for entre os 40º a 50º é a rampa da proteina e acidez!? E se o meu termometro nao for fiavel e tiver um erro de leitura e eu pensar que a temperatura esta a 68º e ela rondar os 50!? criaria tal aidez semelhante ao vinagre!?
É um termometro digital!!!
Existe alguma maneira de calibrar os termometro ou saber se a leitura que fazem é correcta?

25L allgrain
jorgeft
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 03, 2014 9:29

Mensagempor jorgeft » terça jun 02, 2015 2:26

Agua e gelo picado e tens de ter uma leitura de 0, qualquer diferença é aquela com que vais ter de trabalhar

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça jun 02, 2015 10:09

rxaves Escreveu:UMA DUVIDA nova!

Até que ponto todo este problema não pode vir do termometro!?
Pelo que tenho andado a pesquisar as varias rampas de temperatura na mostura se a temperatura for entre os 40º a 50º é a rampa da proteina e acidez!? E se o meu termometro nao for fiavel e tiver um erro de leitura e eu pensar que a temperatura esta a 68º e ela rondar os 50!? criaria tal aidez semelhante ao vinagre!?
É um termometro digital!!!
Existe alguma maneira de calibrar os termometro ou saber se a leitura que fazem é correcta?

Caro, vinagre é bactéria. "Acidez" a mais é uma coisa, vinagre é outra...

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quinta jun 18, 2015 17:03

Bem! provei hoje uma garrafa de 50CL, pois arranjei um garrafao de vidro e fiz uma receita de uns 3 a 4 litros o que deu para aproveitar 4 garrafas de 50CL... e não é que a cerveja não estava boa, ESTAVA SIMPLESMENTE BRUTAL... O que me leva a concluir que sem duvida ao se ter uma contaminação nos fermentadores de plastico não há melhor solução do que descartar os mesmo... pois o processo foi todo igual usei todo o mesmo materialç além do fermentador... e a cerveja esta boa de mais....

Resta agora saber se vou conseguir repetir a mesma receita :(

25L allgrain
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda jun 22, 2015 11:23

Excelente!!!
Ainda bem que resolves-te esse problema!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quinta jun 25, 2015 21:33

nogueiraf Escreveu:Excelente!!!
Ainda bem que resolves-te esse problema!!!

Seria muita coincidencia! Pelo que fica o registo que depois de uma contaminação de acetobacteria o melhor é descartar os fermentadores ;)

Deixo um muito obrigado pelas ajudas :)

25L allgrain

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes