Refratómetro

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Refratómetro

Mensagempor pedrovieira41 » sábado mai 30, 2015 20:00

Boas pessoal!
Antes de mais, a minha primeira cerveja já anda cá fora e está bem porreira, apesar de já ter notado diversos erros e imprecisões que nas próximas corrigirei.
Comprei recentemente um refratómetro, que tenho lido que não é muito aconselhado para lera gravidade final por causa da sua imprecisão.
A minha dúvida é: como eu ainda estou numa de consolidar processos e receitas e fabrico em lotes pequeníssimos, posso utilizar o refratómetro para poupar líquido? Não tenciono descobrir com isto a %ABV mas sim tirar as três medições para me certificar que está pronta a engarrafar.
Posto de outra forma que posso não estar a ser explícito: se registar três valores iguais no refratómetro posso considerar que a fermentação está estanque? Ou pode estar a fermentar na mesma mas por infortúnio meu o erro pode ter variado sempre para o mesmo valor?

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: Refratómetro

Mensagempor goaman » sábado mai 30, 2015 20:20

Acho que essas 3 medições são escusadas... é estar a mexer sem razão, e dar razões para oxidar ou possivelmente contaminar.

Tens um valor de gravidade final, seja em kit ou em grão. Normalmente em 2 semanas de fermentação (1>2>3) esse valor é atingido, e depois engarrafas.
A minha sugestão é essa. Esquece o fermentador durante essas 2 semanas, a não ser que faças dry hop.
Depois disso (das 2 semanas) abre e verifica a gravidade. O refractometro vai apresentar um erro devido ao álcool, mas não é uma grande diferença... deverá estar com um valor aproximado do que deve ser a FG.
Se queres mesmo saber a % de ABV correcta então mede com detrimento, ou arranja uma tabela online que acerte o refractometro.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » domingo mai 31, 2015 1:48

Eu por mim não faria essas medições, o meu receio são as bomb bottles. :) Não me devo preocupar com isso? Nunca tiveste medo de engarrafar ainda com açúcares fermentáveis?

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo mai 31, 2015 10:28

Não, porque nunca engarrafei sem atingir a FG! E as 2 semanas sempre chegaram para atingir esse valor. Obviamente que se medires passado esse tempo e ainda estiver muito acima do valor desejado, fecha e espera mais uns dias.

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » domingo mai 31, 2015 10:30

Tanto stress! Easy...

As "bottle bombs" são uma coisa teórica e muito pouco prática... pelo menos na minha experiência. Já engarrafei Quad em garrafas de mini, sem problemas; já coloquei levedura de engarrafamento suficiente para 150L...em 15L e nenhuma garrafa explodiu...(o mesmo não poderei dizer de quando abri a garrafa... o tecto ficou diferente!)...

O refractómetro é óptimo para controlares o processo durante a produção... Densidade final da lavagem do grão, densidade inicial da fervura, etc... Não se é tão preciso quanto isso: é usado para alguns testes médicos, que necessitam de precisão.

Again, easy!

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Mensagempor cervejeiroanonimo » domingo mai 31, 2015 11:27

eu uso refratómetro e densímetro e posso te dizer que da o mesmo não acho o refratómetro tenha erro

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo mai 31, 2015 11:35

Isso nem sequer é uma discussão.
O refractometro na presença de álcool apresenta erro (que não é nada de especial, mas para quem quer saber o valor exacto, é um problema). É facto provado pela ciência!!

cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » domingo mai 31, 2015 11:53

goaman Escreveu:Isso nem sequer é uma discussão.
O refractometro na presença de álcool apresenta erro (que não é nada de especial, mas para quem quer saber o valor exacto, é um problema). É facto provado pela ciência!!

mas para a densidade original nao da erro nehum na final da um pouco mas nao e muito

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo mai 31, 2015 11:55

Sim é isso. É excelente antes de haver álcool na equação. Apresenta esse erro depois. Eu vivo bem com esse erro... não me faz diferença! :D

cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » domingo mai 31, 2015 13:29

goaman Escreveu:Sim é isso. É excelente antes de haver álcool na equação. Apresenta esse erro depois. Eu vivo bem com esse erro... não me faz diferença! :D

e exatamente como eu :D

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » domingo mai 31, 2015 13:30

Mas por exemplo, na minha primeira eu devia ter engarrafado com 1,012 salvo erro e engarrafei com 1,020 porque medi três dias seguidos e a densidade não se mexeu. Talvez não reidratei a levedura convenientemente ou coloquei a menos mas parece-me que ela não ia mesmo fazer o seu trabalho até ao fim. E é nestas situações que as três medições se tornam úteis não? Quanto ao refratómetro ainda bem que o erro é assim tão residual, já vou poupar aí uns decilitros valentes. :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo mai 31, 2015 13:41

Nunca me aconteceu uma diferença assim tão grande na FG... se me acontecesse isso eu provavelmente tinha agitado um pouco o fermentador e esperado mais uns dias.
Mas é como te disse, se passado 2 semanas estiver na FG ideal, engarrafa. Se estiver muito acima como nesse caso que mencionaste, faz como eu faria. Agita um pouco e espera um par de dias para ver se baixou mais um pouco.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » domingo mai 31, 2015 14:36

Ao agitares o fermentador não vais voltar a colocar os resíduos que estão nas paredes do fermentador de volta no mosto? Li que isso pode causar alguma adstringência. Considerarias adicionar mais levedura?

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo mai 31, 2015 14:51

Nunca adicionei mais, uma vez que utilizo liquidas... mas é uma opção.
Quanto á adstringencia... há de tudo escrito por essa Internet fora. Não ha nada melhor do que tu próprio testares.
Também diziam que era melhor fazer transfega para secundário, e a realidade é que não noto diferença nenhuma e actualmente não faço essa transfega.

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » domingo mai 31, 2015 22:24

Das coisas que mais se ouve em reportagens pela net por parte de gente que percebe é não acreditar em nada do que se lê na internet...

A melhor forma de começar, com segurança e com tranquilidade, é ler o "How to Brew" do John Palmer...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo mai 31, 2015 22:33

Gimleu Escreveu:Das coisas que mais se ouve em reportagens pela net por parte de gente que percebe é não acreditar em nada do que se lê na internet...

A melhor forma de começar, com segurança e com tranquilidade, é ler o "How to Brew" do John Palmer...

Não vou tão longe... aprendi muita coisa online que se aplica na realidade, e estou grato por viver numa época em que tenho acesso a esse tipo de informação. Acho é que há demasiada informação, e nem tudo é experiencia própria... há que filtrar muito bem toda a informação que está disponível e não complicar o que na realidade... é fácil.
Quanto ao livro... nada a dizer. É A BÍBLIA que todo o cervejeiro deve ter na mesa de cabeceira.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes