1º All Grain

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

1º All Grain

Mensagempor jlobo » sábado jun 20, 2015 19:51

Boa tarde pessoal, bem hoje foi dia de produzir a minha 1º All Grain, como de esperado tive alguns problemas.
1º A brassagem - foi um bocado complicado ate estabilizar a temperatura nos 65º, mas depois de acertar foi tranquilo, correu tudo bem e a filtragem foi boa.
2º A fervura - Aqui e que as coisas complicaram um bocado, eu fiz como dizia na receita, as quantidades de agua e o tempo de fervura, mas no final tinha uma densidade de 1060 deveria ser 1050, e tinha evaporado bastante água. O segundo problema foi a lupulagem, reparei que não tinha sacos, então decidi "despejar" directamente na panela, no final da fervura estava o lúpulo todo "espalhado" pelo mosto e uma grande quantidade no fundo o que me fez perder bastante mosto quando transferi para o balde fermentador, nesta faze tinha o mosto completamente turbo, via as partículas a boiarem.
3º Arrefecimento - Aqui tive novamente dificuldade pois com o calor que estava a temperatura não baixava nem por nada, fiz o arrefecimento tipo "banho maria" pois não tenho chiler, e um dos aspectos que tenho de melhorar bastante...
4º Fermentação - Aqui foi outro problema, como a temperatura não baixava dos 27º e já estava quase a duas horas a espera decido colocar no frigorífico e adicionei a levedura a 26.7º, tenho controlado a temperatura toda a tarde num outro recipiente com agua e ainda esta a uns 19º dentro do frigorífico, espero que agora com a noite baixe para no máximo 15º...
Com estes contratempos todos não estou com grande esperança nesta cerveja, mas mesmo assim vou deixar fermentar e ver o que vai dali sair.

fabiob
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo jun 14, 2015 10:28
Contacto:

Re: 1º All Grain

Mensagempor fabiob » sábado jun 20, 2015 20:40

Olá jlobo,

Não vi problemas graves nenhuns, para uma primeira vez até que não correu mal! :)

1) Tens que mexer bastante o mosto, normalmente no fundo da panela a temperatura é bem superior.
2) O OG tinha mais 10 pontos mesmo depois de adicionar água e chegar a quantidade de litros final desejada?
3) Esse teu arrefecimento realmente não é a maneira mais eficaz, se fores a uma loja podes enrolar 10m de cobre e deve sair perto de 30€, vale a pena o investimento. Se continuares com banho maria acrescenta gelo.
4) Acho que até uns 30ºC não deve haver problemas em adicionar o yeast.

Fica tranquilo que vai ficar boa a cerveja!

Abraço

BlessYourBeer.com
jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

Mensagempor jlobo » sábado jun 20, 2015 21:14

Obrigado pela resposta fabiob, sim e verdade o próximo investimento vai mesmo ser num chiler ou fazer um... em relação a og foi no final, mas não consegui os 20l esperados.

fabiob
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo jun 14, 2015 10:28
Contacto:

Mensagempor fabiob » sábado jun 20, 2015 21:48

Podes sempre adicionar mais agua mineral no final para completar os 20L, tem pessoas que não gostam mas desde que não esteja contaminada não há crise! Aliás, até ajuda a arrefecer! :)

BlessYourBeer.com
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda jun 22, 2015 12:07

2º / 3º Se tiveres uma evaporação grande pode adicionar água para chegares à OG determinada e ao volume, podes colocar gelo ou umas garrafas com água congelada para ajudar a baixar a temp. Se adicionares água para chegar ao volume/OG usa água do frigorifico ajuda a descer mais a temperatura

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes