Fundagem na garrafa tipo "coalhada"

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Fundagem na garrafa tipo "coalhada"

Mensagempor rxaves » terça jul 07, 2015 11:59

Hoje ia colocar as minhas garrafas da minha ultima produção no frigorifico e reparei que todas elas tinham uma fundagem extranha que eu nunca tinha visto, pois esta tipo coalhada. Já aconteceu isto a alguem? é normal? é um problema ao ponto de descartar a cerveja? quando engarrafei estava tudo normal, sem cheiros estranhos nem nada, fermentou 10 dias e depois 2 semanas a uns 10º... no 2º fermentador a unica coisa que extranhei foi nao ter deixado quase sedimento no fermentador... mas o que está na garrafa agora é mesmo extranho... a cerveja tem apenas uns 5 dias em garrafa mas logo a tarde vu abrir uma para testar e tiro foto para mostrar como todo o sedimento esta qualhado, faz me lembrar quando se faz um diesel (coca cola com cerveja) e se fica muito tempo no copo que a coca cola fica tipo coalhada, assim esta toda a fundagem das minhas garrafas...

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: Fundagem na garrafa tipo "coalhada"

Mensagempor nogueiraf » terça jul 07, 2015 15:31

assim é difícil ajudar, coloca foto da garrafa!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » terça jul 07, 2015 16:59

nogueiraf Escreveu:assim é difícil ajudar, coloca foto da garrafa!!

Abri uma garrafa e a cerveja tava boa, ainda ligeiramente "verde" e carbonatação fraca, tirei uma foto ao sedimeto depois de indejado e colocado num copo....

Imagem

25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » terça jul 07, 2015 17:29

da garrafa!!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » terça jul 07, 2015 18:01

nogueiraf Escreveu:da garrafa!!!!

Como assim... queres que tire uma foto na garrafa?

25L allgrain
Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » terça jul 07, 2015 19:11

Isso não é proteína precipitada pelo frio - chill haze??

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta jul 08, 2015 14:35

rxaves Escreveu:

Sim antes de a abrires, mas o nucleum já avançou com uma possível causa

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quarta jul 08, 2015 15:11

nogueiraf Escreveu:
rxaves Escreveu:

Sim antes de a abrires, mas o nucleum já avançou com uma possível causa

mas chill haze com a garrafa sem estar ao frio, pk as garrafas que ainda nao foram ao frio aparentam a mesma coisa... a cerveja ta com bom aspeto e com bom sabor, apenas a levedura que fica no fundo da garrafa tem esse aspeto...

25L allgrain
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » quarta jul 08, 2015 17:34

mas isso não tem aspecto de ser levedura... Nem quando floculam costumam ficar assim...

jorgeft
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 03, 2014 9:29

Mensagempor jorgeft » quarta jul 08, 2015 19:24

Cheira me a uma contaminação que se está a desenvolver, daí a cerveja ainda te saber bem

Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » quarta jul 08, 2015 23:04

a única vez que vi uma cerveja ficar assim foi quando resolveram meter chá de hibisco em metade de um lote de IPA, no fermentador. o lote sem chá ficou optimo, o lote com chá ficou igual a isso...

Imagem

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quarta jul 08, 2015 23:57

Nucleum Escreveu:a única vez que vi uma cerveja ficar assim foi quando resolveram meter chá de hibisco em metade de um lote de IPA, no fermentador. o lote sem chá ficou optimo, o lote com chá ficou igual a isso...

Imagem

Interessante! e mesmo assim foi bebivel ou foi descartada... é que para mim a cerveja esta boa, visto que foi a 2ª all grain que fiz... so me incomoda que o fundo da garrafa esteja assim e que as vezes nao seja aconselhado o consumo...

25L allgrain
Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » quinta jul 09, 2015 2:04

Bebeu-se, afinal eram uns 10-12 litros dela, e nunca teve problema nenhum. Só a parte estética é que não era das melhores..

Fazer um fining com gelatina pode ajudar a diminuir estas situações, diminuindo um pouco o teor de proteína em suspensão na cerveja

http://brulosophy.com/2015/01/05/the-ge ... t-results/

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta jul 09, 2015 9:22

rxaves continuas a falar do mau aspecto na garrafa mas foto nem vêla :):)
Bebe-a rápido

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quinta jul 09, 2015 11:11

Nucleum Escreveu:Bebeu-se, afinal eram uns 10-12 litros dela, e nunca teve problema nenhum. Só a parte estética é que não era das melhores..

Fazer um fining com gelatina pode ajudar a diminuir estas situações, diminuindo um pouco o teor de proteína em suspensão na cerveja

Mas nao esta em suspensão, apenas esta acente no fundo, so no fim é que se da conta...

nogueiraf Escreveu:rxaves continuas a falar do mau aspecto na garrafa mas foto nem vêla :):)
Bebe-a rápido

Peço desculpa :( mas eu talvez nao me explica-se bem, mas na garrafa nao se da conta de nada, e ao servir tambem nao, pois tem apenas uma pequena parte e é só no fundo da garrafa... ou seja tem apenas uns milimetros no fundo, so se indejar a garrafa é qe se dá conta... a foto que coloquei antes era apenas a fundagem nao a cerveja toda.
Logo a tarde ja coloco fotos...

25L allgrain
rui_monteiro
Bebedor de minis!
Registado: segunda jun 22, 2015 9:58

Mensagempor rui_monteiro » quinta jul 09, 2015 17:15

rxaves Escreveu:Peço desculpa :( mas eu talvez nao me explica-se bem, mas na garrafa nao se da conta de nada, e ao servir tambem nao, pois tem apenas uma pequena parte e é só no fundo da garrafa... ou seja tem apenas uns milimetros no fundo, so se indejar a garrafa é qe se dá conta... a foto que coloquei antes era apenas a fundagem nao a cerveja toda.

Viva,

Mas tu não vertes a garrafa toda pois não? Deixas um "dedo" de cerveja para não passar esse depósito, correcto? :)

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » quinta jul 09, 2015 19:20

rui_monteiro Escreveu:
rxaves Escreveu:Peço desculpa :( mas eu talvez nao me explica-se bem, mas na garrafa nao se da conta de nada, e ao servir tambem nao, pois tem apenas uma pequena parte e é só no fundo da garrafa... ou seja tem apenas uns milimetros no fundo, so se indejar a garrafa é qe se dá conta... a foto que coloquei antes era apenas a fundagem nao a cerveja toda.

Viva,

Mas tu não vertes a garrafa toda pois não? Deixas um "dedo" de cerveja para não passar esse depósito, correcto? :)

sim, deixo sempre o deposito na garrafa, a minha duvida "receio" é que nao seja normal esse deposito ter essa aparencia, foi a primeira vez que me ficou assim e chamou-me muito a atenção...

25L allgrain
Miguel Santos
O que é uma cerveja?
Registado: domingo abr 05, 2015 13:09

Mensagempor Miguel Santos » quinta jul 09, 2015 20:36

A minha experiência não é muita (só para não dizer que é nula), mas tenho ideia de ter lido algo parecido algures
Não poderia ter a ver com a densidade da levedura usada, do depósito, da cerveja e com a própria carbonataçao da cerveja?
Isto é depósitos menos densos, em cervejas mais densas, com uma boa carbonataçao acho que podem flocular e "levantar voo" no copo. Lá está, acho que tinha lido algo deste género algures, tenho que ver se encontro novamente ;)

rxaves
Beer Hunter

Mensagempor rxaves » segunda jul 13, 2015 0:34

Miguel Santos Escreveu:A minha experiência não é muita (só para não dizer que é nula), mas tenho ideia de ter lido algo parecido algures
Não poderia ter a ver com a densidade da levedura usada, do depósito, da cerveja e com a própria carbonataçao da cerveja?
Isto é depósitos menos densos, em cervejas mais densas, com uma boa carbonataçao acho que podem flocular e "levantar voo" no copo. Lá está, acho que tinha lido algo deste género algures, tenho que ver se encontro novamente ;)

Realmente nao sei o que se passou, pois a receita ja tinha feito un 4 ou 5 litros para teste e nao ficou assim, desta vez usei tudo igual, a unica diferença é que deixei em 2º fermentador por 2 semanas a uns 5º ou 6º... mas mesmo no dia de engarrafar o pouco residuo que ficou no balde nao se apresentava assim, estava normal... A carbonatação descarto, pois ela nao flutua na cerveja, a foto que coloquei é de apenas un 3cl que ficam no fundo da garrafa...

25L allgrain
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda jul 13, 2015 11:27

rxaves Escreveu:
Nucleum Escreveu:Bebeu-se, afinal eram uns 10-12 litros dela, e nunca teve problema nenhum. Só a parte estética é que não era das melhores..

Mas nao esta em suspensão, apenas esta acente no fundo, so no fim é que se da conta...

nogueiraf Escreveu:rxaves continuas a falar do mau aspecto na garrafa mas foto nem vêla :):)
Bebe-a rápido

Peço desculpa :( mas eu talvez nao me explica-se bem, mas na garrafa nao se da conta de nada, e ao servir tambem nao, pois tem apenas uma pequena parte e é só no fundo da garrafa... ou seja tem apenas uns milimetros no fundo, so se indejar a garrafa é qe se dá conta... a foto que coloquei antes era apenas a fundagem nao a cerveja toda.

Daqui que falas parece o deposito normal de levedura e afins em garrafa, poderás ter uma quantidade maior e dai parecer estranho ou algo errado, dai ter-te pedido uma foto da garrafa :wink:
Se não notas o sabor a acidificar ou sabor estilo solvente a aumentar deve ser deposito

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes