Bom dia.
Que métodos utilizam para controlar a temperatura de fermentação? Utilizam algum sistema automático que eleva a temperatura de fermentação quando está baixa e que faz o inverso quando está alta?
Controlar temperatura de fermentação
-
- Beer Hunter
- Registado: segunda jun 01, 2015 18:18
Re: Controlar temperatura de fermentação
E POSSÍVEL UTILIZAR OS DOIS EM CONJUNTO OU SEPARADOS MAS NORMALMENTE USA-SE A ARREFECER POIS NO NOSSO PAIS A TEMPERATURA E ALTA

- pedrovieira41
- Beer Expert
- Registado: quarta abr 22, 2015 10:20
O método "manual" é fazer o que tiveres à mão para baixar ou subir a temperatura. Para arrefecer podes fazer banhos gelados (encher uma bacia com gelo e água), toalhas molhadas, etc. Para aquecer podes cobrir o fermentador, usar aquecedores que tenhas à mão, etc.
De resto, se tiveres condições para fazer um trabalhinho mais eficaz, talvez o ideal seria um frigorífico ou arca adaptado a uma câmara de fermentação. Estou com um projeto desses em mão e após alguma pesquisa acho que o ideal (por ser simples e relativamente barato) é mesmo comprares um frigorífico usado, um STC-1000 e uma coisa destas http://www.pet4you.net/repteis/equipame ... mento.html.
Ao STC ligas o cabo de alimentação do frigorífico e o do aquecedor, pões o termostato do frigorífico para o mínimo possível e pões a temperatura que pretendes. Eu não o vou fazer mas uma sonda dentro do fermentador também é bom, pois a levedura na fase de fermentação vigorosa aumenta drasticamente a temperatura e assim tentas contrariar isso.
De resto, se tiveres condições para fazer um trabalhinho mais eficaz, talvez o ideal seria um frigorífico ou arca adaptado a uma câmara de fermentação. Estou com um projeto desses em mão e após alguma pesquisa acho que o ideal (por ser simples e relativamente barato) é mesmo comprares um frigorífico usado, um STC-1000 e uma coisa destas http://www.pet4you.net/repteis/equipame ... mento.html.
Ao STC ligas o cabo de alimentação do frigorífico e o do aquecedor, pões o termostato do frigorífico para o mínimo possível e pões a temperatura que pretendes. Eu não o vou fazer mas uma sonda dentro do fermentador também é bom, pois a levedura na fase de fermentação vigorosa aumenta drasticamente a temperatura e assim tentas contrariar isso.
"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King
Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
- Stephen King
Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
-
- BeerMaster
- Registado: sábado dez 01, 2012 14:13
Eu comprei um frigorífico em segunda mão e uma resistência elétrica, com a ajuda de um controlador (cuja saída é uma tomada elétrica normal), ligo o frigorifico ou a resistência, de forma a ter a temperatura desejada dentro do frigorífico. É importante fazer as coisas de forma a ter em conta a temperatura exterior e não deixar que frigorifico e resistência elétrica alternem o seu funcionamento, criando desperdício de energia.
- KaYs3r
- BeerMaster
- Registado: terça set 11, 2012 1:15
- Untappd: KaYs3r
Boas,
Aproveito este tópico para a minha questão.
Há uns tapetes de aquecimento que são usados nos terráreos dos répteis, será que funcionam para os fermentadores?
Há uns tapetes de aquecimento que são usados nos terráreos dos répteis, será que funcionam para os fermentadores?
César Veloso
Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
KaYs3r Escreveu:Boas,
Em principio sim, desde que consigas colocar à volta do fermentador e tenhas algum tipo de controlo de temperatura
-
- Beer Hunter
- Registado: segunda jun 01, 2015 18:18
Esses tapetes ajudam se pretenderes manter a temperatura do fermentador acima da temperatura ambiente, se pretenderes manter a temperatura do fermentador abaixo da temperatura ambiente terras de usar o motor do frigorífico.
Temperatura de fermentação 19ºc
Por exemplo a temperatura ambiente 24ºc usas o frigorífico
Por exemplo a temperatura ambiente 10ºc usas a resistência
Se a oscilação de temperaturas for muito grande tens de usar os dois em conjunto mas para isso precisas de um controlador avançado

Temperatura de fermentação 19ºc
Por exemplo a temperatura ambiente 24ºc usas o frigorífico
Por exemplo a temperatura ambiente 10ºc usas a resistência
Se a oscilação de temperaturas for muito grande tens de usar os dois em conjunto mas para isso precisas de um controlador avançado

Última edição por KaYs3r em quinta out 29, 2015 16:55, editado 1 vez no total.
Razão: Por favor não escrevam tudo em maiúsculas, isso significa que estão a gritar e pode ser considerado falta de educação.
Razão: Por favor não escrevam tudo em maiúsculas, isso significa que estão a gritar e pode ser considerado falta de educação.
Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes