duvidas biab

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
paulito
Bebedor de minis!
Registado: sexta mai 16, 2008 20:24

duvidas biab

Mensagempor paulito » segunda ago 03, 2015 20:46

Como já referi tenho a pesquisar de forma a arranjar a médio prazo um equipamento para all grain que me permita fazer lotes de até 50l, de preferência com controlo nos custos e que seja fácil de operar.
Um dos processos mais simples é o biab. Mas são lhe apontadas algumas falhas nomeadamente a baixa eficiência e o desperdício de açucares junto com o malte é muitas vezes referido como um bom método para pequenos lotes mas inviável para lotes grandes. Funcionaria para 50l,qual seria a eficiência esperada?
É também referido que para o biab é conveniente uma moagem do malte mais fina, este mais fina é o quê? Para biab o moinho de rolos tem muitas vantagens em relação aos moinhos de discos, a moagem mais fina num moinho deste pode a vir extrair taninos?
É possível fazer uma recirculação permanente do mosto? teria vantagens com este método, ou seria só mais uma engenhoca sem relevância ?
É possível/ vantajoso fazer a brassagem com parte da agua e com a restante fazer uma lavagem no final, ou é preferível brassar com a totalidade da agua como é vulgar ver?
Para lotes de até 50l que panela recomendariam? 70l seria suficiente?
Eu sei que estou chato e que são muitas perguntas mas gostaria de aproveitar a minha maior disponibilidade no verão para procurar alguns materiais e fazer algumas coisas.
Agradeço todas as respostas e dicas.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: duvidas biab

Mensagempor nogueiraf » terça ago 04, 2015 16:10

Eu faço BIAB com moinho "corona" desmontado todas as vezes, sem sparge e tenho eficiências na casa dos 70%
Sinceramente recirculação só mesmo se quiseres passar o tempo a fazer a brincadeira, para esse volume uma colher serve para mexer o mosto :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Dulcídio
Bebedor de minis!
Registado: segunda ago 25, 2014 15:04

Mensagempor Dulcídio » quarta ago 05, 2015 18:25

Eu tenho uma saco de brassagem e também um filtro para o fermentador. Consigo fazer das duas maneiras, mas apesar de ser mais chato fazer com o filtro eu penso que tenho melhores resultados. a grande vantagem do saco de brassagem é o equipamento que precisas em comparação. Uma panela e um fermentador fazem o trabalho e não precisas de andar a transportar de um sitio para o outro e no final só limpas umas coisa. Como tenho muito tempo livre prefiro usar um filtro dentro do fermentador e depois transportar para a panela.
pode ser psicológico, mas desde que comecei a fazer desta maneira comecei a ter melhores resultados

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta ago 06, 2015 17:37

Isso é o que importa, ter melhores resultados!!!
Eu no meu caso alem de querer melhores resultados a poupança de tempo é algo fundamental

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
paulito
Bebedor de minis!
Registado: sexta mai 16, 2008 20:24

Mensagempor paulito » quinta ago 06, 2015 20:11

para mim o tempo também é muito importante :)

o objectivo passa sempre por tentar obter os melhores resultados possíveis, dado o menor trabalho e tempo possível :)

vou continuado a minha busca de informação a ver se tomo algumas decisões... :D

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta jan 14, 2016 11:57

Tenho visto que há muito homebrewer português a optar pelo processo BIAB. Estou a recuperar leituar antiga e cruzei-me com este artigo interessante que levanta algumas questões pertinentes.

Se tiverem paciência...

http://learn.kegerator.com/comparing-fabric-filters-to-3v-methods/

Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Re: RE: Re: duvidas biab

Mensagempor Melanoidin » quinta jan 14, 2016 15:13

bmxutos Escreveu:Tenho visto que há muito homebrewer português a optar pelo processo BIAB. Estou a recuperar leituar antiga e cruzei-me com este artigo interessante que levanta algumas questões pertinentes.

Se tiverem paciência...

[url]http://learn.kegerator.com/comparing-fabric-filters-to-3v-methods/[/url]

Interessante.

Eu sou fã do BIAB pela poupança de tempo que permite (e já assim às vezes é escasso...) por isso tudo o que possa melhorar a eficiência é bem vindo.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sexta jan 15, 2016 15:26

bmxutos Escreveu:Tenho visto que há muito homebrewer português a optar pelo processo BIAB. Estou a recuperar leituar antiga e cruzei-me com este artigo interessante que levanta algumas questões pertinentes.

Se tiverem paciência...

http://learn.kegerator.com/comparing-fabric-filters-to-3v-methods/

Grande partilha :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
nunoajc
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta jan 13, 2016 14:35

Mensagempor nunoajc » sexta jan 15, 2016 15:41

Quando falam em poupança de tempo, referem se ao qué em relação aos kits ?

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda jan 18, 2016 11:10

nunoajc Escreveu:Quando falam em poupança de tempo, referem se ao qué em relação aos kits ?

Um kit consegues fazer em 2 horas ou menos, se tiveres o processo bem assimilado e tudo pronto, uma cerveja de grão tens 6 a 8 horas de "trabalho" logo quando se utiliza BIAB, consegue-se reduzir o tempo para 4 a 5 horas.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
nunoajc
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta jan 13, 2016 14:35

Mensagempor nunoajc » segunda jan 18, 2016 11:44

Certo. Já entendi.

Necas
Beer Hunter
Registado: segunda mai 05, 2014 13:50

Mensagempor Necas » quarta jan 20, 2016 0:35

Paulito,

Deixo-te aqui o link para o meu projeto com BIAB com um barril de 30L convertido:
viewtopic.php?f=39&t=2379&start=30

Como poderás ver, tenho sistema de recirculação de mosto composto por bomba e tubagens em inox para fazer "chuveiro" por cima.
Neste momento tenho ainda uma resistência de 3000w (deixei o fogão porque assim posso fazer em minha casa e não estar dependente dos velhotes..).

Acabei por mandar fazer um saco de brassagem maior que os "normais" e que me ficou bem mais barato (ficou por 1/3 do preço... e maior...)

Não tenho tido problemas com este "equipamento".

Keep calm and drink beer!

Em produção
Imperial Stout

Engarrafada
Imperial IPA
Abadia
Coffee Oatmeal Stout
brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » segunda jan 25, 2016 13:21

Ou senão podes também optar por utilizar extrato de malte e fazer uma receita "normal", reduzes o tempo de brassagem e lavagem do malte e passas quase logo para a fervura.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes