Cerveja no Fermentador demasiado tempo?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
mojo
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda abr 20, 2015 12:19

Cerveja no Fermentador demasiado tempo?

Mensagempor mojo » segunda ago 24, 2015 11:12

Olá,

precisava de uma dica vossa, no inicio de agosto coloquei no fermentador uma clone de Duvel, a fermentação correu como esperado na primeira semana. No entanto com ferias pelo meio a cerveja continua no fermentador e ainda não tive tempo de engarrafar. Que problemas posso vir a ter por ainda não ter engarrafado a cerveja?
Obrigado pelo vosso tempo.

NFernandes
Bebedor de minis!
Registado: domingo jan 12, 2014 21:52

Re: Cerveja no Fermentador demasiado tempo?

Mensagempor NFernandes » segunda ago 24, 2015 21:57

Vou comentar não por experiência própria mas sim pela informação que vou recolhendo. A duvel enquadra-se no estilo Belgian Golden Strong Ale e segundo o BJCP não deverá conter nenhum diacetil. O diacetil resulta do trabalho da levedura na fermentação e a levedura após transformar os açucares em alcool irá "comer" o diacetil, assim julgo que será bom a cerveja manter mais do que as 2semanas no fermentador, talvez 3/4, mas alguém com mais experiência e conhecimento deve dizer te algo.

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça ago 25, 2015 9:50

O ideal é depois de passar a fermentação mais activa (1ª semana) fazeres uma transfega e deixares fermentar mais duas semanas. Se não quiseres fazer transfega então deixa duas semanas e depois engarrafa. Mais tempo sem fazer transfega tem o risco da levedura morrer na cerveja e criar maus sabores, mas o tempo que isso demora a acontecer depende da temperatura de fermentação, teor de álcool, etc. Engarrafa isso o mais cedo possível e logo se vê. Eu já fiz uma abadia em que fiz uma transfega depois da fermentação primária e depois deixei um mês mais a fermentar, à temperatura de 0º C +-.

mojo
Já saca as caricas fora!

Mensagempor mojo » terça ago 25, 2015 10:10

Só vou conseguir engarrafar na próxima semana em principio, vamos ver como corre a coisa.
Obrigado pelas dicas, no meio de tanto percalço durante o brewing day espero nao ter ficado com 20 litros de vinagre -((((

depois dou noticias do resultado.

NFernandes
Bebedor de minis!
Registado: domingo jan 12, 2014 21:52

Mensagempor NFernandes » terça ago 25, 2015 21:52

Acontece... não se pode é desistir. Isso nunca :)

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » terça ago 25, 2015 22:06

De facto o maior problema aí é a autólise, visto que não fizeste a trasfega para o segundo fermentador. Tudo o resto acho que são vantagens. :)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
mojo
Já saca as caricas fora!

Mensagempor mojo » segunda ago 31, 2015 9:17

Bem este fim de semana verifiquei a FG da minha Belgian Blonde Strong ale, 1.035 demasiado alta para os 1.015 esperados.

A OG passava 1.160, acrescentei na altura mais agua fervida e arrefecida ao mosto e apliquei usei um fermento para belgian ales.

Depois de ter verificado a FG e no meio do "pânico" da coisa, transferi a cerveja para um segundo fermentador, uma vez que ainda tinha actividade no boubulhador, e transferi para o secundário, reparei também que no secundario o borbulhador tenha actividade espaçada de menos de 1 minutos. Vou deixar a "loiraça" mais umas semanas no fermentador secundário, vamos ver o que sai dali.

Tive dois problemas nesta minha primeira cerveja até ao momento que não consegui controlar bem, primeiro a OG muito alta para o esperado, outro erro foi não medir a OG depois de ter acrescentado a agua para baixar a OG. Aselhices de principiante diria eu.

Com um FG tão alta tenho duvidas se pode ser bebida...

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » segunda ago 31, 2015 9:42

mojo Escreveu:Bem este fim de semana verifiquei a FG da minha Belgian Blonde Strong ale, 1.035 demasiado alta para os 1.015 esperados.

A OG passava 1.160, acrescentei na altura mais agua fervida e arrefecida ao mosto e apliquei usei um fermento para belgian ales.

Depois de ter verificado a FG e no meio do "pânico" da coisa, transferi a cerveja para um segundo fermentador, uma vez que ainda tinha actividade no boubulhador, e transferi para o secundário, reparei também que no secundario o borbulhador tenha actividade espaçada de menos de 1 minutos. Vou deixar a "loiraça" mais umas semanas no fermentador secundário, vamos ver o que sai dali.

Tive dois problemas nesta minha primeira cerveja até ao momento que não consegui controlar bem, primeiro a OG muito alta para o esperado, outro erro foi não medir a OG depois de ter acrescentado a agua para baixar a OG. Aselhices de principiante diria eu.

Com um FG tão alta tenho duvidas se pode ser bebida...

Primeiro parece-me que o grande problema para a OG demasiado alta são os volumes de água. É normal teres perdas em diversas partes do processo e o ideal é registá-las todas para da próxima vez precaveres-te.
Depois, tiveste aí uma OG superior a uma english barleywine, por exemplo! Não sei se existe algum estilo que chegue até 1,160, mas de qualquer forma tens de ter especial cuidado com a levedura porque é um ambiente com níveis demasiado elevados de açúcar, o que não propicia a propagação da levedura. Há quem até duplique a dose inoculada. Tiveste 78% de Atenuação Aparente, parece-me que a levedura até não se portou mal (a levedura belga costuma trabalhar bastante bem).
Nunca fiz repitch porque ainda não passei para esses estilos mais corpulentos, mas recomendava que lesses sobre isso, não sei se neste caso se aplicaria. A minha primeira acabou com 1,022 e já era bastante untuosa, imagino essa. :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
mojo
Já saca as caricas fora!

Mensagempor mojo » segunda ago 31, 2015 9:52

Entretanto enchi duas garrafas de 0.75, acho que tenho duas bombas guardadas na despensa :)
Tenho esperança que a FG baixe com mais umas semanas de fermentação no secundário, acham que é pouco provável?

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » segunda ago 31, 2015 11:39

mojo Escreveu:Entretanto enchi duas garrafas de 0.75, acho que tenho duas bombas guardadas na despensa :)
Tenho esperança que a FG baixe com mais umas semanas de fermentação no secundário, acham que é pouco provável?

Pelo que sei não é muito comum isso acontecer drasticamente. Pode baixar qualquer coisinha se lhe deres mais um bocado de oxigénio (agitando o fermentador) mas não contes com muito. Faz como te disse acima e lê um pouco sobre repitch para ver se é viável voltar a inserir levedura nesta altura do campeonato (não sei porque nunca o fiz). Ou então pode ser que venha ao tópico alguém com mais experiência dar-te uma ajuda sobre isso. :)
Já estiveram bastante tempo no fermentador, essa levedura já deve estar inativa, não me acredito que se tornem bombas. De qualquer forma tomar precauções não é mau! :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça set 01, 2015 9:03

Dar mais oxigénio não recomendo, o oxigénio é importante no início quando a levedura se está a multiplicar, neste momento já deve estar adormecida ou morta. Numa próxima vez o que podes fazer é ir subindo a temperatura de fermentação gradualmente, começares nos 16º e ires subindo a cada dia que passa até uns 26º no último dia, por exemplo. A temperatura vai servir como estimulo para a levedura continuar a fermentar. Se usas bastantes açucares refinados no mosto então podes deitar alguns nutrientes para leveduras, isso também ajuda. Deitar levedura nova pode ajudar um bocado, mas convém tirar a antiga o mais cedo possível. Neste momento se fosse eu deixava como está e engarrafava, ontem.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes