Primeira cerveja via kit

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
simanick
Já saca as caricas fora!
Registado: terça jun 23, 2015 16:08

Primeira cerveja via kit

Mensagempor simanick » segunda ago 24, 2015 17:34

Olá a todos. comecei agora na arte de fazer cerveja. comprei um kit na oficina da cerveja e deitei mãos á obra.comecei por comprar um kit da mangrove jack´s de bavarian wheat. já fizemos a mistura com 23 litros de agua ( de luso, pareceu-nos a que tinha melhor ph para a cerveja) e colocámos no fermentador com um kilo de açucar amarelo. ao fim de algumas horas o borbulhador comecou a ficar com mosto, penso que tinha demasiada pressão no fermentador. abri um pouco para deixar sair parte da pressão, limpei o airlock e voltei a colocar. ficou a borbulhar e vou esperar até sexta feira quando fizer uma semana para verificar com o densimetro e decidir se engarrafamos ou não.

tenho algumas duvidas agora com os próximos passos.

estou a pensar usar garrafas normal de sagres ou superbock? o grande problema é as caricas não ficarem bem com estas garrafas não é? ou existe mais algum problema?

antes de engarrafar, quando fizer a sanitização das garrafas podemos encher logo apos a sanitização ou devemos esperar que as garrafas sequem?

na receita que vinha no kit diz para adicionar meia colher de chá de açucar a cada garrafa de 0,33 antes de encher. é o normal?

Falta-me ainda adquirir a mangueirinha para engarrafar, aquela com valvula no final para o liquido nao cair da torneira? dá para engarrafar sem problemas sem este utensilio ou devo mesmo adquirir um?

não vou perguntar aqui mais nada por agora senão não saio daqui hoje.

thanks

vando34
O que é uma cerveja?
Registado: segunda mai 11, 2015 13:36

Re: Primeira cerveja via kit

Mensagempor vando34 » segunda ago 24, 2015 19:50

Boas

Não te preocupes com a pressão dento do fermentador que em principio não vai haver problema nenhum, o CO2 vai sair todo. Outra coisa e que não convém abrir o fermentados porque pode haver contaminações. Relativamente às garrafas, podes utilizar essas garrafas mas tenta não utilizar as de tara perdida porque são mais frágeis e podem rebentar. O açúcar que te estas a referir é para fazer o priming, eu costumo fazer um concentrado do açúcar com água e levas ao lume a ferver durante uns minutos, para isto utilizo 7g/l e aproximadamente o triplo da água (dependendo da cerveja). Por ultimo o engarrafamento, podes engarrafar utilizando apenas torneira do fermentador mas a cerveja pode oxidar devido ao contacto com oxigénio visto que vai fazer alguma espuma.
Espero ter ajudado

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça ago 25, 2015 9:54

1kg de açucar parece muito! Usa antes extracto de malte, o resultado final vai ser melhor. Se puderes ao fim da primeira semana muda a cerveja para um outro balde, sem passar o "lixo" do fundo e dá mais duas semanas à cerveja para fermentar.

simanick
Já saca as caricas fora!

Mensagempor simanick » terça ago 25, 2015 17:37

Obrigado pelas respostas. Sexta feira quando for mudar de fermentador dou noticias de como correu. :):)

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » quarta ago 26, 2015 10:19

simanick Escreveu:estou a pensar usar garrafas normal de sagres ou superbock? o grande problema é as caricas não ficarem bem com estas garrafas não é? ou existe mais algum problema?

Se forem minis é menos seguro com cervejas de alta gravidade, devido ao pouco headspace, que pode gerar demasiada pressão, mas se as deixares fermentar o que elas precisam não deverás ter problemas.

simanick Escreveu:antes de engarrafar, quando fizer a sanitização das garrafas podemos encher logo apos a sanitização ou devemos esperar que as garrafas sequem?

Se usares por exemplo chemipro oxi não precisas de enxaguar, se usares starsan por exemplo tens de enxaguar. Em ambos os casos não precisas que seque. Qual é o que usas?

simanick Escreveu:na receita que vinha no kit diz para adicionar meia colher de chá de açucar a cada garrafa de 0,33 antes de encher. é o normal?

Aconselhava-te antes a fazer uma calda de açúcar e adicionares ao balde de engarrafamento. Não custa nada e podes calcular a quantidade aqui: http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/. Depois de saberes a quantidade em gramas do que vais usar, dissolves em água (previamente fervida para matar a bicharada) e aguardas que a temperatura baixe para +- a temperatura de fermentação. podes selar com um elástico e folha de alumínio e por no frigorífico ou congelador para apressar isso. A quantidade de água convém que não fique algo extremamente espesso, para que a dissolução no mosto seja mais eficaz, mas acho que podes fazer mais ou menos a olho. Depois da calda estar feita, adicionas ao balde de engarrafamento para misturar com o mosto. Tanto podes adicionar antes do mosto como depois, se adicionares depois apenas tem cuidado para não oxidar. Encosta por exemplo a jarra às paredes do fermentador e deixa verter, não vertas de forma a fazer bolhas. Dá uma mexidela suave e está pronto a engarrafar.

simanick Escreveu:Falta-me ainda adquirir a mangueirinha para engarrafar, aquela com valvula no final para o liquido nao cair da torneira? dá para engarrafar sem problemas sem este utensilio ou devo mesmo adquirir um?

Nunca experimentei sem válvula de engarrafamento, mas aconselho-te a comprar pela razão que o vando34 já referiu (risco de oxidação) e também pelo trabalho que te poupa a encher!! São mais de 60 garrafas! :)

Em relação à troca para um segundo fermentador eu não o faria nas primeiras e há alguma controvérsia sobre se realmente existem benefícios. Claro que se for uma Quadruppel, Barleywine ou Imperial Stout a história é outra, mas dentro dos estilos com menos gravidade, que não requerem uma fermentação tão longa, penso que serão mais os riscos que as vantagens. Deixo-te um parágrafo do "How to Brew" sobre o tópico:
How to Brew by John Palmer Escreveu:There has been a lot of controversy within the homebrewing community on the value of racking beers, particularly ales, to secondary fermentors. Many seasoned homebrewers have declared that there is no real taste benefit and that the dangers of contamination and the cost in additional time are not worth what little benefit there may be. While I will agree that for a new brewer's first, low gravity, pale beer that the risks probably outweigh the benefits; I have always argued that through careful transfer, secondary fermentation is beneficial to nearly all beer styles. But for now, I will advise new brewers to only use a single fermentor until they have gained some experience with racking and sanitation."

Para mais informação sobre a fermentação secundária, deixo-te dois links que podem ser úteis do mesmo livro: http://www.howtobrew.com/section1/chapter8-2-3.html, http://www.howtobrew.com/section1/chapter8-4.html.

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
simanick
Já saca as caricas fora!

Mensagempor simanick » sexta ago 28, 2015 15:20

Obrigado pela ajuda pedro.

Eu nao me lembrava do nome e falei com o gonçalo da oficina da cerveja que me disse que nao precisava enxaguar.

Logo mais á tarde ja vou com o meu colega fazer a passagem de fermentadores , ver a densidade e provabelmente engarrafar. Infelizmente como temos o balde fermentador na casa de banho do rapaz e ele volta agora de fèrias nao temos como deixar mais uma semana a fermentar.

Depois conto como correu. :):)

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » segunda ago 31, 2015 0:57

Engarrafar prematuramente pode ser perigoso, corres o risco de teres "Bottle Bombs", ou seja a garrafa pode explodir sem aviso e pode ser perigoso. Eu normalmente com isso não facilito. Pelo que escreveste presumo que não fizeste uma medição de densidade nos últimos três dias para avaliar a atividade da levedura, por isso não tens dados concretos sobre se a levedura efetivamente parou a grande maioria da sua atividade. O facto de ter atingido a densidade final prevista não é certo, por exemplo se deres certas condições de fermentação à levedura é normal que ultrapasse a atenuação prevista (aconteceu-me na última cerveja que engarrafei). Guarda-as num sítio seguro e abre-as com um capacete! :P

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
simanick
Já saca as caricas fora!

Mensagempor simanick » terça set 01, 2015 12:48

Boas

não medi a densidade, verifiquei na quinta feira que a borbulhagem tinha acabado no airlock e depois na sexta confirmei que não tinha borbuhagem nenhuma. fiz a medida da densidade antes de engarrafar e deu 1,04, mas também não sei se fiz bem a medição porque o densimetro que vinha no kit não tinha a marca dos 200 ml. calculei que fosse o segundo plastico á volta do densimetro que fosse a marca e fiz a medição por aí, mas também não tinha feito medição nenhuma antes.

Imagem

como primimg juntei aos 7 g de açucar por litro numa solução em agua, fervi e arrefeci antes de engarrafar como disse o user vando34 num post acima.

como nao tinha valvula de enchimento cortei uma das pontas da mangueira que usei para mudar de baldes e correu fixe, a cerveja não caía na garrafa como força e assim penso eu rediziu a oxidação da mesma.

até hoje ainda nenhuma garrafa explodiu. veremos daqui a duas , ou tres semanas quando as abrir o que vai acontecer.

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » terça set 01, 2015 16:10

1,04 de densidade final parece muito! Sabes utilizar o densímetro? Marca dos 200ml no densímetro? Nunca vi tal marca! O densímetro não ficou a tocar no fundo da proveta? Ele tem de ficar a flutuar.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » terça set 01, 2015 23:31

Eu temo é pela tua segurança, nem estou a pensar na qualidade da cerveja! Rebentar uma garrafa perto da cara não é agradável, certamente. :) O airlock não é fidedigno o suficiente para ver a atividade da levedura. 1,04 é demais, o meu palpite é que foi mal medido, se não foi, vai sair daí um xarope! :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
simanick
Já saca as caricas fora!

Mensagempor simanick » quarta set 02, 2015 12:26

seriuskiller Escreveu:1,04 de densidade final parece muito! Sabes utilizar o densímetro? Marca dos 200ml no densímetro? Nunca vi tal marca! O densímetro não ficou a tocar no fundo da proveta? Ele tem de ficar a flutuar.

a cena dos 200 ML vi num video no youtube sobre como usar o densimetro, mas o densimetro que vinha no kit nao tinha nenhum marca. o que fiz foi encher com cerveja do balde até quase ao de cima. depois quando coloquei o densimetro ele ficou a flutuar e alguma cerveja veio por fora, nao muita. o topo como se vê na foto que coloquei está na zona verde, marcada como beer. que ia de 1,0 a 1,10 acho. o valor que estava á altura da cerveja era 1,04.

pedrovieira41 Escreveu:Eu temo é pela tua segurança, nem estou a pensar na qualidade da cerveja! Rebentar uma garrafa perto da cara não é agradável, certamente. :) O airlock não é fidedigno o suficiente para ver a atividade da levedura. 1,04 é demais, o meu palpite é que foi mal medido, se não foi, vai sair daí um xarope! :)

vou abrir as primeiras jolas de capacete, hehehe. vai ser tipo mentos com coca cola :D

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda set 07, 2015 9:10

simanick Escreveu:
seriuskiller Escreveu:1,04 de densidade final parece muito! Sabes utilizar o densímetro? Marca dos 200ml no densímetro? Nunca vi tal marca! O densímetro não ficou a tocar no fundo da proveta? Ele tem de ficar a flutuar.

a cena dos 200 ML vi num video no youtube sobre como usar o densimetro, mas o densimetro que vinha no kit nao tinha nenhum marca. o que fiz foi encher com cerveja do balde até quase ao de cima. depois quando coloquei o densimetro ele ficou a flutuar e alguma cerveja veio por fora, nao muita. o topo como se vê na foto que coloquei está na zona verde, marcada como beer. que ia de 1,0 a 1,10 acho. o valor que estava á altura da cerveja era 1,04.

pedrovieira41 Escreveu:Eu temo é pela tua segurança, nem estou a pensar na qualidade da cerveja! Rebentar uma garrafa perto da cara não é agradável, certamente. :) O airlock não é fidedigno o suficiente para ver a atividade da levedura. 1,04 é demais, o meu palpite é que foi mal medido, se não foi, vai sair daí um xarope! :)

vou abrir as primeiras jolas de capacete, hehehe. vai ser tipo mentos com coca cola :D

O problema não é quando as fores abrir, é quando queres que elas estejam fechadas e elas abrem por sí...

1,04 é de facto "beer" mas é um valor mais parecido com os que se tem antes da fermentação, não no fim.

simanick
Já saca as caricas fora!

Mensagempor simanick » terça set 15, 2015 16:46

e após duas semanas a carbonatar lá fui abrir uma cervejinha para ver como corria.

até agora nenhuma carica saltou e está tudo no lugar.

abri a tampa e ouviu um barulhito do gaz a sair, sendo que a cerveja não veio por fora.

deitei no copo e fez alguma espuma, não muita acabando depois por desaparecer em não muito tempo. junto ao copo notava-se algumas bolhinhas, embora parece-se um bocado com goranzan era uma cerveja com algum gosto até.

Imagem

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » terça set 15, 2015 21:27

simanick Escreveu:e após duas semanas a carbonatar lá fui abrir uma cervejinha para ver como corria.

até agora nenhuma carica saltou e está tudo no lugar.

abri a tampa e ouviu um barulhito do gaz a sair, sendo que a cerveja não veio por fora.

deitei no copo e fez alguma espuma, não muita acabando depois por desaparecer em não muito tempo. junto ao copo notava-se algumas bolhinhas, embora parece-se um bocado com goranzan era uma cerveja com algum gosto até.

A julgar pelas bolhas, está bem carbonatada (talvez demais, mas só provando)! E até aos 21 dias mais ou menos vai ter um aumento significativo. O facto de desaparecer rapidamente é outra conversa, tem a ver com a retenção de espuma que pode ser pelo com o tipo de maltes/cereais que usas, pode ter a ver com o PH demasiado baixo, temperaturas de brassagem ou outras coisas.
Já soube de quem adiciona aveia em todas as cervejas para ajudar na retenção. Mas não sou o indicado para falar sobre o tópico, já fiz alguns lotes e sempre foi um problema que tive, umas mais outras menos. :)
Para além da aveia e outros cereais não maltados que fornecem algumas proteínas, o carapils também acho que contribui para a retenção... e não deve ser o único.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes