Primeira Experiência com kit

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Pedro Duarte
O que é uma cerveja?
Registado: sexta ago 21, 2015 15:40

Primeira Experiência com kit

Mensagempor Pedro Duarte » terça ago 25, 2015 11:57

Bom dia, dei inicio á minha caminhada neste fascinante Mundo na passada 6º feira ( dia 21 de Agosto). Pelo que fui lendo aqui no fórum devia ter feito uma leitura da densidade antes de fechar o fermentador, tal não aconteceu. A pergunta é , devo fazer essa medição agora, ou é preferível estar "quietinho" ?
Nota: Usei um kit da brewferm mais especificamente a Triple.

Obrigado

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: Primeira Experiência com kit

Mensagempor goaman » terça ago 25, 2015 16:32

Não abra. A medição também não seria exacta porque a fermentação principal já arrancou certamente.
O único problema é não conseguir calcular no final o teor alcoólico. Nada de mais.

Pedro Duarte
O que é uma cerveja?

Mensagempor Pedro Duarte » terça ago 25, 2015 16:41

Muito agradecido pelo esclarecimento.

Continuação de uma boa semana

simanick
Já saca as caricas fora!
Registado: terça jun 23, 2015 16:08

Mensagempor simanick » terça ago 25, 2015 17:41

Olá pedro. Tambem estou a fazer o primeiro kit. Nao fizemos nenhuma medição tambem. Acho que o grau final de alcool nao ira fugir do indicado no kit. No nosso dizia 4,7 por isso nao deve fugir dessa graduação. No teu kit nao indicava a graduação?

Boa sorte com a tua cerveja. :):)

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » terça ago 25, 2015 22:03

simanick Escreveu:Olá pedro. Tambem estou a fazer o primeiro kit. Nao fizemos nenhuma medição tambem. Acho que o grau final de alcool nao ira fugir do indicado no kit. No nosso dizia 4,7 por isso nao deve fugir dessa graduação. No teu kit nao indicava a graduação?

Boa sorte com a tua cerveja. :):)

Boas! Eu nunca fiz kits, comecei logo com all grain mas qualquer imprecisão na água vai fazer com que a gravidade original não seja a prevista e a forma como se trata a levedura também vai influenciar a sua atenuação. Ou seja, sem a medição da OG vai ser difícil de perceber se o grau de álcool vai corresponder ao que diz na embalagem.

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
Pedro Duarte
O que é uma cerveja?

Mensagempor Pedro Duarte » quarta ago 26, 2015 0:04

Boas.
Sim o kit que adquiri supostamente vai resultar numa cerveja com 8%, isto no cenário ideal.
Para já vou no 4º dia de fermentação e julgo que "so far so good".
É aconselhável fazer uma passagem para outro recipiente de forma a fazer a segunda fermentação ?

Cumprimentos

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quarta ago 26, 2015 9:27

Pedro Duarte Escreveu:Boas.
Sim o kit que adquiri supostamente vai resultar numa cerveja com 8%, isto no cenário ideal.
É aconselhável fazer uma passagem para outro recipiente de forma a fazer a segunda fermentação ?

Cumprimentos

Eu não o faria, vais aumentar o risco de contaminação/oxidação. Para a primeira acho que devias reduzir o número de variáveis!
Posso-te dizer que eu nunca o fiz e as vantagens da trasfega em cervejas caseiras que requeiram pouco tempo no fermentador são questionáveis.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Pedro Duarte
O que é uma cerveja?

Mensagempor Pedro Duarte » quarta ago 26, 2015 23:25

Obrigado pelos ensinamentos. Só mais uma questão, espero ser a ultima relativa a esta experiência.
Na fase imediatamente a seguir ao engarrafamento qual o tempo de repouso ( carbonatação ) devo dar à cerveja, e a que temperatura?

Cumprimentos

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quarta ago 26, 2015 23:56

Pedro Duarte Escreveu:Obrigado pelos ensinamentos. Só mais uma questão, espero ser a ultima relativa a esta experiência.
Na fase imediatamente a seguir ao engarrafamento qual o tempo de repouso ( carbonatação ) devo dar à cerveja, e a que temperatura?

Cumprimentos

Três semanas dentro do intervalo ideal de temperatura de fermentação da levedura que utilizaste.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Tiranus
O que é uma cerveja?
Registado: segunda jul 06, 2015 9:37

Mensagempor Tiranus » quinta ago 27, 2015 9:47

Boas. Aproveitando o tópico, também eu já iniciei a experiência com kit. No caso é um Munton's Bitter IPA. Já fermentou. O sabor parece-me bom. Também já engarrafei. Sempre com a máxima higiene e "by the book". Tudo sem stress e conforme planeado. Bem... quase tudo: não medi a densidade... :mrgreen:
Neste momento as garrafas estão na arca específica para este efeito apenas (aka câmara de fermentação) a 21ºC desde 23 de Agosto. Vamos ver o que sai daqui... Daqui a 2 semanas e qq coisa darei notícias :D

Abraços
Carlos

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quinta ago 27, 2015 9:58

pedrovieira41 Escreveu:
Pedro Duarte Escreveu:Boas.

Cumprimentos

Eu não o faria, vais aumentar o risco de contaminação/oxidação. Para a primeira acho que devias reduzir o número de variáveis!
Posso-te dizer que eu nunca o fiz e as vantagens da trasfega em cervejas caseiras que requeiram pouco tempo no fermentador são questionáveis.

Eu acho que faz grande diferença a transfega ao fim de uma semana, que mais não seja a cerveja vai muito mais limpa para a garrafa, o que aumenta a sua conservação. Nas minhas primeiras produções não fazia transfegas, deixava a cerveja 2 semanas no fermentador e depois engarrafava. Depois comecei a fazer a transfega ao fim de uma semana e ao fim de 3, antes de engarrafar e os depósitos no fundo da garrafa reduziram mesmo muito. Agora com um fermentador em cone é só abrir e fechar uma torneira, tenho todas as vantagens das transfegas e sem risco de oxidação ou contaminação. 8)

Quanto à medição não o faças, esquece isso. Não saber o teor de álcool não vai fazer a cerveja saber melhor ou pior. Medir a densidade pode ser útil para verificarmos se a fermentação já acabou, para comparar com próximas produções, para perceber como funcionam as leveduras, etc. Ter uma leitura de qualquer coisa sem depois fazer nada com ela não serve de muito.

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta ago 27, 2015 10:57

seriuskiller Escreveu:Eu acho que faz grande diferença a transfega ao fim de uma semana, que mais não seja a cerveja vai muito mais limpa para a garrafa, o que aumenta a sua conservação. Nas minhas primeiras produções não fazia transfegas, deixava a cerveja 2 semanas no fermentador e depois engarrafava. Depois comecei a fazer a transfega ao fim de uma semana e ao fim de 3, antes de engarrafar e os depósitos no fundo da garrafa reduziram mesmo muito. Agora com um fermentador em cone é só abrir e fechar uma torneira, tenho todas as vantagens das transfegas e sem risco de oxidação ou contaminação. 8)

Isso é porque quando não fazias trasfega não querias perder litros de cerveja e mandavas lixo a mais para o balde de engarrafamento!! :D
Não posso falar de uma forma empírica, mas este assunto foi um assunto que li bastante e as opiniões divergem, há até quem diga que a influência na "turvidão" da cerveja é nula, a sensação de que a cerveja sai mais limpa e com menos depósito é porque como existem mais decantações, vai-se inevitavelmente deixar mais substâncias para trás. Eu na minha última em vez de andar a inclinar o balde para aproveitar mais um bocadinho de líquido deixei bastante para trás e saiu muito mais limpa. Quando tiver mais tempo posso partilhar alguns links onde me informei na altura. Eu falei deste tópico noutro post há 1 ou 2 dias onde desenvolvi um pouco mais o tema. De qualquer forma, a questão aqui parece-me sobretudo estética, porque o risco de autólise para uma fermentação de três semanas é praticamente inexistente.

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quinta ago 27, 2015 11:38

3 semanas de fermentação no fermentador, mas se depois a levedura passa para a garrafa são mais umas semanas aí. Falo por experiência própria, claro que a cerveja fica mais limpa por haver mais decantações, mas a ideia é mesmo essa. Todas as grandes cervejeiras tem o cuidado de remover a levedura antes de engarrafar, seja for filtração ou centrifugação e depois adicionar uma nova. Se o fazem é por alguma razão. Por experiência própria verifico que a cerveja se mantém com melhor qualidade por mais tempo desde que passei a ter este cuidado.

Pedro Duarte
O que é uma cerveja?

Mensagempor Pedro Duarte » quinta ago 27, 2015 14:08

Estou a ver que é um assunto em que as opiniões divergem, como estou a fazer a minha primeira experiência neste ramo vou optar por deixar as 2 semanas num único fermentador e a quando da transfega para engarrafar terei o máximo cuidado para evitar que passe o depósito.
Na próxima experiência irei então fazer a 2º fermentação para comparar resultados.

mais uma vez obrigado pela paciência dedicada.

Cumprimentos

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta ago 27, 2015 23:24

Acho uma boa ideia, mas em caso de dúvida tens de ouvir os veteranos como o seriuskiller, eu ainda sou algo parecido com um iniciante! :) Há imensa bibliografia onde esse assunto é discutido, nada como fazeres uma mini investigação sobre isso.
De qualquer forma e como disse acima, há uns dias atrás falei deste mesmo assunto noutro tópico, vou transcrever para aqui, pode ajudar-te em qualquer coisa:
pedrovieira41 Escreveu:Em relação à troca para um segundo fermentador eu não o faria nas primeiras e há alguma controvérsia sobre se realmente existem benefícios. Claro que se for uma Quadruppel, Barleywine ou Imperial Stout a história é outra, mas dentro dos estilos com menos gravidade, que não requerem uma fermentação tão longa, penso que serão mais os riscos que as vantagens. Deixo-te um parágrafo do "How to Brew" sobre o tópico:
How to Brew by John Palmer Escreveu:There has been a lot of controversy within the homebrewing community on the value of racking beers, particularly ales, to secondary fermentors. Many seasoned homebrewers have declared that there is no real taste benefit and that the dangers of contamination and the cost in additional time are not worth what little benefit there may be. While I will agree that for a new brewer's first, low gravity, pale beer that the risks probably outweigh the benefits; I have always argued that through careful transfer, secondary fermentation is beneficial to nearly all beer styles. But for now, I will advise new brewers to only use a single fermentor until they have gained some experience with racking and sanitation.

Para mais informação sobre a fermentação secundária, deixo-te dois links que podem ser úteis do mesmo livro: http://www.howtobrew.com/section1/chapter8-2-3.html, http://www.howtobrew.com/section1/chapter8-4.html.

Boa sorte com isso! :):)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Pedro Duarte
O que é uma cerveja?

Mensagempor Pedro Duarte » quinta set 03, 2015 22:03

Boa Noite, Faz amanhã duas semanas que dei inicio a esta aventura, altura essa que estava a pensar celebrar com o processo de engarrafamento.
Acontece que, hoje fui fazer uma medição de densidade ( a 1º desde que dei inicio) e o valor obtido foi de 1,055. No manual deste kit em especifico (brewferm Triple) diz que a densidade ideal para engarrafar é de 1,010. O que pode ter corrido mal ? Avanço com o engarrafamento?

P.s: aproveitei a amostra para provar o sabor, sabia a cerveja tinha tonalidade de cerveja apesar de ligeiramente mais escura.

Obrigado
Pedro Duarte

Pedro Duarte
O que é uma cerveja?

Mensagempor Pedro Duarte » quinta set 03, 2015 23:34

Correcção: Após nova tentativa para medir, desta vez julgo que de forma correcta o valor obtido foi de 1.020.
As dúvidas mantêm-se

cumprimentos
Pedro Duarte

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » sexta set 04, 2015 14:20

Pedro Duarte Escreveu:Correcção: Após nova tentativa para medir, desta vez julgo que de forma correcta o valor obtido foi de 1.020.
As dúvidas mantêm-se

cumprimentos
Pedro Duarte

1.020 é bastante normal, a minha primeira teve uma OG de 1.022. Isso depende de muitos fatores como a temperatura de brassagem (se for demasiado alta favorece a produção de açúcares não fermentáveis, as condições da levedura (temperatura, reidratação, quantidade, etc etc.) Isso vai melhorando com o tempo. :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes