1ºkit

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
adgomes87
O que é uma cerveja?
Registado: sábado set 19, 2015 0:52

1ºkit

Mensagempor adgomes87 » sexta set 25, 2015 19:15

Boa tarde

Ontem dei inicio a elaboração do meu 1ºkit. Comprei todo o material que era necessário e em relação à cerveja optei pela Brewferm Diabolo.

Durante o processo julgo que correu tudo normalmente, tive foi bastantes dificuldades para fazer com que todo o preparado baixa-se de temperatura para puder adicionar a levedura. Primeiro coloquei cuvetes de gelo por baixo mas o mínimo de temperatura que consegui foi 29ºC. Já não sabia muito bem o que fazer que depois até peguei no balde e meti-o um pouco dentro da arca congeladora e la baixou ate aos 25ºC :D :D . Mesmo assim sei que não era a temperatura ideal mas já estava há 2 horas a espera que acabei por adicionar a levedura. No fim verifiquei a densidade e estava com 1070.

Hoje fui ver como tudo estava e o borbulhador já estava com bolhas e a temperatura não baixa mesmo dos 25ºC. O termómetro que tenho é aquele de fita que vem com o kit que certamente não será o mais recomendável no entanto espero que não esteja muito errado.

No futuro gostava de puder comercializar cerveja artesanal no café dos meus pais, mas para já isto ainda é só o inicio

Abraço

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Re: 1ºkit

Mensagempor pedrovieira41 » sábado set 26, 2015 2:22

adgomes87 Escreveu:Boa tarde

Ontem dei inicio a elaboração do meu 1ºkit. Comprei todo o material que era necessário e em relação à cerveja optei pela Brewferm Diabolo.

Durante o processo julgo que correu tudo normalmente, tive foi bastantes dificuldades para fazer com que todo o preparado baixa-se de temperatura para puder adicionar a levedura. Primeiro coloquei cuvetes de gelo por baixo mas o mínimo de temperatura que consegui foi 29ºC. Já não sabia muito bem o que fazer que depois até peguei no balde e meti-o um pouco dentro da arca congeladora e la baixou ate aos 25ºC :D :D . Mesmo assim sei que não era a temperatura ideal mas já estava há 2 horas a espera que acabei por adicionar a levedura. No fim verifiquei a densidade e estava com 1070.

Hoje fui ver como tudo estava e o borbulhador já estava com bolhas e a temperatura não baixa mesmo dos 25ºC. O termómetro que tenho é aquele de fita que vem com o kit que certamente não será o mais recomendável no entanto espero que não esteja muito errado.

No futuro gostava de puder comercializar cerveja artesanal no café dos meus pais, mas para já isto ainda é só o inicio

Abraço

Podes ser criativo à vontade para reduzir a temperatura, desde que te certifiques que não a contaminas, que é o maior risco. Ou usas os métodos mais convencionais como camisas de refrigeração, banhos gelados, arrefecedores de placas ou serpentinas. O arrefecimento lento tem como principal consequência a turvidão, não afeta grande coisa no sabor... Agora essa temperatura de fermentação alta pode sim fazer com que a cerveja saia com vários sabores indesejados.
Uma produção de 20L é normal que esteja a 25ºC porque a própria levedura a trabalhar faz com que a temperatura aumente, contrastando com a tendência em descer para a temperatura ambiente. Mas passando a fase vigorosa de fermentação ela vai reduzir. Depois diz se saiu boa! :):)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
adgomes87
O que é uma cerveja?

Mensagempor adgomes87 » sábado set 26, 2015 13:56

Boa tarde.

Primeira preocupação. Preparei tudo na 5feira, e ontem julgo que estava a fermentar bem. Pelo menos fazia bolhas a cada segundo.

Hoje vim ver como tudo estava e esta sem qualquer atividade no borbulhador. É normal isto estar acontecer?

Abraço

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo set 27, 2015 0:12

Sim, pode ser normal.

Lê outros tópicos que existem nesta área sobre o tema. Verás que a maior preocupação da maioria dos cervejeiros que elaboram a sua primeira cerveja está relacionada coma eventual paragem da actividade no fermentador. Na verdade, é muito provável que a actividade não tenha parado mas sim abrandado, com os açúcares a serem consumidos a uma velocidade menor.

É dar tempo ao tempo. Bem sei que é uma frase feita mas neste processo aplica-se perfeitamente. Se a actividade se iniciou com intensidade então não tens levedura inactiva. Pode, neste fase, estar menos activa mas não completamente parada. Aguarda pelo fim da fermentação consoante a indicação do kit, tenta ir controlando as temperaturas, mede a tua FG e em princípio tudo correrá bem :wink:

Abraço,

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » domingo set 27, 2015 1:54

Na próxima deita menos 1,5L de água e depois da fervura despeja uma garrafa de água gelada no mosto, é uma forma fácil de descer rapidamente a temperatura. Faz isso com o mínimo de salpicos e com uma garrafa de água nova, por abrir. O arrefecimento rápido previne o aparecimento de maus sabores causados pela formação de compostos e oxidação. Para além disso ajuda a que a cerveja fique mais límpida o que ajuda na sua posterior conservação.

Quanto ao termómetro serve perfeitamente. Pensa, se a temperatura em vez de 16ºC for 17ºC vais fazer alguma coisa de diferente? Tens forma de controlar a temperatura com essa precisão? Se não tens então serve perfeitamente.

Espera 2 semanas antes de engarrafar (a contar desde que deitas a levedura) ou faz uma transfega para um novo fermentador ao fim de uma semana e depois espera mais duas.

adgomes87
O que é uma cerveja?

Mensagempor adgomes87 » domingo set 27, 2015 9:59

bom dia.

Obrigado a todos pelas respostas.

Bem, ontem com isto fiquei preocupado e liguei para a loja onde comprei o material.

O que me disseram para fazer (e foi o que eu fiz), foi medir a densidade que estava a 1025 e por estar nesse valor fazer ja a transfega. E tirar uma colher daquela camada que ficou no fundo e colocar no balde novo.

E agora aguardar 5 dias e engarrafar. Não acham que foi tudo rápido de mais? Será que fiz asneira? Espero não estragar a cerveja.

Abraço

adgomes87
O que é uma cerveja?

Mensagempor adgomes87 » domingo set 27, 2015 13:04

ola novamente.

E mais preocupado estou, desde que fiz a transfega nao vejo qualquer actividade no borbulhador. É mau sinal nao é?

Abraço

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » domingo set 27, 2015 13:44

Não é mau sinal, é normal. Só vais ver actividade no borbulhador durante uns 2 ou 3 dias, depois a actividade reduz muito, não quer dizer que não esteja nada a ocorrer. Essa de meter uma colher do fundo para o novo fermentador é a primeira vez que vejo e não me parece muito boa ideia.

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo set 27, 2015 17:45

seriuskiller Escreveu:Essa de meter uma colher do fundo para o novo fermentador é a primeira vez que vejo e não me parece muito boa ideia.

Estava a pensar no mesmo... wtf... vamos ver se não foi pior a emenda do que o soneto...

Eu não me canso de dizer, deixem os fermentadores em paz!!! Esqueçam que eles existem desde o momento em que metem la o mosto até ao dia do engarrafamento!!! A fermentação não é só o borbulhador a "bombar"!!

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » segunda set 28, 2015 16:18

Já ouvi falar em se adicionar nova levedura mas a da colher é nova. Se calhar até deve funcionar.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda set 28, 2015 18:39

Como é que levedura que já foi ao fundo vai ajudar na fermentação? De qualquer forma ao fazer a transfega de um balde para outro passa sempre um bocadinho, mais que uma colher provavelmente.

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » segunda set 28, 2015 18:43

Se calhar é uma estirpe zombie

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » segunda set 28, 2015 19:21

Imagem

adgomes87
O que é uma cerveja?

Mensagempor adgomes87 » terça set 29, 2015 17:01

boa tarde.

Bem como ja sabem preparei tudo na 5feira, na 6feira estava a borbulhar, no sabado nao vi atividade no borbulhador pelo que falei onde comprei o material e me mandaram ver a densidade ( estava a 1026), fazer ja uma transfega e engarrafar dentro de 3 ou 4 dias.

Durante estes dias não tem havido atividade no borbulhador, e hoje fui ver a densidade para ver se sempre podia engarrafar e continua nos 1026.

Posso ter feito asneira de ter feito uma transfega tao rapidamente não? Mais vale ela ficar neste balde umas 2 semanas e só depois engarrafar?

A temperatura do balde tem estado sempre nos 22graus e continua a cheirar a cerveja. Talvez hoje tivesse menos espuma que no sábado.

Abraço

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta out 28, 2015 0:31

Boas, como correu a cerveja?

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado: