Fermentação em Sweet/Milk Stout

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Fermentação em Sweet/Milk Stout

Mensagempor ppedroso » terça out 13, 2015 22:08

Viva a todos,

Vou fazer uma Sweet/milk Stout e não sei bem que temperatura devo deixar a fermentar....como tenho um frigorífico com controlador de temperatura, onde posso deixar o fermentado, posso aproveitar para definir exactamente a temperatura certa, mas não estou a perceber qual deverá ser a temperatura (ou intervalo) exacto.

A levedura que vou usar é a Mangrove Jack's M10 Workhorse:
http://mangrovejacks.com/products/workhouse-yeast-10g

O intervalo de fermentação dessa levedura para ales é de 20 a 32 graus...o que é um intervalo demasiado grande para poder definir e acertar na mouche ;)

Obrigado!

ppedroso
Beer Hunter

Re: Fermentação em Sweet/Milk Stout

Mensagempor ppedroso » domingo out 18, 2015 17:54

Olá!

Alguém consegue ajudar?

rodrigodias
Beer Hunter
Registado: segunda jun 01, 2015 18:18

Mensagempor rodrigodias » domingo out 18, 2015 18:43

ola para ai na ordem dos 25 26 27 deveficar bem
:):)

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo out 18, 2015 21:58

Pessoalmente não passava dos 22.

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » segunda out 19, 2015 22:04

Obrigado pelas indicações.

Eu ainda não estou decidido...mas certo é que preferia uma temperatura mais baixa nesta cerveja. a ideia não é dar álcool a esta cerveja, quero mesmo deixar todos os sabores intactos sem que o álcool retire alguma coisa.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta out 21, 2015 10:23

Como disse o goaman 22º max, excepto alguns estilo como a saison que pode subir mais!!!
Eu colocava a 20º

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta out 28, 2015 0:24

Isso são leveduras que não estamos habituados a trabalhar, ao contrario das europeias, tipo fermentis, com estas podes trabalhar com temperatura mais elevada. Nunca usei esta ainda mas as da mauribrew fazem um bom trabalho aos 26°

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » quinta nov 05, 2015 11:57

Viva,

Segui os vossos conselhos e decidi colocar a fermentação da Sweet Stout a 20ºC.

Aparentemente o início da fermentação ocorreu até bastante rápido e até com bastante força. Coloquei no fermentador no domingo e o airlock borbulhou com bastante vigor até 3ª f a meio da tarde. Ao fim do dia de 3ª feira o airlock parou e raramente aparecia alguma actividade.

Presumo que tenha mesmo a ver com a levedura usada (M10), que pelo que li, tem realmente uma explosão inicial e pode depois parar por completo, não deixando de fermentar ao longo dos dias seguintes.

Na 3ª feira tirei amostra e estava com uma densidade de 1.035 (OG = 1.060). Aguardei até hoje de manhã para verificar se havia alterações e a amostra que tirei hoje era de 1.032.

O que acham que deva fazer? Nada? Ou devo aumentar a temperatura para activar mais as leveduras? Ou meter mais leveduras? É que de 1.035 para 1.032 em praticamente 2 dias parece-me que a levedura está muito "preguiçosa"....

O que dizem?

Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Mensagempor Melanoidin » quinta nov 05, 2015 14:37

Eu diria para teres calma. Eu costumo deixar fermentar 3 semanas. Se continuar a baixar 0.003 a cada dois dias, no final dos 12 dias restantes para as três semanas terá baixado uns 0.018, ou seja, terá uma FG de 1.016, não acho um valor disparatado.

Claro que são umas contas à merceeiro mas dá para ter uma ideia. Além disso, a fermentação também poderá ser um pouco mais longa sem estar "estragada".

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » quinta nov 05, 2015 19:40

Larguem a porra dos fermentadores durante 3 semanas! Esqueçam-se deles!!! A única medição que é preciso é no dia do engarrafamento para fazer as contas ao ABV!!! :D :D

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » quinta nov 05, 2015 23:33

:D
Foi nisso que pensei. Não vou mexer, mas fiquei na dúvida é como sei que há gente mais entendida que eu,resolvi questionar.

Mas já agora fiquei com outra dúvida Goaman, dizes para deixar 3semanas no fermentador, mas estava a pensar fazer o secundário. Nunca o fiz, mas estava com ideias de o fazer, agora a questão é a seguinte:as 3semanas já são a contar com o tempo do secundário? Já li em algum sítio que o secundário podia ser feito sem ter de se fazer transfega para outro balde, mas em grande parte dos sítios todos dizem que se deve mudar. Qual a opinião/técnica que usam para o fazer o secundário? Já agora, no caso de ser feito, baixar a temperatura até aos 10 graus parece-vos bem?

Desculpem tanta questão, mas na verdade a Malta daqui tem sido uma grande ajuda :P

Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Mensagempor Melanoidin » sexta nov 06, 2015 1:00

Eu não faço trasfega para o secundário. Deixo três semanas no fermentador e depois engarrafo. Penso que há cada vez mais gente a não fazer secundário. Já li algures no fórum uma thread interessante onde se discutia isso mas não estou a encontrar agora.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta nov 06, 2015 6:37

Ha vantagens e desvantagens.
As maiores vantagens são a clarificação da cerveja, e a retirada de alguma levedura depositada no fundo do fermentador que pode (eventualmente) criar algum (eventual) off flavor.
Como desvantagens... contaminação e oxidação estão no topo da lista.

Quanto á pergunta, 3 semanas é já com o secundário incluído. Normalmente quando o faço, é 1 semana em primário e 2 em secundário. E mantenho a mesma temperatura da fermentação primária. Baixares para 10º não vai valer de muito... o cold crash faz-se a temperatura bastante mais baixas.

:D Advice: Se ainda se estão a iniciar e são os primeiros lotes não se preocupem com secundário. Aproveitem para consolidar procedimentos de limpeza/sanitização, familiarizem-se com o processo de fabrico, temperaturas, equipamento até estarem á vontade. Ao fim de meia dúzia de lotes já vale a pena começarem a preocupar-se com alguns detalhes como clarificação, controlo de temperatura... etc. Mais tarde com leveduras liquidas, tratamento de água... Dêem um passo de cada vez e vão agradecer terem feito toda a curva de aprendizagem assim. :):)

Boa sorte!!!

PS- E DEIXEM OS FERMENTADORES EM PAZ!!!!! <<<>>>

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » segunda nov 09, 2015 10:40

Viva,

Como estava algo ansioso por saber como estava a reagir a fermentação, resolvi ontem verificar novamente a Dendidade dela. (eu sei Goaman, devia deixar o fermentador em paz...eheheh, mas não fui capaz).

E para meu espanto a densidade mantem-se inalterada desde a última vez que verifiquei (ou seja, desde 5ªf que mantém 1.032). Acho que vou concluir que a fermentação parou, por isso agora só me resta engarrafar? Ou será que posso ainda ir a tempo de meter mais levedura e ver se ainda consigo baixar mais a densidade final?

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » segunda nov 09, 2015 13:54

Á quanto tempo está no fermentador?

Há uma coisa, a fermentação não serve só para converter o açúcar em álcool... existem outros processos químicos em andamento que não estão directamente ligados á produção de co2, dai não haver movimento no borbulhador. Há aromas e sabores em desenvolvimento...
Eu sempre tive como norma 3 semanas, independentemente de estar parada na ultima semana ou não, e nunca tive qualquer problema.
Já fiz uma milk stout e foi esse o meu procedimento. Já agora para teres alguma comparação, a minha tinha OG 1,053 e terminou com FG 1,016.

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » segunda nov 09, 2015 15:55

goaman Escreveu:Á quanto tempo está no fermentador?

Está no fermentador desde o dia 01 de Novimebro (ou seja, há 09 dias).

Pois, a minha teve OG de 1.060....era espectacular que correspondesse à expectativa de chegar aos 1.015 de FG. :~~

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » segunda nov 09, 2015 16:22

Tchiii ainda falta tanto tempo!!! Deixa isso rapaz!!! Ainda vai baixar, e, se não baixar até ao final, depois aí vê-se se vale a pena meter mais levedura. Não é antes do tempo que se faz isso...

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » segunda nov 09, 2015 21:38

Ok, vou seguir o conselho e aguardar.

Once more time, thanks a lot!

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes