Arrefecimento do mosto com água
- Melanoidin
- Beer Hunter
- Registado: quinta out 22, 2015 14:20
- Untappd: diocunha
Arrefecimento do mosto com água
Boas a todos.
Este fim de semana espero arranjar um tempo para fazer um lote e estava a pensar experimentar uma coisa.
Normalmente faço all grain por isso faço um full boil mas para arrefecer mais rapidamente estava a pensar usar água fria.
Obviamente que não tenciono tirar a panela do lume e atirar água lá para dentro. Tinha pensado arrefecer o mosto até +\- aos 40°C e depois sim adicionar água. Trazer a temperatura até aos 40°C é relativamente fácil. O mais complicado costuma ser arrefecê-la a partir daí.
Claro que teria de ferver um volume de água inferior e ter um mosto mais concentrado. Como já conheço bastante bem o equipamento isso não seria complicado. A água adicionada serviria para baixar temperatura e acertar a OG.
No entretanto, já li por aí que numa all grain está técnica não é muito recomendada. Por outro lado, já li também que as grandes cervejeiras usam-na para poupar energia.
Que me dizem?
Este fim de semana espero arranjar um tempo para fazer um lote e estava a pensar experimentar uma coisa.
Normalmente faço all grain por isso faço um full boil mas para arrefecer mais rapidamente estava a pensar usar água fria.
Obviamente que não tenciono tirar a panela do lume e atirar água lá para dentro. Tinha pensado arrefecer o mosto até +\- aos 40°C e depois sim adicionar água. Trazer a temperatura até aos 40°C é relativamente fácil. O mais complicado costuma ser arrefecê-la a partir daí.
Claro que teria de ferver um volume de água inferior e ter um mosto mais concentrado. Como já conheço bastante bem o equipamento isso não seria complicado. A água adicionada serviria para baixar temperatura e acertar a OG.
No entretanto, já li por aí que numa all grain está técnica não é muito recomendada. Por outro lado, já li também que as grandes cervejeiras usam-na para poupar energia.
Que me dizem?
Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Re: Arrefecimento do mosto com água
uma boa questão...
"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Bem eu já tenho usado essa técnica, basicamente utilizo entre 5 a 10L de água fria (do frigorifico) para conseguir uma quebra maior de temperatura
nogueiraf Escreveu:Bem eu já tenho usado essa técnica, basicamente utilizo entre 5 a 10L de água fria (do frigorifico) para conseguir uma quebra maior de temperatura
e como controlas a densidade?? ao adicionares esses litros vais baixar a densidade do mosto!
Risco de contaminação!? existe?
25L allgrain
25L allgrain
-
- BeerMaster
- Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
- Contacto:
Ha uns cálculos em que fazes, tendo em conta a concentração de açúcar no mosto e Descobres que quantidade aproximada de agua tens que ter pra og que pretendes
- Melanoidin
- Beer Hunter
rxaves Escreveu:nogueiraf Escreveu:Bem eu já tenho usado essa técnica, basicamente utilizo entre 5 a 10L de água fria (do frigorifico) para conseguir uma quebra maior de temperatura
e como controlas a densidade?? ao adicionares esses litros vais baixar a densidade do mosto!
Obrigado a todos.
A ideia é justamente ter um mosto mais concentrado e diluir até à OG pretendida. Quanto ao risco de contaminação a ideia passava justamente por ferver a água de véspera antes de a colocar no frigorífico para evitar esses riscos.
Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
- pedrovieira41
- Beer Expert
- Registado: quarta abr 22, 2015 10:20
Melanoidin Escreveu:rxaves Escreveu:nogueiraf Escreveu:Bem eu já tenho usado essa técnica, basicamente utilizo entre 5 a 10L de água fria (do frigorifico) para conseguir uma quebra maior de temperatura
Obrigado a todos.
A ideia é justamente ter um mosto mais concentrado e diluir até à OG pretendida. Quanto ao risco de contaminação a ideia passava justamente por ferver a água de véspera antes de a colocar no frigorífico para evitar esses riscos.
Se a água for engarrafada e não foi "violada", acho que não há necessidade de ferver. A concentração superior na fervura não vai levar a uma maior caramelização? Em alguns estilos até pode ser benéfico, mas noutros não.
"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King
Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
- pedrovieira41
- Beer Expert
Já agora, há alguma altura ideal para adicionar a água? Se adicionarmos na faixa dos 30 e tal que é quando começa a demorar imenso é mais eficiente do que adicionar no início? E as proteínas que se precipitaram durante o cold break não se vão voltar a misturar com o mosto?
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
-
- BeerMaster
- Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
- Contacto:
lol água "violada" Pedro? Isso é muito usado quando se faz kits de cerveja, adicionar água fria.
Há quem opte por fazer um mosto de cerveja concentrado e depois complemente com água normal. Isto é bom para casos de limitações de capacidade de produção ou quando estas a produzir em grande escala e queres reduzir custos.
Há quem opte por fazer um mosto de cerveja concentrado e depois complemente com água normal. Isto é bom para casos de limitações de capacidade de produção ou quando estas a produzir em grande escala e queres reduzir custos.
- pedrovieira41
- Beer Expert
brunosoliveia Escreveu:lol água "violada" Pedro? Isso é muito usado quando se faz kits de cerveja, adicionar água fria.
Água "violada" referia-me a ter sido aberta para outro efeito, estava-me a faltar o termo. Por exemplo, se pegarmos na água engarrafada da cozinha que já foi aberta mais vezes para encher copos de água ou outras funções, não sabemos se foi fechada convenientemente, sendo difícil confirmar se está livre de bicharada. Só me arrisco a usar água selada.
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Se percebi, a ideia nesta técnica é ter um concentrado do mosto depois de ferver, antes de adicionar o fermento, adicionar agua fria para atingir a OG desejada e a temperatura para aplicar o fermento. é isso? 

- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
mojo Escreveu:Se percebi, a ideia nesta técnica é ter um concentrado do mosto depois de ferver, antes de adicionar o fermento, adicionar agua fria para atingir a OG desejada e a temperatura para aplicar o fermento. é isso?
Exactamente.
Ideia interessante, tenho de experimentar esta técnica da jeito quando tens panelas pequenas para a fervedura.
- Melanoidin
- Beer Hunter
Experimentei ontem na minha última produção, uma Robust Porter. Aparentemente correu tudo bem, o volume não era grande e consegui baixar a temperatura para onde queria e ficar com a OG pretendida. Vamos ver o resultado final, para já fermenta alegremente.
Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
- pedrovieira41
- Beer Expert
mojo Escreveu:Se percebi, a ideia nesta técnica é ter um concentrado do mosto depois de ferver, antes de adicionar o fermento, adicionar agua fria para atingir a OG desejada e a temperatura para aplicar o fermento. é isso?
Se usares beersmith é super fácil, basta mencionares que colocas 3L de água no fermentador que ele subtrai-te do processo todo automaticamente.
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Obrigado pela dica pedrovieira41. Vou testar no meu próximo batch de cerveja.
que vos parece se a 15 litros adicionar 5 litros??? É muito? vou estragar tudo... qual sera o resultado, estou tentado a experimentar.... 

25L allgrain
25L allgrain
- Melanoidin
- Beer Hunter
Eu medi a densidade quando acabei a fervura e fui fazendo o acerto. Tinha feito uma estimativa antes mas acabou por bater certo.
Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
#American Porter