Como PERDEMOS o "VIRGO". a minha primeira vez

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Como PERDEMOS o "VIRGO". a minha primeira vez

Mensagempor rxaves » sexta nov 06, 2015 19:47

Achei interessante criar um topico para contar como foi a primeira vez, principalmente o que correu menos bem... quem tiver vergonha pode começar a historia por "UM AMIGO MEU QUANDO FEZ A PRIMEIRA CERVEJA ....."

Bem a minha primeira vez foi com um KIT, muito animado sentia-me como se fosse fazer um pudim BocaDoce de caramelo (apeteceu me dizer isto), devo dizer que correu muito bem, paranoico com a higianização fiz o kit depois de treinar os passos umas 2 ou 3 vezes... e que me lembre o unico mal foi mesmo a escorregadela da lata do kit e a perda de uma pequena parte (quase nada) do extrato... O que nao correu tao bem foi mesmo a fermentação, bem eu acho que passava a vida a ver o fermentador, e se estava la e o borbulhador fazia apenas 99 bolinhas num minuto em vez de 100 como nos minutos anteriores ja ia para o google pesquisar se poderia estar a correr mal a coisa, ja para nao dizer que gastei muito mosto nas mediçoes que fazia, todos os dias eu media a densidade e por vezes 2 vezes num dia (a proveta é de 200mlou seja ia uma mini para o lixo em cada medição, e o cheiro? que passado 2 ou 3 dias de fermentação era uma coisa extranha!!!! lá ia eu a correr para o Google... bem mas saiu uma pilsner que nem tempo teve de maturar e carbonatar 100%...

Em relação a AllGrain e para nao me alongar vou so dizer uma coisa para os que se estao a iniciar no AllGrain Minha gente cuidado com o tempo que demora, digo isto porque eu calculei assim a primeira vez:
- 3 horas para Mostura/Fervura
- 30 minutos arrefecimento e colocar no fermentador e inocular levedura (tipo enquanto arrefece eu sanitizo tudinho e depois é rapidinho)
- 1 Hora para os Extras
Dava isto umas 4:30 horas, se começar a hora de almoço 13:30 ja devo estar pronta para jantar as 19 ou 20

ERRADOOOOO!!!!! Comecei sensivelmente as 14:00 e seriam perto das 4 da manha quando me deitei <<<>>>

Será que não li ou ninguem me disse que a agua do garrafao nao vem a 67º e +- 15litros demora o seu tempo a aquecer!? e ferver!? tambem demora o seu tempo (acho que os gajos do youtube fazem uma batota qualquer para aquilo ferver logo), limpeza!?!?! Se houve dia que quase me expulsaram de casa foi nesse ( o raio da minha bazooca feita sei la como entupiu) era o chao pegajoso era restos de "bagaço" por toda a parte, arrefecimento!? credo custa muito sem um chiler! não é com um bocado de gelo numa bacia que arrefece (mais uma vez os gajos do youtube fazem batota), e a limpeza de tudo novamente!? Acreditem demora imenso tempo...

E foi isto as minhas primeiras vezes (desculpem se me alonguei)...
Partilhem as vossas experiencias (claro ou dos vossos amigos :) )
Última edição por rxaves em sexta nov 06, 2015 20:35, editado 1 vez no total.

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Re: Como PERDEMOS o "VIRGO". a minha primeira vez

Mensagempor Melanoidin » sexta nov 06, 2015 20:22

Só os meus dois cêntimos quanto ao tempo de aquecimento... Um fogão em condições é um grande investimento. Poupas uma enormidade de tempo e consegues fervuras em condições

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Re: Como PERDEMOS o

Mensagempor rxaves » sábado nov 07, 2015 13:57

Melanoidin Escreveu:Só os meus dois cêntimos quanto ao tempo de aquecimento... Um fogão em condições é um grande investimento. Poupas uma enormidade de tempo e consegues fervuras em condições

Claro que sim :) mas eu nao comprei logo o material para a primeira vez e o fogão da "mama" coitadinho dele ;)
(esses problemas ja foram resolvidos com um chiller um bom fogareiro trempe 16cm Propano)

Já agora conta-nos la que imprevistos tives-te na tua primeira cerveja ;)

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Re: RE: Re: Como PERDEMOS o

Mensagempor Melanoidin » sábado nov 07, 2015 14:25

rxaves Escreveu:
Melanoidin Escreveu:Só os meus dois cêntimos quanto ao tempo de aquecimento... Um fogão em condições é um grande investimento. Poupas uma enormidade de tempo e consegues fervuras em condições

Claro que sim :) mas eu nao comprei logo o material para a primeira vez e o fogão da "mama" coitadinho dele ;)
(esses problemas ja foram resolvidos com um chiller um bom fogareiro trempe 16cm Propano)

Acho que vou alargar isso às minhas primeiras cervejas.

Assim de repente, da primeira vez que fiz, resolvi fazer um lote mini (5L) para me ir habituando. Só que não tinha noção da taxa da evaporação que aquilo tinha e quando dei por ela quase não tinha mosto. Em pânico, atirei água para lá à toa sem medir densidades nem nada. Tive sorte que acabou por ficar muito melhor do que alguma vez pensei que ficasse.
rxaves Escreveu:

Acho que vou alargar isso às minhas primeiras cervejas.

Assim de repente, da primeira vez que fiz, resolvi fazer um lote mini (5L) para me ir habituando. Só que não tinha noção da taxa da evaporação que aquilo tinha e quando dei por ela quase não tinha mosto. Em pânico, atirei água para lá à toa e acabou por ficar surpreendentemente agradável.

Noutro lote, descobri da pior maneira que o meu termómetro não era à prova de água e tive que fazer a brasagem a olhómetro. Claro que não correu bem. Para ajudar à missa, estava a usar um fogão que estava arrumado cá por casa e que fiquei a saber que não tinha potência para ferver o mosto como deve ser. Resultado: um lote pró lixo.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta nov 11, 2015 11:29

Todos temos acontecimentos que na altura foram desastres completos e mais tarde apenas umas boas gargalhadas, não conto da minha primeira mas sim uma all grain que fiz via BIAB:

Era a primeira vezes que tentava fazer cerveja com os meus 2 filhos ainda acordados e sem a minha esposa em casa, ora custou a adormecer o primeiro, logo a mais velha ficou para adormecer durante o mash, azar também não queria adormecer resultado tive de a deixar acordada mais tempo. estava eu a fazer a rampa de temperatura ouvi um barulho estranho na sala e lá fui eu!!! Depois de resolvida a asneira na sala volto para a cozinha e ok estava a chegar a temperatura certo PERFEITO!!! o Azar veio na altura de tirar o saco com o grão, quando ficou o lume ligado devia estar a tocar no fundo e torrou malte e saco, o saco estava preso puxei com mais força e apenas veio o saco!!!
Bem depois foi retirar o grão todo À mão e tentar filtrar o mosto para fazer a fervura. Resultado uma Rauch Witbier que acabou por ficar FANTÁSTICA!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » quarta nov 11, 2015 11:32

nogueiraf Escreveu:Resultado uma Rauch Witbier que acabou por ficar FANTÁSTICA!!!

Bem, mais uma receita que nunca mais vais conseguir repetir :))

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta nov 11, 2015 11:44

KaYs3r Escreveu:
nogueiraf Escreveu:Resultado uma Rauch Witbier que acabou por ficar FANTÁSTICA!!!

É bem verdade, mas pode ser um desafio tentar replicar :lol:

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » quarta nov 11, 2015 12:21

nogueiraf Escreveu:
KaYs3r Escreveu:

É bem verdade, mas pode ser um desafio tentar replicar :lol:

O mais chato é teres que queimar um saco de brassagem sempre que quiseres fazer a cerveja :))

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta nov 11, 2015 17:11

KaYs3r Escreveu:O mais chato é teres que queimar um saco de brassagem sempre que quiseres fazer a cerveja :))

Isso é verdade!!! Ainda por cima o meu FORNECEDOR demora meses para entregar o dito :wink:

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » sábado dez 12, 2015 0:33

Bem a minha primeira vez ainda está a decorrer, neste momento estou a fermentar, e já me revi em muito com a problemática do fermentador e da quantidade de bolhas!!!!!!

Acho que pior do que estar a contar o número de bolhas por minuto (tem acontecido) é mesmo o tempo perdido com cara de parvo a admirar um borbulhador em funcionamento, deve ser por ser a primeira vez mas não sei por quê mas acho maravilhoso ver aquelas leveduras todas em funcionamento. :oops:

Uma coisa que pelos vistos facilitou em muito o decorrer da minha primeira fermentação, foi estar a fermentar em garrafões de vidro branco, dá para ver a evolução da coisa diariamente (sim eu sei eu todos os dias olho para ela), assim pelo menos evitei aquela vontade imensa de ver o que se passa lá dentro.

A pior coisa que aconteceu até agora foi mesmo durante a brassagem tentar controlar a temperatura com um termómetro que com o conjunto vapor de água/condensação demorava quase 1 minuto a tentar ver a que temperatura estava. :<<<

Mas já experimentei fazer a minha primeira medição de densidade e já está nuns 1,012, aproveitei para experimentar o que ficou na proveta e posso dizer que já sabe a cerveja. (Love)

Em garrafa Dubbel
Paulo AG
BeerMaster
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » quinta dez 17, 2015 20:29

Silva Escreveu:Bem a minha primeira vez ainda está a decorrer, neste momento estou a fermentar, e já me revi em muito com a problemática do fermentador e da quantidade de bolhas!!!!!!

Acho que pior do que estar a contar o número de bolhas por minuto (tem acontecido) é mesmo o tempo perdido com cara de parvo a admirar um borbulhador em funcionamento, deve ser por ser a primeira vez mas não sei por quê mas acho maravilhoso ver aquelas leveduras todas em funcionamento. :oops:

Uma coisa que pelos vistos facilitou em muito o decorrer da minha primeira fermentação, foi estar a fermentar em garrafões de vidro branco, dá para ver a evolução da coisa diariamente (sim eu sei eu todos os dias olho para ela), assim pelo menos evitei aquela vontade imensa de ver o que se passa lá dentro.

A pior coisa que aconteceu até agora foi mesmo durante a brassagem tentar controlar a temperatura com um termómetro que com o conjunto vapor de água/condensação demorava quase 1 minuto a tentar ver a que temperatura estava. :<<<

Mas já experimentei fazer a minha primeira medição de densidade e já está nuns 1,012, aproveitei para experimentar o que ficou na proveta e posso dizer que já sabe a cerveja. (Love)

Está excelente. Ainda por cima escolheste uma com trigo que não é fácil!
nogueiraf Escreveu:Todos temos acontecimentos que na altura foram desastres completos e mais tarde apenas umas boas gargalhadas, não conto da minha primeira mas sim uma all grain que fiz via BIAB:

Era a primeira vezes que tentava fazer cerveja com os meus 2 filhos ainda acordados e sem a minha esposa em casa, ora custou a adormecer o primeiro, logo a mais velha ficou para adormecer durante o mash, azar também não queria adormecer resultado tive de a deixar acordada mais tempo. estava eu a fazer a rampa de temperatura ouvi um barulho estranho na sala e lá fui eu!!! Depois de resolvida a asneira na sala volto para a cozinha e ok estava a chegar a temperatura certo PERFEITO!!! o Azar veio na altura de tirar o saco com o grão, quando ficou o lume ligado devia estar a tocar no fundo e torrou malte e saco, o saco estava preso puxei com mais força e apenas veio o saco!!!
Bem depois foi retirar o grão todo À mão e tentar filtrar o mosto para fazer a fervura. Resultado uma Rauch Witbier que acabou por ficar FANTÁSTICA!!!

Não me leves a mal mas quase que chorei de riso!

A minha primeira vez é "mild":
Primeirinha de todas foi um kit da Muntons - Mild Ale. Correu benzinho.
Primeira all-grain foi um kit all-grain da Brewferm uma Porter. Mas no final acabou por ficar uma... Mild Ale. Questões de eficácia... :mrgreen:

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » terça dez 29, 2015 11:31

Paulo AG Escreveu:Não me leves a mal mas quase que chorei de riso!

A minha primeira vez é "mild":
Primeirinha de todas foi um kit da Muntons - Mild Ale. Correu benzinho.
Primeira all-grain foi um kit all-grain da Brewferm uma Porter. Mas no final acabou por ficar uma... Mild Ale. Questões de eficácia... :mrgreen:

Não levo nada a mal, alias agora quando penso na situação fico com um sorriso na cara, mas na altura nem por isso.
É na partilha destes "azares" que ajudamos a outros em situações semelhantes a ficarem precavidos :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes