Bem a minha primeira vez foi com um KIT, muito animado sentia-me como se fosse fazer um pudim BocaDoce de caramelo (apeteceu me dizer isto), devo dizer que correu muito bem, paranoico com a higianização fiz o kit depois de treinar os passos umas 2 ou 3 vezes... e que me lembre o unico mal foi mesmo a escorregadela da lata do kit e a perda de uma pequena parte (quase nada) do extrato... O que nao correu tao bem foi mesmo a fermentação, bem eu acho que passava a vida a ver o fermentador, e se estava la e o borbulhador fazia apenas 99 bolinhas num minuto em vez de 100 como nos minutos anteriores ja ia para o google pesquisar se poderia estar a correr mal a coisa, ja para nao dizer que gastei muito mosto nas mediçoes que fazia, todos os dias eu media a densidade e por vezes 2 vezes num dia (a proveta é de 200mlou seja ia uma mini para o lixo em cada medição, e o cheiro? que passado 2 ou 3 dias de fermentação era uma coisa extranha!!!! lá ia eu a correr para o Google... bem mas saiu uma pilsner que nem tempo teve de maturar e carbonatar 100%...
Em relação a AllGrain e para nao me alongar vou so dizer uma coisa para os que se estao a iniciar no AllGrain Minha gente cuidado com o tempo que demora, digo isto porque eu calculei assim a primeira vez:
- 3 horas para Mostura/Fervura
- 30 minutos arrefecimento e colocar no fermentador e inocular levedura (tipo enquanto arrefece eu sanitizo tudinho e depois é rapidinho)
- 1 Hora para os Extras
Dava isto umas 4:30 horas, se começar a hora de almoço 13:30 ja devo estar pronta para jantar as 19 ou 20
ERRADOOOOO!!!!! Comecei sensivelmente as 14:00 e seriam perto das 4 da manha quando me deitei

Será que não li ou ninguem me disse que a agua do garrafao nao vem a 67º e +- 15litros demora o seu tempo a aquecer!? e ferver!? tambem demora o seu tempo (acho que os gajos do youtube fazem uma batota qualquer para aquilo ferver logo), limpeza!?!?! Se houve dia que quase me expulsaram de casa foi nesse ( o raio da minha bazooca feita sei la como entupiu) era o chao pegajoso era restos de "bagaço" por toda a parte, arrefecimento!? credo custa muito sem um chiler! não é com um bocado de gelo numa bacia que arrefece (mais uma vez os gajos do youtube fazem batota), e a limpeza de tudo novamente!? Acreditem demora imenso tempo...
E foi isto as minhas primeiras vezes (desculpem se me alonguei)...
Partilhem as vossas experiencias (claro ou dos vossos amigos