Tempo em garrafa

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
rui_monteiro
Bebedor de minis!
Registado: segunda jun 22, 2015 9:58

Tempo em garrafa

Mensagempor rui_monteiro » terça nov 10, 2015 11:47

Viva minha gente,

Há uma fase no processo de elaboração de cerveja que sempre me assombrou: o engarrafamento. Uma tarefa tão simples, embora extremamente demorada, consegue levar-me ao desespero. Não é o engarrafamento propriamente dito mas sim a transformação que ocorre dentro dela.

Penso que todos nós, após medir a gravidade final, provamos essa mesma amostra para saborear o resultado do culminar de várias semanas de fermentação. O resultado é geralmente bastante agradável com algumas notas mais intensas dos lúpulos. No entanto, depois de engarrafar, tudo muda. Após duas semanas à temperatura ambiente, volto a refrigerar por dois dias e provo. Todo o sabor desaparece e fica algo estranho que só após alguns meses é que começamos a ter alguma coisa de jeito.

Aliás, fiz uma Belgian Ale que passados 2 meses estive para deitar o lote todo fora e só passados uns 8 meses (garrafas à temp ambiente) é que posso dizer que ficou realmente boa! Mas aqui tudo bem. Sempre me disseram que cervejas com mais corpo necessitam de bastante tempo em garrafa, mas tenho uma English Bitter (Kit Mangroove Jack) que também só após uns 3 meses é que ficou minimamente decente e outras de trigo de grão que passaram pelo mesmo.

Gostava de saber como é a vossa experiência nesta área. Vejo malta a beber a cerveja duas semanas depois de engarrafar e a falar maravilhas e não consigo perceber como! Aliás, muitas das receitas assim o dizem.

Eu uso açúcar refinado do normal (continente) para a carbonatação e geralmente as leveduras são sempre da Fermentis ou Brewferm.

Quanto à limpeza das garrafas, já lavei à mão com detergente inodor, na máquina de lavar ou na máquina de lavar sem detergente. Depois, todas elas passam pelo Oxiclean antes de engarrafar. Sinceramente, não noto diferença...

Como é que vocês fazem e como é que armazenam as garrafas?

ab.

Rui

rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Re: Tempo em garrafa

Mensagempor rxaves » terça nov 10, 2015 18:41

rui_monteiro Escreveu:Gostava de saber como é a vossa experiência nesta área. Vejo malta a beber a cerveja duas semanas depois de engarrafar e a falar maravilhas e não consigo perceber como! Aliás, muitas das receitas assim o dizem.

Eu uso açúcar refinado do normal (continente) para a carbonatação e geralmente as leveduras são sempre da Fermentis ou Brewferm.

Quanto à limpeza das garrafas, já lavei à mão com detergente inodor, na máquina de lavar ou na máquina de lavar sem detergente. Depois, todas elas passam pelo Oxiclean antes de engarrafar. Sinceramente, não noto diferença...

Como é que vocês fazem e como é que armazenam as garrafas?

ab.

Rui

Bem eu geralmente começo a beber passado 2 semanas, eu deixo uma semanita a passar a temperatura ambiente (geralmente ate numa divisao da casa que nem é nada fresquinha, e depois minimo uma semana de frigorifico...

é assim a cerveja nao fica má, nota-se que precisava de madurar, mas nao há paciencia jajajajaja

eu agora estou a fazer 3 lotes uqase consecutivos, engarrafei 15 litros ja tenho mais 20 de outra cerveja a fermentar e dentro de dias faço mais outra, isto porque sou impaciente e uma vez por descuido uma garrafa ficou perdida no meio das outras e bebi passado uns bons meses, e realmente depois de beber essa garrafa tudas as outras pasaram a ser tipo um "estrago"... Recordo um amigo que fez uma barleywine KIT até foi com o algum do meu material e a cerveja naop chegou a maturar eram cerca de 14 litros axo eu, e todas elas deixavam um sabor um pouco extranho, não era má mas de certeza que se tivesse ficado na garrafa mais um ou 2 meses ficaria melhor...
De certeza que os que falam maravilhas acontece que nunca deixaram maturar bem umas garrafas...

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes