bom dia, tenho a minha primeira lager a fermentar a 10 graus e estou a pensar baixar temperatura para os 6 na fase de maturação. Este processo tomará cerca de 4 semanas e a dúvida é se na hora de engarrafar ainda terei levedura suficiente para carbonatar?
Obrigado desde já pela ajuda
1ª Lager - engarrafar
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Re: 1ª Lager - engarrafar
Pois em principio não, aquilo que podes fazer é adicionar uma levedura de engarrafamento
eu nesses casos (+ de 6 semanas de fermentação/condicionamento) junto uns pozinhos (tipo 1g por 20l) de fermento novo.
Muito obrigado pelas rápidas respostas... No caso de usarem leveduras desidratadas, aproveitam a sobra da saqueta para próximas produções? o que fazem para garantir que não há contaminação da mesma?
- pedrovieira41
- Beer Expert
- Registado: quarta abr 22, 2015 10:20
Spardal Escreveu:Muito obrigado pelas rápidas respostas... No caso de usarem leveduras desidratadas, aproveitam a sobra da saqueta para próximas produções? o que fazem para garantir que não há contaminação da mesma?
Eu normalmente deito sempre fora, caso não utilize um pacote inteiro. Acho que com os instrumentos caseiros não consegues garantir a 100% não contaminação. E mais vale perder 2€ num saquinho novo do que deitar um lote fora.

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King
Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
- Stephen King
Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
pedrovieira41 Escreveu:Spardal Escreveu:Muito obrigado pelas rápidas respostas... No caso de usarem leveduras desidratadas, aproveitam a sobra da saqueta para próximas produções? o que fazem para garantir que não há contaminação da mesma?
Eu normalmente deito sempre fora, caso não utilize um pacote inteiro. Acho que com os instrumentos caseiros não consegues garantir a 100% não contaminação. E mais vale perder 2€ num saquinho novo do que deitar um lote fora.
Eu também. Um euro e tal não vale o risco.
Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes