A minha primeira lager

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
JABT
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 18, 2015 13:26

A minha primeira lager

Mensagempor JABT » domingo dez 20, 2015 19:00

Boas.
Após duas semanas de engarrafada, abri hoje uma garrafa para ver se já tinha gás. Fiquei um pouco preocupado, pois quase não tem gás e sente-se o doce do priming. Se fez alguma carbonatação, foi muito pouco.

Elaborei uma export pilsner da muntons e utilizei extrato de malte e levedura lager. Mantive a fermentação 2 semanas a 12° fiz trasfega para um novo fermentador e voltei a deixar mais 2 semanas a 12°. Utilizei 7g de açúcar por litro para o priming e deixei as garrafas a 12°durante duas semanas.

Será que a cerveja ficou sem levedura? Deverei deixar mais tempo? Deverei subir a temperatura para os 15°? Ou a carbonatação deverá ser feita a 20°.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.

Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Re: A minha primeira lager

Mensagempor Melanoidin » domingo dez 20, 2015 21:52

Eu esperava mais umas semanas.

Nunca toco nas minhas até terem passado pelo menos três semanas de engarrafar e ainda assim cada vez mais noto que só ganham em esperar mais algum tempo.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » terça dez 22, 2015 19:31

Obrigado Melanoidin.

Eu normalmente também deixo no mínimo três semanas. Mas normalmente vejo como está ao fim de duas e, nas ALE que tenho feito já tem gás nessa altura.

Estava à espera que o comportamento fosse idêntico.

Será por ser Lager e estar a fermentar a 12º?

Entretanto, subi a temperatura para 15º para ver se no próximo fim-de-semana já tem gás, pois faz nessa altura 3 semanas.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça dez 29, 2015 11:40

Leva isso para um local mais quente, ou dás mais tempo

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quarta jan 06, 2016 22:31

Boas. Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Aproveito para partilhar o que fiz: Aumentei a temperatura para 15º e esperei mais uma semana. Quando abri mais uma garrafa, já tinha gás e pouco se sentia o adocicado.

Entretanto como tinha enchido um barril, já o utilizei na passagem de ano. A cerveja estava muito boa, uma autêntica pilsner, mas com mais corpo e sabor que as industriais de grande consumo.

Não foi fácil controlar o gás do barril. Enquanto teve o gás produzido pelo açúcar, só saiu espuma. Foi um grande desperdício. Mesmo depois, com a botija de CO2, não foi fácil encontrar um ponto de equilíbrio. Só consegui controlar abrindo pouquinho a torneira, com o gás nos mínimos. Ou seja uma eternidade para encher um copo. Espero que na próxima vez a coisa corra melhor, pois fiquei um pouco desiludido com a experiência (e o preço do kit mini kegs não foi barato).

Boas fermentações.

JABT
Bebedor de minis!

Mensagempor JABT » quarta fev 10, 2016 20:16

Já devia ter dado notícias,mas mais vale tarde do que nunca. Aqui fica para quem no futuro tiver esta dúvida.

Subi a temperatura para o 15 graus e esperei mais uma semana. A cerveja ficou com gás.

Entretanto já fiz outra lager que teve o mesmo comportamento. Ficaram ambas muito boas.

Cumprimentos a todos.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes