Evaporação

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
manuel jose
O que é uma cerveja?
Registado: terça ago 07, 2012 22:38

Evaporação

Mensagempor manuel jose » terça jan 19, 2016 21:49

Olá!

Sou um "produtor" artesanal, e tenho feito algumas receitas de cervejas de grão de tempos em tempos.

De todas as vezes que elaboro uma cerveja, deparo-me sempre com o mesmo problema. Recolho sempre à volta de 27 litros de mosto, que depois dos noventa minutos de fervura, caiem-me lá para os 18 litros de mosto para fermentar, ou seja, não me recordo de atingir os tais 20 litros de cerveja que as receitas anunciam.

Alguém sabe como dar a volta a tantas perdas por evaporação?

Obrigado

:~~

Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Re: Evaporação

Mensagempor Silva » terça jan 19, 2016 23:27

Boas,

Só uma questão e como fica a densidade do mosto???
Não estás a concentrar o mosto de mais???
Se sim o mais simples seria acertar a densidade com adições de água.

Normalmente não tenho evaporações muito diferentes de 2l/h, mas no teu caso é muito superior a isso.

Em garrafa Dubbel
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta jan 20, 2016 11:14

manuel jose Escreveu:Olá!

Sou um "produtor" artesanal, e tenho feito algumas receitas de cervejas de grão de tempos em tempos.

De todas as vezes que elaboro uma cerveja, deparo-me sempre com o mesmo problema. Recolho sempre à volta de 27 litros de mosto, que depois dos noventa minutos de fervura, caiem-me lá para os 18 litros de mosto para fermentar, ou seja, não me recordo de atingir os tais 20 litros de cerveja que as receitas anunciam.

Alguém sabe como dar a volta a tantas perdas por evaporação?

Obrigado

:~~

Se não usares malte pilsener não necessitas de ferver 90 minutos

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
manuel jose
O que é uma cerveja?
Registado: terça ago 07, 2012 22:38

Mensagempor manuel jose » quarta jan 20, 2016 21:32

Obrigados pelas vossas respostas.

A ultima cerveja que fiz, uma Stout, tinha uma densidade de 1082 antes da fermentação.

Tenho efetivamente grandes perdas por evaporação, na ordem dos valores que referi, sempre. Não entendo o porquê. A fervura, tanto quanto sei deve ser vigorosa.

Na próxima mudo de estratégia, adiciono água a ferver...

Abraço

Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » quarta jan 20, 2016 22:50

Claramente 1,085 parece mais uma Imperial Stout. :D

A única coisa que me lembro (do pouco que sei) é que isso pode vir a ter consequências na utilização do Lúpulo, quanto mais açucares maior dificuldade em isomerar os alfa ácidos.

Em relação a tanta evaporação, que me lembre pode ser devida a baixas pressões (maior facilidade de evaporação da água), utilizas algum sistema de extracção de fumos quando fazes a fervura do mosto??? Faço essa pergunta porque já notei que tenho maiores evaporações quando utilizo exaustor do fogão, mas nunca tanto. :~~

Eu utilizo mesmo água fria (guardo um garrafão no frigorífico) para aproveitar essas perdas para mais facilmente arrefecer o mosto, mas o ir adicionando água a ferver pode ajudar a minimizar o efeito da concentração do mosto na utilização dos lúpulos.

Em garrafa Dubbel
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta jan 21, 2016 14:49

manuel jose Escreveu:Tenho efetivamente grandes perdas por evaporação, na ordem dos valores que referi, sempre. Não entendo o porquê. A fervura, tanto quanto sei deve ser vigorosa.

Bem pode ser que estejas a ferver vigorosamente de mais :wink: podes tentar reduzir a temperatura para manter uma agitação da superfície mas sem ter "salpicos" e assim reduzir a evaporação

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » segunda jan 25, 2016 13:37

Podes sempre não retirar o testo por completo da panela, assim podes reduzir o gás e tens menos perdas por evaporação.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes