primeiro lote!
-
- O que é uma cerveja?
- Registado: domingo jan 24, 2016 3:27
primeiro lote!
boas comunidade,
o meu nome é joao miranda, sou de lisboa, sou novo nestas andanças e este fim de semana estive a tentar fazer pela primeira vez cerveja artesanal em casa.
estou a usar um kit da brooklybeershop que a minha moça me ofereceu no natal, que dá para fazer 3litros e pouco e a coisa correu +- mal...
primeira dúvida: recomendam aquelas garrafas tipo grolsch para engarrafas? estou a pensar encomendar umas 20 da oficina da cerveja.
dúvidas e dificuldades que tive durante o meu processo até colocar a fermentar:
- muitas dificuldades a manter a temperatura entre 63ºC e 69ºC na brassagem, estava a usar um fogão a gas e ora vinha a temperatura abaixo dos 60 ora passava dos 70ºC.... recomendam um placa eletrica para melhor controlar a temperatura? qual a consequência de mau controlo de temperatura nesta fase?
- dificuldades na fervura quando coloquei o lúpulo, fiquei com a ideia que a temperatura estava baixa... quais são as consequências?
- já coloquei a cerveja a fermentar mas não tenho a certeza que esteja mesmo ou que a temperatura não tenha morto as leveduras todas...
meanwhile: onde comprar cervejas online para me entreter enquanto esta fermenta?
o meu nome é joao miranda, sou de lisboa, sou novo nestas andanças e este fim de semana estive a tentar fazer pela primeira vez cerveja artesanal em casa.
estou a usar um kit da brooklybeershop que a minha moça me ofereceu no natal, que dá para fazer 3litros e pouco e a coisa correu +- mal...
primeira dúvida: recomendam aquelas garrafas tipo grolsch para engarrafas? estou a pensar encomendar umas 20 da oficina da cerveja.
dúvidas e dificuldades que tive durante o meu processo até colocar a fermentar:
- muitas dificuldades a manter a temperatura entre 63ºC e 69ºC na brassagem, estava a usar um fogão a gas e ora vinha a temperatura abaixo dos 60 ora passava dos 70ºC.... recomendam um placa eletrica para melhor controlar a temperatura? qual a consequência de mau controlo de temperatura nesta fase?
- dificuldades na fervura quando coloquei o lúpulo, fiquei com a ideia que a temperatura estava baixa... quais são as consequências?
- já coloquei a cerveja a fermentar mas não tenho a certeza que esteja mesmo ou que a temperatura não tenha morto as leveduras todas...
meanwhile: onde comprar cervejas online para me entreter enquanto esta fermenta?
Re: primeiro lote!
Boas,
Em primeiro lugar bem vindo ao fórum,
Sim eu também utilizo esse tipo de garrafa, tens um contra muito grande, o preço, para primeira experiência é capaz de não ser má ideia, o preço do capsulador dá para pagar um pack de flip-top, o problema é se quiseres começar a fazer lotes maiores, fica caro. Mas para 3 litros (vai saber a pouco
), 6 garrafas não é um investimento muito grande, o pack é de 20 compensa se quiseres continuar.
Para manter a temperatura, eu que utilizo o sistema BIAB, o que faço é enrolar a panela em toalhas (atenção o meu volume é maior 19l logo mais estável) e no máximo ligo o fogão apenas alguns minutos para subir um pouco a temperatura (sempre a mexer para não queimar o saco nem caramelizar os açúcares do malte), o maior truque é mesmo não estar sempre a abrir a panela, e estou a falar num fogão a gás com placa não tenho experiência.
O maior problema é desnaturar as enzimas (perdem a sua função), não ligues se estiver a dar informação muito especifica que não te interesse, mas as enzimas são proteínas que têm actuação devido à sua estrutura, a altas temperaturas o que acontece é que a sua forma pode sofrer alterações perdendo a capacidade de subdividir os açucares em moléculas mais simples que as leveduras conseguem utilizar.
Bem a utilização de lúpulos antes da fervura é uma técnica própria "first wort", no máximo conseguiste extrair mais algum amargor do lúpulo, não é problema.
Pois isso acontece a todos a primeira vez, vê se o fermentador está bem vedado, normalmente o problema vem daí, dá tempo às leveduras, normalmente em menos de 24h consegues ver alguma actividade no borbulhador (depende sempre de que temperaturas a que estás a fermentar com a temperatura ambiente que é baixa pode demorar um pouco mais), mas vê se está bem vedado e dá tempo.
A que temperatura é que adicionaste as leveduras já agora????
No fórum tens vários sites para encomendas de cervejas com as suas classificação dadas pelos membros do fórum, dá uma vista de olhos por lá.
Espero ter ajudado.
Boas cervejas.
PS: perde 1 minuto a fazer a tua apresentação no fórum, há um espaço para isso.
Em primeiro lugar bem vindo ao fórum,
Sim eu também utilizo esse tipo de garrafa, tens um contra muito grande, o preço, para primeira experiência é capaz de não ser má ideia, o preço do capsulador dá para pagar um pack de flip-top, o problema é se quiseres começar a fazer lotes maiores, fica caro. Mas para 3 litros (vai saber a pouco

Para manter a temperatura, eu que utilizo o sistema BIAB, o que faço é enrolar a panela em toalhas (atenção o meu volume é maior 19l logo mais estável) e no máximo ligo o fogão apenas alguns minutos para subir um pouco a temperatura (sempre a mexer para não queimar o saco nem caramelizar os açúcares do malte), o maior truque é mesmo não estar sempre a abrir a panela, e estou a falar num fogão a gás com placa não tenho experiência.
O maior problema é desnaturar as enzimas (perdem a sua função), não ligues se estiver a dar informação muito especifica que não te interesse, mas as enzimas são proteínas que têm actuação devido à sua estrutura, a altas temperaturas o que acontece é que a sua forma pode sofrer alterações perdendo a capacidade de subdividir os açucares em moléculas mais simples que as leveduras conseguem utilizar.
Bem a utilização de lúpulos antes da fervura é uma técnica própria "first wort", no máximo conseguiste extrair mais algum amargor do lúpulo, não é problema.

Pois isso acontece a todos a primeira vez, vê se o fermentador está bem vedado, normalmente o problema vem daí, dá tempo às leveduras, normalmente em menos de 24h consegues ver alguma actividade no borbulhador (depende sempre de que temperaturas a que estás a fermentar com a temperatura ambiente que é baixa pode demorar um pouco mais), mas vê se está bem vedado e dá tempo.
A que temperatura é que adicionaste as leveduras já agora????

No fórum tens vários sites para encomendas de cervejas com as suas classificação dadas pelos membros do fórum, dá uma vista de olhos por lá.
Espero ter ajudado.
Boas cervejas.

PS: perde 1 minuto a fazer a tua apresentação no fórum, há um espaço para isso.
Em garrafa Dubbel
-
- O que é uma cerveja?
adicionei a levedura a 21ºC...
vamos ver como sai este lote, mas espero continuar a fazer, se bem que por agora só lotes pequeno (também não tenho espaço pa equipamento maior).
obrigado pelas dicas, vou dando aqui novidades da minha cerveja
ps: vou fazer a apresentação.
vamos ver como sai este lote, mas espero continuar a fazer, se bem que por agora só lotes pequeno (também não tenho espaço pa equipamento maior).
obrigado pelas dicas, vou dando aqui novidades da minha cerveja
ps: vou fazer a apresentação.
Boas,
A essa temperatura não há problema (se for uma Ale é a temperatura de funcionamento normal), já agora hidrataste a levedura em água primeiro???
Para brincar ao início lotes pequenos dá, mas lamento informar mas esses 3 litros vão se embora num instante (os meus primeiros 10 não duraram tempo nenhum
), o espaço é relativo, lê as coisas que há no fórum sobre BIAB, não é coisa para ocupar muito espaço.
Já sabes qualquer dúvida há sempre pessoal para ajudar, mas faz como eu fiz, lê a informação que há no fórum, tens muita informação de quem teve as mesmas dúvidas no início, a mim ajudou muito.
Só mais uma coisa se tiveres paciência e souberes esperar, não há nenhuma cerveja que te vá saber tão bem como a primeira feita por ti (mesmo que depois chegues à conclusão que podias ter feito muita coisa melhor).
Boas cervejas.
A essa temperatura não há problema (se for uma Ale é a temperatura de funcionamento normal), já agora hidrataste a levedura em água primeiro???
Para brincar ao início lotes pequenos dá, mas lamento informar mas esses 3 litros vão se embora num instante (os meus primeiros 10 não duraram tempo nenhum

Já sabes qualquer dúvida há sempre pessoal para ajudar, mas faz como eu fiz, lê a informação que há no fórum, tens muita informação de quem teve as mesmas dúvidas no início, a mim ajudou muito.

Só mais uma coisa se tiveres paciência e souberes esperar, não há nenhuma cerveja que te vá saber tão bem como a primeira feita por ti (mesmo que depois chegues à conclusão que podias ter feito muita coisa melhor).
Boas cervejas.
Em garrafa Dubbel
-
- O que é uma cerveja?
nao hidratei porque as instruções diziam para meter directamente no mosto...
vamos ver como corre este, (dei uma olhadela agora e não está com bom aspecto) mas não vou desistir, vou ler mais aqui no forum para aprender mais e fazer melhor.
obrigado !
vamos ver como corre este, (dei uma olhadela agora e não está com bom aspecto) mas não vou desistir, vou ler mais aqui no forum para aprender mais e fazer melhor.
obrigado !
- Melanoidin
- Beer Hunter
- Registado: quinta out 22, 2015 14:20
- Untappd: diocunha
Tal como o Silva, também uso o método BIAB mas para volumes mais pequenos (lotes de 10/11L no meu caso). O melhor mesmo para manter a temperatura estável é mesmo manter a tampa da panela fechada. Ás vezes espreito ao fim de meia hora e no máximo tem quedas de 1/2ºC. Quando embrulho em toalhas e não abro a tampa tenho praticamente a temperatura com que comecei no final.
Quanto a panelas eléctricas, acho que neste momento é cedo. É um investimento considerável e há muito material onde podes investir primeiro. Acima de tudo ir fazendo novas produções, o fogão a gás serve perfeitamente.
Um capsulador é um investimento útil e arranjam-se baratos. Podes reaparoveitar garrafas ou comprar das "normais" que fica bastante mais barato. As flip-top são realmente um descanso mas custam um pequeno balúrdio. Se começares a produzir com alguma regularidade rapidamente vais começar a acumular lotes engarrafados e as garrafas fazem-se poucas.
Posto isto, boas cervejas!
Quanto a panelas eléctricas, acho que neste momento é cedo. É um investimento considerável e há muito material onde podes investir primeiro. Acima de tudo ir fazendo novas produções, o fogão a gás serve perfeitamente.
Um capsulador é um investimento útil e arranjam-se baratos. Podes reaparoveitar garrafas ou comprar das "normais" que fica bastante mais barato. As flip-top são realmente um descanso mas custam um pequeno balúrdio. Se começares a produzir com alguma regularidade rapidamente vais começar a acumular lotes engarrafados e as garrafas fazem-se poucas.
Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Melanoidin Escreveu:Quanto a panelas eléctricas, acho que neste momento é cedo. É um investimento considerável e há muito material onde podes investir primeiro. Acima de tudo ir fazendo novas produções, o fogão a gás serve perfeitamente.
Sim, o Melanoidin tem razão o que se gasta numa panela eléctrica, numa fase inicial é claro, dá para fazer muita cerveja, no meu caso que ainda estou numa fase de descobrir, o que me dá mais gozo é experimentar vários estilos

Quem sabe um dia mais tarde vai fazer sentido esse investimento, mas o que paguei por uma panela de 19l (10€) fica infinitamente mais em conta.
As flip-top a médio prazo acabam por sair caras, mas para o inicio além de serem práticas, são um investimento mais pequeno.
Em garrafa Dubbel
-
- O que é uma cerveja?
já encomendei o primeiro pack de garrafas flip...mas tenho a impressão que nem vai valer a pena engarrafar o que tenho para ali...
- Melanoidin
- Beer Hunter
theneverhood Escreveu:já encomendei o primeiro pack de garrafas flip...mas tenho a impressão que nem vai valer a pena engarrafar o que tenho para ali...
Vale a pena. E aconselho até a guardares algumas garrafas mesmo que à primeira vista parece estar má. A cerveja com o tempo tende a ganhar muito.
Acima de tudo, vale a pena engarrafares quanto mais não seja por duas razões: vais descobrir que o difícil não é fazê-la, engarrafar é a parte mais chatinha para mim e ganhas hábitos que serão úteis para lotes futuros (procedimento, sanitização...); e se estiver mau, serve para provares, identificares sabores e aromas e, com um pouco de pesquisa, tentar identificar o que é que os pode ter causado.
É tudo aprendizagem!
Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Melanoidin Escreveu:theneverhood Escreveu:já encomendei o primeiro pack de garrafas flip...mas tenho a impressão que nem vai valer a pena engarrafar o que tenho para ali...
Vale a pena. E aconselho até a guardares algumas garrafas mesmo que à primeira vista parece estar má. A cerveja com o tempo tende a ganhar muito.
Acima de tudo, vale a pena engarrafares quanto mais não seja por duas razões: vais descobrir que o difícil não é fazê-la, engarrafar é a parte mais chatinha para mim e ganhas hábitos que serão úteis para lotes futuros (procedimento, sanitização...); e se estiver mau, serve para provares, identificares sabores e aromas e, com um pouco de pesquisa, tentar identificar o que é que os pode ter causado.
É tudo aprendizagem!
Não poderia ter dito melhor, é mesmo isso que ele disse, além de não perderes nada podes aprender muito!!!!!!!

PS: Agora é que reparei Melanoidin que temos os dois uma Viena a fermentar!!!! Eu foi por ter lido que para começar nas Lagers uma escura era melhor para esconder possíveis defeitos qual é a tua desculpa???
Em garrafa Dubbel
- Melanoidin
- Beer Hunter
Re: RE: Re: primeiro lote!
Silva Escreveu:Melanoidin Escreveu:theneverhood Escreveu:já encomendei o primeiro pack de garrafas flip...mas tenho a impressão que nem vai valer a pena engarrafar o que tenho para ali...
É tudo aprendizagem!
Não poderia ter dito melhor, é mesmo isso que ele disse, além de não perderes nada podes aprender muito!!!!!!!![]()
![]()
PS: Agora é que reparei Melanoidin que temos os dois uma Viena a fermentar!!!! Eu foi por ter lido que para começar nas Lagers uma escura era melhor para esconder possíveis defeitos qual é a tua desculpa???
Eheh, não sabia dessa mas é uma boa novidade XD
Eu fui a Praga em Dezembro e nas minhas "pesquisas" por lá tropecei numa Vienna que adorei. Quando voltei, aproveitando o tempo frio, resolvi tentar fazer uma coisa dessas. Estou mortinho por tê-la pronta.
Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Melanoidin Escreveu:Eheh, não sabia dessa mas é uma boa novidade XD
Eu fui a Praga em Dezembro e nas minhas "pesquisas" por lá tropecei numa Vienna que adorei. Quando voltei, aproveitando o tempo frio, resolvi tentar fazer uma coisa dessas. Estou mortinho por tê-la pronta.
Sei o que isso é.
A minha ainda só vai passar para o secundário no próximo domingo depois mais um mês em lagering, depois mais 3 semanas na garrafa!!!!!!!
Nunca mais vejo a hora de provar para ver se ficou alguma coisa de jeito.

Depois conta como ficou a tua.

Em garrafa Dubbel
- Melanoidin
- Beer Hunter
Re: RE: Re: primeiro lote!
Silva Escreveu:Melanoidin Escreveu:Eheh, não sabia dessa mas é uma boa novidade XD
Sei o que isso é.
A minha ainda só vai passar para o secundário no próximo domingo depois mais um mês em lagering, depois mais 3 semanas na garrafa!!!!!!!
Nunca mais vejo a hora de provar para ver se ficou alguma coisa de jeito.![]()
Depois conta como ficou a tua.
A minha faz sábado um mês no secundário e vai a engarrafar esta semana (o que me lembra que quase não tenho garrafas e tenho que ir às compras - e assim se faz a ligação a o tópico original). Finais de Fevereiro saltam as primeiras cariocas!
Isso lembra-me também que estou a ficar com fermentadores vazios e vou ter que resolver isso...
Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison
Fermentador
#Vienna Lager
Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Acabando com o off-topic
As primeiras cervejas servem sempre para assimilar os processos e testar a limpeza/sanitização, não tenhas problemas que a cerveja vai sair bem melhor que as macro que por ai andam
Aquilo que podes fazer nos proximos lotes é desligares o lume 1 a 2 ºC antes da temperatura desejada e depois vês se lá chega, assim sabes que desligando 2ºc antes ou ligando xºC depois vais atingir determinada temperatura

As primeiras cervejas servem sempre para assimilar os processos e testar a limpeza/sanitização, não tenhas problemas que a cerveja vai sair bem melhor que as macro que por ai andam

Aquilo que podes fazer nos proximos lotes é desligares o lume 1 a 2 ºC antes da temperatura desejada e depois vês se lá chega, assim sabes que desligando 2ºc antes ou ligando xºC depois vais atingir determinada temperatura
-
- O que é uma cerveja?
obrigado pela dica...
hoje é que reparei que não tinha agua no airlock... esta cerveja já era

Pois mesmo assim pode ser que te safes (não posso prometer nada), espero que q primeira coisa que tenhas feito foi por àgua e não tenhas mexido mais.
Em primeiro lugar aconselhava a meteres algo que não àgua, pode sempre acontecer que com movimentações do fermentador ou mesmo a colocar o borbulhador, algumas gotas caírem no mosto, eu normalmente utilizo álcool a 70.
Bem no teu caso desde que nada muito estranho tenha conseguido entrar lá para dentro enquanto o borbulhador esteve a seco, pode ser que mesmo assim saia cerveja.
Continua como se nada tivesse passado não perdes nada.
Em primeiro lugar aconselhava a meteres algo que não àgua, pode sempre acontecer que com movimentações do fermentador ou mesmo a colocar o borbulhador, algumas gotas caírem no mosto, eu normalmente utilizo álcool a 70.
Bem no teu caso desde que nada muito estranho tenha conseguido entrar lá para dentro enquanto o borbulhador esteve a seco, pode ser que mesmo assim saia cerveja.
Continua como se nada tivesse passado não perdes nada.
Em garrafa Dubbel
- nogueiraf
- BeerMaster
theneverhood Escreveu:obrigado pela dica...
Não desesperes, em ultimo caso tens ai uma lambic

nogueiraf Escreveu:theneverhood Escreveu:obrigado pela dica...
Não desesperes, em ultimo caso tens ai uma lambic
Juro que um dia tenho de provar uma lambic de tanto que falam nelas.
Theneverhood como é que ficou depois a fermentação?
Em garrafa Dubbel
-
- O que é uma cerveja?
a fermentação vai demorar duas semanas em garrafao + 2 semanas em garrafa... so daqui a 1 mês vou saber...
entretanto vou estudar para começar a comprar ingredientes para a próxima e ver se sai melhor
entretanto vou estudar para começar a comprar ingredientes para a próxima e ver se sai melhor
theneverhood Escreveu:a fermentação vai demorar duas semanas em garrafao + 2 semanas em garrafa... so daqui a 1 mês vou saber...
Só mais uma coisa e não chateio com os meus bitaites, tenho tido sempre melhores resultados com pelo menos 3 semanas em garrafa, em duas semanas tenho ideia que fica um pouco curto mas também pode ser à temperatura que elas ficam.
Se estás a fermentar em garrafões de 5 litros como eu comecei aconselho a arranjares meia dúzia deles, estar a esperar 1 mês por 4 litros de cerveja não rende, assim podes aproveitar e fazer vários estilos ao mesmo tempo.
Em garrafa Dubbel
-
- O que é uma cerveja?
olá comunidade!
venho fazer um update.
finalmente abri as primeiras garrafas e estou francamente surpreendido com o resultado.
não ficou uma IPA como estava inicialmente previsto. ficou mais uma belgian ale, não tao amarga como eu pretendia e parece-me ter muito pouco álcool, mas está saborosa. também ficou com muito mais gas/espuma do que eu esperava, mas estou satisfeito com o resultado.
agora é começar a planear o próximo lote.
como é só 3.8 litros não sei bem onde comprar os ingredientes, mas estou a pensar arranjar o beersmith para iPad para fazer uma receita e comprar os ingredientes em separado no oficina da cerveja.
se alguém tiver dicas para comprar ingredientes e ver receitas de 1 gallon diga.
obrigado
venho fazer um update.
finalmente abri as primeiras garrafas e estou francamente surpreendido com o resultado.
não ficou uma IPA como estava inicialmente previsto. ficou mais uma belgian ale, não tao amarga como eu pretendia e parece-me ter muito pouco álcool, mas está saborosa. também ficou com muito mais gas/espuma do que eu esperava, mas estou satisfeito com o resultado.
como é só 3.8 litros não sei bem onde comprar os ingredientes, mas estou a pensar arranjar o beersmith para iPad para fazer uma receita e comprar os ingredientes em separado no oficina da cerveja.
se alguém tiver dicas para comprar ingredientes e ver receitas de 1 gallon diga.
obrigado
theneverhood Escreveu:olá comunidade!
venho fazer um update.
obrigado
Afinal sempre valeu a espera.

Pois as cervejas nem sempre saem como estamos à espera, mas é como eu digo, desde que dê para beber.

Receitas para esse volume não vai ser fácil de encontrar, mas tens sempre a possibilidade de com o beersmith fazer a redução para esse volume de uma receita qualquer.

Na oficina da cerveja tens receitas para 5 l se não me engano, é o mais próximo que me lembro.
Boas cervejas.
Em garrafa Dubbel
-
- O que é uma cerveja?
boas,
ja arranjei o beersmith para ipad, mas não percebo como posso definir o volume da receita para o meu... alguém me pode ajudar?
ja arranjei o beersmith para ipad, mas não percebo como posso definir o volume da receita para o meu... alguém me pode ajudar?
- nogueiraf
- BeerMaster
para isso tens de fazer as configurações do programa, aquilo que podes fazer é ir ao site do beersmith e procurar no videos os tutoriais ou no youtube
Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes